cleoer wrote:======= Sobre =======
CONTROLES DE PASSAGENS E PENALIZAÇÕES:
Para evitar “cortes” em vários pontos do percurso existirão PC`s de trajeto, visando certificar que o piloto está no caminho correto.
O piloto que por algum motivo não for registrado nestes pontos, automaticamente será penalizado com 1min por PC,
e assim desclassificado na ocorrência de 03 pç´s consecutivos.
Vamos tentar explicar ítem por ítem para não restarem dúvidas.
Minhas dúvidas:
1) Isso é válido para o campeonato ou para o REGULAMENTO PARTICULAR das equipes?
O Regulamento Particular de cada prova, apesar de ser válida pela Copa, se limita a regularizar especificamente aquela prova. Isso ocorre pq ninguém sabe mais do seu roteiro do que o próprio Diretor de Prova e às vezes o regulamento não prevê certas situações que não são encontradas em todas as provas. Por isso ele tem, não só o direito, mas o dever de punir os pilotos que estejam levando uma "vantagem desigual". Entendam por desigual, não só um corte proposital, mas também um corte de roteiro não proposital, que foi o que aconteceu com muitos pilotos em Porto Amazonas. Alguns cortaram sem querer? Sim, mas levaram uma vantagem sobre quem fez o roteiro certo, por isso a penalização foi necessária e muito bem prevista pelo Diretor de Prova.
Se acontecer isso nas outras provas, vai ser igual? Deveria, mas talvez não, pois nem sempre o organizador prevê esta situação.
Portanto, a resposta a sua pergunta é: Apesar de acharmos que em 2016 este será um artigo que vai constar no regulamento da Copa, esta penalização agora em 2015 não é válida p/ todas as provas, mas sim, para aquelas que fizerem constar estes artigos nos seus regulamentos particulares, que deve ser a grande maioria.
2) Sobre: Desclassificado na ocorrência de 03 pç´s consecutivos.
Ex. A
ROTEIRO 1 - Volta 02 ok
ROTEIRO 2 - Volta 02 ok
ROTEIRO 3 - Volta 02 Não passou
ROTEIRO 1 - Volta 03 ok
ROTEIRO 2 - Volta 03 ok
ROTEIRO 3 - Volta 03 Não passou
ROTEIRO 1 - Volta 04 ok
ROTEIRO 2 - Volta 04 ok
ROTEIRO 3 - Volta 04 Não passou
Neste caso, a penalização total seria de 3 minutos. Com a palavra "consecutivos", o organizador quis dizer que seria desclassificado, se ele cortasse 3 CP (controle de passagem) ou PC (ponto de passagem) dentro da mesma especial. Por exemplo, imagine 3 curvas de 90º seguidas para a direita. O Diretor tem um fiscal em cada curva. Se o piloto cortar as 3, estará perdendo 3 PCs consecutivos e sujeito à desclassificação ou penalização de 30 minutos.
Ex. B
ROTEIRO 1 - Volta 02 Não passou
ROTEIRO 2 - Volta 02 Não passou
ROTEIRO 3 - Volta 02 Não passou
ROTEIRO 1 - Volta 03 ok
ROTEIRO 2 - Volta 03 ok
ROTEIRO 3 - Volta 03 ok
ROTEIRO 1 - Volta 04 ok
ROTEIRO 2 - Volta 04 ok
ROTEIRO 3 - Volta 04 ok
Este é um exemplo claro de perda de 3 PCs ou CPs consecutivos, sujeito à desclassificação ou penalização de 30 minutos.
Em qual caso o piloto é desclassificado?
Seria desclassificado o piloto do ex. B
3) Essa desclassificação é automática ou requer recurso?
A desclassificação ou penalização de 30 minutos é feita automaticamente pelo sistema de apuração. Porém, pode ocorrer falhas e para corrigir isso, o recurso é fundamental.
Por exemplo: Vc viu o piloto da sua frente cortar aquelas 3 curvas de 90º à direita que tinham fiscais ou CP, mas por algum motivo ele não foi penalizado no momento da entrega dos boletos de passagem. Vc pode entrar com recurso para que o Diretor de Prova abra o tracking do piloto e constate que ele realmente cortou.
A resposta é: a penalização é automática, mas pode requerer recurso.
Entendemos que a grande maioria dos cortes não são propositais, assim como a falta de indicação de fitas ou placas tbm não são propositais por parte dos organizadores. O piloto de FIM tem que ter em mente que as marcações ficam sozinhas e que muita coisa pode acontecer com elas no intervalo de tempo entre a sua colocação e a passagem dos pilotos, PORÉM... se 60 ou 70% dos pilotos passou pelo roteiro correto, é um sinal de que a maioria identificou o trajeto e não se precipitou. A observação e o poder de tomar decisões rápidas e corretas tbm é uma característica que deve ser premiada nos pilotos de FIM.
O Enduro é assim mesmo. Uma vez vc erra, outras vc acerta. Por isso é tão apaixonante a busca pela sua prova perfeita
Espero ter ajudado.
Vida longa ao Enduro, seus pilotos e organizadores.