Guto wrote:Emerson Bombadinho
Dia difícil pra mim hoje! Tava indo bem até começar a sequência de porteiras fechadas, cheguei a atrasar mais de 2 minutos em uma delas que estava amarrada com corda e com isso chegaram o número 2 e 3, esse trecho eles cancelaram! Logo depois bati de frente em uma cerca fechada e cai feio e aí já não consegui me concentrar mais na prova, parei para abrir outra depois da queda, sai desesperado errei uma entrada e perdi muito tempo.. Um pouco triste porque este é um assunto que passamos a temporada toda de 2013 reclamando e já na 1º etapa acontece novamente, mais amanhã tem mais e o campeonato ta só começando.... Vlww
Também acho lamentável, um campeonato NACIONAL ter o seu resultado influenciado por questões como essa.
"Bombadinho ficou em quinto lugar na categoria Master, nesta primeira competição. Ele ressalta que no primeiro dia largou em primeiro lugar, mas durante o trajeto encontrou várias porteiras fechadas e amarradas com cordas, o que dificultou o seu desempenho. Além disso, devido a estas situações ele sofreu um pequeno acidente, que resultou em uma lesão no pulso. Emerson ressalta que como consta no regulamento o piloto numeral 0, conhecido como abre trilha, deveria fazer este trabalho de abertura de porteiras." - Fonte: Motoraid
Essas palavras me fazem lembrar uma carta que escrevi em 2006 e publiquei em diversos veiculos de comunicação.
Segue novamente:
Muita gente acha que o abre-trilha serve apenas para abrir as porteiras de manhã por onde o enduro vai passar. Eu mesmo já abri trilha em provas e também não dei a devida atenção ao trabalho que precisa ser feito. Vou contar um fato que ocorreu fim de semana retrasado em um enduro aqui no Paraná:
A organização costuma estar com a planilha pronta 1 semana antes da prova. Durante essa semana que antecede a prova muita coisa pode mudar no percurso, e é aí que entra o abre-trilha, que larga antes do primeiro piloto para abrir as porteiras por onde a prova vai passar e PRINCIPALMENTE analisar o percurso, como fechar alguma entrada nova que surgiu e não está na planilha, retirar alguma coisa que por acaso está obstruindo a trilha e sinalizar (com bump's) os perigos que surgiram. Bom......no enduro a que me refiro choveu muito 3 dias antes da prova, formando enormes erosões em uma das estradas, e não foi feita nenhuma sinalização. Resultado: vínhamos por uma estrada rápida e com médias altas, logo que fiz a curva dei de cara com as erosões. Tomei um tombo e quebrei a clavícula (tive que fazer cirurgia). Eu fui o 2º piloto a chegar no local. Um amigo meu passou primeiro e disse que por muita sorte não caiu. Os dois pilotos que vinham logo atrás de mim, viram meu acidente e puderam segurar a tempo. Logo que viram a situação colocaram as motos na frente das erosões para que os outros pilotos vissem a tempo de reduzir e desviar, evitando assim que mais gente se machucasse. Eu fiquei 1 hora no mato esperando a ambulância, devido o local de difícil acesso. A ambulância chegou até um ponto e tiveram que me carregar de maca até ela. Bom.....tudo isso poderia ter sido evitado com um simples pedaço de “bump” vermelho na curva, pois ao ver o “bump” você está ciente de que há um perigo a frente. Meu intuito com esta carta não é criticar a prova em questão (que aliás foi fantástica, tanto em médias, quanto em trilhas) e sim as provas de enduro de uma maneira geral. Devemos dar mais atenção ao papel do abre-trilha. Eu até não sou contra as médias altas, acho que cada piloto conhece o seu limite e deve respeitá-lo. Porém, pelo menos os principais perigos do percurso, devem estar sinalizados, para segurança dos pilotos. Outro fato que quero comentar é a solidariedade que temos em nosso esporte. Logo que caí, chegaram 2 pilotos. Um foi avisar a ambulância, e o outro ficou comigo até a ambulância chegar. Este piloto que ficou comigo, que se chama Joel Marin (pessoa que eu tenho muito respeito, admiração e a quem devo muito), era o meu concorrente direto no campeonato (eu estava em 2º e ele em 1º), e ele abriu mão da prova para ficar comigo esperando a ambulância. Só quem já passou por uma situação dessas sabe a importância de se ter alguém do lado. Gostaria de agradecer a todas as pessoas que me ajudaram tanto no dia da prova, como após, com ligações e mensagens de apoio.
Obrigado,
Rodrigo Bussadori
Londrina-PR
[email protected]