Vida longa ao ENDURO de REGULARIDADE! Deixe sua sugestão.
Moderator: TCC
- Cassius
- Site Admin
- Posts: 4236
- Joined: 29 Jul 2004, Thu, 12:52
- Regularidade: Sim
- FIM: Sim
- XC: Não
- MX: Não
- Trilhas: Sim
Vida longa ao ENDURO de REGULARIDADE! Deixe sua sugestão.
Buenas, Senhores!
Neste último ano, temos presenciado uma diminuição no número de participantes nos enduros de regularidade. Há meses, os gestores, equipes organizadoras, colaboradores e pilotos que comparecem às reuniões de terça-feira no TCC, vêm discutindo as razões disso. Chegamos a algumas conclusões que são naturais, mas não podemos nos acomodar. Precisamos tornar o enduro de regularidade mais atrativo p/ quem está começando no off-road e estamos abrindo este espaço para debatermos algumas ações, já que 100% das pessoas que estão lendo este tópico agora, são adeptos a este nosso esporte e se interessam em que ele melhore cada vez mais. Precisamos da ajuda de todos.
Abaixo, listamos alguns itens que concluímos ter influenciado na diminuição dos adeptos ao Regularidade, cada um tendo a sua parcela de culpa:
1º) O Regularidade é um esporte que demanda muita aplicação extra-moto.
No enduro de regularidade, não basta apenas saber andar de moto, ele é um esporte que agrega muitos detalhes e, compulsoriamente, em cada prova, o piloto aprende algo mais sobre ele. Além de uma pilotagem técnica que é necessário p/ ultrapassar todo o tipo de terreno e obstáculo, o Regularidade exige raciocínio, tomar decisões rápidas, ter noção de tempo e espaço, traçar estratégias, conhecer regulamento, dominar o equipamento de navegação, preparar a planilha, estudá-la e etc. Talvez por isso ele seja tão apaixonante para alguns e também, certamente por isso, é possível praticar o enduro de regularidade por muito mais tempo. Mas o fato é que ele não é tão interessante aos garotos ou àqueles que estão começando, pois há outras opções de modalidades menos "trabalhosas".
2º) Modalidades concorrentes com o Regularidade.
Até poucos anos atrás, quem queria competir de moto off-road, tinha 3 possibilidades bem distintas aqui em nossa região: Motocross, Velocross ou Enduro de Regularidade. Sendo assim, quem vinha das trilhas para as competições tinha apenas a opção do Enduro de Regularidade. Hoje existem outras opções, que certamente estão dividindo o bolo: Trilhões, Enduro FIM e Cross Country. Isso pq o Rally ainda não tomou suas proporções por aqui. Sempre há quem faça duas e até três modalidades e campeonatos ao mesmo tempo, mas chega uma hora que é preciso se decidir por uma delas, pois hoje em dia, existem muitas competições e não há família e dinheiro que aguentem.
- Trilhões:
Quer uma modalidade mais "fácil" de se iniciar no off-road do que essa?
Não precisa ser filiado;
Não precisa ter equipamento algum, nem de segurança;
Não precisa ser regrado, pois não há regras;
Não faz diferença se vc tem uma KTM ou uma CG c/ pneu biscoito;
Não há nada, nem ninguém te medindo (...prá vc, quem passou melhor naquela trilha foi vc mesmo);
Vc paga uma inscrição barata, pois não tem alvará, não tem apuração, não tem troféu, não tem UTI móvel e ainda ganha um churrasco (ou um quase-churrasco) e concorre a uma moto (ou uma quase-moto).
Na verdade é uma trilha (que vc nem precisaria pagar p/ fazer, pq não tem custos), onde vc compra uma rifa prá concorrer a uma moto que vc tá pagando e ainda sobra algum para o organizador que quer correr o risco de ter um processo nas costas qualquer hora dessas que alguém sofrer um acidente realmente grave nestes eventos, pois é uma modalidade que, com raras exceções, não tem amparo legal nenhum e os próprios organizadores não sabem os riscos que estão correndo..
- Enduro FIM:
Muito mais regrado do que o trilhão, mas tbm, muito mais simples do que o Regularidade.
Só o fato de não precisar equipamento de navegação e fazer o roteiro simplesmente seguindo placas e bampings, isso já é um enorme facilitador ao Enduro FIM ser uma modalidade de entrada aos que estão começando ou que não se dão bem em pilotar e navegar ao mesmo tempo.
Esta modalidade veio prá ficar, pois é regrada mundialmente e é uma competição mais fácil de organizar e de um custo de investimento inicial mais baixo para os pilotos.
Até pouco tempo em nossa região, o Enduro FIM não tinha pilotos específicos de FIM. Esta modalidade veio arrecadando adeptos de outras modalidades como o velocross e o Regularidade. Nós temos muitos exemplos disso bem perto de nós, em nossas equipes e até mesmo no nosso convívio semanal de trilhas.
- Cross Country:
Esta modalidade está bem no meio do caminho entre as trilhas e as pistas e tbm ainda não tem formados seus pilotos específicos, ou seja, ou eles vem do MotoCross, do velocross ou das trilhas e poderiam tbm ser pilotos potenciais do Regularidade.
3º) Investimento financeiro.
Não é que estejamos em tempos de vacas magras, não acredito exatamente nisso, mas como já havia comentado anteriormente, não há quem agüente bancar os custos de fazer prova todo final de semana. Há alguns anos atrás, tínhamos 6 provas da Copa TCC de Regularidade e não tínhamos uma Copa de FIM, mas sim, duas ou três provas de FIM no ano. Ou seja, o piloto podia participar de ambas as modalidades, afinal, prá quem não saía de Curitiba, se participasse de todas as 9 provas de Regularidade e FIM do TCC, seria menos de uma prova por mês. Hoje, quem quer participar só das duas Copas do TCC, tem que estar preparado para 15 ou 16 eventos, sem contar os 2 cursinhos. Nada fácil para uma categoria de base que ainda não se decidiu pelo seu hobby e não quer investir muito.
Dito isso, precisamos tomar decisões já p/ 2014. Ajude-nos a tornar o Enduro de Regularidade mais atrativo aos olhos de que está começando no esporte. Mais do que nunca, a opinião dos pilotos das categorias de base, novatos, estreantes, Trail Turismos e trilheiros é muito importante, pois precisamos identificar as dificuldades e só quem as presencia, pode nos esclarecer.
Temos ciência que virão muitas idéias que já experimentamos anteriormente e que não estão em vigor, justamente porque não deram certo ou surtiram efeito diferente do esperado, por isso, antecipadamente, já nos desculpamos se por ventura parecermos contrariar as novas idéias, mas tenham certeza que todas serão bem vindas e contra-argumentadas, baseando-nos em fatos passados.
Vida longa ao Enduro de Regularidade!
Neste último ano, temos presenciado uma diminuição no número de participantes nos enduros de regularidade. Há meses, os gestores, equipes organizadoras, colaboradores e pilotos que comparecem às reuniões de terça-feira no TCC, vêm discutindo as razões disso. Chegamos a algumas conclusões que são naturais, mas não podemos nos acomodar. Precisamos tornar o enduro de regularidade mais atrativo p/ quem está começando no off-road e estamos abrindo este espaço para debatermos algumas ações, já que 100% das pessoas que estão lendo este tópico agora, são adeptos a este nosso esporte e se interessam em que ele melhore cada vez mais. Precisamos da ajuda de todos.
Abaixo, listamos alguns itens que concluímos ter influenciado na diminuição dos adeptos ao Regularidade, cada um tendo a sua parcela de culpa:
1º) O Regularidade é um esporte que demanda muita aplicação extra-moto.
No enduro de regularidade, não basta apenas saber andar de moto, ele é um esporte que agrega muitos detalhes e, compulsoriamente, em cada prova, o piloto aprende algo mais sobre ele. Além de uma pilotagem técnica que é necessário p/ ultrapassar todo o tipo de terreno e obstáculo, o Regularidade exige raciocínio, tomar decisões rápidas, ter noção de tempo e espaço, traçar estratégias, conhecer regulamento, dominar o equipamento de navegação, preparar a planilha, estudá-la e etc. Talvez por isso ele seja tão apaixonante para alguns e também, certamente por isso, é possível praticar o enduro de regularidade por muito mais tempo. Mas o fato é que ele não é tão interessante aos garotos ou àqueles que estão começando, pois há outras opções de modalidades menos "trabalhosas".
2º) Modalidades concorrentes com o Regularidade.
Até poucos anos atrás, quem queria competir de moto off-road, tinha 3 possibilidades bem distintas aqui em nossa região: Motocross, Velocross ou Enduro de Regularidade. Sendo assim, quem vinha das trilhas para as competições tinha apenas a opção do Enduro de Regularidade. Hoje existem outras opções, que certamente estão dividindo o bolo: Trilhões, Enduro FIM e Cross Country. Isso pq o Rally ainda não tomou suas proporções por aqui. Sempre há quem faça duas e até três modalidades e campeonatos ao mesmo tempo, mas chega uma hora que é preciso se decidir por uma delas, pois hoje em dia, existem muitas competições e não há família e dinheiro que aguentem.
- Trilhões:
Quer uma modalidade mais "fácil" de se iniciar no off-road do que essa?
Não precisa ser filiado;
Não precisa ter equipamento algum, nem de segurança;
Não precisa ser regrado, pois não há regras;
Não faz diferença se vc tem uma KTM ou uma CG c/ pneu biscoito;
Não há nada, nem ninguém te medindo (...prá vc, quem passou melhor naquela trilha foi vc mesmo);
Vc paga uma inscrição barata, pois não tem alvará, não tem apuração, não tem troféu, não tem UTI móvel e ainda ganha um churrasco (ou um quase-churrasco) e concorre a uma moto (ou uma quase-moto).
Na verdade é uma trilha (que vc nem precisaria pagar p/ fazer, pq não tem custos), onde vc compra uma rifa prá concorrer a uma moto que vc tá pagando e ainda sobra algum para o organizador que quer correr o risco de ter um processo nas costas qualquer hora dessas que alguém sofrer um acidente realmente grave nestes eventos, pois é uma modalidade que, com raras exceções, não tem amparo legal nenhum e os próprios organizadores não sabem os riscos que estão correndo..
- Enduro FIM:
Muito mais regrado do que o trilhão, mas tbm, muito mais simples do que o Regularidade.
Só o fato de não precisar equipamento de navegação e fazer o roteiro simplesmente seguindo placas e bampings, isso já é um enorme facilitador ao Enduro FIM ser uma modalidade de entrada aos que estão começando ou que não se dão bem em pilotar e navegar ao mesmo tempo.
Esta modalidade veio prá ficar, pois é regrada mundialmente e é uma competição mais fácil de organizar e de um custo de investimento inicial mais baixo para os pilotos.
Até pouco tempo em nossa região, o Enduro FIM não tinha pilotos específicos de FIM. Esta modalidade veio arrecadando adeptos de outras modalidades como o velocross e o Regularidade. Nós temos muitos exemplos disso bem perto de nós, em nossas equipes e até mesmo no nosso convívio semanal de trilhas.
- Cross Country:
Esta modalidade está bem no meio do caminho entre as trilhas e as pistas e tbm ainda não tem formados seus pilotos específicos, ou seja, ou eles vem do MotoCross, do velocross ou das trilhas e poderiam tbm ser pilotos potenciais do Regularidade.
3º) Investimento financeiro.
Não é que estejamos em tempos de vacas magras, não acredito exatamente nisso, mas como já havia comentado anteriormente, não há quem agüente bancar os custos de fazer prova todo final de semana. Há alguns anos atrás, tínhamos 6 provas da Copa TCC de Regularidade e não tínhamos uma Copa de FIM, mas sim, duas ou três provas de FIM no ano. Ou seja, o piloto podia participar de ambas as modalidades, afinal, prá quem não saía de Curitiba, se participasse de todas as 9 provas de Regularidade e FIM do TCC, seria menos de uma prova por mês. Hoje, quem quer participar só das duas Copas do TCC, tem que estar preparado para 15 ou 16 eventos, sem contar os 2 cursinhos. Nada fácil para uma categoria de base que ainda não se decidiu pelo seu hobby e não quer investir muito.
Dito isso, precisamos tomar decisões já p/ 2014. Ajude-nos a tornar o Enduro de Regularidade mais atrativo aos olhos de que está começando no esporte. Mais do que nunca, a opinião dos pilotos das categorias de base, novatos, estreantes, Trail Turismos e trilheiros é muito importante, pois precisamos identificar as dificuldades e só quem as presencia, pode nos esclarecer.
Temos ciência que virão muitas idéias que já experimentamos anteriormente e que não estão em vigor, justamente porque não deram certo ou surtiram efeito diferente do esperado, por isso, antecipadamente, já nos desculpamos se por ventura parecermos contrariar as novas idéias, mas tenham certeza que todas serão bem vindas e contra-argumentadas, baseando-nos em fatos passados.
Vida longa ao Enduro de Regularidade!
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
Re: Vida longa ao ENDURO de REGULARIDADE! Deixe sua sugestão
Primeiramente gostaria de elogiar esta iniciativa de discutirmos(dar opiniões) pelo forun pois a grande maioria não frequenta as reuniões e não sabem como eu como funciona o TCC nas diversas atividades e as vezes criticamos sem saber. Tenho diversas duvidas e ao longo deste debates e opiniões vou poder tirar minhas duvidas e também tentar ajudar
.Como um administrador de empresas e vendo que o TCC é uma entidade sem fins lucrativos pergunto :Enque o Tcc já ajuda e poderia ajudar financeiramente e fisicamente as equipes que organizam as provas?( Pessoal não estou criticando nem criando polemica mas para começarmos a sugerir sugestões para que aja interesse de equipes que não organizam provas possa saber o que o TCC faz )

Re: Vida longa ao ENDURO de REGULARIDADE! Deixe sua sugestão
Sugestão: Uso de equipamentos aferível para a Trail Turismo com ou sem programação.
Divulgação das provas em locais que reunem trilheiros , oficinas off , trilhoes, etc
Custo menor para os iniciantes na Trail Tur
Divulgação das provas em locais que reunem trilheiros , oficinas off , trilhoes, etc
Custo menor para os iniciantes na Trail Tur
Re: Vida longa ao ENDURO de REGULARIDADE! Deixe sua sugestão
Mais uma ... por hoje é só prometo!!!!!
O TCC poderia comprar os equipamentos de GPS para diminuir no valor das inscriçoes
Meus amigos é só sugestões
O TCC poderia comprar os equipamentos de GPS para diminuir no valor das inscriçoes

Meus amigos é só sugestões

- Cassius
- Site Admin
- Posts: 4236
- Joined: 29 Jul 2004, Thu, 12:52
- Regularidade: Sim
- FIM: Sim
- XC: Não
- MX: Não
- Trilhas: Sim
Re: Vida longa ao ENDURO de REGULARIDADE! Deixe sua sugestão
Ótima pergunta, Cezar!cezar wrote:Primeiramente gostaria de elogiar esta iniciativa de discutirmos(dar opiniões) pelo forun pois a grande maioria não frequenta as reuniões e não sabem como eu como funciona o TCC nas diversas atividades e as vezes criticamos sem saber. Tenho diversas duvidas e ao longo deste debates e opiniões vou poder tirar minhas duvidas e também tentar ajudar.Como um administrador de empresas e vendo que o TCC é uma entidade sem fins lucrativos pergunto :Enque o Tcc já ajuda e poderia ajudar financeiramente e fisicamente as equipes que organizam as provas?( Pessoal não estou criticando nem criando polemica mas para começarmos a sugerir sugestões para que aja interesse de equipes que não organizam provas possa saber o que o TCC faz )
Não posso responder agora pq estou saindo e isso vai ser outro jornal...haha, mas amanhã é certo.
Até amanhã.
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
Re: Vida longa ao ENDURO de REGULARIDADE! Deixe sua sugestão
Bom vou dar minha opinião curta e grossa.
converso com inúmeros pilotos no dia a dia, inclusive muitos que já pararam de andar nas provas de regularidade este ano e já me comunicaram que ano que vem não tem intenção de andar assim como pais que não querem mais que seus filhos andem nas provas....
motivo que identifiquei?!?!?!?!?! Reclamações mais ouvidas?!?!?!?!
MEDIAS INCRUMPRIVEIS PARA A MAIORIA DOS PILOTOS, TORNANDO O ESPORTE DE ALTO RISCO, POR ISTO QUE DESANIMAM...
quero deixar bem claro, que é o que eu identifiquem com as pessoas quais eu conversei. (inclusive somente no Italama encontrei 6 "ex" pilotos de enduro que estavam no evento e me falaram exatamente isto...
espero ter ajudado
converso com inúmeros pilotos no dia a dia, inclusive muitos que já pararam de andar nas provas de regularidade este ano e já me comunicaram que ano que vem não tem intenção de andar assim como pais que não querem mais que seus filhos andem nas provas....
motivo que identifiquei?!?!?!?!?! Reclamações mais ouvidas?!?!?!?!
MEDIAS INCRUMPRIVEIS PARA A MAIORIA DOS PILOTOS, TORNANDO O ESPORTE DE ALTO RISCO, POR ISTO QUE DESANIMAM...
quero deixar bem claro, que é o que eu identifiquem com as pessoas quais eu conversei. (inclusive somente no Italama encontrei 6 "ex" pilotos de enduro que estavam no evento e me falaram exatamente isto...
espero ter ajudado
C. TULIO
SENIOR - CRF 250X...
Piratrilhas Race Team
SENIOR - CRF 250X...
Piratrilhas Race Team
-
- ... + de 100 mensagens
- Posts: 103
- Joined: 30 Jul 2010, Fri, 16:08
Re: Vida longa ao ENDURO de REGULARIDADE! Deixe sua sugestão
Muito legal este espaço para colocarmos nossas opiniões. Concordo com o Cirano! Se eh para fazer um enduro fim com planilha, melhor fazer sem ela que fica bem menos arriscado...
Deixo como ideia a criação de uma "pesquisa de satisfação" dos pilotos após as provas. Sem se identificar e com opções como "a prova estava boa, eu q preciso melhorar condicionamento físico" ou "não gostei pois tive q desatolar a moto 350 vezes".
Jah participei de organização de provas e sei q no fórum aberto as pessoas se sentem acanhadas de falar o que realmente pensam sobre a prova para não menosprezar o trabalho do organizador.
Deixo como ideia a criação de uma "pesquisa de satisfação" dos pilotos após as provas. Sem se identificar e com opções como "a prova estava boa, eu q preciso melhorar condicionamento físico" ou "não gostei pois tive q desatolar a moto 350 vezes".
Jah participei de organização de provas e sei q no fórum aberto as pessoas se sentem acanhadas de falar o que realmente pensam sobre a prova para não menosprezar o trabalho do organizador.
- Rodrigo
- Site Admin
- Posts: 1243
- Joined: 28 Jul 2004, Wed, 18:54
- Regularidade: Sim
- FIM: Sim
- XC: Não
- MX: Não
- Trilhas: Sim
- Location: Curitiba
- Contact:
Re: Vida longa ao ENDURO de REGULARIDADE! Deixe sua sugestão
Já que existe todo o trabalho "extra prova" vamos tornar um pouco mais fácil para o piloto:
Inscrição com desconto até quinta, bom pra equipe e pro piloto porque ele terá mais tempo de se inscrever e pegar planilha de uma vez só.
Inscrição na loja obrigatório apenas pra quem é de Curitiba, todos trabalham, tem seus compromissos, sacanagem o cara ter que vir lá de Almirante, Piraquara, Campo Largo por ex. só pra isso, acho que atrapalha. A perda pra loja será mínima.
Se formos investir na TT criação obrigatória da média D e inscrição mais barata DESDE QUE consigamos enxugar alguns custos (ex. abaixo).
Eu sou a favor de invés de 10 troféus fazer 5 troféus e 10 medalhas, diminui a pressão do custo pra equipe/pilotos e aumenta o nr. de pilotos que serão chamados e premiados. Pode não ser troféu mas mesmo assim é motivo de satisfação e orgulho pro piloto.
Vamos procurar um ou mais velocímetro de bike que seja bom e barato, possível de usar pra indicar pra quem está começando e divulgar que o custo é baixo. Tentar fazer um roadbook baratinho também. "Kit navegação TCC: R$ ???"
Lógico, nenhuma idéia sozinha é solução, mas sempre tem o que melhorar.
Putz na verdade tá difícil dar idéia, nada disso me impediu de não faltar uma prova desde que comecei, fazem 10 anos
O que as vezes me deixa com preguiça é essa parte "burocrática" mesmo, as provas em si pra mim estão todas excelentes, talvez diminuiria um pouco as médias
Esse tal de PC por gps deixou a gente preguiçoso pra fazer PC inteligente
Inscrição com desconto até quinta, bom pra equipe e pro piloto porque ele terá mais tempo de se inscrever e pegar planilha de uma vez só.
Inscrição na loja obrigatório apenas pra quem é de Curitiba, todos trabalham, tem seus compromissos, sacanagem o cara ter que vir lá de Almirante, Piraquara, Campo Largo por ex. só pra isso, acho que atrapalha. A perda pra loja será mínima.
Se formos investir na TT criação obrigatória da média D e inscrição mais barata DESDE QUE consigamos enxugar alguns custos (ex. abaixo).
Eu sou a favor de invés de 10 troféus fazer 5 troféus e 10 medalhas, diminui a pressão do custo pra equipe/pilotos e aumenta o nr. de pilotos que serão chamados e premiados. Pode não ser troféu mas mesmo assim é motivo de satisfação e orgulho pro piloto.
Vamos procurar um ou mais velocímetro de bike que seja bom e barato, possível de usar pra indicar pra quem está começando e divulgar que o custo é baixo. Tentar fazer um roadbook baratinho também. "Kit navegação TCC: R$ ???"
Lógico, nenhuma idéia sozinha é solução, mas sempre tem o que melhorar.
Putz na verdade tá difícil dar idéia, nada disso me impediu de não faltar uma prova desde que comecei, fazem 10 anos
O que as vezes me deixa com preguiça é essa parte "burocrática" mesmo, as provas em si pra mim estão todas excelentes, talvez diminuiria um pouco as médias
Esse tal de PC por gps deixou a gente preguiçoso pra fazer PC inteligente
Equipe Piratrilhas
Campeão Sênior Copa TCC 2011
Digibyte Sistemas de Folha de Pagamento, Contabilidade e Fiscal
Campeão Sênior Copa TCC 2011
Digibyte Sistemas de Folha de Pagamento, Contabilidade e Fiscal
-
- ... + de 200 mensagens
- Posts: 292
- Joined: 22 Jun 2006, Thu, 11:14
Re: Vida longa ao ENDURO de REGULARIDADE! Deixe sua sugestão
Prezados
Adoro o enduro...mas sendo sincero...gostava mais no passado, hoje estamos dando cacete nas motos... não temos mais desafios, o desafio é acelerar...
Lembro do meu primeiro Independencia em 2006, morro, parede, tronco de arvore...necessidade de ajuda do piloto logo atras de mim, companheirismo, perder muitos pontos... e daí... ??? vamos nos divertir...segunda tenho que trabalhar como muitos aqui...
Sou adepto dos desafios...dos sufocos...da necessidade do companheirismo, me ajude que te ajudo...
Vamos parar de apostar corrida (minha visão), as vezes umas acelerardas, mas vamos parar de correr riscos...já não temos mais 18 anos...
Adoro o enduro...mas sendo sincero...gostava mais no passado, hoje estamos dando cacete nas motos... não temos mais desafios, o desafio é acelerar...
Lembro do meu primeiro Independencia em 2006, morro, parede, tronco de arvore...necessidade de ajuda do piloto logo atras de mim, companheirismo, perder muitos pontos... e daí... ??? vamos nos divertir...segunda tenho que trabalhar como muitos aqui...
Sou adepto dos desafios...dos sufocos...da necessidade do companheirismo, me ajude que te ajudo...
Vamos parar de apostar corrida (minha visão), as vezes umas acelerardas, mas vamos parar de correr riscos...já não temos mais 18 anos...
Re: Vida longa ao ENDURO de REGULARIDADE! Deixe sua sugestão
...
Last edited by jtoledo on 30 Nov 2013, Sat, 9:54, edited 1 time in total.
-
- ... + de 300 mensagens
- Posts: 337
- Joined: 28 Jun 2006, Wed, 12:51
Re: Vida longa ao ENDURO de REGULARIDADE! Deixe sua sugestão
Enquanto alguns pilotos levarem este debate para o lado pessoal, se ajudaram ou não, se foram organizadores ou não, se foram criticados ou não, se transpõem determinados obstáculos ou não, se sobem ou não, se descem ou não, se são recriminados ou não, se podem falar ou não,....não vamos chegar a lugar nenhum, ....ao invés de reclamar do passado devemos postar sugestões de melhorias, enquanto ficar remoendo o passado não daremos o passo necessário para o futuro! VIDA LONGA AOS EDURISTAS.. penso que apesar da competição que o esporte exige antes de tudo somos todos amigos e um grande família, e em toda família tem um irmão que fala que o outro irmão é o preferido, o que muitas vezes não é verdade....sugestões povo,,,, se tiver que reclamar vamos abrir outro tópico "lavagem de roupa suja!"
Last edited by PEDRO/PIRATRILHA on 30 Nov 2013, Sat, 0:39, edited 1 time in total.
-
- ... + de 200 mensagens
- Posts: 287
- Joined: 22 Oct 2008, Wed, 14:09
- Regularidade: Sim
- FIM: Sim
- XC: Não
- MX: Não
- Trilhas: Sim
- Location: Curitiba
Re: Vida longa ao ENDURO de REGULARIDADE! Deixe sua sugestão
Muito bacana este debate, este é o caminho, mas vamos lá........
Em relação ao modelo de prova ideal, na minha opinião será muito difícil chegar em um denominador comum, pois oq é rápido para mim, pode ser lento para outro, oq é travado para mim pode ser tranquilo para outros, mas tb acho que as médias estão meio altas.....
Outra coisa que tenho percebido qdo falo em ENDURO DE REGULARIDADE para pilotos iniciantes, é um total desconhecimento e um pouco místico esta arte de andar de moto e olhar para planilha, nem sequer querem saber como se faz, mas o pq não querem começar???? Ai vem algumas questões que Cassius já citou: custo, tempo, etc.... Agora vem minha sugestão para tentar incentivar novos pilotos a começarem no ENDURO DE REGULARIDADE!!!!
Poderiamos "garimpar" alguns equipamentos de navegação usados (r2, toten, compas, velocimetro de bike, etc), montar na moto de algum piloto que queira ver como é, e sairia fazer um trajeto simples (prova do cursinho) junto com um piloto que já tenha uma experiência que possa tirar duvidas e ensinar a navegar de foma individual, após este "teste drive", tira o equipamento e monta para outro piloto(em outra data eh claro)....
Problemas e soluções:
1- Da onde arrumar estes equipamentos???
Conto com a doação destes equipamentos de pilotos, lojas, enfim quem quiser, para o TCC (pois se o cara gostar vai querer comprar tudo novinho, dai as lojas lucram)
2- Quem iria montar estes equipamentos???
Falei com a oficina Triplo X, sempre parceira dos pilotos em todas modalidades e se disponibilizaram a fazer este trabalho.
3- Quando iria ser????
Penso em uma vez por mês, num sábado saindo da Orma por exemplo, mas é uma questão de combinar.
4- Quem iria fazer????
Pilotos mais experientes, com boa vontade que tem interesse de ver o ENDURO DE REGULARIDADE crescer, ensinar a pilotos que queiram aprender e que também tem interesse de ver o ENDURO DE REGULARIDADE crescer!!
5- Será que dá certo????
Realmente não sei, mas na metade deste ano mais ou menos, fiz exatamente isso com o piloto Eder Bueno, hj já faz prova sozinho, comprou os equipamentos e na ultima prova em Itapoa, fez um Honroso sétimo lugar!!!
Abraço a todos, e vamos dar sugestões!!!!
Em relação ao modelo de prova ideal, na minha opinião será muito difícil chegar em um denominador comum, pois oq é rápido para mim, pode ser lento para outro, oq é travado para mim pode ser tranquilo para outros, mas tb acho que as médias estão meio altas.....
Outra coisa que tenho percebido qdo falo em ENDURO DE REGULARIDADE para pilotos iniciantes, é um total desconhecimento e um pouco místico esta arte de andar de moto e olhar para planilha, nem sequer querem saber como se faz, mas o pq não querem começar???? Ai vem algumas questões que Cassius já citou: custo, tempo, etc.... Agora vem minha sugestão para tentar incentivar novos pilotos a começarem no ENDURO DE REGULARIDADE!!!!
Poderiamos "garimpar" alguns equipamentos de navegação usados (r2, toten, compas, velocimetro de bike, etc), montar na moto de algum piloto que queira ver como é, e sairia fazer um trajeto simples (prova do cursinho) junto com um piloto que já tenha uma experiência que possa tirar duvidas e ensinar a navegar de foma individual, após este "teste drive", tira o equipamento e monta para outro piloto(em outra data eh claro)....
Problemas e soluções:
1- Da onde arrumar estes equipamentos???
Conto com a doação destes equipamentos de pilotos, lojas, enfim quem quiser, para o TCC (pois se o cara gostar vai querer comprar tudo novinho, dai as lojas lucram)
2- Quem iria montar estes equipamentos???
Falei com a oficina Triplo X, sempre parceira dos pilotos em todas modalidades e se disponibilizaram a fazer este trabalho.
3- Quando iria ser????
Penso em uma vez por mês, num sábado saindo da Orma por exemplo, mas é uma questão de combinar.
4- Quem iria fazer????
Pilotos mais experientes, com boa vontade que tem interesse de ver o ENDURO DE REGULARIDADE crescer, ensinar a pilotos que queiram aprender e que também tem interesse de ver o ENDURO DE REGULARIDADE crescer!!
5- Será que dá certo????
Realmente não sei, mas na metade deste ano mais ou menos, fiz exatamente isso com o piloto Eder Bueno, hj já faz prova sozinho, comprou os equipamentos e na ultima prova em Itapoa, fez um Honroso sétimo lugar!!!
Abraço a todos, e vamos dar sugestões!!!!
Last edited by junior1978jr on 30 Nov 2013, Sat, 1:28, edited 1 time in total.
Junior Telesforo
(41) 8437-5086
(41) 9813-7695
(41) 8437-5086
(41) 9813-7695
-
- ... + de 300 mensagens
- Posts: 337
- Joined: 28 Jun 2006, Wed, 12:51
Re: Vida longa ao ENDURO de REGULARIDADE! Deixe sua sugestão
LEGAL! GOSTEI, quando comecei a poucos anos atrás também senti esta dificuldade, também comecei meio na cara e na coragem!junior1978jr wrote:Muito bacana este debate, este é o caminho, mas vamos lá........
Em relação ao modelo de prova ideal, na minha opinião será muito difícil chegar em um denominador comum, pois oq é rápido para mim, pode ser lento para outro, oq é travado para mim pode ser tranquilo para outros, mas tb acho que as médias estão meio altas.....
Outra coisa que tenho percebido qdo falo em ENDURO DE REGULARIDADE para pilotos iniciantes, é um total desconhecimento e um pouco místico esta arte de andar de moto e olhar para planilha, nem sequer querem saber como se faz, mas o pq não querem começar???? Ai vem algumas questões que Cassius já citou: custo, tempo, etc.... Agora vem minha sugestão para tentar incentivar novos pilotos a começarem no ENDURO DE REGULARIDADE!!!!
Poderiamos "garimpar" alguns equipamentos de navegação usados (r2, toten, compas, velocimetro de bike, etc), montar na moto de algum piloto que queira ver como é, e sairia fazer um trajeto simples (prova do cursinho) junto com um piloto que já tenha uma experiência que possa tirar duvidas e ensinar a navegar de foma individual, após este "teste drive", tira o equipamento e monta para outro piloto(em outra data eh claro)....
Problemas e soluções:
1- Da onde arrumar estes equipamentos???
Conto com a doação destes equipamentos de pilotos, lojas, enfim quem quiser, pata o TCC (pois se o cara gostar vai querer comprar tudo novinho, dai as lojas lucram)
2- Quem iria montar estes equipamentos???
Falei com a oficina Triplo X, sempre parceira dos pilotos em todas modalidades e se disponibilizaram a fazer este trabalho.
3- Quando iria ser????
Penso em uma vez por mês, num sábado saindo da Orma por exemplo, mas é uma questão de combinar.
4- Quem iria fazer????
Pilotos mais experientes, com boa vontade que tem interesse de ver o ENDURO DE REGULARIDADE crescer, ensinar a pilotos que queiram aprender e que também tem interesse de ver o ENDURO DE REGULARIDADE crescer!!
5- Será que dá certo????
Realmente não sei, mas na metade deste ano mais ou menos, fiz exatamente isso com o piloto Eder Bueno, hj já faz prova sozinho, comprou os equipamentos e na ultima prova em Itapoa, fez um Honroso sétimo lugar!!!
Abraço a todos, e vamos dar sugestões!!!!
Re: Vida longa ao ENDURO de REGULARIDADE! Deixe sua sugestão
........
Last edited by jtoledo on 30 Nov 2013, Sat, 9:58, edited 1 time in total.
- LucP
- ... + de 300 mensagens
- Posts: 472
- Joined: 21 Jan 2011, Fri, 11:32
- Regularidade: Sim
- FIM: Sim
- XC: Não
- MX: Não
- Trilhas: Sim
Re: Vida longa ao ENDURO de REGULARIDADE! Deixe sua sugestão
hmmmm... complexo isso hein?
Já que perguntaram, lá vai:
E se fosse feito um cursinho diferente em 2014? Tipo, no sábado um teórico como é feito hoje e no domingo cedo, uma volta no trajeto, com todos os pilotos "aprendizes" + uns 4 ou 5 pilotos tochas... devagar... parando e explicando a planilha... num trecho pequeno... só pros caras entenderem na prática como funciona.
Como o cursinho geralmente é curto, larga a provinha depois do almoço... cada um por si e Deus por todos...
OU SEJA: um cursinho mesmo! Seria a mesma ideia do Junior, mas ao meu ver, mais viável e menos trabalhosa.
Não acho que a criação de uma média a mais resolva alguma coisa... Por exemplo: E no Jurão? Como faz? Larga duplas na média C, TT na D e Novatos na C de novo?
Vai ter que se calcular um tempo maior entre TT e Novatos e mesmo assim, a Novatos vai encostar no meio da prova... e vai ter que passar!
Outra: nas provas normais teria que inverter e fazer TT largar por último, e, aumentaria ainda mais o tempo de prova! (teríamos o Brasileiro com 12 horas e o Madrugada terminando perto do Faustão! ahahahahah)
Acho que se no experimental da prova andasse alguém "menos-tocha" tb, daria pra avaliar melhor a média B e C... Caberá ao diretor de prova avaliar o resultado do experimental pra ver se realmente bate com o que ele acha das médias.
A abertura do ciclocomputador no regulamento acho que seja um ponto positivo. Já é um parto achar quebra-queixo pra comprar... E Finder é relativamente caro pra usar, teoricamente, por um ano só. Ciclocomputador acha em qualquer padaria e é barato.
MAS como nem tudo são flores, imagino que essas alternativas sejam mais pra MANTER o piloto na trail e assim, fazer com que ele queira "fazer carreira" no enduro...
De começo, o principal problema que vejo no regularidade, em relação ao FIM por exemplo, é realmente o custo inicial da brincadeira... R2/Corona+odômetro é caro pra começar! Custos que vc não tem no FIM... logo...
Idéias:
Cassius, há uma estimativa de quantos pilotos realmente novos resolvem andar no regularidade por ano?
Tipo, temos como saber isso?
A R2 tem os equipamentos usados lá, certo? Todos, pelo que sei, são revisados e recolocados a venda.
SE a R2 quisesse meio que patrocinar o TCC e concedesse um desconto legal nesses equipamentos pra quem REALMENTE está começando, comprovando-se de alguma maneira, talvez ficasse mais viável pro cara começar.
outro ponto que vejo é que, pelo menos imagino na grande maioria, todos os pilotos que entram pro enduro, entram por influencia de alguém.
Em geral, a galera das equipes. Cabe a esses também o incentivo pra que continuem nas provas. Esse incentivo vai ser mais moral, óbvio, mas é um incentivo fundamental.
Baixar as médias tb acho complicado... mesmo que seja praticamente impossível pra grande maioria andar na média hoje em dia, pros que conseguem, as provas vão se tornar meio chatas. (rezo a Deus para que um dia eu consiga me enquadrar nesse seleto grupo...).
MAS, baixar um pouquinho faria com que mais gente andasse dentro dela e aumentaria a segurança na prova... pensando no "grupo", seriam provas mais eficientes e talvez, mais inteligentes, em que a diferença de pontos seriam menores e consequentemente, aumentaria a competitividade no campeonato geral. Com a média sendo menos problema, a navegação faria mais a diferença. Aí entram as mentes brilhantes dos diretores de roteiro. Vai dar ainda mais trabalho na organização, mas acho que vai fazer com que o campeonato seja mais divertido...
Quanto ao companheirismo que alguns falaram ali em cima, ACHO que se falta, posso dizer que deve ser nas categorias lá de cima... não na TT.
A galera da TT se ajuda um monte nas provas! principalmente pq a maioria ainda anda/navega tudo a mesma coisa, ou seja, mal. Então, vale mais a pena fazer uma boa amizade do que ganhar uns minutos lá na frente... pelo menos comigo foi assim. Sempre ajudei e sempre fui ajudado. E ganhei vários amigos com isso...
e vamos debatendo...

Já que perguntaram, lá vai:
E se fosse feito um cursinho diferente em 2014? Tipo, no sábado um teórico como é feito hoje e no domingo cedo, uma volta no trajeto, com todos os pilotos "aprendizes" + uns 4 ou 5 pilotos tochas... devagar... parando e explicando a planilha... num trecho pequeno... só pros caras entenderem na prática como funciona.
Como o cursinho geralmente é curto, larga a provinha depois do almoço... cada um por si e Deus por todos...
OU SEJA: um cursinho mesmo! Seria a mesma ideia do Junior, mas ao meu ver, mais viável e menos trabalhosa.
Não acho que a criação de uma média a mais resolva alguma coisa... Por exemplo: E no Jurão? Como faz? Larga duplas na média C, TT na D e Novatos na C de novo?
Vai ter que se calcular um tempo maior entre TT e Novatos e mesmo assim, a Novatos vai encostar no meio da prova... e vai ter que passar!
Outra: nas provas normais teria que inverter e fazer TT largar por último, e, aumentaria ainda mais o tempo de prova! (teríamos o Brasileiro com 12 horas e o Madrugada terminando perto do Faustão! ahahahahah)
Acho que se no experimental da prova andasse alguém "menos-tocha" tb, daria pra avaliar melhor a média B e C... Caberá ao diretor de prova avaliar o resultado do experimental pra ver se realmente bate com o que ele acha das médias.
A abertura do ciclocomputador no regulamento acho que seja um ponto positivo. Já é um parto achar quebra-queixo pra comprar... E Finder é relativamente caro pra usar, teoricamente, por um ano só. Ciclocomputador acha em qualquer padaria e é barato.
MAS como nem tudo são flores, imagino que essas alternativas sejam mais pra MANTER o piloto na trail e assim, fazer com que ele queira "fazer carreira" no enduro...
De começo, o principal problema que vejo no regularidade, em relação ao FIM por exemplo, é realmente o custo inicial da brincadeira... R2/Corona+odômetro é caro pra começar! Custos que vc não tem no FIM... logo...
Idéias:
Cassius, há uma estimativa de quantos pilotos realmente novos resolvem andar no regularidade por ano?
Tipo, temos como saber isso?
A R2 tem os equipamentos usados lá, certo? Todos, pelo que sei, são revisados e recolocados a venda.
SE a R2 quisesse meio que patrocinar o TCC e concedesse um desconto legal nesses equipamentos pra quem REALMENTE está começando, comprovando-se de alguma maneira, talvez ficasse mais viável pro cara começar.
outro ponto que vejo é que, pelo menos imagino na grande maioria, todos os pilotos que entram pro enduro, entram por influencia de alguém.
Em geral, a galera das equipes. Cabe a esses também o incentivo pra que continuem nas provas. Esse incentivo vai ser mais moral, óbvio, mas é um incentivo fundamental.
Baixar as médias tb acho complicado... mesmo que seja praticamente impossível pra grande maioria andar na média hoje em dia, pros que conseguem, as provas vão se tornar meio chatas. (rezo a Deus para que um dia eu consiga me enquadrar nesse seleto grupo...).
MAS, baixar um pouquinho faria com que mais gente andasse dentro dela e aumentaria a segurança na prova... pensando no "grupo", seriam provas mais eficientes e talvez, mais inteligentes, em que a diferença de pontos seriam menores e consequentemente, aumentaria a competitividade no campeonato geral. Com a média sendo menos problema, a navegação faria mais a diferença. Aí entram as mentes brilhantes dos diretores de roteiro. Vai dar ainda mais trabalho na organização, mas acho que vai fazer com que o campeonato seja mais divertido...
Quanto ao companheirismo que alguns falaram ali em cima, ACHO que se falta, posso dizer que deve ser nas categorias lá de cima... não na TT.
A galera da TT se ajuda um monte nas provas! principalmente pq a maioria ainda anda/navega tudo a mesma coisa, ou seja, mal. Então, vale mais a pena fazer uma boa amizade do que ganhar uns minutos lá na frente... pelo menos comigo foi assim. Sempre ajudei e sempre fui ajudado. E ganhei vários amigos com isso...
e vamos debatendo...

Luciano Paz
Enduro de Regularidade
Enduro de Regularidade