Boa tarde, amigos! O tópico foi trancado, mas creio que devo explicações.
Gostaria de começar o meu jornal, informando que EU ESTOU FELIZ e SATISFEITO!
Coitada da minha "áurea" ontem, por isso eu tava me sentindo tão cansado...
Como citou o Lorielsi, acho que o objetivo foi alcançado, pq o objetivo do TCC é agradar a maioria. É claro que tem gente que não gostou e não posta nada prá não se comprometer, mas tbm tem muita gente que gostou e tbm não posta, pq acha que não deve se meter, o que está totalmente errado. Sempre há o que melhorar e as críticas construtivas são bem vindas, assim como tbm os elogios, pois só assim os organizadores saberão se o que foi feito agradou e deve ser feito novamente.
Por exemplo, alguém diz:
"Legal a tenda da RedBull no evento, parabéns!". Para o organizador, isso é igual a
"pode fazer novamente! Tá aprovado!". Assim os outros organizadores verão que agradou e farão tbm, até que a tenda da RedBull se torne habitual e na outra prova, ele tráz tbm o ônibus da Jarva Racing.
"Ficou show a tenda e o ônibus!". O próximo tráz a tenda, o ônibus e leva água e bananas no CH. Aí vem uma equipe e tráz, tenta, ônibus, banana, água e faz uma largada lado-a-lado de 2 pilotos para o público assistir.... e assim os eventos vão ficando maiores, mais bonitos e prazerosos para quem participa. Portanto, nunca se prive do SEU DIREITO de elogiar do que gostaram, pois só assim vc terá a oportunidade de ter novamente na sua próxima participação.
Tudo tem seu lado positivo, então vamos tentar tirar algum proveito de tudo isso.
O meu post sobre Como funciona o Enduro FIM, óbviamente, é um exemplo. Cada volta ter 25 km não é regra, é sugestão. Pode ter menos ou mais. Estes 25 km do exemplo era uma distancia sugerida para os nossos padrões. Hoje em dia, devido ao aumento de participantes, a sugestão é de 30 a 40 km, mas insisto: para os nossos padrões. Não temos nada a ver com outros padrões. O Enduro FIM não tem exigências mundiais de medidas, mas sim, regulamentos particulares. Quem quer seguir o padrão do regulamento mundial de Enduro FIM, deve participar do campeonato mundial de enduro FIM. Quem quer participar da Copa TCC de Enduro FIM, deve seguir o regulamento da Copa TCC. Chamem de Enduro, Enduro FIM, Sprint Enduro, RapidFire ou como quiserem chamar, mas é assim que vai continuar o padrão das provas do TCC de Enduro FIM, por um motivo bem simples: 191 pilotos inscritos. Não tem prova de campeonato brasileiro que tem este número de inscritos, então não somos loucos de mudar para pior. Se a maioria de nossos sócios querem Enduro FIM assim, é assim que vamos fazer e ponto.
Sobre a prova do fds, originalmente ela tinha 25 km cada volta, mas eu, como supervisor de prova, nomeado pelo TCC, assumi o risco e a responsabilidade de diminuí-la para 15 km. Portanto, a equipe TriploX cumpriu à risca as sugestões e o regulamento. As razões foram explicadas e discutidas em reunião, onde é o local certo para isso, mas como estou sendo citado contundentemente, cabe a mim, explicar aqui os motivos, apesar do jornal. E aí está o ponto positivo dessa discussão, já que tbm percebemos que muitos pilotos não entenderam o porquê de ter 3 cHs e ficar tanto tempo parado neles.
Pois bem... destes 25 km de roteiro, além do que todos conheceram, havia 9,8 km de estradão. Nada demais, já que em provas do brasileiro e do mundial de FIM, tem esta quilometragem até de asfalto, mas por experiências anteriores e observando mais atentamente estes praticamente 10 km de estradas, identificamos alguns possíveis problemas, que poderiam ser assim listados:
1) Durante todo o percurso destes 10 km, estaríamos sujeitos às leis de trânsito, já que tratava-se de uma estrada com trânsito livre de pessoas e veículos.
2) Estando sujeitos às leis de trânsito, nenhuma moto ou quadriciclo poderia ultrapassar a velocidade de 40 km/h neste trajeto.
3) Infelizmente, temos exemplos de provas anteriores que uma minoria de pilotos não respeita a velocidade compatível nos deslocamentos e, independente de não estar sendo cronometrado, ele faz o máximo para chegar antes no CH, andando nos estradões a mais de 60 km/h, ou como aconteceu no último cursinho onde um piloto foi desclassificado, a mais de 100 km/h.
4) Apesar do tráfego de veículos na estrada não ser muito grande, há muitos pesque-pagues na região e consequentemente, muitas famílias passeando de carro;
5) O terreno deste estradão é bem compacto devido ao grande tráfego de caminhões e tratores e da manutenção frequente da estrada. Com isso, como há muita extração de areia na região, os pedriscos caídos das caçambas neste transporte, formam verdadeiras esteiras de rolamento durante toda a extensão da estrada, diminuindo muito a tração e a segurança.
6) À beira desta estrada e por quase toda a sua extensão, mais à frente do ParkBall, há muitos moradores. Agora imagine vc em casa, no domingo, e, das 9 às 16 hs, a cada um minuto, passarem 3 motos barulhentas, acelerando e levantando o maior poeirão? Imaginou? Agora se imagine com alguns problemas pessoais e muito goró na cachóla? Quantas provas eu já presenciei serem paradas no meio por causa disso.
Qual a razão de gastar gasolina, desgastar pneu, diminuir horas da vida útil de seu motor e ainda expor os nossos pilotos a um risco desnecessário, rodando 50 km em um estradão que não vai medir nada, nem ninguém?
Minha conclusão então foi a de que, com 200 motos andando durante 7 horas ininterruptas neste estradão, teríamos uma grande chance de ter algum acidente ou problema grave.
Só que não dá simplesmente prá tirar este trecho e pronto, ta tudo resolvido!
O primeiro piloto faria toda a volta e estaria pronto prá largar novamente em 40 ou 50 minutos e com 200 motos inscritas, a diferença entre o primeiro piloto a largar e o último é de 1:10h. Ou seja, o piloto 1 estaria largando junto com o piloto 120, o que não é possível.
Como resolver?
Com 10 km de estrada, na teoria, levando-se em conta que os pilotos respeitariam a velocidade de 40 km/h, cada volta teria cerca 15 minutos a mais. Então, se o problema são 15 minutos, um terceiro CH resolveria tudo, tomando lugar deste estradão e ao invés dos pilotos estarem correndo risco, estariam parados em um CH contando com a sua equipe de apoio ou sua família ao seu lado (CH2) ou com um visual privilegiado do roteiro da prova (CH3).
- Haverão reclamações por causa do roteiro curto? Sim, mas como todos estão retornando das férias e festas de final de ano e o trajeto exigiria muita técnica dos pilotos, ao final, estariam cansados e satisfeitos do mesmo jeito.
- Haverão reclamações por causa de muito tempo parado nos CHs? Sim, mas EU ESTAREI FELIZ e SATISFEITO por não termos acidentes graves e todos os nossos pilotos e amigos estarão de volta às suas famílias, ilesos, para mais uma semana de trabalho, esperando ansiosos pela próxima prova de FIM do TCC, pois eles saberão que nos preocupamos com sua segurança em primeiro lugar.