Dúvida Regulamento FIM

Espaço para troca de mensagens entre pilotos, trilheiros e visitantes. Enduro de Regularidade, Cross Country, Enduro FIM em 2 rodas é aqui mesmo.

Moderator: TCC

Post Reply
cleoer
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens
Regularidade: Não
FIM: Sim
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Sim

Dúvida Regulamento FIM

Post by cleoer »

======= Sobre =======
CONTROLES DE PASSAGENS E PENALIZAÇÕES:
Para evitar “cortes” em vários pontos do percurso existirão PC`s de trajeto, visando certificar que o piloto está no caminho correto.
O piloto que por algum motivo não for registrado nestes pontos, automaticamente será penalizado com 1min por PC,
e assim desclassificado na ocorrência de 03 pç´s consecutivos.

Minhas dúvidas:
1) Isso é válido para o campeonato ou para o REGULAMENTO PARTICULAR das equipes?
2) Sobre: Desclassificado na ocorrência de 03 pç´s consecutivos.

Ex. A
ROTEIRO 1 - Volta 02 ok
ROTEIRO 2 - Volta 02 ok
ROTEIRO 3 - Volta 02 Não passou

ROTEIRO 1 - Volta 03 ok
ROTEIRO 2 - Volta 03 ok
ROTEIRO 3 - Volta 03 Não passou

ROTEIRO 1 - Volta 04 ok
ROTEIRO 2 - Volta 04 ok
ROTEIRO 3 - Volta 04 Não passou

Ex. B
ROTEIRO 1 - Volta 02 Não passou
ROTEIRO 2 - Volta 02 Não passou

ROTEIRO 1 - Volta 03 ok
ROTEIRO 2 - Volta 03 ok
ROTEIRO 3 - Volta 03 ok

ROTEIRO 1 - Volta 04 ok
ROTEIRO 2 - Volta 04 ok
ROTEIRO 3 - Volta 04 ok

Em qual caso o piloto é desclassificado?

3) Essa desclassificação é automática ou requer recurso?

Ps. Na prova de palmeira teve muitos pilotos penalizados,(eu fui um deles) pois não havia indicação de fitas ou placas em locais cruciais...

Obrigado
:;;; :;;; :;;;
Cleoer Götz
Enduro F.I.M
#Na dúvida Acelera
cezar
... + de 500 mensagens
... + de 500 mensagens

Re: Dúvida Regulamento FIM

Post by cezar »

Bom dia....caro amigo Cleoer...respondendo sua pergunta ...que de fato é muito proveniente e um tanto inusitada mas com bastante argumentos necessários a esta questão , na qual você refere-se ao regulamento ou ao campeonato ,sobre possíveis punições , lamento mas não sei.

Um abraço. :;;;
Lavonza
... + de 200 mensagens
... + de 200 mensagens
Regularidade: Sim
FIM: Não

Post by Lavonza »

Boa tarde Cleoer.

Coloquei a penalização e desclassificação em nosso regulamento complementar independente dos demais regulamentos.
a nossa prova esta 90% fitada demarcada e sabemos bem os pontos com riscos de cortes, essas penalizações são para inibir os pilotos maus intencionados.
teremos vários pcs de roteiro e pessoal fiscalizando esses pontos, se o piloto andar dentro da fita não terá complicação :;;; :;;;
qualquer duvida estamos a disposição
LAVONZA / -SE QUERES PAZ, PREPARA TE PARA A GUERRA - 96197930
Image
Lorielsi
Ex-presidente
Ex-presidente

Post by Lorielsi »

Boa tarde Cleoer, creio que no caso da prova do Lavonza seria 03 PC´s consecutivos sendo na ocorrência de 03 cortes, independente da ordem deles, cortou 03 já era.

Veja, que pelo regulamento da copa (está na pagina inicial) 01 já é suficiente para desclassificar o piloto e pronto.

Porem cada organizador pode trabalhar com isso no seu regulamento particular, afinal todo organizador quer que o piloto ande na sua prova e de forma algum desclassificar alguém, mas precisa manter a igualdade de condições de todos.

Como todo e qualquer assunto envolvido no resultado do piloto na prova, cabe de recurso o qual deve seguir os procedimentos normais.

Então se você foi penalizado com tempo na ultima prova, fique feliz, poderia ter sido desclassificado.

Beleza? abraço
Lorielsi M. dos Santos
Equipe OFF Enduro
PROTORK / MOTUL / ORMA MOTOS / OFF MOTOS
TRAIL CLUBE DE CURITIBA / FPRM
cleoer
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Post by cleoer »

Lavonza wrote:Boa tarde Cleoer.

Coloquei a penalização e desclassificação em nosso regulamento complementar independente dos demais regulamentos.
a nossa prova esta 90% fitada demarcada e sabemos bem os pontos com riscos de cortes, essas penalizações são para inibir os pilotos maus intencionados.
teremos vários pcs de roteiro e pessoal fiscalizando esses pontos, se o piloto andar dentro da fita não terá complicação :;;; :;;;
qualquer duvida estamos a disposição
Tudo bem Lavonza, obrigado.
Queria saber se isso é automático ou não (Desclassificação).
Cleoer Götz
Enduro F.I.M
#Na dúvida Acelera
cleoer
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Post by cleoer »

Lorielsi wrote:Boa tarde Cleoer, creio que no caso da prova do Lavonza seria 03 PC´s consecutivos sendo na ocorrência de 03 cortes, independente da ordem deles, cortou 03 já era.

Veja, que pelo regulamento da copa (está na pagina inicial) 01 já é suficiente para desclassificar o piloto e pronto.

Porem cada organizador pode trabalhar com isso no seu regulamento particular, afinal todo organizador quer que o piloto ande na sua prova e de forma algum desclassificar alguém, mas precisa manter a igualdade de condições de todos.

Como todo e qualquer assunto envolvido no resultado do piloto na prova, cabe de recurso o qual deve seguir os procedimentos normais.

Então se você foi penalizado com tempo na ultima prova, fique feliz, poderia ter sido desclassificado.

Beleza? abraço

Lorielsi, entendo e concordo que deve ser punido sim quem cortar. (Eu e vários outros fomos punidos (uns mais outros menos)na última prova pela falta de sinalização adequada em certo ponto). Posso falar por mim que não era intensão de cortar caminho.

Detalhe é que queria saber se essa desclassificação é automática ou não?!!! Seria o justo.

Mas valeu ai as respostas. :;;;
Cleoer Götz
Enduro F.I.M
#Na dúvida Acelera
cleoer
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Post by cleoer »

cezar wrote:Bom dia....caro amigo Cleoer...respondendo sua pergunta ...que de fato é muito proveniente e um tanto inusitada mas com bastante argumentos necessários a esta questão , na qual você refere-se ao regulamento ou ao campeonato ,sobre possíveis punições , lamento mas não sei.

Um abraço. :;;;
Agora sim entendi!!! :;;; :;;; :;;; :;;; :;;;
Cleoer Götz
Enduro F.I.M
#Na dúvida Acelera
BARA
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Post by BARA »

Gostei mesmo foi da resposta do Cesar ( Mutlley ) . ahahahahahahahahahahahahaahahahahah
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

cleoer wrote:======= Sobre =======
CONTROLES DE PASSAGENS E PENALIZAÇÕES:
Para evitar “cortes” em vários pontos do percurso existirão PC`s de trajeto, visando certificar que o piloto está no caminho correto.
O piloto que por algum motivo não for registrado nestes pontos, automaticamente será penalizado com 1min por PC,
e assim desclassificado na ocorrência de 03 pç´s consecutivos.
Vamos tentar explicar ítem por ítem para não restarem dúvidas.
Minhas dúvidas:
1) Isso é válido para o campeonato ou para o REGULAMENTO PARTICULAR das equipes?

O Regulamento Particular de cada prova, apesar de ser válida pela Copa, se limita a regularizar especificamente aquela prova. Isso ocorre pq ninguém sabe mais do seu roteiro do que o próprio Diretor de Prova e às vezes o regulamento não prevê certas situações que não são encontradas em todas as provas. Por isso ele tem, não só o direito, mas o dever de punir os pilotos que estejam levando uma "vantagem desigual". Entendam por desigual, não só um corte proposital, mas também um corte de roteiro não proposital, que foi o que aconteceu com muitos pilotos em Porto Amazonas. Alguns cortaram sem querer? Sim, mas levaram uma vantagem sobre quem fez o roteiro certo, por isso a penalização foi necessária e muito bem prevista pelo Diretor de Prova.
Se acontecer isso nas outras provas, vai ser igual? Deveria, mas talvez não, pois nem sempre o organizador prevê esta situação.
Portanto, a resposta a sua pergunta é: Apesar de acharmos que em 2016 este será um artigo que vai constar no regulamento da Copa, esta penalização agora em 2015 não é válida p/ todas as provas, mas sim, para aquelas que fizerem constar estes artigos nos seus regulamentos particulares, que deve ser a grande maioria.

2) Sobre: Desclassificado na ocorrência de 03 pç´s consecutivos.

Ex. A
ROTEIRO 1 - Volta 02 ok
ROTEIRO 2 - Volta 02 ok

ROTEIRO 1 - Volta 03 ok
ROTEIRO 2 - Volta 03 ok
ROTEIRO 3 - Volta 03 Não passou

ROTEIRO 1 - Volta 04 ok
ROTEIRO 2 - Volta 04 ok
ROTEIRO 3 - Volta 04 Não passou
Neste caso, a penalização total seria de 3 minutos. Com a palavra "consecutivos", o organizador quis dizer que seria desclassificado, se ele cortasse 3 CP (controle de passagem) ou PC (ponto de passagem) dentro da mesma especial. Por exemplo, imagine 3 curvas de 90º seguidas para a direita. O Diretor tem um fiscal em cada curva. Se o piloto cortar as 3, estará perdendo 3 PCs consecutivos e sujeito à desclassificação ou penalização de 30 minutos.

Ex. B
ROTEIRO 1 - Volta 02 Não passou
ROTEIRO 2 - Volta 02 Não passou

ROTEIRO 1 - Volta 03 ok
ROTEIRO 2 - Volta 03 ok
ROTEIRO 3 - Volta 03 ok

ROTEIRO 1 - Volta 04 ok
ROTEIRO 2 - Volta 04 ok
ROTEIRO 3 - Volta 04 ok
Este é um exemplo claro de perda de 3 PCs ou CPs consecutivos, sujeito à desclassificação ou penalização de 30 minutos.

Em qual caso o piloto é desclassificado?
Seria desclassificado o piloto do ex. B

3) Essa desclassificação é automática ou requer recurso?
A desclassificação ou penalização de 30 minutos é feita automaticamente pelo sistema de apuração. Porém, pode ocorrer falhas e para corrigir isso, o recurso é fundamental.
Por exemplo: Vc viu o piloto da sua frente cortar aquelas 3 curvas de 90º à direita que tinham fiscais ou CP, mas por algum motivo ele não foi penalizado no momento da entrega dos boletos de passagem. Vc pode entrar com recurso para que o Diretor de Prova abra o tracking do piloto e constate que ele realmente cortou.
A resposta é: a penalização é automática, mas pode requerer recurso.

Ps. Na prova de palmeira teve muitos pilotos penalizados,(eu fui um deles) pois não havia indicação de fitas ou placas em locais cruciais...

Obrigado
Entendemos que a grande maioria dos cortes não são propositais, assim como a falta de indicação de fitas ou placas tbm não são propositais por parte dos organizadores. O piloto de FIM tem que ter em mente que as marcações ficam sozinhas e que muita coisa pode acontecer com elas no intervalo de tempo entre a sua colocação e a passagem dos pilotos, PORÉM... se 60 ou 70% dos pilotos passou pelo roteiro correto, é um sinal de que a maioria identificou o trajeto e não se precipitou. A observação e o poder de tomar decisões rápidas e corretas tbm é uma característica que deve ser premiada nos pilotos de FIM.
O Enduro é assim mesmo. Uma vez vc erra, outras vc acerta. Por isso é tão apaixonante a busca pela sua prova perfeita

Espero ter ajudado.

Vida longa ao Enduro, seus pilotos e organizadores.
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
cleoer
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Post by cleoer »

Ajudou Cassius, Obrigado.

Essa minha dúvida não tem/tinha intenção de pedir recurso ou buscar punição a ninguém, mesmo por que eu tbm fui punido.

A maior questão era saber se a penalização é feita automaticamente pelo sistema de apuração assim como a desclassificação e a questão dos EX. que citei.

Sei como é a questão do organizador, pois também sou, mas como piloto nesses casos ficamos em dúvidas.
Como piloto vc pensa, poh pra mim chegar de A até B vou pelo caminho mais rápido (se não estiver demarcado)....

Mas é isso ai, Abraço e valeu!
Cleoer Götz
Enduro F.I.M
#Na dúvida Acelera
Post Reply