ENDURO IGUANAS 2016

Espaço para troca de mensagens entre pilotos, trilheiros e visitantes. Enduro de Regularidade, Cross Country, Enduro FIM em 2 rodas é aqui mesmo.

Moderator: TCC

Post Reply
OVERLANGUE
... + de 100 mensagens
... + de 100 mensagens
Regularidade: Sim
FIM: Não
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Sim

ENDURO IGUANAS 2016

Post by OVERLANGUE »

Boa tarde para todos, espero que todos já estejam enxutos novamente, que o mofo e o bolor das botas estejam sendo eliminadas e que as frieiras devidamente curadas.
Dizem que é o efeito "El Niño", outros do "aquecimento global".... o fato é que fazia tempo que não chovia tanto.
Lembro de uma prova em Cascavel onde tambem largamos debaixo de um temporal, e logo depois do deslocamento havia um rio para ser cruzado, por sorte tinha uma bela de uma ponte de concreto. O problema é que veio uma tal de "cabeça d´agua", um vagalhão e a agua parecia que vinha em forma de degraus. Não deu outra, a correnteza cobriu a ponte e pouquissimos pilotos conseguiram (ou tiveram coragem) de cruzá-la. Já fazem uns 25 anos.... (nem lembro mais... hehehehe), sei que o Polaco Preto ergueu sua Agrale 27.5 e a empurrou até o outro lado, eu com minhas "perninhas" consegui, me equilibrando, brigando contra a correnteza, fazendo força e torcendo para que não entrasse agua no filtro de PVC elevado da minha "cavocada" Yamaha DT 180, cheguei do outro lado, o Argos lembro que tambem passou.... A prova seguiu em frente, mas logo no primeiro neutro a prova foi cancelada. Lembro que uma ou duas motos foram arrastadas pelo rio, um dos pilotos conseguiu amarrar (é naquele tempo todos levavam um kit sobrevivencia com cordas e etc...) a moto no alto de um "chorão" (árvore que dá na beira dos rios) e a mesma só foi encontrada/resgatada uns dias depois.
Bons tempos.
O enduro do domingo próximo passado remeteu-me à 1989/1990. Chovia muito, vontade de trocar de roupa, entrar no parque fechado, digitar horario ideal, horário de largada, pegar os "localizadores" e etc..., era zero, alem disto, sujar a moto, a roupa, a bota, molhar se inteiro... para que???? Pensar que logo depois da largada a "cobra ia fumar", as subidas, as descidas incontroláveis, sabão de caboclo, riozinhos, riachos, rios e riozões com certeza dariam o ar da sua graça. Reflorestamento, raizes expostas, algumas escondidas e sempre na diagonal para levar até os mais experientes ao chão... Viseira alem de suja, embaçada, os pés dentro da bota fazendo schluf... schluf.... entre girinos e larvas de aedes "egipcio" e zikas....
Ah nao pensei.... e a chuva não parava de cair... Disse para alguns amigos de que não iria largar, e de fato, não iria.... mas....
a chuva parou, amigos (da onça talvez) me convenceram a trocar de roupa, tirar a moto da carreta, ligar o Totem, o R2, e lá fui eu.

Deslocamento maravilhoso, estradinha com barro, chão duro, pedras, carreiros.... como o diabo gosta, aferição feita.
Sabia que a prova não seria decida nem na primeira curva e nem na primeira subida, e sim no final da prova. Assim sendo, fui no meu famoso e tradicional tô tô ... tô tô tóóó, não passando dos famigerados 4.000 rpm hehehehhe.... curvas lisas, filetes d´agua já viaram um corrego, as descidas lisssaaaasss, as subidas capiciosas, muitos já atravessados, outros caídos.... e numa entrada de trilha em subida, passei dos 4.000 rpm e lá foi a traseira da minha "queridinha" WR 250 para o lado, tentei segurar mas não teve jeito.
Lei de Murphy.... o unico parafuso exposto debaixo do guidom da moto enroscou na calça, sem apoio, fui ao chão.... quem disse que eu consigo tirar a calça do parafuso? Ou o parafuso da calça? Lá se passaram intermináveis 15 segundos. Quando finalmente, depois desta eternidade consegui levantar e fazer a moto pegar (maravilha de botão magico), eu estava na contra-mão, por sorte quem estava atras de mim pode desviar a tempo. Sobe, desce, faz a curva e desaparece, até o momento em que cruzamos o primeiro rio.
Aquela famosa visão apocaliptica, deveriam ter uns 7 ou 8 (mas pareciam mais de 100) tentando cruzar o rio. Uns já estavam lá dentro brigando com a moto e com a correnteza, alguns pedindo ajuda, outros já tinham cruzado mas a moto não pegava. Quando vi o Sussumo com dificuldades, resolvemos nos ajudar mutuamente o que foi feito. Mas quase que vi minha moto sendo levada pela correnteza. Que sufoco. Outros mais "raçudos" ou "sortudos" passaram e foram embora.
Logo depois chegamos num local onde vários pilotos estavam voltando dizendo que não dava para passar no rio e etc....
Sobre o episódio do Loth (Bomba) fiquei sabendo somente mais tarde já no estradão quando veio o apoio e a ambulancia.
Nada a fazer, voltamos para o neutro principal aguardando orientações.
A diretoria, por medidas de segurança e considerando que os rios continuavam a subir, tomou a decisão de cancelar a prova.
Dito isto, minha roupa, bota, moto, capacete e viseira que estavam "ecologicamente limpas", viraram um monte de fedentina, jogadas dentro de um saco plástico, foram para o tanque de lavar roupas.
Banho tomado, uma "pinguinha" para rebater o resfriado, e estou pronto para a proxima prova, de preferencia sem chuva...
É isto... 2016 promete ser chuvoso... as provas lisas.... e os organizadores terão que levar esta questão metereológica em conta.
Um abraço para todos e desculpe a encheção.... (é que desta vez, ninguem fez nenhum comentário, então aproveitei....)
Um abração
Marcos "Over" Werlang
Equipe Iguanas
... + de 100 mensagens
... + de 100 mensagens
FIM: Sim
Trilhas: Não

Re: ENDURO IGUANAS 2016

Post by Equipe Iguanas »

Pois Werlang...A prova teria tudo isso que você descreveu e mais um pouco...A segunda etapa seria melhor ainda...Mas infelizmente a mãe-natureza fez valer a sua vontade...A previsão do tempo já informava que iria chover 16mm no domingo..No sábado caiu um temporal na região de Itaperuçu e a equipe andou na prova toda...Só temos à agradecer a Deus algo mais grave não ter acontecido...Sentimos muito realmente ter de parar a prova...Mas a segurança do piloto, para nós estava em primeiro lugar. Agradecemos muito a presença de todos os pilotos e familiares, que mesmo com um domingo de muita chuva, compareceram para prestigiar o evento...E fica uma promessa: Em 2017 a prova será melhor ainda....

Que venha 2017

OBRIGADO À TODOS

EQUIPE IGUANAS
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

Parabéns, Marcão! Não só o episódio me remeteu aos anos 90, mas o seu texto inteligentemente divertido, também. Muito bom! Poderia fazer sempre. Em Cascavel, eu fui um que amarrei a minha moto numa árvore e me mandei à pé embora prá cima de um morro, pois era impossível definir um rumo a seguir, já que a água tomava conta de tudo e subia numa velocidade assustadora. Não era possível definir o que era carreiro, estrada ou rio. Só voltei buscar a moto depois da água ter baixado, mas teve piloto que esperou até terça-feira prá achar a DT...hahaha
Quanto ao Iguanas, parabenizo os responsáveis pela decisão de parar a prova. Havia ainda uma terceira passagem de rio que estava ainda mais funda, pois apesar de ser o mesmo rio, a passagem era mais estreita, porém, com o mesmo volume de água.
Qto a o resultado, como o regulamento exige um número mínimo de PCs para que uma etapa seja apurada e este número não foi alcançado, não haverá diferenciação de colocação e provavelmente todos os pilotos inscritos receberão a mesma pontuação. Amanhã teremos uma posição oficial e divulgaremos aqui no fórum.
Agradar a 100% jamais será possível, mas certamente foi uma decisão tomada pensando na segurança de 100% dos envolvidos. Não há o que se fazer contra as forças da natureza, a não ser respeitá-las. Parabéns à Equipe Iguanas e pelo pouco que vimos, todos estarão anciosos p/ a prova de 2017!
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
OVERLANGUE
... + de 100 mensagens
... + de 100 mensagens
FIM: Não

Post by OVERLANGUE »

Desculpem-me, a empolgação de escrever foi tamanha que me esquecí de parabenizar à todos que trabalharam nesta prova e agradecer pela oportunidade de passar bons momentos (apesar do "medinho" de descer no liso..... trauma dos tempos das motos 2T) Tenho certeza que teria sido mais uma prova com o padrão TCC de qualidade.
Um abração
Marcos "Over" Werlang
martines
Presidente
Presidente
XC: Sim
MX: Sim

Post by martines »

Grande Marcão ícone do enduro no paraná , estava nessa do iguanas e fiz a prova toda parte da manhã menos é claro 9 minutos claro já chegando no neutro principal , impedido pelo RIO ,... lembrei-me daquele enduro em CASCAVEL , foi nessa prova que após pular um curva de nível ,por impulso, pois a mesma estava escondida no rio de àgua que descia de todos os lados , nessa ocasião e neste salto de agrale 27.5 , foi que perdi minha raly control , amarelinha equipamento de navegação da epoca. Planilha ensacada em sacos plasticos uma pagina a uma com elasticos de prender dinheiro , bons tempos.
Parabéns a equipe tive a oportunidade de fazer o experimental da prova toda e abrir a prova no domingo.
martines
presidente
2000/2001/2002/2003 / 2010/2011/2014-2015/2016-2017
2024-2025
Elon Cesar Isfer Garcia
... + de 200 mensagens
... + de 200 mensagens

Post by Elon Cesar Isfer Garcia »

Grande Over, voltando aos velhos e bons relatos.
Parabéns pela narrativa.
Quando estava resgatando as motos no rio também lembrei do Enduro das Cobras em Cascavel, falei para o Felipe que estava comigo que já tinha vivenciado um enduro que foi encerrado pela mesma situação.
Abraço a todos, especialmente aos Jurássicos...kkkk
Post Reply