Trilheiros e Meio Ambiente

Espaço para troca de mensagens entre pilotos, trilheiros e visitantes. Enduro de Regularidade, Cross Country, Enduro FIM em 2 rodas é aqui mesmo.

Moderator: TCC

Julio Gumy
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens
Regularidade: Não
FIM: Não
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Não

Trilheiros e Meio Ambiente

Post by Julio Gumy »

Em conformidade com o relato do Rodrigo Magnago na reunião do dia 10/01/2012 sobre questões que tangem a utilização de propriedades particulares para a nossa prática desportiva, estou anexando neste tópico uma imagem da PPP de propriedade do Sr. Veiga Lopes situada na localidade de Cercado em Palmeira-PR. Esta é uma reserva de preservação permanente, intocável em que não é permitida a passagem de quaisquer tipos de veículos, visto que o infrator responderá por crime ambiental inafiançável. Estive na região no último final de semana e percebi que existem vários trilheiros trafegando pelo local. Sinto-me na obrigação de orientar todos, pois alem de ser Biólogo, a maioria das reclamações que ocorrem em Palmeira referentes ao nosso esporte acabam chegando até mim. A sugestão é para que se volte a utilizar o caminho da Fazenda da Porteira Preta que é propriedade do Prefeito de Piraquara. Para isso é preciso que alguém que tenha amizade com o mesmo faça este pedido. Já falei com o Sr. João que é dono da fazenda do Chapadão, vizinho, e o mesmo já autorizou a passagem por sua propriedade. Esperamos a colaboração de todos...
Attachments
Área de Preservação.jpg
Cassius
Site Admin
Site Admin
Regularidade: Sim
FIM: Sim
Trilhas: Sim

Re: Trilheiros e Meio Ambiente

Post by Cassius »

Vale lembrar que se a policia florestal resolver fazer uma blitz neste local, no mínimo, as motos vão presas.

Prá quem conhece a região e queira se localizar, este local é onde tem uma pequena porteira no meio de uma descida/subida com degraus de pedras grandes.
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
Marcio Rey Fernandes
... + de 50 mensagens
... + de 50 mensagens

Post by Marcio Rey Fernandes »

Desculpe a ignorância, mas o que é PPP.

O cod Florestal Lei 4771/65

APP Areá de preservação permanente
RL Reserva legal
RPPN Reserva particular do patrimônio natural

Se os órgãos ambientais forem levar no que diz a lei não se pode andar em quase nenhum lugar, topo de morro, fundo de vale, inclinação maior que 45graus, 30m dos rios pequenos se for grande aumenta... E o pior tem pinus plantado em quase tudo... :;;;
Julio Gumy
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Post by Julio Gumy »

PPP - Não sei se consta no código florestal mas é o termo utilizado para unidade de Preservação Permanente Particular. Não deixa de ser uma RPPN Reserva particular do patrimônio natural
BARA
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Post by BARA »

PQPNCC hein Cassius ??????? Que lembrança do lugar, hein? Fico com inveja da sua memória !!!!!
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

BARA wrote:PQPNCC hein Cassius ??????? Que lembrança do lugar, hein? Fico com inveja da sua memória !!!!!
Vá, vá, Bara!!! Quem já foi p/ o Alério pelo menos 2 ou 3 vezes, certamente vai lembrar desse lugar, pq é uma trilha estreita que geralmente se faz descendo, pois os degraus de pedras são fortes mesmo.
É a mesma coisa que eu falar sobre um subidão lá em Tijucas que certa vez tinha um indecente fazendo PC de cueca. Quem passou por essa situação jamais esquecerá aquela imagem deplorável. :D
Sullivan Prado
... + de 100 mensagens
... + de 100 mensagens

Post by Sullivan Prado »

kkkkkkkkkk
imagem dos zinfeno :))) :)))
Giacomel
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Post by Giacomel »

Não é a tal da Pedra Chata, indo pro Alério? Passei domingo passado por lá...

Abraço e feliz 2012!
Mulher feia e urubú, comigo é na pedrada...
* Husqvarna wr125
RODRIGO MAGNAGO
... + de 100 mensagens
... + de 100 mensagens
XC: Sim

Post by RODRIGO MAGNAGO »

É... sobre essa rota de trilha em específico, eu acredito que, se criarmos um nível de atuação (organo e cronograma), podemos dizer que esse é o nível mais alto.

Nível 1 - desenvolver uma campanha de comunicação que contemple uns 3 anos de ação, sem que se transforme em obsoleta bem no meio da execução propriamente dita (atemporal);
Nível 2 - executar a parte mais simples do plano - acredito que seja distribuir folhetins de forma abrangente - fazer pequenos "falastérios" em locais de trilheiros - por adesivos nas motos dos que curtiram a conversa - falar pelo meio eletrônico - falar em briefings de prova - aí segue;
Nível 3 - Depois de desenvolvida uma comunicação para ser aplicada em roteiros - plaquinhas, placões, banners, etc - começar a rodar tudo aplicando, devagar e sempre - nessa começa o bate papo mais intenso com proprietários em geral, sempre na maciota;
Nível 4 - começar a levantar pontos críticos que envolvem problemas ambientais;
Nível 5 - ter um mapeamento em mãos;
Nível 6 - agir proativamente para desviar desses locais;

Não vejo que essa ordem consiga ser invertida se for pra por em prática um plano exequível do início ao fim, e nem vejo motivo para pressa. O importante é ter um plano e começar a executar de forma que acreditemos chegar ao final do processo.

Abraços,

Magnago
PIOTTO
... + de 100 mensagens
... + de 100 mensagens

Post by PIOTTO »

olha nao querendo ser estraga prazer, mais,nao esta sendo um pouco exagerado a maneira de resolver esses problemas.............nao vai acabar se tornando uma propaganda NEGATIVA para as pessoas que olham de fora como proprietarios e moradores..............quando o valdeci passou sua opiniao estava de uma certa maneira em uma linha de raciocinio correta, pois, todos os problemas estao sendo assumido pelo tcc e cia, da maneira como esta caminhando essa situacao confesso que estou ficando um pouco apreensivo...........desde a postagem desse topico varias ideias foram surgindo, vamos fazer um resumao e colocar em pauta para debate e aprovacao em reuniao........olha o por que dessa ideia......em campo largo um proprietario colocou um cadeado em uma estrada municipal e antiga, isso nao pode e contra a lei, os aroeiras simplesmente mudaram roteiro e segue o barco, alguns motoqueiros foram ate a casa da pessoa e reclamaram da situacao, o que na minha opiniao faria igual, pois a estrada e publica, comentario que saiu a respeito da tal situacao...........os motoqueiros estao indo na justica para abrir QUALQUER portao que esteja no cadeado e passar, por isso, vamos com muita calma.........
Marcio Rey Fernandes
... + de 50 mensagens
... + de 50 mensagens

Post by Marcio Rey Fernandes »

A Àrea é uma RPPN reconhecida pelo IAP em 1998 RPPN Estadual Tarumã - parte I e parte II Campo Largo (404,00 ha) e Palmeira (443,00 ha) Pecuária Campos Gerais(José Carlos Veiga Lopes)

Uma RPPN ela pode ter plano de manejo e pode ser utilizada de varias formas, o IAP tem modelos a ser usado para e o tipo de uso da Reserva, é possível prever na área uma série de atividades, desde pesquisa, esporte, extrativismos, até mesmo aberturas de trilhas repeitando os preceitos de preservação... se o IAP dentro do plano de manejo entender que as trilhas não prejudicariam, a pratica do esporte na área estaria de acordo com o plano de manejo... claro eu acredito que não exista plano de manejo... e como sugestão ao pessoal cheio de motivação... falar com o dono e propor um plano de manejo para educação ambiental e pratica de esportes... :;;; :;;; :;;;
Jsimbalista
... + de 200 mensagens
... + de 200 mensagens
XC: Sim
MX: Sim

Post by Jsimbalista »

Cassius wrote:
BARA wrote:PQPNCC hein Cassius ??????? Que lembrança do lugar, hein? Fico com inveja da sua memória !!!!!
Vá, vá, Bara!!! Quem já foi p/ o Alério pelo menos 2 ou 3 vezes, certamente vai lembrar desse lugar, pq é uma trilha estreita que geralmente se faz descendo, pois os degraus de pedras são fortes mesmo.
É a mesma coisa que eu falar sobre um subidão lá em Tijucas que certa vez tinha um indecente fazendo PC de cueca. Quem passou por essa situação jamais esquecerá aquela imagem deplorável. :D
"...subidão lá em Tijucas...." acho o homem cueca morava em TIJUCAS naquela época!!!! huahuahua
Edsonchaveiro
... + de 500 mensagens
... + de 500 mensagens

Post by Edsonchaveiro »

grande marcio é isso ai
Marcio Rey Fernandes wrote:A Àrea é uma RPPN reconhecida pelo IAP em 1998 RPPN Estadual Tarumã - parte I e parte II Campo Largo (404,00 ha) e Palmeira (443,00 ha) Pecuária Campos Gerais(José Carlos Veiga Lopes)

Uma RPPN ela pode ter plano de manejo e pode ser utilizada de varias formas, o IAP tem modelos a ser usado para e o tipo de uso da Reserva, é possível prever na área uma série de atividades, desde pesquisa, esporte, extrativismos, até mesmo aberturas de trilhas repeitando os preceitos de preservação... se o IAP dentro do plano de manejo entender que as trilhas não prejudicariam, a pratica do esporte na área estaria de acordo com o plano de manejo... claro eu acredito que não exista plano de manejo... e como sugestão ao pessoal cheio de motivação... falar com o dono e propor um plano de manejo para educação ambiental e pratica de esportes... :;;; :;;; :;;;
Edson chaveiro
DA FAZENDA enduro
[email protected]
41 99908*4185
BARA
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Post by BARA »

Putz!!!! Ficou na memória aquela cena dantesca, não é mesmo?

O autor daquela façanha é o Dudu, primo do nosso piloto de FIM Ricardo Kosiak.

Mas, Cassius...............................já que todos estão escrevendo em siglas, você conseguiu interpretar a minha? ahahahahahah
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

BARA wrote:Putz!!!! Ficou na memória aquela cena dantesca, não é mesmo?

O autor daquela façanha é o Dudu, primo do nosso piloto de FIM Ricardo Kosiak.

Mas, Cassius...............................já que todos estão escrevendo em siglas, você conseguiu interpretar a minha? ahahahahahah

Até a parte do Canalha, eu peguei.
Post Reply