Material necessário:
- gasolina
- ferramentas apropriadas
- bombril
- escova de dentes
- jornais, recipientes, panos secos e limpos, etc.
Inicio - retire as tampas do lado esquerdo e direito, veja as fotos:


Retire os dois parafusos philips e saque o conjunto polia e parte da tampa, não precisa desmontá-lo, basta deixa-lo de lado.

Retire a tampa do lado do escapamento, ela pode estar meio presa, pode-se usar uma chave de fenda fina para puxa ela, cuidado para não estourar o retentor.

Retire um outro parafuso que você irá encontra dentro da válvula, desparafuse uma um pouco ele e empurre-o para dentro, a outra parte saíra mais fácilmente do outro lado, depois retire o parafuso e a outra parte que ficou.

Foto do YPVS desmontado e bastante carbonizado.

Metade do YPVS carbonizado, o foco da foto não ficou muito bom.

Dentro do motor, como estava carbonizado, dá até para ver o pistão.

Para limpar deixe as peças de molho na gasolina, depois pegue a escova de dentes e esfregue bem, caso seja difícil tirar as crostas, use um estilete ou chave de fenda fina; o bombril é para dar brilho nas peças, deixe elas bem limpas.
Antes de limpar retire os retentores, caso estejam ruins, troque por novos.
Para montar faça a operação inversa, note que o parafuso que segura a válvula deve ficar posicionado mais para a frente da moto.
Limpe dentro do motor com escova de dentes, gasolina, seque, umideça o bombril com gasolina e mande bala, deixe bem limpo. Use um pouco de óleo 2 tempos nas peças apenas para facilitar a entrada dos retentores.


Depois de tudo montado e conferido, lique a moto apenas na chave e irá perceber que o YPVS já está mais solto.