CURSINHO de Enduro de Regularidade 2011 - 12 e 13 março

Espaço para troca de mensagens entre pilotos, trilheiros e visitantes. Enduro de Regularidade, Cross Country, Enduro FIM em 2 rodas é aqui mesmo.

Moderator: TCC

Post Reply
TCC_Adm.fórum
Site Admin
Site Admin
Regularidade: Sim
FIM: Sim
XC: Sim
MX: Sim
Trilhas: Sim

CURSINHO de Enduro de Regularidade 2011 - 12 e 13 março

Post by TCC_Adm.fórum »

A data do cursinho ainda depende do calendário oficial da CBM e da FPRM, mas já está marcado para março de 2011. Assim que tenhamos uma confirmação, divulgaremos no site do TCC, bem como neste tópico do mural.

Como de costume, a parte TEÓRICA será no sábado à tarde e destinada exclusivamente aos pilotos Iniciantes, Novatos e TrailTurismo. Esta será ministrada pelo piloto e professor Julio Bara.

A parte PRÁTICA será uma prova de aproximadamente 60 km, com trilhas leves e muita navegação.

CATEGORIAS:

1) ENDURO: pilotos das categorias Junior, Over, Senior e Master.

2) NOVATOS: pilotos da categoria novatos em 2011.

3) TRAIL-TURISMO: pilotos novatos e TT sem equipamento de navegação que não tenham se classificado entre os 5 primeiros colocados no ranking final da Copa TCC em anos anteriores.

4) INICIANTE: pilotos que nunca participaram de enduros de regularidade.

Mais informações em breve.
pe na cova
... + de 200 mensagens
... + de 200 mensagens
Regularidade: Não
FIM: Não
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Não

Re: CURSINHO de Enduro de Regularidade 2011

Post by pe na cova »

Bara
Companheiro é companheiro.................
se precisar de ajuda .... sabe né
me ligue tenho a prova pronta pro cursinho,
tenho dois trajetos :))) :))) :;;;

Eta presidencia em.......................
Nelson B. Martins
... + de 50 mensagens
... + de 50 mensagens

Post by Nelson B. Martins »

Opa! Se o TIO precisar de ajuda tbem pode contar, não sei muito, masss tenho paciência com crianças!rsrsrsr
acredito que seria bom ter pilotos andando junto com grupos de participaNTES, para sanar as duvidas na hora, tipo 5 pilotos por PADRINHO, pois depois no madrugada eu fiquei pasmo com a capacidade de complicar que as pessoas tem

Nersão
Equipe NOIS CAVOCA
martines
Presidente
Presidente

Post by martines »

boa muito boa .... estas mensagens .Este tcc vai de vento em popa.
vamos por parte :

teórico : prof. bara

PREMIAÇÃO : martines

diretor de prova: lorielsi

na próxima terça daremos sequência quem sabe o SR. Lorielsi não aproveita estes trajetos do pé.

FALTA DEFINIR AINDA.

ABRE TRILHA:

FECHA TRILHA :

RESPONSAVEL PELO GPS E PLANILHAS.( ENTREGAR E RECOLHER )
LARGADA:
CHEGADA:
martines
presidente
2000/2001/2002/2003 / 2010/2011/2014-2015/2016-2017
2024-2025
martines
Presidente
Presidente

Post by martines »

ENTÃO vamos recordar ????

digitalizar0005.jpg
martines
presidente
2024-2025
Carlos André
... + de 30 mensagens
... + de 30 mensagens

Post by Carlos André »

Bom dia.

Vou participar pelo 1º ano de enduros de regularidade (andei nos dois últimos madrugada, dupla sem planilhar), gostaria de saber em qual categoria me inscrevo (T.T., novatos ou iniciantes) vou andar só com um Road book elétrico.

Cursinho aí vou eu....! :)))

Abraços a todos.

C. André
TCC_Adm.fórum
Site Admin
Site Admin

Post by TCC_Adm.fórum »

Carlos André wrote:Bom dia.

Vou participar pelo 1º ano de enduros de regularidade, gostaria de saber em qual categoria me inscrevo (T.T. ou novatos) vou andar só com um R2.

Abraços a todos.

C. André
Bom dia, Carlos André!

No cursinho, já que é a sua 1ªvez, o ideal é vc se inscrever na INICIANTES, pois esta categoria é voltada apenas aos pilotos sem experiência anterior nos enduros. Porém, nas provas futuras da Copa TCC, não existe esta categoria Iniciante e aí sim, vc deverá optar entre a Trail-Turismo (sem equipamento de navegação... R2 pode) e a Novatos (equipamentos livres).

Abraço.
Carlos André
... + de 30 mensagens
... + de 30 mensagens

Post by Carlos André »

TCC_Adm.fórum wrote:
Carlos André wrote:Bom dia.

Vou participar pelo 1º ano de enduros de regularidade, gostaria de saber em qual categoria me inscrevo (T.T. ou novatos) vou andar só com um R2.

Abraços a todos.

C. André
Bom dia, Carlos André!

No cursinho, já que é a sua 1ªvez, o ideal é vc se inscrever na INICIANTES, pois esta categoria é voltada apenas aos pilotos sem experiência anterior nos enduros. Porém, nas provas futuras da Copa TCC, não existe esta categoria Iniciante e aí sim, vc deverá optar entre a Trail-Turismo (sem equipamento de navegação... R2 pode) e a Novatos (equipamentos livres).

Abraço.
Ok, é isso que eu precisava saber.

Obrigado. :;;;
Zé Ricardo
... + de 500 mensagens
... + de 500 mensagens

Post by Zé Ricardo »

TCC_Adm.fórum wrote: CATEGORIAS:

1) ENDURO: pilotos das categorias Junior, Over, Senior e Master.

2) NOVATOS: pilotos da categoria novatos em 2011.

3) TRAIL-TURISMO: pilotos novatos e TT sem equipamento de navegação que não tenham se classificado entre os 5 primeiros colocados no ranking final da Copa TCC em anos anteriores.

4) INICIANTE: pilotos que nunca participaram de enduros de regularidade.
Peço desculpas antecipadamente pois eu não gosto de entrar no mural para fazer criticas negativas à ninguém, mas na minha opinião um curso de enduro com categoria para pilotos experientes, não é um curso de Enduro.

É uma prova de enduro promocional como outra qualquer.

Em outros estados existem pessoas e clubes que promovem cursos de enduro durante todo o ano em turmas menores e não no formato de uma prova, onde o piloto INICIANTE tem a possibilidade de aprender as técnicas de ENDURO. Para aprender técnicas de PILOTAGEM existem cursos específicos como o que o Boeing promove ao longo do ano. Esses cursos de Enduro, tais como o do Boeing, não duram mais do que um dia e não tem premiação pois o objetivo e foco principal e instruir e não incentivar a competição.

Creio que a diretoria do TCC deveria repensar nesse assunto. Se realmente querem um curso para incentivar pilotos iniciantes ou se querem fazer uma prova curtinha para todos os pilotos do clube....

ATT
Zé Ricardo
Last edited by Zé Ricardo on 23 Dec 2010, Thu, 16:05, edited 1 time in total.
T+
Zé Ricardo
TCC_Adm.fórum
Site Admin
Site Admin

Post by TCC_Adm.fórum »

Zé Ricardo wrote:
Peco desculpas antecipadamente pois eu nao gosto de entrar no mural para fazer criticas negativas à ninguém, mas na minha opinião um curso de enduro com categoria para pilotos experientes, nao é um curso de enduro.

É uma prova de enduro promocional como outra qualquer.

Em outras estados existem pessoas e clubes que promovem cursos de enduro durante todo o ano em turmas menores e nao no formato de uma prova, onde o piloto INICIANTE tem a possibilidade de aprender as técnicas de ENDURO. Para aprender técnicas de PILOTAGEM existem cursos específicos como o que o Boeing promove ao longo do ano. Esses cursos tais como o do Boeing nao duram mais de um dia e nao tem premiação pois o objetivo e foco principal e instruir e nao incentivar a competicao.

Creio que a diretoria do TCC deveria repensar nesse assunto. Se realmente querem um curso para incentivar pilotos iniciantes ou se querem fazer uma prova curtinha para todos os pilotos do clube....

ATT
Zé Ricardo
Vc tá muito certo, Zé, mas o cursinho não é p/ pilotos experientes mesmo. Ele é direcionado exclusivamente aos iniciantes.
O fato de todos poderem participar é só para que o cursinho não dê prejuízo ao Clube, pois os custos p/ organizar um cursinho são muito parecidos de uma prova normal, e se tivermos 50 inscritos apenas, é prejuízo certo.
Se vc enxergou de uma maneira diferente o evento, é sinal que os iniciantes podem ter enxergado assim tbm e não é isso que queremos.
Eu sei que amigo vc só tem um e é gay (abraço, fabinho!), mas ajuda "nóis" a deixar as coisas mais claras aí, Zé!
EMERSON PEREIRA
... + de 100 mensagens
... + de 100 mensagens

Post by EMERSON PEREIRA »

ACHO QUE SEMPRE É POSSIVEL APROVEITAR ALGO DE UM CURSO, INDEPENDETE DE QUAL FOR O CURSO OU O QUANTO CADA UM TEM DE EXPERIENCIA!!! SOU A FAVOR DE DEIXAR ABERTO PARA TODOS OS PILOTOS! ALEM DE AJUDAR O CLUBE A NAO TER PREJUIZO, ESTA DIVIDIDO EM CATEGORIAS ENTAO NAO SE TORNA INJUSTO A NENHUM PILOTO!!! EU POR EXEMPLO ESTOU EM UMA CATEGORIA NAO DE INICIANTES, MAIS ACREDITO QUE AINDA TENHO MUITO PARA APRENDER! E SE EU FIZER O CURSO E CONSEGUIR DELE APROVEITAR UMA SÓ DICA, ACREDITO QUE JA VALEU A INSCRIÇAO!!!
:;;;

ABS
BRONZE
... + de 500 mensagens
... + de 500 mensagens

Post by BRONZE »

Ei tios,

contem comigo para ser abre trilha, fecha trilha, levantamento do roteiro da prova, etc etc etc. Se for em ALMIRANTE TAMANDAPÉ NA COVA melhor ainda.

abçs
Lorielsi
Ex-presidente
Ex-presidente

Post by Lorielsi »

Podem ter certeza que assim como nos anos anteriores estaremos elaborando uma prova com a finalidade de promover o gosto pela navegação e pelo enduro de regularidade. Também será um bom treino de navegação para os experientes.

Algumas informações:

Parte teórica será ministrada no novo Salão de eventos da Orma Centro Motomotivo no sábado a tarde.
Parte prática será no domingo com largada tambem na Orma.

Como o cursinho será na parte da tarde, estou pensando em fazer um bate papo para tirar dúvidas sobre o equipamento de navegação (Totem) no período da manha. Finalidade, detalhar melhor as funcionalidade do equipamento e uso correto do mesmo. Se for de interesse tambem posso fazer depois do cursinho assim podemos esclarecer dúvidadas (de equipamento). O que Acham???

Tambem neste dia estarei fazendo a atualização dos softwares dos equipamentos (EVO), quem tiver o seu com uma versão antiga (anterior a 5.1), pode levar que atualizo sem custo algum.

Bom Natal a todos

Abraço
Lorielsi M. dos Santos
Equipe OFF Enduro
PROTORK / MOTUL / ORMA MOTOS / OFF MOTOS
TRAIL CLUBE DE CURITIBA / FPRM
Zé Ricardo
... + de 500 mensagens
... + de 500 mensagens

Post by Zé Ricardo »

TCC_Adm.fórum wrote: Vc tá muito certo, Zé, mas o cursinho não é p/ pilotos experientes mesmo. Ele é direcionado exclusivamente aos iniciantes.
O fato de todos poderem participar é só para que o cursinho não dê prejuízo ao Clube, pois os custos p/ organizar um cursinho são muito parecidos de uma prova normal, e se tivermos 50 inscritos apenas, é prejuízo certo.
Se vc enxergou de uma maneira diferente o evento, é sinal que os iniciantes podem ter enxergado assim tbm e não é isso que queremos.
Eu sei que amigo vc só tem um e é gay (abraço, fabinho!), mas ajuda "nóis" a deixar as coisas mais claras aí, Zé!
Então, só para encerrar a minha opiniao sobre o formato do cursinho:
1 - Parte teórica: aberta a todos os pilotos que tenham interesse (master, senior, over, junior, TT, novato, aposentado, pensionista, mochileiro, mala, etc.)
2 - Parte prática: voltada àqueles pilotos que tenham dúvidas e queiram participar.
3 - Na parte prática levar algumas motos e equipamentos para explicar aos iniciante diferentes técnicas de preparação da moto, equipamentos e truques usados pelos mais experientes, dicas do que se fazer e do que nao se fazer, etc.
4 - Na parte prática incluir uma demonstração dos principais equipamentos de navegação usados pela maioria dos pilotos assim como de road book´s existente, desde os mais sofisticados até a famosa tábua de carne p/ prender a planilha.
5 - Sem premiação e sem apuração (isso é um curso nao uma competição)
6 - Se houver numerais de provas anteriores, esses podem ser usados no cursinho (corte de custos). Jaleco nao precisa.
7 - Percurso simples com muita navegação, sem média horária e com um bate-papo no final da trilha onde o iniciante possa tirar suas dúvidas com pilotos mais experientes.
8 - Vários pilotos experientes acompanhando os iniciantes durante o percurso.
9 - Data do curso: uma semana antes da primeira prova do campeonato. Assim o iniciante terá tempo de assimilar as informacoes e por em prática na semana seguinte.
10 - Convidar os iniciante p/ irem à reuniao do TCC durante a semana para que os mesmos conheçam e participem de ao menos uma reuniao e que aproveitem p/ tirarem algumas dúvidas que por acaso apareçam após o curso.

Prever um outro curso igual a esse antes do Enduro da Madrugada, pois essa prova atrai um número considerável de pilotos iniciantes sem prática nenhuma em Regularidade.

Eu creio que esse formato trará nao mais do que 20 pilotos p/ o evento. Mas esses pilotos serão os que realmente têm interesse em aprender para competir em uma prova de verdade. Outros que perderão o interesse no cursinho, na verdade tinham mais interesse em competir e levar um trofeu para casa do que participar do curso.

Quanto a custos, um formato desses que eu propus traz um custo irrisório e vem de encontro ao que o clube se propõem de ser uma entidade sem fins lucrativos para a divulgação do esporte amador, no nosso caso o Enduro de regularidade.

De outro ponto de vista, tomando por exemplo um traficante de drogas, que necessita ser um comerciante acima de tudo, a primeira pedra é sempre de graca, assim o usuário fica viciado e acaba comprando sempre. Analogia trash mas é o que o clube tem que fazer. Assumir um custo pequeno no cursinho para que o iniciante comece a participar de provas. Com certeza esse cara nunca mais irá parar de andar de moto até encontrar a clínica de recuperação chamada "casamento".

A maioria dessas opiniões eu nao tirei da minha cabeça. Esse foi o formato de cursinho que eu participei em 1989, que foi organizado pelo Silvio Joucoski, Shizuo, Macgaiver, Dentinho e outros mais incluindo um piloto recem promovido para a Sênior chamado Cassius Vinicius. Com o passar dos anos vi o cursinho se tornar uma prova de início de temporada onde os mais experientes nao participam e os menos experientes participam por ter chance de ganhar um mísero troféu durante o ano.

Somente resolvi tornar público porque me pediram. Mas sao essas as minhas opiniões sem querer criticar ou desabonar ninguém.

Inclusive no curso que o Juca Bala vem dar em CTBA é bom perguntar se vai ter numeral, planilha, troféu, apuração, categorias, percurso da prova (ou curso?), médias de seco e molhado, ordem de largada e o principal: o que vc vai aprender no curso!!!!
T+
Zé Ricardo
martines
Presidente
Presidente

Post by martines »

Ze Ricardo e demais colaboradores do tcc , já experimentamos diversos metodos e jamais chegaremos a um formato em difinitivo:
Certamente procurando melhorar a cada ano .
A ajuda e colaboração de todos SÓ vem a somar OS ESFORÇOS e a dividir as tarefas que com certeza são muitas. Na próxima terçca feira 28/12 teremos em pauta o CURSINHO de 2011 , aberta a todos que querem colaborar contamos com a ajuda e a participação de todos .
Jamais poderemos esquecer-mos de que o TCC é um clube democratico liderado por pessoas e o seu sucesso ou nâo deste depende de todos nós .
martines
presidente
2024-2025
Post Reply