XXXI ENDURO DA MADRUGADA
Moderator: TCC
- DIEGO PANGRACIO
- ... + de 500 mensagens
- Regularidade: Sim
- FIM: Sim
- XC: Não
- MX: Não
- Trilhas: Sim
XXXI ENDURO DA MADRUGADA
Salve Pilotos, em 2016 a equipe Aroeira está a cargo da organização de mais um Madrugada, estamos trabalhando para fazer uma prova prazerosa com roteiro diversificado e com médias compatíveis e seguras para todos terminarem sem qualquer problema.
Em 2015 fizemos a largada do Madrugada as 17:00hs e recebemos algumas críticas negativas de pilotos dizendo que o enduro perdeu a essência, estimativas até que perdemos inscrições por isso.
Estou abrindo este tópico com intuito de postar informações da prova, bem como receber sugestões dos pilotos do que podemos fazer para melhorar no quesito enduro da madrugada, porém a principal questão que precisamos resolver é quanto o horário de largada, por favor, postem suas opiniões para ajustarmos da melhor maneira possível.
Em 2015 fizemos a largada do Madrugada as 17:00hs e recebemos algumas críticas negativas de pilotos dizendo que o enduro perdeu a essência, estimativas até que perdemos inscrições por isso.
Estou abrindo este tópico com intuito de postar informações da prova, bem como receber sugestões dos pilotos do que podemos fazer para melhorar no quesito enduro da madrugada, porém a principal questão que precisamos resolver é quanto o horário de largada, por favor, postem suas opiniões para ajustarmos da melhor maneira possível.
Diego Pangracio
Equipe Aroeira
----------------
Equipe Aroeira
----------------
-
- ... + de 200 mensagens
- FIM: Não
Re: XXXI ENDURO DA MADRUGADA
Olá Diego...Tenho certeza que a prova será um sucesso...Quanto a questão da prova largar as 17:00 ou as 24:00, eu gostei muito do horário das 17:00...Penso que neste horário, fica mais fácil para todos os envolvidos, seja piloto, organizador ou apoio...Os tempos são outros...Antigamente, o pessoal ansiava pela prova do Madrugada...Envolvia a família toda e muitos amigos...Nos últimos Madrugada que tiveram sua largada no horário antigo, as 24:00, o que percebi foi de pouca gente acompanhando a prova...E falo com propriedade...Pois uma das últimas provas que tiveram sua largada ás 24:00 foi a nossa, da Equipe Iguanas, em 2012 - Parque Tanguá...Ali sim, tivemos um número expressivo de pilotos (+- 185) e muitos familiares...Já nas duas últimas provas, o números de pilotos e familiares caiu drasticamente. Como teve críticas para este novo horário, eu ouvi também muitos comentários favoráveis...Sabemos o quanto é complicado organizar um prova desse porte. E as equipes, com cada vez menos integrantes, fica mais complicado ainda...Na minha opinião, eu manteria o horário de largada as 17:00...
Espero que os pilotos participem deste tópico...A opinião é muito importante....É claro, sempre respeitando opiniões contrárias...
Abçs
VIDA LONGA AO TCC, PILOTOS E EQUIPES.
Espero que os pilotos participem deste tópico...A opinião é muito importante....É claro, sempre respeitando opiniões contrárias...
Abçs
VIDA LONGA AO TCC, PILOTOS E EQUIPES.
Marcelo Alves
8408-7336
8408-7336
- Cassius
- Site Admin
Eu tbm gostei da prova largando às 17h e chegando à meia-noite e se fosse nesse formato novamente, seria divertido de qualquer forma, porém, o Enduro da Madrugada tem o seu charme ligado à largada à meia-noite e ao fato de amanhecer na trilha. São experiências únicas e que jamais serão esquecidas por quem participar. Talvez por causa disso, o Madrugada sempre tenha sido o evento com o maior número de estreantes no regularidade de toda a história e tbm o evento que mais trouxe adeptos para a nossa modalidade. Quem sabe não esteja aí uma das causas da diminuição de estreantes. Voto pela largada à meia-noite.

"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
-
- Site Admin
- XC: Sim
- MX: Sim
Convido aos pilotos a participarem do Grupo do TCC de whats app. Esta enquete tbm já está rolando por lá com dezenas de opiniões. É um grupo exclusivamente INFORMATIVO e voltado apenas aos eventos do TCC, não sendo permitidos outros assuntos, conversas ou fotos de cunho particular. Fique por dentro das provas do TCC sem o blá-blá-blá natural da maioria dos grupos.
E prá quem quer saber da morte da piriquita, o TCC tbm tem um outro grupo que vale tudo.
Procure o tópico correspondente aqui no fórum e peça para ser adicionado e um ou em ambos os grupos.
Um abraço.
E prá quem quer saber da morte da piriquita, o TCC tbm tem um outro grupo que vale tudo.
Procure o tópico correspondente aqui no fórum e peça para ser adicionado e um ou em ambos os grupos.
Um abraço.
- Marcelo L Santos
- ... + de 200 mensagens
Com certeza largada a meia noite!!!! A grande atracao desse enduro se define em passar a noite fazendo trilha e ter como principal premio, a chegada com o sol nascendo. Acho que estarao fazendo a decisao mais acertada se voltarem a tradicional largada a meia noite.
- Lorielsi
- Ex-presidente
Eu prefiro largar meia noite...como era antigamente, andar na madrugada, como o próprio nome sugere.
Quantas foram as vezes que vi o sol nascer enquanto estava fazendo uma das coisas que mais gosto, lembranças que poucos têm a oportunidade a não ser em uma prova assim, pois quem faz trilha até o amanhecer?
Agora um fato importante que notei, na questão segurança! O piloto na madrugada pode estar cansado e com sono, mas está ficando dia, o risco de uma queda é menor! Largar de dia é como uma prova normal, começa na adrenalina e vai cansando, ai vem a noite.
Largando a noite faz uma prova com certeza voltada para navegação sem enrosco e assim continua até amanhecer o dia.
Minha opinião....tenho saudades das provas assim.
Lembro que o agito começa bem cedo aquele frio na barriga as luzes querendo não funcionar e por ai vai....
Quantas foram as vezes que vi o sol nascer enquanto estava fazendo uma das coisas que mais gosto, lembranças que poucos têm a oportunidade a não ser em uma prova assim, pois quem faz trilha até o amanhecer?
Agora um fato importante que notei, na questão segurança! O piloto na madrugada pode estar cansado e com sono, mas está ficando dia, o risco de uma queda é menor! Largar de dia é como uma prova normal, começa na adrenalina e vai cansando, ai vem a noite.
Largando a noite faz uma prova com certeza voltada para navegação sem enrosco e assim continua até amanhecer o dia.
Minha opinião....tenho saudades das provas assim.
Lembro que o agito começa bem cedo aquele frio na barriga as luzes querendo não funcionar e por ai vai....
Lorielsi M. dos Santos
Equipe OFF Enduro
PROTORK / MOTUL / ORMA MOTOS / OFF MOTOS
TRAIL CLUBE DE CURITIBA / FPRM
Equipe OFF Enduro
PROTORK / MOTUL / ORMA MOTOS / OFF MOTOS
TRAIL CLUBE DE CURITIBA / FPRM
- Wagner
- ... + de 50 mensagens
- Regularidade: Não
- Trilhas: Não
Meia noite.... e amanhecer na trilha...
-
- ... + de 200 mensagens
O Madrugada é uma prova única e lendária no calendário do TCC, aposto que todo piloto que fez uma prova dessa largando a meia tem uma história legal para contar, temos que voltar a fazer esta prova largando a meia noite, entendo e concordo com os problemas, mas vamos lá, é uma por ano, da para fazer uma forcinha gente!!!
Voto em fazer o Madrugada largando a meia noite e andando de madrugada!!!!
Bora lá já preparando os faróis, lanternas e afins.......
Voto em fazer o Madrugada largando a meia noite e andando de madrugada!!!!
Bora lá já preparando os faróis, lanternas e afins.......
Junior Telesforo
(41) 8437-5086
(41) 9813-7695
(41) 8437-5086
(41) 9813-7695
- Cleber5 Calixto
- ... + de 300 mensagens
Já participei de 5 enduros da madrugada com largada meia noite...de 2006 largando do posto Costa Brava a 2010 com largada do Centro Cívico, aí me mudei pro interior e as datas não me permitiram participar até ano passado quando voltei a andar nesta prova única. Concordo com o Cassius que a largada as 17hs foi bacana, mas também voto pela volta da largada à meia noite, pois também acho que é o charme da prova. E outra, quanto a questão da galera acompanhar ou não a prova, acho que o local de largada influencia bastante...lembro da prova de 2010 saindo do centro cívico, tinha muita gente, e como o amigo Marcelo também disse, houve muita gente também acompanhado em 2012 largando do Tangua...ano passado a prova foi muito top mas o local de largada não possibilitou o acompanhamento de um público considerável, acredito que por ser muito afastado de Curitiba, pelo menos no meu ponto de vista...
Resumindo, também sou a favor de largar meia noite mantendo a antiga tradição...
Uma pergunta: exclusivamente para o Madrugada será acrescentado categoria duplas ou não?
Resumindo, também sou a favor de largar meia noite mantendo a antiga tradição...
Uma pergunta: exclusivamente para o Madrugada será acrescentado categoria duplas ou não?
Para 2017: Enduro de Regularidade, Enduro FIM, Cross Country e Motocross, nesta ordem !!!
- DIEGO PANGRACIO
- ... + de 500 mensagens
Cleber5 Calixto wrote:Já participei de 5 enduros da madrugada com largada meia noite...de 2006 largando do posto Costa Brava a 2010 com largada do Centro Cívico, aí me mudei pro interior e as datas não me permitiram participar até ano passado quando voltei a andar nesta prova única. Concordo com o Cassius que a largada as 17hs foi bacana, mas também voto pela volta da largada à meia noite, pois também acho que é o charme da prova. E outra, quanto a questão da galera acompanhar ou não a prova, acho que o local de largada influencia bastante...lembro da prova de 2010 saindo do centro cívico, tinha muita gente, e como o amigo Marcelo também disse, houve muita gente também acompanhado em 2012 largando do Tangua...ano passado a prova foi muito top mas o local de largada não possibilitou o acompanhamento de um público considerável, acredito que por ser muito afastado de Curitiba, pelo menos no meu ponto de vista...
Olá Cleber!
Depois de inúmeras opiniões de pilotos aqui no mural e por whats está decidido que a largada será as 00.
Quanto ao local de largada, ano passado tentamos fazer em um lugar com estrutura, alimentação 24hrs, posto, etc, lamentamos se este foi o fator pela diminuição do público, nossa equipe é de Campo Largo e ficamos praticamente impossibilitados de largar em Curitiba, até pelo motivo de roteirar a prova.
Está quase 100% definido que teremos sim a categoria duplas, logicamente precisamos ver se teremos interessados em andar nesta categoria, creio que umas 5 duplas já torna-se viável.
Diego Pangracio
Equipe Aroeira
----------------
Equipe Aroeira
----------------
- Cleber5 Calixto
- ... + de 300 mensagens
Valeu Diego....só ressaltando que não foi uma crítica minha opinião sobre o local de largada ano passado, só quis dizer que provavemente esse fator pode ter sido responsável pelo fato de não muita gente ter ido acompanhar a largada e a prova em si ..a prova toda estava top...Parabéns a equipe Aroeira que com certeza repetirá o sucesso esse ano também. ..
Abraço
Abraço
Para 2017: Enduro de Regularidade, Enduro FIM, Cross Country e Motocross, nesta ordem !!!
- DIEGO PANGRACIO
- ... + de 500 mensagens
Cleber5 Calixto wrote:Valeu Diego....só ressaltando que não foi uma crítica minha opinião sobre o local de largada ano passado, só quis dizer que provavemente esse fator pode ter sido responsável pelo fato de não muita gente ter ido acompanhar a largada e a prova em si ..a prova toda estava top...Parabéns a equipe Aroeira que com certeza repetirá o sucesso esse ano também. ..
Abraço
Maravilha Cleber!!
Estamos trabalhando para fazer uma prova prazerosa, sem sufoco, médias seguras, o que irá permitir curtir a madrugada e amanhecer fazendo trilha.
Em breve postaremos o cartaz com mais informações, fiquem atentos para não perder esse grande enduro.
Diego Pangracio
Equipe Aroeira
----------------
Equipe Aroeira
----------------
- OVERLANGUE
- ... + de 100 mensagens
- FIM: Não
Se não me falha a memória, o primeiro madrugada que fiz foi em 1986, fiz de dupla com o Deka (Rene Dalitz), largada à meia noite ao lado da Catedral, 200 partcipantes, muito agito, fogos, publicidade, som, televisão, deslocamento pela André de Barros, Alto da XV a primeira dificuldade já alí ao lado do hoje hospital Vita na BR 116, seguia por Pinhais até próximo ao aeroporto Afonso Pena pela Boneca do Iguaçu. De lá o oleo duto até o alto da serra. Deslocamento por asfalto, oleo duto novamente por tras do posto Moreira no pé da serra, trilhas até Paranaguá, retorno pelo oleo duto de Alexandra, Morretes, Porto de Cima, Graciosa, Quatro Barras e Curitiba. Lembro que chegamos no outro dia as 14:00 horas, as 17:00 saiu o resultado no Cine Vitória na Barão do Rio Branco, todos sentados nos assentos dormindo enquanto saia o resultado.
Imperavam as DT 180, as XL 250 e algumas Agrales. Prancheta, elastiquinho, folha dobrada na borda, plastico por cima para não molhar, rally control e um relógio Casio. Não existiam luzes de Led e nem lanternas pequenas. A iluminação na prancheta era com luzes de painel adaptadas e presas com arame..... Lá se vão mais de 30 anos.
O charme naquele tempo era a ampla divulgação e praticamente muita gente envolvida desde a largada, apoios, neutros, chegada e principalmente os PCs que eram uma festa. Armavam-se verdadeiras estruturas, acampamentos, churrascos e etc.... Familias, parentes, amigos, curiosos... todos lá ajudando e dando apoio.
Com a vinda dos PCs virtuais, acabou este encanto, acabou este charme. As provas noturnas ficaram frias, sem calor humano, e porque não dizer, mais perigosas. Com os PCs no meio das trilhas, dos sufocos e etc... voce sabia que ali tinha sempre um porto seguro. Hoje? Voce está no mato sem cachorro.
Madrugada, é um nome, uma identificação, e não uma obrigação de se largar à meia noite. Para mim, escureceu, está valendo. Por isto gosto das provas que largam no final da tarde, inicio da noite, e que terminam no meio da noite/madrugada, mas que as provas que largam à meia noite, tem seu charme, isto tem. Que bom seria se pudessemos resgatar no Madrugada o passado de tantas histórias...
Imperavam as DT 180, as XL 250 e algumas Agrales. Prancheta, elastiquinho, folha dobrada na borda, plastico por cima para não molhar, rally control e um relógio Casio. Não existiam luzes de Led e nem lanternas pequenas. A iluminação na prancheta era com luzes de painel adaptadas e presas com arame..... Lá se vão mais de 30 anos.
O charme naquele tempo era a ampla divulgação e praticamente muita gente envolvida desde a largada, apoios, neutros, chegada e principalmente os PCs que eram uma festa. Armavam-se verdadeiras estruturas, acampamentos, churrascos e etc.... Familias, parentes, amigos, curiosos... todos lá ajudando e dando apoio.
Com a vinda dos PCs virtuais, acabou este encanto, acabou este charme. As provas noturnas ficaram frias, sem calor humano, e porque não dizer, mais perigosas. Com os PCs no meio das trilhas, dos sufocos e etc... voce sabia que ali tinha sempre um porto seguro. Hoje? Voce está no mato sem cachorro.
Madrugada, é um nome, uma identificação, e não uma obrigação de se largar à meia noite. Para mim, escureceu, está valendo. Por isto gosto das provas que largam no final da tarde, inicio da noite, e que terminam no meio da noite/madrugada, mas que as provas que largam à meia noite, tem seu charme, isto tem. Que bom seria se pudessemos resgatar no Madrugada o passado de tantas histórias...
Um abração
Marcos "Over" Werlang
Marcos "Over" Werlang
-
- ... + de 500 mensagens
- Trilhas: Não
Vai ter categoria duplas?
Categoria Sênior Enduro Regularidade
Xr 250 Tornado
Xr 250 Tornado
-
- Site Admin
- XC: Sim
salau wrote:Vai ter categoria duplas?
DIEGO PANGRACIO wrote:Cleber5 Calixto wrote:...
Olá Cleber!
Depois de inúmeras opiniões de pilotos aqui no mural e por whats está decidido que a largada será as 00.
Quanto ao local de largada, ano passado tentamos fazer em um lugar com estrutura, alimentação 24hrs, posto, etc, lamentamos se este foi o fator pela diminuição do público, nossa equipe é de Campo Largo e ficamos praticamente impossibilitados de largar em Curitiba, até pelo motivo de roteirar a prova.
Está quase 100% definido que teremos sim a categoria duplas, logicamente precisamos ver se teremos interessados em andar nesta categoria, creio que umas 5 duplas já torna-se viável.