crf pipocando na reduzida / fumaça

Conversas, dúvidas e dicas pra manter nossas companheiras !

Moderator: TCC

Post Reply
jorgesanfelice
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

crf pipocando na reduzida / fumaça

Post by jorgesanfelice »

Prezados,
Tenho uma crf 230 2008/2009.

Problema 1:
A moto na reduzida começou a pipocar (escap), tipo dando tiro. Nao tava assim a umas 2 pegadas anteriores em um pista de velocross, ai nessa que é a terceira (depois da revisao) começou a pipocar na reduzida. É um troço que incomoda na reduzida. É normal, é muito problematico, o que pode ser....?

Alguem sabe o que pode ser?

Problema 2:
A moto ta fazendo uma fumaceira qnd esta fria (nao hora que liga), logo que liga, da pra acaba com a dengue de tanta fumaça que sai. Depois que esquenta nao faz mais nada de fumaça. É normal, é muito problematico, o que pode ser....?

Obrigado Galera.
Jorge Gasgas 300R (Is Red)
Whats 41-985025770 - [email protected]
Cassius
Site Admin
Site Admin
Regularidade: Sim
FIM: Sim
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Sim

Re: crf pipocando na reduzida / fumaça

Post by Cassius »

jorgesanfelice wrote:Prezados,

Problema 1:
A moto na reduzida começou a pipocar (escap), tipo dando tiro. Nao tava assim a umas 2 pegadas anteriores em um pista de velocross, ai nessa que é a terceira (depois da revisao) começou a pipocar na reduzida. É um troço que incomoda na reduzida. É normal, é muito problematico, o que pode ser....?

Problema 2:
A moto ta fazendo uma fumaceira qnd esta fria (nao hora que liga), logo que liga, da pra acaba com a dengue de tanta fumaça que sai. Depois que esquenta nao faz mais nada de fumaça. É normal, é muito problematico, o que pode ser....?

Obrigado Galera.

Olá Jorge!

1) Estourar na reduzida não é normal e não deve acontecer. Pelo sintomas que vc conta, o seu motor tá implorando combustível, ou seja, a mistura tá pobre. Tem pouco combustível p/ muito ar na hora da combustão. Isso pode superaquecer o seu motor e até furar o pistão. O estranho é o fato de que ele funcionava bem, mas vc terá que pesquisar o que foi feito na moto, principalmente com o meca que fez a última revisão. Muitos fatores podem influenciar nesse empobrecimento da mistura e alguns deles são:
- a troca dos giclês por menores;
- a substituição do elemento do filtro de ar por um que respira mais;
- baixar a agulha do carburador, fechando a passagem de combustível;
- regulagem no parafuso de ar;
- a substituição da ponteira;
- a qualidade do combustível que vc utilizou ter diminuído;
- ou até mesmo, esta última andada ter sido ao nível do mar.

2) Isso sim é normal e não é problemático. 80% das crf230 são fumantes, mas é só quando liga. Se ela continua fumando depois de quente, tá na hora de trocar o kit de pistão e anéis. Dizem q é "pobrema no coiso". Cada um fala uma coisa, mas é normal. Nada me tira da cabeça que isso é uma falha de medidas da Honda, visto q este é o motor é da XR200, projetado p/ ser 200cc e "aumentado" p/ 225cc. Aumentar 12% a cilindrada de um motor não é bem assim, né....

Um abraço.
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
williamnohath
... + de 100 mensagens
... + de 100 mensagens

Post by williamnohath »

Cassius,

O fato de andar com a CRF230 na reserva e usar gasolina podium pode ser o principal causador dos 'pipocos' ???

Minha XR 200 dá esses 'pipocos' também. Pode ser os mesmo fatores ?
jorgesanfelice
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Post by jorgesanfelice »

Cassius wrote:
jorgesanfelice wrote:Prezados,

Problema 1:

Problema 2:

Obrigado Galera.

Olá Jorge!

1) Estourar na reduzida não é normal e não deve acontecer. Pelo sintomas que vc conta, o seu motor tá implorando combustível, ou seja, a mistura tá pobre. Tem pouco combustível p/ muito ar na hora da combustão. Isso pode superaquecer o seu motor e até furar o pistão. O estranho é o fato de que ele funcionava bem, mas vc terá que pesquisar o que foi feito na moto, principalmente com o meca que fez a última revisão. Muitos fatores podem influenciar nesse empobrecimento da mistura e alguns deles são:
- a troca dos giclês por menores;
- a substituição do elemento do filtro de ar por um que respira mais;
- baixar a agulha do carburador, fechando a passagem de combustível;
- regulagem no parafuso de ar;
- a substituição da ponteira;
- a qualidade do combustível que vc utilizou ter diminuído;
- ou até mesmo, esta última andada ter sido ao nível do mar.

2) Isso sim é normal e não é problemático. 80% das crf230 são fumantes, mas é só quando liga. Se ela continua fumando depois de quente, tá na hora de trocar o kit de pistão e anéis. Dizem q é "pobrema no coiso". Cada um fala uma coisa, mas é normal. Nada me tira da cabeça que isso é uma falha de medidas da Honda, visto q este é o motor é da XR200, projetado p/ ser 200cc e "aumentado" p/ 225cc. Aumentar 12% a cilindrada de um motor não é bem assim, né....

Um abraço.
Cassius obrigado por responder minhas duvidas.

Entao Cassius,
Nao foi trocado nada nela na ultima revisao (fora o óleo). Eu comprei a um mes e conforme o dono, ela esta original (filtro, escape,etc...).
Sobre o local, estava andando na pista do matucheski.
Só estou usando gasolina podium da BR (até melhorou a gasosa hehehe).
Puts, crei q desse modo terei que morrer no mecanico, uma vez que, vc disse que pode causar problemas no motor esses pipocos.
com vc disse o interessante é que no acelerar ela vai blz, só na reduzida mesmo que pipoca.

t+
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

williamnohath wrote:Cassius,

O fato de andar com a CRF230 na reserva e usar gasolina podium pode ser o principal causador dos 'pipocos' ???

Minha XR 200 dá esses 'pipocos' também. Pode ser os mesmo fatores ?

Olá William!

Primeiramente é importante sabermos exatamente em que momento se dão estes estouros, pois eles podem ser até de corte elétrico no chicote. Qdo aparecem na desaceleração, por exemplo, numa descida íngreme com uma marcha curta engatada, é um sinal de falta de combustível. Se a sua XR estoura nesta situação de desaceleração, pode ser os mesmos fatores sim.
O fato de SEMPRE andar com a torneirinha na reserva, não influencia em nada, pois a vazão de combustível é a mesma, já que a "reserva" serve só p te avisar que vc tem apenas poucos litros. Porém, na hora que vc sente que a gasolina entrou na reserva, isto é, que tá começando a faltar gasolina, os sintomas são os mesmos de uma moto com a mistura pobre, ou seja, se coincidir de sua moto estar "passando p reserva" bem no momento da desaceleração, vc verá que ela vai começar a estourar até desligar por falta total de combustivel.
Usar pódium, pode sim, ocasionar certos engasgos, mas dificilmente estouros, pois neste caso o q acontece é o contrário. Numa moto regulada p gasolina comum, se for abastecida com pódium, a mistura ficará rica demais, ou seja, é muita octanagem p/ pouco ar, o que fará a moto render menos do que com gasolina comum. Portanto, é um mito achar que a gasolina pódium aumenta a potência do motor. Pode acontecer o contrário. A gasolina pódium é um ótimo combustível, melhor que a comum, pois tem adstringentes que mantém o motor sempre limpo, mas o conjunto precisa estar acertado p/ ela ou vc estará jogando dinheiro fora.

Não sei se entendi bem as suas colocações, mas se eu puder ajudar, estarei à disposição.

Um abraço.
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

jorgesanfelice wrote:

Entao Cassius,
Nao foi trocado nada nela na ultima revisao (fora o óleo). Eu comprei a um mes e conforme o dono, ela esta original (filtro, escape,etc...).
Sobre o local, estava andando na pista do matucheski.
Só estou usando gasolina podium da BR (até melhorou a gasosa hehehe).
Puts, crei q desse modo terei que morrer no mecanico, uma vez que, vc disse que pode causar problemas no motor esses pipocos.
com vc disse o interessante é que no acelerar ela vai blz, só na reduzida mesmo que pipoca.

t+
É realmente estranho... usando pódium então, daí q não era mesmo prá dar falta. Mas quem sabe os estouros não são do jeito q estou pensando e podem ser em decorrência da própria pódium, pelo fator oposto que eu até expliquei aí em cima p o William.
Eu fosse vc, esvaziaria o tanque, colocaria uns 2 ou 3 litros de gasolina comum (não aditivada) e mandava ver na pista até acabar. Se os estouros piorarem é porque realmente a mistura está fina e usando a comum vc está afinando ainda mais. Neste caso vc terá q desmontar o bura da bichinha, ver se a agulha está numa posição mediana e se os gicles de alta e baixa são originais (140 e 42 respectivamente). Tb pode acontecer de eles estarem entupidos com algum objeto mais rígido (um grão de areia, por exemplo). Aí os sintomas tb são estes, pois o fluxo de combustível é bem diminuído.
Porém, se ao usar a comum a moto se comportar bem, esqueça a pódium.

Até mais.
jorgesanfelice
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Post by jorgesanfelice »

Cassius wrote:
jorgesanfelice wrote:
É realmente estranho... usando pódium então, daí q não era mesmo prá dar falta. Mas quem sabe os estouros não são do jeito q estou pensando e podem ser em decorrência da própria pódium, pelo fator oposto que eu até expliquei aí em cima p o William.
Eu fosse vc, esvaziaria o tanque, colocaria uns 2 ou 3 litros de gasolina comum (não aditivada) e mandava ver na pista até acabar. Se os estouros piorarem é porque realmente a mistura está fina e usando a comum vc está afinando ainda mais. Neste caso vc terá q desmontar o bura da bichinha, ver se a agulha está numa posição mediana e se os gicles de alta e baixa são originais (140 e 42 respectivamente). Tb pode acontecer de eles estarem entupidos com algum objeto mais rígido (um grão de areia, por exemplo). Aí os sintomas tb são estes, pois o fluxo de combustível é bem diminuído.
Porém, se ao usar a comum a moto se comportar bem, esqueça a pódium.

Até mais.
Caraca véio, achei que só deveria andar de podium (conforme o manual). To pagando 3,29, uahuahuahuaha. A 1ª vez que andei foi sem podium (só gasosa normal) e nao pipocou.

Vou fazer esses testes e se descobrir a solucao posto aqui pra galera.

Vou fazer o seguinte:
comprar uma vela nova (tipo, tenho que ter uma reserva mesmo pra trilha) e testar;
vo secar o tanque (ainda nao sei como) e colocar uma gasosa chechelenta e testa;
se nao resolver, meu mecanico vai agradecer, uahuahuahau

valeu Cassius.

t+
Post Reply