Material educativo - trilhas da Grande Curitiba - sugestões
Moderator: TCC
-
- ... + de 100 mensagens
- Regularidade: Sim
- FIM: Sim
- XC: Sim
- MX: Não
- Trilhas: Sim
Material educativo - trilhas da Grande Curitiba - sugestões
Pessoal,
Vou começar a desenvolver o material educativo para distribuir na Grande Curitiba.
Sei que os assuntos estão no entorno de:
- Manutenção da amada para não jogar óleo por aí;
- Não deixar rastros - pedaço de moto, ferramentas, papel, garrafas, etc, nas trilhas, estradas, etc;
- Procurar instalar um escapamento com certo limite de tolerância ao ruído;
- Direito à Propriedade: porteiras, cercas, respeito, autorização, conversa, aceitar não, etc;
- Velocidade nas vias públicas + respeito à legislação de trânsito que é válida nessas vias;
- Respeito à regra: vou pela direita, volto pela direita - e seus desdobramentos;
- Importância de saber nos representar - pois todo mundo com duas rodas, sem placa e pneu para uso off-road está no mesmo saco;
Gostaria que vocês enviassem sugestões, assim posso fazer um material que fala a língua de todos.
Pretendo começar com cartazes e panfletos, mas vou desenvolver uma logo do programa e arranjar patrocínio pra imprimir adesivos para motos e carros;
Obrigado!!
Magnago
Vou começar a desenvolver o material educativo para distribuir na Grande Curitiba.
Sei que os assuntos estão no entorno de:
- Manutenção da amada para não jogar óleo por aí;
- Não deixar rastros - pedaço de moto, ferramentas, papel, garrafas, etc, nas trilhas, estradas, etc;
- Procurar instalar um escapamento com certo limite de tolerância ao ruído;
- Direito à Propriedade: porteiras, cercas, respeito, autorização, conversa, aceitar não, etc;
- Velocidade nas vias públicas + respeito à legislação de trânsito que é válida nessas vias;
- Respeito à regra: vou pela direita, volto pela direita - e seus desdobramentos;
- Importância de saber nos representar - pois todo mundo com duas rodas, sem placa e pneu para uso off-road está no mesmo saco;
Gostaria que vocês enviassem sugestões, assim posso fazer um material que fala a língua de todos.
Pretendo começar com cartazes e panfletos, mas vou desenvolver uma logo do programa e arranjar patrocínio pra imprimir adesivos para motos e carros;
Obrigado!!
Magnago
- Cassius
- Site Admin
- XC: Não
Re: Material educativo - trilhas da Grande Curitiba - sugest
Eu acho que deveriam estar em evidência algumas questões primordiais relativas à propriedade alheia (cercas, colchetes, porteiras, velocidade próx às casas e animais e cuidado com plantações), mas lógicamente, cabem outras boas dicas, como por exemplo,
Pontas de cigarro.
Além do perigo de incêndio, não custa levar um compartimento para trazê-las de volta.
Que tal um tubo de canetinha no bag de ferramentas? Praticamente não ocupa espaço e cabem 4 ou 5 bitucas.
Pontas de cigarro.
Além do perigo de incêndio, não custa levar um compartimento para trazê-las de volta.
Que tal um tubo de canetinha no bag de ferramentas? Praticamente não ocupa espaço e cabem 4 ou 5 bitucas.
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
-
- ... + de 100 mensagens
- Regularidade: Não
- FIM: Não
- Trilhas: Não
gostaria apenas de antes de fazer cartazes ou outros materiais de divulgacao educativa, propor uma reuniao com data marcada no tcc e contar com representantes de equipes de cada regiao para avaliarmos o material em si, na reuniao de abertura de 2012 aroeira, tivemos a eleicao do novo presidente e diretoria e foi conversado rapidamente sobre essa divulgacao educativa..........nos aqui de campo largo nao somos contra mais gostariamos de resolver os nossos problemas da nossa maneira, quero deixar bem claro que nao somos os DONOS das trilhas, mais eu mesmo estou a mais de vinte anos pondo a minha cara para bater e assim como outros integrantes da equipe mais velhos somos a identidade da equipe com os moradores e volto a frisar que acho que teremos uma repercusao negativa com essas propagandas, causando uma desconfianca para os que veem de fora, ESTAMOS MATANDO PULGA COM MARTELADA, aqui no site do tcc existe uma particularidade que tudo que se opina ou se escreve e interpretado de duas ou mais maneiras, e sempre da maneira pior......deixo bem claro que e apenas uma opiniao que pode sim ser mudada , mais acreditamos ate esse momento em irmos com mais cautela.
- Rodrigo
- Site Admin
Eu acho que um dos principais materiais seriam placas de pvc com algumas frase, exemplo:
Devagar, respeite os moradores
Feche a porteira
Propriedade particular, não entre
Cuidado com a plantação
Etc
Feito isso as equipes que conheçem os locais por onde passam colocariasm as placas onde acham necessário. Num morador que permite a entrada por exemplo falaríamos "vou colocar uma plaquinha aqui pro sr pra avisar pro pessoal fechar a porteira". Não vejo como isso pode ter repercusão negativa, nem propaganda é, apenas uma forma de concientização e de mostrar preocupação com os moradores.
Outro material seria um cartaz igual aquele que tem ou tinha no Bar do paulo com os mandamentos do trilheiro pra por em outros locais.
Devagar, respeite os moradores
Feche a porteira
Propriedade particular, não entre
Cuidado com a plantação
Etc
Feito isso as equipes que conheçem os locais por onde passam colocariasm as placas onde acham necessário. Num morador que permite a entrada por exemplo falaríamos "vou colocar uma plaquinha aqui pro sr pra avisar pro pessoal fechar a porteira". Não vejo como isso pode ter repercusão negativa, nem propaganda é, apenas uma forma de concientização e de mostrar preocupação com os moradores.
Outro material seria um cartaz igual aquele que tem ou tinha no Bar do paulo com os mandamentos do trilheiro pra por em outros locais.
Equipe Piratrilhas
Campeão Sênior Copa TCC 2011
Digibyte Sistemas de Folha de Pagamento, Contabilidade e Fiscal
Campeão Sênior Copa TCC 2011
Digibyte Sistemas de Folha de Pagamento, Contabilidade e Fiscal
-
- ... + de 100 mensagens
Piotto,
Eu entendo o que você quer dizer e sinceramente achei que esse medo viria. NÓS (todos, brasileiros, não você) temos uma cultura, e isso é generalizado, de esconder embaixo do tapete para não perder privilégios. Eu mesmo penso assim várias vezes e me pego em flagrante.
A questão é que a verdade não mata, ela choca, mas não mata.
E depois do choque vem épocas melhores, é questão de adaptação.
As trilhas estão sendo fechadas de qualquer forma, e por pessoas que nunca ouviram nada ao contrário para que pudessem optar por outras possibilidades.
Eu não vejo que tratarmos as coisas com responsabilidade possa nos prejudicar. E o certo deve estar acima do duvidoso, em qualquer questão, não?
Sobre Campo Largo, claro que compreendo.
Mas deixa eu te dizer o que eu pessoalmente acho: esquece! É a próxima invasão dos trilheiros em geral. As propriedades são maiores e as trilhas existem por causa da necessidade de desviar grandes áreas. E é o único lugar com grandes áreas que fazem grandes trilhas que tem acesso seco, rápido e com infra-estrutura.
Campo Largo é um prato cheio em relação a todas as outras áreas da RMC.
Então o melhor é que vocês protejam essa abençoada área do nosso Paraná educando antes da migração de motos em volume.
Também é uma opinião.
Abraço!
Eu entendo o que você quer dizer e sinceramente achei que esse medo viria. NÓS (todos, brasileiros, não você) temos uma cultura, e isso é generalizado, de esconder embaixo do tapete para não perder privilégios. Eu mesmo penso assim várias vezes e me pego em flagrante.
A questão é que a verdade não mata, ela choca, mas não mata.
E depois do choque vem épocas melhores, é questão de adaptação.
As trilhas estão sendo fechadas de qualquer forma, e por pessoas que nunca ouviram nada ao contrário para que pudessem optar por outras possibilidades.
Eu não vejo que tratarmos as coisas com responsabilidade possa nos prejudicar. E o certo deve estar acima do duvidoso, em qualquer questão, não?
Sobre Campo Largo, claro que compreendo.
Mas deixa eu te dizer o que eu pessoalmente acho: esquece! É a próxima invasão dos trilheiros em geral. As propriedades são maiores e as trilhas existem por causa da necessidade de desviar grandes áreas. E é o único lugar com grandes áreas que fazem grandes trilhas que tem acesso seco, rápido e com infra-estrutura.
Campo Largo é um prato cheio em relação a todas as outras áreas da RMC.
Então o melhor é que vocês protejam essa abençoada área do nosso Paraná educando antes da migração de motos em volume.
Também é uma opinião.
Abraço!
-
- ... + de 100 mensagens
Isso aconteceu com Jarinu e Guararema, em SP. Invasão total, programa de final de semana.
-
- ... + de 100 mensagens
rodrigo
voce escreve muito bonito, mais, existe uma distancia muito grande entre a teoria e a pratica, e essa distancia tenha certeza e uma trilha bem dificil...............quando voce se refere ao MEDO tenha certeza que a palavra correta e CAUTELA.........quando voce se refere a embaixo do tapete eu digo que e a mesma coisa que MENTIRA , algo que nao faz parte da minha cultura, quem me conhece sabe bem disso, e verdade nao mata mais causa sequelas, e sim, a verdade deve prevalecer em qualquer situacao, mais, a maneira que se passa essa verdade muitas vezes tem que ser em doses homeopaticas, o que acredito deve ser usado Nesse caso especifico. em campo largo temos o problema de trilhas que sao fechadas mais a maioria das vezes sao vendida propriedades e o novo morador apos uma conversa acaba liberando passagem, e sim tratar as coisas com responsabilidade e o certo e sempre o correto deve estar acima do duvidoso, mais quem disse que isso e o CERTO , lembra que eu falei de fazer uma votacao entre os integrantes das equipes para que cada um de a sua opiniao especifica sobre a sua regiao. RODRIGO na me queira mal, apenas quero agir com cautela, faca uma esperiencia como eu fiz, explique para uma pessoa fora do nosso meio e pergunte sua opiniao, eu fiz isso com tres pessoas e elas me perguntaram se alguem tinha feito algo grave que estavam tomando tal atitude agora.
voce escreve muito bonito, mais, existe uma distancia muito grande entre a teoria e a pratica, e essa distancia tenha certeza e uma trilha bem dificil...............quando voce se refere ao MEDO tenha certeza que a palavra correta e CAUTELA.........quando voce se refere a embaixo do tapete eu digo que e a mesma coisa que MENTIRA , algo que nao faz parte da minha cultura, quem me conhece sabe bem disso, e verdade nao mata mais causa sequelas, e sim, a verdade deve prevalecer em qualquer situacao, mais, a maneira que se passa essa verdade muitas vezes tem que ser em doses homeopaticas, o que acredito deve ser usado Nesse caso especifico. em campo largo temos o problema de trilhas que sao fechadas mais a maioria das vezes sao vendida propriedades e o novo morador apos uma conversa acaba liberando passagem, e sim tratar as coisas com responsabilidade e o certo e sempre o correto deve estar acima do duvidoso, mais quem disse que isso e o CERTO , lembra que eu falei de fazer uma votacao entre os integrantes das equipes para que cada um de a sua opiniao especifica sobre a sua regiao. RODRIGO na me queira mal, apenas quero agir com cautela, faca uma esperiencia como eu fiz, explique para uma pessoa fora do nosso meio e pergunte sua opiniao, eu fiz isso com tres pessoas e elas me perguntaram se alguem tinha feito algo grave que estavam tomando tal atitude agora.
- Cassius
- Site Admin
Qdo eu digo que certos assuntos podem ser iniciados no fórum mas devem ser discutidos em reunião, alguns acham que é prá esconder alguma coisa, mas é por causa dessa falta de entendimento. Um escreve A e ou outro entende B. Isso não leva a lugar nenhum senão ao desentendimento. Este tópico deveria ser para dar sugestões ao material educativo que nada mais é do que, simplesmente, um "material educativo" prá ser distribuído entre os off-roaders (sei lá se existe essa palavra...haha) seja de moto, gaiola ou Jeep.
Esse material é tão somente um manual, um livrinho, um cartaz, um folder com conselhos aparentemente simples como
"feche as porteiras, senão os animais podem fugir e elas estarão cadeadas na outra vez que vc vier" ou
"não passe pela plantação, pois ela é o sustento dos donos destas terras que permitem você andar de moto por elas" ou
"Cumprimente o morador. Mostre a ele que dentro do capacete há uma pessoa que o respeita".
Não vejo como isso possa ter consequência negativa.
Esse material é tão somente um manual, um livrinho, um cartaz, um folder com conselhos aparentemente simples como
"feche as porteiras, senão os animais podem fugir e elas estarão cadeadas na outra vez que vc vier" ou
"não passe pela plantação, pois ela é o sustento dos donos destas terras que permitem você andar de moto por elas" ou
"Cumprimente o morador. Mostre a ele que dentro do capacete há uma pessoa que o respeita".
Não vejo como isso possa ter consequência negativa.
-
- ... + de 100 mensagens
Cassius eu nao quero causar nenhum desententimento, e apenas a minha opiniao, eu mesmo ja segui o seu conselho e arrumei um tubo de caneta para colocar bitucas de cigarro:........e olha que eu nem fumo.
- Cassius
- Site Admin
hahaha.... isso é que é ser um cara aplicado... vai juntar as bitucas do Mocelin.PIOTTO wrote:Cassius eu nao quero causar nenhum desententimento, e apenas a minha opiniao, eu mesmo ja segui o seu conselho e arrumei um tubo de caneta para colocar bitucas de cigarro:........e olha que eu nem fumo.

Eu sei que ninguém aqui quer causar desentendimento. Pode ter certeza que naquelas brigas de trânsito, onde um acaba morto, eles tbm não queriam.
-
- ... + de 100 mensagens
se e uma briga ja e um desententimento...........me reservo ao silencio pois estamos beirando um abismo e a conversa pode mudar de rumo..........pode ter certeza que como diz o gilson e apenas a minha humilde opiniao

-
- ... + de 100 mensagens
Pessoal,
Nao vai virar briga nao!
Na minha opiniao vai apurar o assunto. Eh colocando a coisa na mesa que os pontos desnecessarios sao filtrados e os necessarios depurados.
Jamais vou desrespeitar ninguem aqui e nem me sentir desrespeitado pelo Piotto ou qualquer outra pessoa que contorne uma objecao.
E entendo bem o que o Piotto quer dizer.
Cautela e aspirina nao matam ninguem.
Mas acho que conseguiremos fazer algo util sem causar alvoroco, O desenvolvimento de uma campanha de educacao acontece atraves dos anos e nao do dia para noite.
O Tanigushi replantou os canteiros da cidade 100 vezes ate que a populacao parasse de depredar. Hoje tem canteiros inacredditavelmente coloridos na cidade e intactos.
Piotto, caro amigo, manda pau nas opinioes, tem utilidade para caramba.
E se eu sou Junior, voce eh Master. Entao tenho mesmo que ouvir cuidadosamente.
Vamos em frente! E se tiver que votar, vamos votar.
Mas vamos desenvolver algo em que votar.
Isso sera feito e o publico nao vera enquanto nao for consenso.
Abracos,
Magnago
Nao vai virar briga nao!
Na minha opiniao vai apurar o assunto. Eh colocando a coisa na mesa que os pontos desnecessarios sao filtrados e os necessarios depurados.
Jamais vou desrespeitar ninguem aqui e nem me sentir desrespeitado pelo Piotto ou qualquer outra pessoa que contorne uma objecao.
E entendo bem o que o Piotto quer dizer.
Cautela e aspirina nao matam ninguem.
Mas acho que conseguiremos fazer algo util sem causar alvoroco, O desenvolvimento de uma campanha de educacao acontece atraves dos anos e nao do dia para noite.
O Tanigushi replantou os canteiros da cidade 100 vezes ate que a populacao parasse de depredar. Hoje tem canteiros inacredditavelmente coloridos na cidade e intactos.
Piotto, caro amigo, manda pau nas opinioes, tem utilidade para caramba.
E se eu sou Junior, voce eh Master. Entao tenho mesmo que ouvir cuidadosamente.
Vamos em frente! E se tiver que votar, vamos votar.
Mas vamos desenvolver algo em que votar.
Isso sera feito e o publico nao vera enquanto nao for consenso.
Abracos,
Magnago
- Cassius
- Site Admin
Vai dar morte!!! 

-
- ... + de 300 mensagens
Olá Rodrigo.
Os dizeres sugeridos acima, na minha opinião, deveriam ser os primeiros a ser rodados. Pois creio que são os mais básicos e eficazes, para não criar problemas com ninguem. Gostaria tambem de lhe parabenizar pela iniciativa. Pela LÓGICA isso só trará benefícios, em qualquer lugar que seja colocado. Li esse tópico quando estava de ressaca, usando 30 por cento da minha inteligência, e mesmo assim, só enxerguei benefícios. Qualquer dizer que pregue o respeito ao próximo, a propriedade alheia, a cautela na velocidade, logicamente, e repetitivamente só trará benefícos. E não só aqui e no quesito trilhas. Também em qualquer lugar no mundo e qualquer tema. Rodrigo, você esta certo na sua campanha. Parabéns novamente e conte comigo no que precisar.
OBS: O enduro FIM Magnano vai cair no dia do meu aniversario. Tem um lugar para fazer uma comemoração??? rsrsrs
Abraços a todos
Os dizeres sugeridos acima, na minha opinião, deveriam ser os primeiros a ser rodados. Pois creio que são os mais básicos e eficazes, para não criar problemas com ninguem. Gostaria tambem de lhe parabenizar pela iniciativa. Pela LÓGICA isso só trará benefícios, em qualquer lugar que seja colocado. Li esse tópico quando estava de ressaca, usando 30 por cento da minha inteligência, e mesmo assim, só enxerguei benefícios. Qualquer dizer que pregue o respeito ao próximo, a propriedade alheia, a cautela na velocidade, logicamente, e repetitivamente só trará benefícos. E não só aqui e no quesito trilhas. Também em qualquer lugar no mundo e qualquer tema. Rodrigo, você esta certo na sua campanha. Parabéns novamente e conte comigo no que precisar.
OBS: O enduro FIM Magnano vai cair no dia do meu aniversario. Tem um lugar para fazer uma comemoração??? rsrsrs
Abraços a todos
- marciohmendes
- ... + de 300 mensagens
Fala Rodrigo,
Conte comigo pra o que precisar, também. Uma bela iniciativa!
Márcio
Conte comigo pra o que precisar, também. Uma bela iniciativa!
Márcio