TCC_Adm.fórum wrote:
Vc tá muito certo, Zé, mas o cursinho não é p/ pilotos experientes mesmo. Ele é direcionado exclusivamente aos iniciantes.
O fato de todos poderem participar é só para que o cursinho não dê prejuízo ao Clube, pois os custos p/ organizar um cursinho são muito parecidos de uma prova normal, e se tivermos 50 inscritos apenas, é prejuízo certo.
Se vc enxergou de uma maneira diferente o evento, é sinal que os iniciantes podem ter enxergado assim tbm e não é isso que queremos.
Eu sei que amigo vc só tem um e é gay (abraço, fabinho!), mas ajuda "nóis" a deixar as coisas mais claras aí, Zé!
Então, só para encerrar a minha opiniao sobre o formato do cursinho:
1 - Parte teórica: aberta a todos os pilotos que tenham interesse (master, senior, over, junior, TT, novato, aposentado, pensionista, mochileiro, mala, etc.)
2 - Parte prática: voltada àqueles pilotos que tenham dúvidas e queiram participar.
3 - Na parte prática levar algumas motos e equipamentos para explicar aos iniciante diferentes técnicas de preparação da moto, equipamentos e truques usados pelos mais experientes, dicas do que se fazer e do que nao se fazer, etc.
4 - Na parte prática incluir uma demonstração dos principais equipamentos de navegação usados pela maioria dos pilotos assim como de road book´s existente, desde os mais sofisticados até a famosa tábua de carne p/ prender a planilha.
5 - Sem premiação e sem apuração (isso é um curso nao uma competição)
6 - Se houver numerais de provas anteriores, esses podem ser usados no cursinho (corte de custos). Jaleco nao precisa.
7 - Percurso simples com muita navegação, sem média horária e com um bate-papo no final da trilha onde o iniciante possa tirar suas dúvidas com pilotos mais experientes.
8 - Vários pilotos experientes acompanhando os iniciantes durante o percurso.
9 - Data do curso: uma semana antes da primeira prova do campeonato. Assim o iniciante terá tempo de assimilar as informacoes e por em prática na semana seguinte.
10 - Convidar os iniciante p/ irem à reuniao do TCC durante a semana para que os mesmos conheçam e participem de ao menos uma reuniao e que aproveitem p/ tirarem algumas dúvidas que por acaso apareçam após o curso.
Prever um outro curso igual a esse antes do Enduro da Madrugada, pois essa prova atrai um número considerável de pilotos iniciantes sem prática nenhuma em Regularidade.
Eu creio que esse formato trará nao mais do que 20 pilotos p/ o evento. Mas esses pilotos serão os que realmente têm interesse em aprender para competir em uma prova de verdade. Outros que perderão o interesse no cursinho, na verdade tinham mais interesse em competir e levar um trofeu para casa do que participar do curso.
Quanto a custos, um formato desses que eu propus traz um custo irrisório e vem de encontro ao que o clube se propõem de ser uma entidade sem fins lucrativos para a divulgação do esporte amador, no nosso caso o Enduro de regularidade.
De outro ponto de vista, tomando por exemplo um traficante de drogas, que necessita ser um comerciante acima de tudo, a primeira pedra é sempre de graca, assim o usuário fica viciado e acaba comprando sempre. Analogia trash mas é o que o clube tem que fazer. Assumir um custo pequeno no cursinho para que o iniciante comece a participar de provas. Com certeza esse cara nunca mais irá parar de andar de moto até encontrar a clínica de recuperação chamada "casamento".
A maioria dessas opiniões eu nao tirei da minha cabeça. Esse foi o formato de cursinho que eu participei em 1989, que foi organizado pelo Silvio Joucoski, Shizuo, Macgaiver, Dentinho e outros mais incluindo um piloto recem promovido para a Sênior chamado Cassius Vinicius. Com o passar dos anos vi o cursinho se tornar uma prova de início de temporada onde os mais experientes nao participam e os menos experientes participam por ter chance de ganhar um mísero troféu durante o ano.
Somente resolvi tornar público porque me pediram. Mas sao essas as minhas opiniões sem querer criticar ou desabonar ninguém.
Inclusive no curso que o Juca Bala vem dar em CTBA é bom perguntar se vai ter numeral, planilha, troféu, apuração, categorias, percurso da prova (ou curso?), médias de seco e molhado, ordem de largada e o principal: o que vc vai aprender no curso!!!!