REGULAMENTO COMPLEMENTAR DO 8º ENDURO FIM do CACHORRO LOUCO – 2º EFC
Este complemento se rege pelas normas do Regulamento do TRAIL CLUBE DE CURITIBA de Enduro FIM, bem como em caráter supletivo, pelas disposições contidas no Regulamento da Federação Paranaense e Brasileiro de Enduro FIM.
DATA DO EVENTO: 28 de AGOSTO de 2016.
Valido pela 5ª Etapa da Copa PRO TORK / TCC de Enduro FIM 2016
DIRETOR DE PROVA: Flavio Montini
LOCAL: Bar do Paulo, Campo Magro - PR ( S 25*17.504' W049*28.050' )
CARACTERÍSTICAS DA PROVA: O roteiro da prova conta com especiais fechadas ao trânsito onde predominam as estradas abandonadas, carreiras de Pinus e trilhas com terreno argiloso e cascalho. Os deslocamentos serão por estradas secundárias e estradões principais com circulação normal de veículos, sujeitos às leis de trânsito e com radares de velocidade máxima de 50 km/h. Todo o trajeto será devidamente sinalizado com placas de indicação de sentido e fitas laranjas (sentido correto) e vermelhas (atenção/perigo).
Cada volta tem 30,30 km e 6 especiais cronometradas.
A primeira volta não conta tempo cronometrado nas Especiais, servindo apenas para reconhecimento do percurso. Porém, os horários de largada dos dois CHs (Controles de Horário) já valem desde a primeira volta.
No inicio e no final das especiais cronometradas haverá uma placa informando INICIO e FINAL das Especiais.
Especial 1 com 4,10 km
Especial 2 com 2,00 km
Especial 3 com 2,80 km
Especial 4 com 1,10 km
Especial 5 com 3,80 km
Especial 6 com 1,40 km
Com tempo seco, serão 1+3 voltas para as categorias Elite, E1, E2, E35, E45 e E4.
E 1+2 voltas para as categorias E5A, E5B, E4light e Cidade.
Com chuva serão 1+2 voltas para todas as categorias.
Fica a critério do Diretor de Prova reduzir ou aumentar o número de voltas para determinada categoria ou todas elas, caso a situação exija. Seja pelas condições meteorológicas ou outra razão desfavorável ao cumprimento das voltas programadas.
INSCRIÇÕES:
Pelo site
http://www.trailclubedecuritiba.com.br/ inscrições on line,
Preencher a ficha e pagar na JARVA RACING, Rua João Negrão, 1274 Curitiba – PR. Fone (41) 3232-2121.
Para pilotos de fora de Curitiba, as instruções para deposito bancário estarão impressas na ficha de inscrição.
VALORES:
R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais)
Desconto de R$ 30,00 para pagamento antecipado até dia 25 de agosto.
Categoria E4 Light tem um desconto / incentivo de R$ 60,00 sobre o valor de 150,00, até dia 25/08/2016. Após esta data, será cobrado o valor cheio de R$ 150,00
ENTREGA DOS NUMERAIS e BRIEFING: DOMINGO (28/06) a partir das 7h na Secretaria da prova até às 8:30 no dia da prova.
LARGADA e CHEGADA: Bar do Paulo (mapa de localização será divulgado no site do TCC)
HORARIO DE LARGADA: previsto para as 9:00hs (horário de Brasília)
PONTOS VISTORIADOS:
- Equipamentos de segurança básico dos pilotos (Bota, capacete e etc)
- Requisitos da categoria: cilindrada da moto deve estar dentro do regulamento da categoria, bem como a filiação e a idade do piloto, no caso das categorias E35 e E45.
Após a vistoria, a moto não mais pode ser ligada, e deverá ser colocada no parque fechado até a hora de sua largada. Os pilotos que não fizerem a vistoria serão penalizados.
Visando diminuir a incidência de pilotos que retornam às trilhas depois dos enduros, e termos problemas com as propriedades autorizadas, está proibido o uso de aparelhos GPS particulares pelos pilotos inscritos nas provas.
Obs. O Cartão com horários dos CH’s será entregue no parque fechado antes do horário de largada. O parque fechado e os parques de trabalho seguirão o descrito no Regulamento de Enduro FIM 2016 do TCC
CATEGORIAS:
ELITE: Motos de livre cilindradas com pilotos reconhecidamente experientes.
ENDURO 1 (E1): motos 2T até 125cc e 4T até 250cc;
ENDURO 2 (E2): motos 2T acima de 175cc e 4T de 251cc à 650cc;
ENDURO 35 (E35): Over 35, pilotos com 35 anos ou mais.
ENDURO 45 (E45): Over 45, pilotos com 45 anos ou mais.
ENDURO 4 (E4): força livre nacional (desde CRF230 e TTR230 até XT660).
ENDURO 5A (E5A): Estreantes importadas motos de cilindrada livre. Válida para TCC
ENDURO 5B (E5B): Estreantes nacionais motos de cilindrada livre. Valida para TCC
ENDURO 4 LIGHT (E4light): Nacional 2T e 4T até 225cc (DT180, DT200, XR 200, XT 225; Valida para TCC
ENDURO 6 (CIDADE): motos de livre cilindrada com pilotos não filiados. Categoria não ranqueada.
CONTROLES HORÁRIOS (CHs)
- Os controles horários visam gravar o horário de passagem do piloto naquele ponto específico. Estes controles serão colocados:
- Na saída do Parque de Vistoria (CH1, 3, 5 e 7);
- No meio da prova, entre as especiais 3 e 4 (CH2, 4, 6 e 8 )
Haverá um relógio oficial nos 2 CHs do trajeto.
CONTROLES DE PASSAGENS E PENALIZAÇÕES
- Para evitar “cortes”, em vários pontos do percurso existirão Pontos de Controle (PC) com Way Points de Roteiro, visando certificar que o piloto não cortou caminho. O piloto que por algum motivo não for registrado nestes pontos, automaticamente será penalizado com 1 min por PC, e será desclassificado na ocorrência de 03 PCs perdidos.
- LIMITE DE ATRASO: O piloto que passar por um dos Controles de Horário (CH) mais de 30 (trinta) minutos atrasado de seu horário da cartela, estará automaticamente desclassificado.
PONTUAÇÃO, PENALIZAÇÕES E DESCLASSIFICAÇÃO:
Conforme os Artigos 35 e 36 do Regulamento da Copa TCC de Enduro FIM 2016.
IMPORTANTE:
PENALIZAÇÃO PELO RADAR
Teremos 15,2 km de especiais cronometradas e 15,1 Km de deslocamento.
Todo o trajeto de deslocamento é ABERTO ao TRÂNSITO e tem trânsito normal de veículos mesmo... carros, tratores, ônibus e etc. Portanto, as motos estarão sujeitas às leis de trânsito que no caso de estradas rurais a velocidade máxima permitida é de 40 km/h.
Como estaremos numa região de bastante tráfego de veículos, nesta prova teremos 100% DAS ESTRADAS DO ROTEIRO DA PROVA COM RADAR DE VELOCIDADE MÁXIMA DE 50km/h. Ou seja, todo o deslocamento será monitorado e o piloto que ultrapassar os 50 km/h será penalizado em 1 minuto.
Como vai funcionar a penalização pelo radar:
- A cada 3 picos de velocidade superiores a 50 km/h = penal de 1 minuto. Ou seja, passou 3 vezes de 50 km/h, por mais que tenha voltado imediatamente dentro do limite, soma 1 minuto ao seu tempo total cronometrado. Passou 6 vezes, soma 2 minutos e assim sucessivamente.
- A cada 10 segundos de velocidade constante acima de 50 km/h = penal de 1 minuto. Ou seja, passou uma vez só do limite, mas se manteve por 10 segundos, soma 1 minuto ao tempo total.
É importante lembrar que a cada 1 segundo o seu GPS grava a sua velocidade e localização naquele momento e as penalizações serão geradas automaticamente pelo sistema.
Para controlar a velocidade sem velocímetro, basta andar “batendo corrente”. Qualquer piloto iniciante sabe o que significa andar batendo corrente. Moto engatada em 3º ou 4º marcha, sem subir o giro do motor ou sem “esticar a marcha”.
Estimamos que haverá muitas penalizações e estaremos preparados para julgar os recursos. Lembrando que cada recurso de penalização deverá ser feito por escrito e com o valor de uma inscrição anexo ao recurso. Caso o recurso seja procedente em favor do piloto e ele não tiver ultrapassado o limite de velocidade segundo o seu registro no gps, o valor será integralmente devolvido.
ABANDONO:
Todo piloto que abandonar a prova deverá informar à Direção de Prova sobre sua desistência, bem como entregar os seus GPS aos responsáveis. Ele não poderá seguir o percurso em companhia ou proximidade de outro piloto. A infração desta regra poderá acarretar na desclassificação dos pilotos envolvidos, acompanhantes e acompanhados.
PREMIAÇÃO:
No local da Largada após as 16:00 do dia 28/08/2016.
ELITE :..................................... 5 Troféus*
E1:.......................................... 5 Troféus*
E2:.......................................... 5 Troféus*
E35: ........................................ 5 Troféus*
E45: ........................................ 5 Troféus*
E4: .......................................... 5 Troféus*
E5A: ....................................... 10 Troféus*
E5B: ....................................... 10 Troféus*
E4light: ................................... 5 Troféus*
CIDADE: ................................. 10 Troféus*
* Excetuando-se as categorias que não apresentaram o número mínimo de 10 (dez) pilotos, onde será premiado apenas os 3 primeiros.
PROTESTOS
- É dever de todos os pilotos, nas competições, manter o mais alto espírito desportivo para com os demais concorrentes, organizadores e patrocinadores do evento, antes, durante e após a competição, sob pena de desclassificação.
- É dever do piloto conhecer e respeitar o regulamento da modalidade, bem como o código nacional de trânsito.
- Protestos contra o boleto de passagem ou resultado deverão ser feitos por escrito pelo piloto e entregue ao responsável até 15 minutos após a divulgação do resultado ou dentro do prazo estipulado pelo Diretor de Prova. Protestos em público poderão ser punidos com a desclassificação do piloto.
- Todos os protestos devem ser individuais e ESPECÍFICOS POR ÍTEM, mediante o pagamento de uma taxa no valor de uma inscrição por item recursado.
- Os protestos serão avaliados pelo Júri da Prova e caso sejam deferidos em favor do piloto, o valor será devolvido ao reclamante.
Apuração: Valdecir Augustin ( Topo) T15 Competições
Os casos omissos serão julgados pelo Juri da Copa, composto pelos diretores de prova e de FIM da modalidade, presentes.