Categorias do Enduro FIM para 2014

Espaço para troca de mensagens entre pilotos, trilheiros e visitantes. Enduro de Regularidade, Cross Country, Enduro FIM em 2 rodas é aqui mesmo.

Moderator: TCC

Mauricio Lins
... + de 200 mensagens
... + de 200 mensagens
Regularidade: Sim
FIM: Sim
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Sim

Categorias do Enduro FIM para 2014

Post by Mauricio Lins »

Olá,

A Alynne através do Facebook lançou uma discussão sobre as categorias do Enduro FIM vigentes na Copa TCC.

Acho que todos que andam na categoria concordam que ela é defasada pois desde a sua criação várias marcas e modelos de motos surgiram e não foram devidamente enquadradas nas categorias.

Logo podemos usar este espaço para discutir como poderíamos fazer a divisão de tal categoria respeitando a FIM, CBM e FPrM, agregando cada vez mais pilotos para o Enduro FIM tanto da nossa região quanto os pilotos de fora que queiram disputar uma Copa divertida e organizada.

Minha sugestão inicial é que se divida as categorias por potência declarada da motocicleta, abandonando a idéia de nacional e importada e crie-se a Categoria ELITE (sugestão do Lolo), para pilotos campeões.

O que sugerem?

Att

Mauricio
Mauricio Lins
[email protected]
(41)9988-2705
Cassius
Site Admin
Site Admin

Re: Categorias do Enduro FIM para 2014

Post by Cassius »

Pois então...

A discussão é válida, pois há muito se foi aquela definição de que importada é uma coisa e nacional é outra. Hoje temos uma variação maior de possibilidades e cabe um ajuste. Porém, antes que muitos se entusiasmem com a ideia de separar categorias pela potência da moto, vale informar que não podemos fazer isso, sob pena de ficarmos presos ao nosso próprio regulamento, pois não poderemos mais sediar provas de paranaense ou de brasileiro, já que não existem essas categorias por HP nestes campeonatos. E mais, como comprovaremos qtos HPs tem uma XMotos? Como saberemos se todas são iguais? Na minha opinião, a potência da moto não é o grande diferencial no conjunto moto/piloto. Prova disso é o piloto Diego Basílio fazendo segundo, terceiro ou quarto melhor tempo na geral com uma CRF230. Ou mesmo o fato de motos 250cc terem tempos menores do que 450cc.
Primeiro ponto: as competições só existem pq o piloto ainda é o maior diferencial.
Segundo ponto: no off-road, o que diferencia uma categoria de moto para a outra é o conjunto: motor, freios, ciclística e suspensão, e não só o motor.
Terceiro ponto: apesar de sempre inovarmos em pról de nossos pilotos, não podemos nos fechar às tendências mundiais. O que precisamos mesmo, não é mudar a maneira de classificar uma categoria, mas apenas adequar as motos com a mesma cilindrada, porém, com tecnologia inferior, assim com foi feito na divisão de importadas e nacionais.
É possível. Vamos debater.
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
Mauricio Lins
... + de 200 mensagens
... + de 200 mensagens

Post by Mauricio Lins »

Vendo por esse lado vc tem toda razão Cassius pois teríamos que trabalhar com a potência declarada pela fábrica e não estaríamos de acordo com a FIM, CBM e FPrM.

Por isso é importante discutir, colocar suas idéias e seus anseios para melhorar a Copa de Enduro FIM do TCC.

E aí galera, tá virando monólogo isso aqui.

Deem seus pitacos afinal o TCC é nosso.

Att

Mauricio
Mauricio Lins
[email protected]
(41)9988-2705
cleoer
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens
Regularidade: Não

Post by cleoer »

Na minha opinião/caso deste ano:
Estou na Categoria ESTREANTE "NACIONAL", pois é meu primeiro ano de Enduro, ok
Se ano que vem pegar uma moto "Especial" vou precisar andar na E2 ou E1, coisa que não é interessante, pois será meu primeiro ano de moto "Especial" ou seja, ESTREANTE "IMPORTADA".
Com isso não se tem uma evolução na modalidade como acontece no Motocross por ex.

Acho que além da criação da categoria ELITE, a questão citada acima deveria ser alterada, de resto continuar como está. :;;;

Ps. Dividir categorias apenas por cilindrada sem chances...
Cleoer Götz
Enduro F.I.M
#Na dúvida Acelera
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

Fato, Mauricio, é que precisamos encontrar um lugar para que as XMotos, Mormaii, Cami, Tokens, e etc, que usam o motor Zhongshen, possam tbm competir em igualdade de condições, já que estão no meio do caminho entre uma CRF230 e uma CRF250.
Poderíamos criar uma categoria "Z"... :D ... mas o problema é aquela velha história do ovo e da galinha: quem deve nascer antes? 10 pilotos com motores Zhongshen ou a uma categoria "Z"?

Uma categoria não deve ser criada sem ter um mínimo de 10 participantes e em contrassenso, poucos pilotos de FIM ou velo comprariam uma motocicleta que não se encaixa em nenhuma categoria. |2

Tá aí a dica para os representantes destas motos: venderão mais, quando tiverem categorias próprias.
O TCC está aberto para que estas marcas patrocinem essa categoria na Copta TCC de FIM. :;;; Assim os organizadores não terão prejuízo inicial com uma categoria com 3 ou 4 motos.
Cassius
Site Admin
Site Admin

Re:

Post by Cassius »

cleoer wrote:Na minha opinião/caso deste ano:
Estou na Categoria ESTREANTE "NACIONAL", pois é meu primeiro ano de Enduro, ok
Se ano que vem pegar uma moto "Especial" vou precisar andar na E2 ou E1, coisa que não é interessante, pois será meu primeiro ano de moto "Especial" ou seja, ESTREANTE "IMPORTADA".
Com isso não se tem uma evolução na modalidade como acontece no Motocross por ex.

Acho que além da criação da categoria ELITE, a questão citada acima deveria ser alterada, de resto continuar como está. :;;;

Ps. Dividir categorias apenas por cilindrada sem chances...
Cleoer, entendo perfeitamente o seu lado, mas vamos imaginar outra situação para ver se vc concorda com o regulamento.
Vamos imaginar que o Lolo será piloto Honda em 2014. Por uma questão de marketing da empresa, ele vai andar de CRF230. Onde ele andaria? Na E4. E pq não na E5B, se é a primeira vez que vai competir com uma nacional? Pq o que faz um piloto ser graduado ou não, é o próprio piloto e não a moto.

Convenhamos, Cleoer, temos visto vc nos enduros FIM e vc andapacarai! Não queremos que pilotos novatos se desestimulem por se compararem com pilotos que andam bem como vc. Pelo ranking podemos ver que vc disputa o 1 º lugar da categoria e, sendo assim, vc está se habilitando a se graduar no ano que vem, independente da moto que vai utilizar.

Qto à categoria Elite, esta sim, tem um futuro promissor e será estudada. Justamente pelo mesmo motivo que citei anteriormente.
cleoer
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Re: Re:

Post by cleoer »

Cassius wrote: Cleoer, entendo perfeitamente o seu lado, mas vamos imaginar outra situação para ver se vc concorda com o regulamento.
Vamos imaginar que o Lolo será piloto Honda em 2014. Por uma questão de marketing da empresa, ele vai andar de CRF230. Onde ele andaria? Na E4. E pq não na E5B, se é a primeira vez que vai competir com uma nacional? Pq o que faz um piloto ser graduado ou não, é o próprio piloto e não a moto.

Convenhamos, Cleoer, temos visto vc nos enduros FIM e vc andapacarai! Não queremos que pilotos novatos se desestimulem por se compararem com pilotos que andam bem como vc. Pelo ranking podemos ver que vc disputa o 1 º lugar da categoria e, sendo assim, vc está se habilitando a se graduar no ano que vem, independente da moto que vai utilizar.

Qto à categoria Elite, esta sim, tem um futuro promissor e será estudada. Justamente pelo mesmo motivo que citei anteriormente.
:;;;
Na verdade nunca teremos 100% de pilotos de acordo, pois cada um terá seus motivos e interesses.
Na real fiquei na dúvida quanto a categoria ESTREANTE(NACIONAL/IMPORTADA) pelo seguinte: Se eu comprar uma moto 300cc 2 tempos por ex. vou ter que andar na categoria principal. Na minha opinião isso é um atropelo, mas tudo bem, vamos terminar este ano e ver o que acontece.
Mas com certeza continuar andando independente da categoria...

O negócio é "Na dúvida Acelera"
Cleoer Götz
Enduro F.I.M
#Na dúvida Acelera
deividxlx
... + de 200 mensagens
... + de 200 mensagens
FIM: Não

Post by deividxlx »

Na minha opinião, do jeito que esta ta muito bom e organizado da maneira correta.
Marcio Luis Antunes
... - de 10 mensagens
... - de 10 mensagens

Post by Marcio Luis Antunes »

Srs:

É o segundo ano que participo do Enduro FIM, porém somente neste ano que eu decidi competir sério, me filiar e ir em todas as provas.
Confesso que sou apaixonado por isso e pretendo continuar buscando melhorar a cada prova (até já ganhei o meu primeiro troféu de 8º lugar na fazenda ).
Na verdade ganhei dois, o outro foi dois dedos quebrados na última prova. rsrs
Mas já estou pronto pra outra...

Não quero usar este espaço para criticar as provas, o regulamento e os organizadores. Neste momento apenas gostaria de manifestar minha opinião.
Para mim que estou na E5 B, competindo em todas as provas, é decepcionante quando alguém corre junto, participa de uma ou duas provas, ganha troféu, mas não está "competindo" e pontuando pois não está filiado.
Eu sei que esta pessoa no final não irá pontuar, mas naquela prova as vezes você deixa de pegar um pódium por causa disso.
Não sou "fominha", mas vários que correm nestas situações, de estreante não tem nada. rsrs

Sugiro que estes pilotos sejam inscritos na categoria "Cidade". Acredito que seria uma maneira de ter mais pessoas filiadas e competindo em mais provas. Mas deixo claro que é minha opinião.

No mais, parabenizo a todos (pilotos e organizadores), por proporcionar a nós, independente do nível e da categoria, momentos extraordinários de "alegria", seja para competir ou para se divertir o importante é participar e fazer este nosso amado esporte crescer.

Abraço e até domingo.

Boa prova a todos.

Marcio ( Tropical Banana )
cleoer
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Post by cleoer »

Concordo 100% com o Marcio na questão!
Afinal todos os pilotos sabem que precisam estar filiados para competir nas categorias da copa, se não estiver filiado blza, anda na Cat. Cidade que existe para isso.
É fácil saber se o piloto é ou não filiado, pois 99% estão na ficha do próprio TCC.
Att,
Cleoer Götz
Enduro F.I.M
#Na dúvida Acelera
marciohmendes
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Post by marciohmendes »

cleoer wrote:Concordo 100% com o Marcio na questão!
Afinal todos os pilotos sabem que precisam estar filiados para competir nas categorias da copa, se não estiver filiado blza, anda na Cat. Cidade que existe para isso.
É fácil saber se o piloto é ou não filiado, pois 99% estão na ficha do próprio TCC.
Att,
Pior que não é bem assim! Há uma enorme dificuldade de distinguir os pilotos federados, não federados, federados naquela semana, naquele mês, etc, etc, etc. O pessoal que atualiza o ranking passa um dobrado com essa situação.

O n° de filiação que aparece na ficha do TCC não tem 100% veracidade, pois, em determinado ano, o piloto pode não ter se federado e os dados ainda permanecem na ficha cadastral.

:;;;
cleoer
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Post by cleoer »

Então na hora da premiação dar um aperto no Piloto e perguntar: Você é filiado "CABRA"

:))) :))) :))) :))) :))) :)))

Não sei se é válido, mas por Ex. se eu ver que piloto X esta inscrito e sei que ele não é filiado, posso alertar o Responsável e assim este tomará as providências!!!!
Será que funciona???

:;;; :;;; :;;;
Cleoer Götz
Enduro F.I.M
#Na dúvida Acelera
Gustavo Lenz (Cacha)
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Post by Gustavo Lenz (Cacha) »

Pois olha, que as vezes, se pedir para o piloto, o comprovante de filiação, em um determinado momento, (não sei qual o melhor) seria interessante. Talvez, analisar essa possibilidade, possa surgir alguma solução.

Abraços Cacha
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

Marcio Luis Antunes wrote:Srs:

É o segundo ano que participo do Enduro FIM, porém somente neste ano que eu decidi competir sério, me filiar e ir em todas as provas.
Confesso que sou apaixonado por isso e pretendo continuar buscando melhorar a cada prova (até já ganhei o meu primeiro troféu de 8º lugar na fazenda ).
Na verdade ganhei dois, o outro foi dois dedos quebrados na última prova. rsrs
Mas já estou pronto pra outra...

Não quero usar este espaço para criticar as provas, o regulamento e os organizadores. Neste momento apenas gostaria de manifestar minha opinião.
Para mim que estou na E5 B, competindo em todas as provas, é decepcionante quando alguém corre junto, participa de uma ou duas provas, ganha troféu, mas não está "competindo" e pontuando pois não está filiado.
Eu sei que esta pessoa no final não irá pontuar, mas naquela prova as vezes você deixa de pegar um pódium por causa disso.
Não sou "fominha", mas vários que correm nestas situações, de estreante não tem nada. rsrs

Sugiro que estes pilotos sejam inscritos na categoria "Cidade". Acredito que seria uma maneira de ter mais pessoas filiadas e competindo em mais provas. Mas deixo claro que é minha opinião.

No mais, parabenizo a todos (pilotos e organizadores), por proporcionar a nós, independente do nível e da categoria, momentos extraordinários de "alegria", seja para competir ou para se divertir o importante é participar e fazer este nosso amado esporte crescer.

Abraço e até domingo.

Boa prova a todos.

Marcio ( Tropical Banana )
Legal que esteja gostando do FIM, Marcio, pois esta modalidade é o futuro do nosso off-road. Seja muito bem vindo ao Enduro e ao Mural!
Vc tá certíssimo no seu raciocínio inicial, pois não se trata de ser fominha, mas sim, de direito.
O problema é como o Marcio Mendes citou, ainda é muito difícil o controle total das filiações, pois o piloto pode ter se filiado naquela semana da prova e aí o nome dele não consta em sistema nenhum para que possamos consultar.
Todos que conseguimos identificar que não são filiados, são realmente reposicionados para a categoria cidade, mas alguns passam batido mesmo. Imagine vc, se o organizador desclassifica o cara da premiação e depois ele vem com o recibo na mão? Tá formada a discórdia... volta tudo... refaz o resultado... devolve o troféu...e blá, blá, blá. Infelizmente, não tem condições. Enquanto esta atualização da filiação não é online, estamos estudando outras formas de se cobrar isso.
Este ano não dá, pq nem recibo de filiação os pilotos tem, mas eu, como diretor técnico de enduro, vou sugerir para 2014 que, pelo menos para receber o troféu, o piloto seja obrigado a apresentar o recibo da filiação ou a carteirinha. Quer brincar, brinca, mas não leva troféu.

Contamos com a sua ajuda. Vamos todos juntos trabalhar para a melhoria do nosso esporte.

Um abraço.
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

cleoer wrote:Então na hora da premiação dar um aperto no Piloto e perguntar: Você é filiado "CABRA"

:))) :))) :))) :))) :))) :)))

Não sei se é válido, mas por Ex. se eu ver que piloto X esta inscrito e sei que ele não é filiado, posso alertar o Responsável e assim este tomará as providências!!!!
Será que funciona???

:;;; :;;; :;;;
É complicado, Cleoer! Depende de como vc "sabe" que ele não é filiado.
Temos exemplos de pilotos aqui no TCC que são filiados desde fevereiro e não constam na CBM.
Não é fácil!
Post Reply