Vida longa ao ENDURO de REGULARIDADE! Deixe sua sugestão.

Espaço para troca de mensagens entre pilotos, trilheiros e visitantes. Enduro de Regularidade, Cross Country, Enduro FIM em 2 rodas é aqui mesmo.

Moderator: TCC

LucP
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens
Regularidade: Sim
FIM: Sim
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Sim

Re: Vida longa ao ENDURO de REGULARIDADE! Deixe sua sugestão

Post by LucP »

Cassius wrote:se ele pode, eu tbm posso.
:;;;
Luciano Paz
Enduro de Regularidade
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

Marcelo Ribeiro wrote:PRIMEIRO:
Parabens Cassius pela iniciativa, isso demonstra a preocupação com um esporte onde muitos são realmente amadores (no sentido de AMAR) e não deseja que a modalidade desapareça por falta de competidores;

SEGUNDO:
a tentativa de levantar informações através deste POST que orientem no crescimento do esporte até agora pelo menso não acho que tenha surtido bom efeito, pois percebemos aqui que a grande maioria dos que se manifestaram, demonstraram suas insatisfações ou então trouxeram sugestões que são discutidas com bastante repetição durante as reuniões no TCC.

TERCEIRO:
importante definir:
- como MANTER pilotos no esporte, ou, como TRAZER novos pilotos pro esporte.
São duas coisas bastante distintas e que merecem atenção e esforços bem diferenciados.

QUARTO:
Se pensarmos nos pilotos que estão se afastando da modalidade, acredito que uma maneira bem mais direta de medir a febre é TENTAR DESCOBRIR QUAL O MOTIVO QUE FEZ ESTE OU AQUELE PILOTO SE AFASTAR.
Isso ajudará a entender o motivo que fizeram pilotos apaixonados se afastarem, resolvemos uma parte do problema, que é MANTER PILOTOS.
Portanto, vc que andava regularmente nas provas do TCC e esta se afastando, AJUDE a entender os motivos que estao levando pilotos como vc a se afastar, basta dizer de forma sintética o motivo:
- medias altas;
- provas com muitas dificuldades;
- questao financeira;
- riscos/acidentes;
- etc;
(sugiro até um NOVO POST pra tratar do assunto PILOTOS SE AFASTANDO, PORQUE??)

QUINTO e ultimo:
PARABENS Cassius mais uma vez.
Realmente é bastante desgastante ouvir varias e varias vezes de muitas pessoas que o clube deveria investir mais nos pilotos.
Acredito que depois desta explicação "muito didática" que voce fez acima, até uma criança da 5a série que ja possui noção mais apurada de matematica, consegue concluir que o clube é quase inviavel;
Importante esclarecer sempre estes fatos, para quem esta de fora fica muito facil fazer suas criticas sem ter o conhecimento necessário sobre o assunto.

IMPORTANTE, sempre esclarecer, deixar a mostra os fatos para que não de chance para comentários ou pensamentos desnecessários sobre os fatos.
PRIMEIRO:
Meu pensamento é “o que eu posso fazer para o enduro melhorar?” Pois só assim eu mesmo terei melhores provas para me divertir. Enquanto eu perceber que há pessoas com o mesmo pensamento, voltado para a coletividade, estarei trabalhando com prazer.

SEGUNDO:
Apesar das sugestões já estarem sendo discutidas, é importante abrirmos oportunidades para outros pontos de vista. Quem sabe não estamos “engessados”, olhando para um lado e esquecendo de outro? Fora isso, é importante que aqueles que não vão às reuniões, saibam que as suas impressões tbm são as nossas, e que não estamos de braços cruzados. Quem sabe se desta forma, não arrebanhamos outros colaboradores que se identifiquem conosco nessa missão?

TERCEIRO e QUARTO:
Estamos dando um boa atenção à como TRAZER, mas não esquecemos à como MANTER. Há boas sugestões tbm para a manutenção dos pilotos, como por exemplo, ranquear as DUPLAS.
A categoria DUPLAS é uma excelente opção prá quem quer mudar de foco no enduro.
Quer andar numa média mais baixa? DUPLAS = Média C.
Quer pegar trechos mais técnicos, terreno revirado? DUPLAS = larga por último.
Quer andar sem compromisso, com pilotos de todas as categorias? DUPLAS.
Qto tempo faz que vc não tira o capacete no pé de uma subida cravada de motos, enquanto o seu equipamento apita como louco?
Que tal convidar seu parceiro e ir brincar juntos, um ajudando o outro, por puro companheirismo?
Em 2014 teremos o campeonato de DUPLAS, ou seja, a categoria Duplas entrará no ranking.
Acho que isso ajudará um pouco a manter os que estão pensando em parar, pois eu conferi bem de perto em 2011 é muito divertido andar nas duplas.
Mas atenção, escolha bem o seu parceiro se vc quiser fazer toda a Copa, pq trocou de parceiro, trocou de dupla, os pontos anteriores não serão resgatados.

QUINTO:
Apesar das explicações, tenho ciência que vamos continuar tendo que explicar, mas não dá nada, desistir não é um verbo que conjugo muito bem.
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
Ricardobres
... + de 30 mensagens
... + de 30 mensagens
Regularidade: Não
FIM: Não
Trilhas: Não

Post by Ricardobres »

Olá Cássius...andei muito nas provas de uns 12 anos atrás, parei e voltei há uns dois anos. Me inscrevi em duas provas, fiz a primeira e desisti depois de 1 hora de prova, e na segunda, demorei um pouco mais, acho que 1h e meia rsrsrsrsrsrs. Desisti por não conseguir andar na média, e isso acabou me desmotivando a me inscrever em outras provas. Fiz o madrugada do ano passado na categoria duplas, não terminamos a prova, meu dupla quebrou logo depois do neutro principal. Adoro o enduro de regularidade, mas nas médias que estão sendo colocadas, não participo mais de provas, pois sou competitivo, e vou participar para ganhar e não para me divertir, se for se divertir, faço uma trilhinha.
Por esse motivo, sou adepto a diminuição das médias e deixar as provas mais técnicas.
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

António wrote:Há muita ideia boa sendo lançada, como faz o João Purkote, por exemplo!
Há que se continuar com o "Toró de Palpites" e todos que sintam alguma vontade em opinar/sugerir devem fazê-lo.
Somo seres inteligentes e não podemos nos furtar em opinar/sugerir, ainda que já tenhamos nos sentido melindrados. Já fui "voto vencido" em muitas opiniões. Já me disseram que escrevo melhor que ando... Não mereceria comentário a minha decisão em andar na Over 50 – limito-me a informar que não foi para "papar" troféu! Aliás, não tenho tido muita motivação para andar – não fosse o Antony ter voltado, talvez tivesse até parado de andar.
Nenhuma ideia deve ser simplesmente descartada – que tal testá-la e verificar na prática como funciona?
Eu defendia a ideia de 3 categorias para pilotos com mais de 40 anos. Isto ocorreu, todavia, diferente dos moldes que eu preconizava. A criação da Open foi acertada, pois aumentou o número de pilotos, ou, pelo menos, permitiu que muitos não desistissem. A Over 40 ficou bastante competitiva. A Over 50 "agoniza" com a participação de poucos pilotos, tornando-a sem muita graça, pois só dava Vetel (até que o Overlangue desistiu), o Pirulito parou...

Aos 40 anos, o homem, ou a mulher, já está entrando numa fase mais tranquila, podendo investir mais em seu bem-estar, na sua diversão... vez que já não sofre tanto a pressão dos custos familiares inerentes a educação dos filhos...

Contudo, para pilotos com mais de 40, ocorre a desmotivação por parte dos pilotos que nunca ganham nada e por parte daqueles que não se sentem estimulados de forma desfiadora. Todos perdem. Se houvesse obrigação de subir para outra categoria por parte dos melhores colocados, isso seria diferente.

Andar disputando com piloto que anda menos além de não ser desafiador é perigoso!

Concluo que, para pilotos com mais de 40, deve haver a previsão de 3 categorias: Mestre; Maestro e Expert, andando-se nas médias A, B e C, respectivamente. Obrigatoriamente, 1/3 dos pilotos melhores colocados no ranking, devem andar no próximo ano na categoria "superior" – pilotos da Mestre devem ir para a Sênior, por exemplo, ainda que continuem competindo na média A.
Tem que haver percursos diferenciados para as 3 médias, ou 4. O percurso da média "C" deve ser transponível por qualquer mortal, andando com qualquer moto, sem ter que largar com pneu novo, por exemplo. Pode haver percurso ainda mais fácil, com média cumprível até por "mobiletes" com pneu comum – "D", facilitando o acesso de todo tipo de "trilheiro", sem equipamento de navegação. Seria a categoria TT. Não precisa baixar as médias de forma generalizada. Talvez até fosse necessário criar média e percurso para "Master Pró", com troféu só para o Campeão, caso não haja mais que 3 pilotos disputando.
O número de troféus deveria ficar condicionado para premiar até 1/3 do número de pilotos inscritos, até 6.ª feira da semana anterior à semana que antecede a prova – isso faria com que os pilotos se inscrevessem antes, facilitando o planejamento da equipe, diminuindo custos com a confecção de troféus desnecessários. Note-se que há categorias em que se faz maior número de troféus que o número de pilotos participantes. Isso não deveria ocorrer!!! No Madrugada último havia previsão de 5 troféus para 3 inscritos na Over 50. Em Campo Largo, ganhou troféu, na Over 50, piloto que sequer andou na prova.
Maior número de categorias = mais competitividade!!!
Caso haja categoria que só tenha 1 piloto – Categoria Master Pró, por exemplo – não há problema, pois em anos vindouros pode ser que surjam desafiantes e ela cresça. É acertada a decisão de se permitir que o piloto dispute em categoria inferior àquela que ele tenha disputado anteriormente, caso tenha ficado ausente, ou não tenha conseguido ficar bem no campeonato anterior, tal como é feito atualmente.
Tenho a impressão que com a Over40 ou Mestre, como queira chamar, andando na média A, estaríamos na contramão do que a grande maioria está pleiteando no momento, que é a diminuição das médias. Pelo menos, eu e todos os que conversei a respeito na Over40, optamos por esta categoria, justamente porque a média horária é mais compatível aos nossos reflexos um tanto qto desgastados pelo tempo...haha.
Sobre a obrigação de subir de categoria, há sim, esta obrigação, pois segundo o regulamento, os 3 melhores OPEN ...(se não me engano são 3 ou 2), são obrigados a subir p/ a OVER. Assim como é possível ir da OVER p/ a OPEN tbm.
Quanto ao desestímulo de continuar, precisaríamos identificar exatamente qual é o motivo, no seu caso, por exemplo. Creio que os pilotos com mais de 40 anos estão muito bem servidos em termos de opções de categorias, mesmo pq, não são muito mais de 25 pilotos. Não sei se entendi perfeitamente, mas o texto nos dá a impressão q a causa do seu desestímulo seria a falta de concorrência e se for isso mesmo, particularmente, não entendo de que forma a divisão da Over em 3 categorias poderia ajudar. No meu entender, nos moldes de hj, a falta de concorrência na over50 certamente seria sanada se vc optasse pela OPEN40 ou OVER40. Sem contar que 3 categorias OVER40 fariam sumir de vez a OVER50. Imagine vc que já há pilotos pleiteando a categoria OVER60, e eu acho muito legal isso. Se dependesse só de mim, seria constituída.
No restante, concordo plenamente.
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

Rodrigo wrote:o cursinho poderia ou melhor deveria ser da orma aré bar do paulo e premiação e pódium lá mesmo para aguçar a curiosidade dos outros trilheiros e fazer essa integração, e só para iniciantes e novatos ideal seria dupla ou dividir da forma que for possivel. Só dos piras tenho certeza que a maioria ajudaria.
Não é má idéia!

Vamos começar a convocação.

Quem se colocaria à disposição para ser padrinho no cursinho? Qto mais padrinhos, menos pilotos para apadrinhar.

1) Rodrigo
2) Salau
3) Junior
4) Cassius
5) ?
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

laskoski wrote:Ótima ideia de trajeto e premiação.
Quanto a dupla, a ideia é o piloto ter um padrinho durante o pratico?
Se sim, acho que é um caminho para atrair mais pilotos para o cursinho.

Outra sugestão, o TCC subsidiar parte do custo das inscrições, reduzindo ou zerando a inscrição.
Próximo cursinho em um ginásio de esportes lotado....
Acho que Dupla não seria bem o caso. Seria ótimo se tivéssemos um piloto iniciante p/ 1 piloto padrinho, mas isso só depende da quantidade de colaboradores dispostos a serem padrinhos.

Certa vez o TCC já fez um cursinho a custo zero, mas a experiência foi terrível. Muita gente apenas interessada em conhecer trilha nova e fazer bagunça. Ficou com cara de trilhão, totalmente desorganizado pela quantidade de inscritos. Hoje em dia acreditamos mais na qualidade do que na quantidade. Se inscreve quem está realmente interessado. São estes que fazem valer a pena o trabalho. Inscrições subsidiadas, sim, sou a favor, mas de graça, nem pensar.
Guto
... + de 1000 mensagens
... + de 1000 mensagens
Regularidade: Não
Trilhas: Não

Post by Guto »

Cassius wrote:
Rodrigo wrote:o cursinho poderia ou melhor deveria ser da orma aré bar do paulo e premiação e pódium lá mesmo para aguçar a curiosidade dos outros trilheiros e fazer essa integração, e só para iniciantes e novatos ideal seria dupla ou dividir da forma que for possivel. Só dos piras tenho certeza que a maioria ajudaria.
Não é má idéia!

Vamos começar a convocação.

Quem se colocaria à disposição para ser padrinho no cursinho? Qto mais padrinhos, menos pilotos para apadrinhar.

1) Rodrigo
2) Salau
3) Junior
4) Cassius
5) Gutoooooo
Campeão Paranaense Cat. Junior 2011
Campeão Copa TCC Cat. Sênior 2012
MXF Team Racing
Cat. Máster
fabiano.valle
... + de 200 mensagens
... + de 200 mensagens

Post by fabiano.valle »

Tô dentro,só nao marquem o cursinho na semana pós carnaval :oo :oo :oo abraxx
Fabiano ( Banana )
Lavai-Lama - senior

Image
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

Graziani wrote:Ótimo essa ideia do Cassius debater o enduro de regularidade, como novato e tendo feito duas provas de regularidade e uma de FIM nesse ano, vou relatar minhas dificuldades e facilidades no início desse esporte.
A primeira dificuldade foi quanto a escolha do equipamento de navegação, eu como iniciante no esporte postei um tópico aqui e que na verdade me deixou mais na dúvida do que achar uma solução, enfim os amigos da orma me falaram da ajuda do Lorielse aqui em nossa capital e que isso para quem está começando faz toda diferença.
Meu primeiro enduro foi o Aroeira lugar lindo com trilhas fantásticas mas acredito que como primeiro enduro era para amar ou odiar, como tinha chovido muito foi muito difícil fiz só metade da prova.
O segundo foi o madrugada que andei somente uma hora e parei, não por problemas da prova e sim por problemas de piloto mesmo.
Minha sugestão principalmente para os estreantes é sobre a dificuldade da prova ou a quantidade de laços, realmente a primeira prova para aprender navegar e ao mesmo tempo pilotar é bem difícil. E talvez fazer um cursinho (por demanda) em Julho além do início do ano.
Abraço a todos
Guilherme Graziani
Não esquente a cabeça, Guilherme, pq a escolha do equipamento de navegação é uma dificuldade que muitos encontram até na categoria Master. Prova disso é que uns usam Compass e outros, Totem. Na época, qdo vc abriu o tópico, eu já imaginei que vc ficaria ainda mais confuso, pq nesta questão, não há unanimidade mesmo. Pior ainda é qdo vc quer comprar uma moto. Vc vai receber sugestões desde DT180 até Husaberg 450.
Realmente vc não levou sorte nos seus primeiros enduros por causa das chuvas nestas provas. A chuva dificulta muito mesmo, mas uma coisa é certa, se vc ainda tá interessado, vc vai ser dos bons e vai se deliciar qdo pegar uma prova com tempo seco. Pode me dar este crédito.
A sua sugestão é perfeita e quem sabe os organizadores se sensibilizem com tantos pedidos neste sentido, além dos nossos.

Um abraço e se precisar de algo, estamos à disposição.
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

banana.rmx wrote:Tô dentro,só nao marquem o cursinho na semana pós carnaval :oo :oo :oo abraxx
Padrinhos para o Cursinho 2014:

1) Rodrigo
2) Salau
3) Junior
4) Cassius
5) Gutoooooo
6) Banana
7) ?
Alynne Almeida
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Post by Alynne Almeida »

Cassius wrote:
banana.rmx wrote:Tô dentro,só nao marquem o cursinho na semana pós carnaval :oo :oo :oo abraxx

1) Rodrigo
2) Salau
3) Junior
4) Cassius
5) Gutoooooo
6) Banana
7) ?

to dentrooooooo se os afilhados não tiverem problemas de uma madrinha.. :;;
Falo a língua dos loucos porque não conheço a mórbida coerência dos lúcidos!!!
LucP
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Post by LucP »

eu até queria ser candidato a padrinho... mas é capaz do meu afilhado ter que me ensinar alguma coisa... ahahahahahah....
Luciano Paz
Enduro de Regularidade
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

salau wrote:Olá a todos, estou adorando esses debates e pensando...nossa, todas as minhas ideias já foram expostas...rsrsrsrsrsrs :oO :oO :oO

Uma coisa é certo, temos que focar melhor no cursinho, o meu 1° foi o melhor. Foi com o professor Joelson, muito didático, detalhista nas tulipas, mostrando até o que era um PC taz...nunca mais esqueci... |2 |2 |2

Nosso cursinho tem que ser mais detalhista, especificar os detalhes da planilha, dicas de como marca-la, detalhes sobre os aparelhos compass e totem, nem precisa mostrar a planilha da prova, apenas detalhar uma tulipa, como é a marcação da velocidade, tempo, detalhes de como integrar 2 tulipas, isso abre a mente dos novos pilotos...

Pode contar comigo a ser um dos padrinhos no cursinho, isso sim é realmente essencial... :;;; :;;;

Em questões de prova, acredito que o mais fácil de fazer será o corte dos trechos difíceis para a média C, uma que não desgasta os pilotos iniciantes, agiliza a prova e o melhor de tudo, deixa os iniciantes com aquele gostinho de:
"puts...pena eu ser iniciante e não poder passar por aquele trecho..."

Eu ficava morrendo de curiosidade e com água na boca quando via os pilotos vindo de um corte para a minha média e eu tinha que desviar...acredito que a curiosidade dos novos pilotos pelos desafios em provas, vai acabar fazendo com que eles cresçam dentro do nosso esporte...
"Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". Cortar laços e desviar trilhas muito técnicas p/ as categorias de base, nos parece essencial p/ o futuro sucesso de qualquer prova, principalmente em caso de chuva.

Tenho a impressão que o cursinho 2014 será totalmente remodelado, do jeito que vc tá descrevendo, Salau. Este tópico está realmente funcionando muito bem. Acredito que até o fds, teremos mais de uma dúzia de padrinhos voluntários e isso será primordial para o sucesso de nossa intenção, que é o de iniciar futuros apaixonados pelo enduro de regularidade.
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

Alynne Almeida wrote:to dentrooooooo se os afilhados não tiverem problemas de uma madrinha.. :;;

1) Rodrigo
2) Salau
3) Junior
4) Cassius
5) Gutoooooo
6) Banana
7) Alynne
8 ) ?
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

Ricardobres wrote:Olá Cássius...andei muito nas provas de uns 12 anos atrás, parei e voltei há uns dois anos. Me inscrevi em duas provas, fiz a primeira e desisti depois de 1 hora de prova, e na segunda, demorei um pouco mais, acho que 1h e meia rsrsrsrsrsrs. Desisti por não conseguir andar na média, e isso acabou me desmotivando a me inscrever em outras provas. Fiz o madrugada do ano passado na categoria duplas, não terminamos a prova, meu dupla quebrou logo depois do neutro principal. Adoro o enduro de regularidade, mas nas médias que estão sendo colocadas, não participo mais de provas, pois sou competitivo, e vou participar para ganhar e não para me divertir, se for se divertir, faço uma trilhinha.
Por esse motivo, sou adepto a diminuição das médias e deixar as provas mais técnicas.
Blz, Ricardo!
É muito bom saber a sua opinião e melhor ainda identificarmos que estamos no caminho certo. É claro que vc tem noção de que como ficou tempo parado, obviamente não poderia voltar voando como há 12 anos, mas não temos como negar que as médias subiram muito mesmo. É quase uma unanimidade no tópico.

Eu gostaria muito de ler a opinião de pilotos Novatos e TT que andam nas pontas como o Nhunho, Pedro Slongo, Jivago, Raphael Margraf, Thiago Pedron, Ivair, Travis e outros. É importante pessoal. :;;;
Post Reply