Cálculo da Relação de Transmissão.

Espaço para troca de mensagens entre pilotos, trilheiros e visitantes. Enduro de Regularidade, Cross Country, Enduro FIM em 2 rodas é aqui mesmo.

Moderator: TCC

Post Reply
User avatar
Mauricio Lins
... + de 200 mensagens
... + de 200 mensagens
Posts: 230
Joined: 12 Apr 2011, Tue, 19:13
Regularidade: Sim
FIM: Sim
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Sim
Location: Curitiba-PR

Cálculo da Relação de Transmissão.

Post by Mauricio Lins »

Olá,

Pensando em alongar um pouco a transmissão da minha moto fiquei fazendo cálculos da transmissão procurando a melhor relação entre coroa e pinhão sem sair muito do que já tenho hoje.

Como a preguiça em fazer uma planilha que já desse os resultados prontos é grande fui para o bom e velho Google procurar. No Fórum da XT até que tem um mas não atende uma grande gama de opções mas esse outro abaixo faz todos os cálculos:

http://www.gearingcommander.com/

Esse site em inglês faz o cálculo completo da relação sendo possível comparar os índices como por exemplo e se eu colocar uma coroa com um dente a menos ou um a mais, e ver o resultado, leva em conta além de tamanho de coroa e pinhão, o tamanho do pneu/roda e tamanho da corrente usada, enfim muito completo.

Ótima ferramenta.

Att

Mauricio
Last edited by Mauricio Lins on 06 Feb 2014, Thu, 6:36, edited 1 time in total.
Mauricio Lins
[email protected]
(41)9988-2705
Danilo Buzzo
... + de 100 mensagens
... + de 100 mensagens
Posts: 103
Joined: 30 Jul 2010, Fri, 16:08

Re: Cálculo da Relação de Transmissão.

Post by Danilo Buzzo »

Excelente!! :;;;
TCC_Adm.fórum
Site Admin
Site Admin
Posts: 2114
Joined: 16 Aug 2004, Mon, 13:24
Regularidade: Sim
FIM: Sim
XC: Sim
MX: Sim
Trilhas: Sim
Contact:

Re: Cálculo da Relação de Transmissão.

Post by TCC_Adm.fórum »

Acho que não se trata de outros interesses... vai pro mural.
Edsonchaveiro
... + de 500 mensagens
... + de 500 mensagens
Posts: 965
Joined: 02 Mar 2006, Thu, 18:59
Regularidade: Sim
FIM: Sim
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Sim
Location: curitiba

Re: Cálculo da Relação de Transmissão.

Post by Edsonchaveiro »

Mauricio primeiro compra a moto,,,,,,, depois faça isso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Edson chaveiro
DA FAZENDA enduro
[email protected]
41 99908*4185
Panzaroto
... + de 200 mensagens
... + de 200 mensagens
Posts: 224
Joined: 10 Jan 2012, Tue, 23:17
Regularidade: Não
FIM: Não
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Sim
Location: ponta grossa

Re: Cálculo da Relação de Transmissão.

Post by Panzaroto »

DÚVIDA

tenho uma 230 tá com a relação 13 X 50 mas sinto que nos carreiros e estradão poderia dar uma esticadinha a mais ..rsrsrs
agora tá na hora de trocar e pensei em por uma coroa menor (48) mas o marcão da MM motos em c. largo sugeriu que eu use um pinhão 14 . disse que " a moto vai ter força e vai esticar bem nos retões ...." confere isso??

desde já ................. att. lucas
Nhô Luca #81
TCC_Adm.fórum
Site Admin
Site Admin
Posts: 2114
Joined: 16 Aug 2004, Mon, 13:24
Regularidade: Sim
FIM: Sim
XC: Sim
MX: Sim
Trilhas: Sim
Contact:

Re: Cálculo da Relação de Transmissão.

Post by TCC_Adm.fórum »

Panzaroto wrote:DÚVIDA

tenho uma 230 tá com a relação 13 X 50 mas sinto que nos carreiros e estradão poderia dar uma esticadinha a mais ..rsrsrs
agora tá na hora de trocar e pensei em por uma coroa menor (48) mas o marcão da MM motos em c. largo sugeriu que eu use um pinhão 14 . disse que " a moto vai ter força e vai esticar bem nos retões ...." confere isso??

desde já ................. att. lucas
Olá, Panzaroto!

A relação 13x50 é original e ideal p/ a 230, mas claro que nada impede que uma mudança na relação melhore o desempenho da moto, dependendo da utilização e do piloto também. Vc deve saber, mas não custa lembrar, que se vc alongar a relação como quer, realmente terá mais velocidade final, mas perderá força na arrancada. Então, tudo depende. Depende de saber se vc usa bastante a primeira macha ou não e depende até do seu peso.
Dividindo 50 x 13, teremos a relação 3,84. Isso significa que a cada volta da coroa, o pinhão dá 3,84 voltas. Se vc colocar uma coroa 48, dividindo pelo pinhão 13, teremos uma relação 3,69, ou seja, vai mudar, mas não muito. Porém, um pinhão 14 com uma coroa 50 (3,57), já vai mudar bastante, pois seria quase como se vc trocasse por uma coroa 46 e mantivesse o pinhão 13 (3,54). O seu meca não tá errado em te sugerir o pinhão 14, pois ele economiza a relação, o eixo e os rolamentos da caixa, já que dá menos voltas, se comparado com o 13, mas o fato é que, particularmente, eu não recomendaria vc colocar uma coroa 46 na 230. Ela pode perder bastante força e se vc gosta de pegar uma trilhinha mais "encardida", corre o risco de ter que queimar mais embreagem do que de costume com a 13x50. E lá se foi a vantagem de economizar no eixo, rolamentos, relação e etc.

Vale uma dica: Veja se o seu meca não tem um 14 usadinho lá prá vc experimentar num fds. Se não tiver e vc estiver decidido a trocar a relação mesmo, vai de 13x48.

Um abraço.
marquinho
... + de 100 mensagens
... + de 100 mensagens
Posts: 182
Joined: 07 Aug 2007, Tue, 19:47
Regularidade: Não
FIM: Não
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Não
Location: IRATI

Re: Cálculo da Relação de Transmissão.

Post by marquinho »

CARA ISSO TA PARECENDO TEOREMA DE PITÁGORAS, COM ESSE CALOR DEU ATE DOR DE CABEÇA SÓ DE LE.......HAHAHAHAHAH

O teorema de Pitágoras é uma relação matemática entre os comprimentos dos lados de qualquer triângulo retângulo.1 Na geometria euclidiana, o teorema afirma que:
“ Em qualquer triângulo retângulo, o quadrado do comprimento da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos comprimentos dos catetos. ”

Por definição, a hipotenusa é o lado oposto ao ângulo reto, e os catetos são os dois lados que o formam. O enunciado anterior relaciona comprimentos, mas o teorema também pode ser enunciado como uma relação entre áreas:
“ Em qualquer triângulo retângulo, a área do quadrado cujo lado é a hipotenusa é igual à soma das áreas dos quadrados cujos lados são os catetos. ”

Para ambos os enunciados, pode-se equacionar

c^{2}=b^{2}+a^{2},

onde c representa o comprimento da hipotenusa, e a e b representam os comprimentos dos outros dois lados

BRINCADEIRINHA, ABRAÇO A TODOS :;;; :;;; :;;; :;;; :;;;

MARQUINHO
IRATI
Panzaroto
... + de 200 mensagens
... + de 200 mensagens
Posts: 224
Joined: 10 Jan 2012, Tue, 23:17
Regularidade: Não
FIM: Não
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Sim
Location: ponta grossa

Re: Cálculo da Relação de Transmissão.

Post by Panzaroto »

olá administrador

nada como perguntar p/ quem entende...rsrsr
valeu pela dica e toda a explicação..
vou arriscar no 14 X 50 pelo fato que já comprei a coroa
o pinhão é o de menos 14,00 $$
vamos ver o q vai dar
1 forte abraço........Lucas
Nhô Luca #81
TCC_Adm.fórum
Site Admin
Site Admin
Posts: 2114
Joined: 16 Aug 2004, Mon, 13:24
Regularidade: Sim
FIM: Sim
XC: Sim
MX: Sim
Trilhas: Sim
Contact:

Re: Cálculo da Relação de Transmissão.

Post by TCC_Adm.fórum »

Panzaroto wrote:olá administrador

nada como perguntar p/ quem entende...rsrsr
valeu pela dica e toda a explicação..
vou arriscar no 14 X 50 pelo fato que já comprei a coroa
o pinhão é o de menos 14,00 $$
vamos ver o q vai dar
1 forte abraço........Lucas
Não esqueça de postar aqui o que achou.

Abraço.
marquinho
... + de 100 mensagens
... + de 100 mensagens
Posts: 182
Joined: 07 Aug 2007, Tue, 19:47
Regularidade: Não
FIM: Não
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Não
Location: IRATI

Re: Cálculo da Relação de Transmissão.

Post by marquinho »

OLA PANZAROTO, TUDO BELEZA?????

QUANDO EU TINHA CRF 230, EU TIVE A MESMA DUVIDA DE VC E FIZ O TESTE 14X50:

NA PRATICA O 14X50 É MUITO BOM PARA QUEM ANDA EM TRILHAS ABERTAS, A MOTO DESENVOLVE MUITO BEM......, O DEFEITO SO TEM EM UM PONTO, O GIRO CAI MUITO DEPRESSA, SABE AQUELA SUBIDA ONDE VC NÃO TEM ESPAÇO PARA EMBALAR, NESSA VC SOFRE POIS NA METADE DA SUBIDA SE O GIRO CAIR E ESTIVER EM SEGUNDA E VC TIVER QUE COLOCAR PRIMEIRA VC VIRA DE COSTAS.

MINHA OPINIÃO, SE VC USA SUA MOTO PARA FAZER TRILHA, TROQUE VC VAI SE DIVERTIR MUITO, MAS SE VC FAZ ENDURO DEIXE NO 13X50 QUE NÃO VAI SE ARREPENDER.

DE UMA ESPIADA NO SITE:
www.crf230.com.br

lá tem um monte de dicas.

ABRAÇO

MARQUINHO
IRATI
Panzaroto
... + de 200 mensagens
... + de 200 mensagens
Posts: 224
Joined: 10 Jan 2012, Tue, 23:17
Regularidade: Não
FIM: Não
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Sim
Location: ponta grossa

Re: Cálculo da Relação de Transmissão.

Post by Panzaroto »

olá trilheiros
fiz 1 teste tô experimentando o pinhão 14 mas só andei uma vez e uma trilha leve
nos carreiros e estradão senti que não foi necessário "esguelar" tanto o acelerador
no trecho pesado não deu tanta diferença apesar de não ter andado muito nesse terreno
mas por enquanto to aprovando a mudança vamos ver se não vai dar problemas futuros caixa e embreagem
valeu os comentários
1 abraço
Nhô Luca #81
Post Reply