frente "boba" e falhadeira da tornado

Conversas, dúvidas e dicas pra manter nossas companheiras !

Moderator: TCC

Post Reply
Dilson R.Pedroso
... + de 100 mensagens
... + de 100 mensagens
Regularidade: Não
FIM: Não
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Não

frente "boba" e falhadeira da tornado

Post by Dilson R.Pedroso »

caros amigos,estou com dois problemas na minha tornado,e espero que alguem possa me ajudar se já passou por isso...
em dias secos ela é formidável,não tenho reclamações dela referente á dirigibilidade,mas em dias de chuva,no barro a frente é boba,não consigo ter a direção em linha reta,e isso só começou a acontecer a alguns meses atras,já troquei a caixa de direção,pois a mesma apresentou um desgaste prematuro, e melhorou um pouco,outro ponto negativo que ela apresentou foi que a suspenção dianteira está bem mais macia que antes,e tambem a pinça de freio dianteira esta estranha,é so sujar ela um pouco de barro que começa a freiar uns 5 porcento....
lembro que a moto é 2008, e só uso nas trilhas,o pneu dianteiro é novo,mas escapa bastante, uso dia seco 15 libras e molhado 10 ou 8 libras, as suspençoes nunca foram abertas,portanto precisava saber se está na hora de calçá-las e trocar o oleo, e qual a quantidade de oléo que vai em cada uma delas, a pinça de freio sempre desmonto e limpo na região da pastilha e pistões,engraxo os pinos que a pinça trabalha em seu suporte, e uso pastilhas VAZ...
O outro problema é que em subidas,principalmente aquelas cheias de erosões ela não tem uma aceleração limpa, dá uma falhada/engasopada,apanha um pouco mas sobe, e no plano ela funciona legal, sem problemas,uma vez por mes dou uma limpada em seu carburador, e nunca está sujo,tambem nunca mexi em altura de bóia, só regulo a lenta e o ar,já usei gasolina podium e fica a mesma coisa....
por favor,gostaria que me dessem sugestões que possam resolver estes problemas,decidi postar este tópico antes de começar a mexer,pois sei que temos otimos mecanicos no meio que podem me dar uma força...
desde já agradeço!
dilson r.pedroso
"só os fortes sobrevivem"
Cassius
Site Admin
Site Admin
Regularidade: Sim
FIM: Sim
Trilhas: Sim

Re: frente "boba" e falhadeira da tornado

Post by Cassius »

Olá Dilson, blz? E como é que tá o meu amigo Bentão?

Esperei alguém que talvez tivesse passado os mesmos problemas que os seus na suspensão para postar, mas eqto a gente espera algo mais concreto, seguem minhas impressões sobre os problemas.
Primeiro que é lógico q em dias molhados a frente sai muito mais mesmo e até o estilo de pilotagem de cada um influencia p isso, mas como vc informou que não era assim, vamos partir do princípio que temos um problema mecânico ou hidráulico.
Certamente a suspensão dianteira muito macia dificulta bastante a pilotagem. P/ se ter uma idéia como isso pode influenciar, os pilotos profissionais fazem justamente o contrário do que tá acontecendo no seu caso, ou seja, qdo o terreno tem muito barro, eles endurecem a suspensão p/ melhorar a dirigibilidade. No seco não se nota muito, a não ser q vc a utilize ao extremo, mas é no liso que a suspensão faz a diferença, pois ela é, juntamente com os pneus, a principal responsável pela tração, que é o q tá faltando. A função da suspensão é manter os pneus em contato com o solo o maior tempo possível e se ela estiver mole demais, apesar de não conseguirmos enxergar a olho nú, vai ficar pulando e tirando o pneu do chão. Pode estar aí o problema.
Qto aos freios, é frequente vermos as pastilhas mais comuns vitrificarem, isto é, as partículas se fundem devido à temperatura alcançada pelo uso severo e a pastilha vira um espelho, parecendo vidro e consequentemente, perdendo atrito. Normalmente elas são confeccionadas pensando no uso urbano e os materiais usados não suportam bem qdo exigidas mais severamente, principalmente com lama, barro e etc. Já q vc tem o cuidado de limpar as pinças, retire as pastilhas e lixe-as, deixando-as bem ásperas. Aproveite e faça 2 sulcos de 2 mm cruzando a pastilha p/ que o excesso de barro escoe melhor no momento da frenagem. Outra coisa q vc deve verificar são os discos. Normalmente a gente esquece q ele tb tem vida útil e se tiver muito ondulado, logicamente tb perde atrito e diminui bastante a eficiência da frenagem.
Isso aqui já tá um jornal, mas ainda falta os engasgos da Tornado.
Algo bem parecido acontecia na minha tornado e não custa eu relatar pq um amigo tb resolveu o problema da mesma forma. Toda vez q eu pegava uma subida íngrime, na hora q mais precisava de um gás, a moto engasgava e às vezes chegava até a morrer. Depois de muito blá, blá, blá e tró-ló-ló, troquei uma membrana de borracha q tem dentro do carburador. Sei lá se ela racha ou perde as propriedades, mas o fato é que foi o fim dos engasgos nas subidas.

Espero q ajude.

Um abraço e até mais.
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
Dilson R.Pedroso
... + de 100 mensagens
... + de 100 mensagens

cassius amigão,muito obrigado pelas dicas !
já que infelizmente não vou poder prestigiar a prova do iguanas neste final de semana por motivos de trabalho,vou mexer na suspenção dianteira ! irei calçar as molas e só precisava saber quanto de oleo colocar em cada uma, se uso oleo 5w,10w ou 15w, já que meu peso passa dos 100kg's acredito que um oleo mais grosso vai fazer a diferença....
quanto a frenagem ela está exelente,o disco de freio levei para meu serviço e passei no torno para ver se há alguma imperfeição,e está tudo ok, o problema é quando suja a pinça ela começa a freiar sozinha,sabe quando a argila gruda nos cravos do pneu e vai travando a roda ao passar pelas bengas e a roda desliza no barro travada, é quase isso que acontece no meu freio dianteiro,é so diminuir o atrito do pneu com o chão que ela desliza quando está suja, ao lavar a gente coloca a moto no cavalete e com a wap, retira o barro internamente e esta solta,girando livremente....vou trocar as pastilhas,e fazer os sulcos que voce falou....
e quanto a carburação irei procurar esta membrana e fazer a substituição.
agradeço novamente, uma otima prova pra voce neste domingo ! fou fazer as modificações e logo postarei os resultados, um abraço e boa sorte!

dilson r.pedroso
"só os fortes sobrevivem"
Dilson R.Pedroso
... + de 100 mensagens
... + de 100 mensagens

caros amigos e especialmente ao sr. cassius....
em resposta as dicas que o senhor me passou,fiz a troca do oleo na suspenção por um mais grosso,e aumentei a quantidade em mais 90 ml's e coloquei um calço de 45m.m em cada uma das bengalas, neste sabado fomos fazer umas trilhas e andamos cerca de 120 km's e a mudança foi fantástica, andamos muito bem com a frente bem estável....
não encontrei o reparo do carburador,e fui ainda com as falhadeiras nas subidas, já pedi a peça e acredito que semana que vem já possa efetuar a troca.....
obrigado
Post Reply