Cassius wrote:se ele pode, eu tbm posso.

Moderator: TCC
Cassius wrote:se ele pode, eu tbm posso.
PRIMEIRO:Marcelo Ribeiro wrote:PRIMEIRO:
Parabens Cassius pela iniciativa, isso demonstra a preocupação com um esporte onde muitos são realmente amadores (no sentido de AMAR) e não deseja que a modalidade desapareça por falta de competidores;
SEGUNDO:
a tentativa de levantar informações através deste POST que orientem no crescimento do esporte até agora pelo menso não acho que tenha surtido bom efeito, pois percebemos aqui que a grande maioria dos que se manifestaram, demonstraram suas insatisfações ou então trouxeram sugestões que são discutidas com bastante repetição durante as reuniões no TCC.
TERCEIRO:
importante definir:
- como MANTER pilotos no esporte, ou, como TRAZER novos pilotos pro esporte.
São duas coisas bastante distintas e que merecem atenção e esforços bem diferenciados.
QUARTO:
Se pensarmos nos pilotos que estão se afastando da modalidade, acredito que uma maneira bem mais direta de medir a febre é TENTAR DESCOBRIR QUAL O MOTIVO QUE FEZ ESTE OU AQUELE PILOTO SE AFASTAR.
Isso ajudará a entender o motivo que fizeram pilotos apaixonados se afastarem, resolvemos uma parte do problema, que é MANTER PILOTOS.
Portanto, vc que andava regularmente nas provas do TCC e esta se afastando, AJUDE a entender os motivos que estao levando pilotos como vc a se afastar, basta dizer de forma sintética o motivo:
- medias altas;
- provas com muitas dificuldades;
- questao financeira;
- riscos/acidentes;
- etc;
(sugiro até um NOVO POST pra tratar do assunto PILOTOS SE AFASTANDO, PORQUE??)
QUINTO e ultimo:
PARABENS Cassius mais uma vez.
Realmente é bastante desgastante ouvir varias e varias vezes de muitas pessoas que o clube deveria investir mais nos pilotos.
Acredito que depois desta explicação "muito didática" que voce fez acima, até uma criança da 5a série que ja possui noção mais apurada de matematica, consegue concluir que o clube é quase inviavel;
Importante esclarecer sempre estes fatos, para quem esta de fora fica muito facil fazer suas criticas sem ter o conhecimento necessário sobre o assunto.
IMPORTANTE, sempre esclarecer, deixar a mostra os fatos para que não de chance para comentários ou pensamentos desnecessários sobre os fatos.
Tenho a impressão que com a Over40 ou Mestre, como queira chamar, andando na média A, estaríamos na contramão do que a grande maioria está pleiteando no momento, que é a diminuição das médias. Pelo menos, eu e todos os que conversei a respeito na Over40, optamos por esta categoria, justamente porque a média horária é mais compatível aos nossos reflexos um tanto qto desgastados pelo tempo...haha.António wrote:Há muita ideia boa sendo lançada, como faz o João Purkote, por exemplo!
Há que se continuar com o "Toró de Palpites" e todos que sintam alguma vontade em opinar/sugerir devem fazê-lo.
Somo seres inteligentes e não podemos nos furtar em opinar/sugerir, ainda que já tenhamos nos sentido melindrados. Já fui "voto vencido" em muitas opiniões. Já me disseram que escrevo melhor que ando... Não mereceria comentário a minha decisão em andar na Over 50 – limito-me a informar que não foi para "papar" troféu! Aliás, não tenho tido muita motivação para andar – não fosse o Antony ter voltado, talvez tivesse até parado de andar.
Nenhuma ideia deve ser simplesmente descartada – que tal testá-la e verificar na prática como funciona?
Eu defendia a ideia de 3 categorias para pilotos com mais de 40 anos. Isto ocorreu, todavia, diferente dos moldes que eu preconizava. A criação da Open foi acertada, pois aumentou o número de pilotos, ou, pelo menos, permitiu que muitos não desistissem. A Over 40 ficou bastante competitiva. A Over 50 "agoniza" com a participação de poucos pilotos, tornando-a sem muita graça, pois só dava Vetel (até que o Overlangue desistiu), o Pirulito parou...
Aos 40 anos, o homem, ou a mulher, já está entrando numa fase mais tranquila, podendo investir mais em seu bem-estar, na sua diversão... vez que já não sofre tanto a pressão dos custos familiares inerentes a educação dos filhos...
Contudo, para pilotos com mais de 40, ocorre a desmotivação por parte dos pilotos que nunca ganham nada e por parte daqueles que não se sentem estimulados de forma desfiadora. Todos perdem. Se houvesse obrigação de subir para outra categoria por parte dos melhores colocados, isso seria diferente.
Andar disputando com piloto que anda menos além de não ser desafiador é perigoso!
Concluo que, para pilotos com mais de 40, deve haver a previsão de 3 categorias: Mestre; Maestro e Expert, andando-se nas médias A, B e C, respectivamente. Obrigatoriamente, 1/3 dos pilotos melhores colocados no ranking, devem andar no próximo ano na categoria "superior" – pilotos da Mestre devem ir para a Sênior, por exemplo, ainda que continuem competindo na média A.
Tem que haver percursos diferenciados para as 3 médias, ou 4. O percurso da média "C" deve ser transponível por qualquer mortal, andando com qualquer moto, sem ter que largar com pneu novo, por exemplo. Pode haver percurso ainda mais fácil, com média cumprível até por "mobiletes" com pneu comum – "D", facilitando o acesso de todo tipo de "trilheiro", sem equipamento de navegação. Seria a categoria TT. Não precisa baixar as médias de forma generalizada. Talvez até fosse necessário criar média e percurso para "Master Pró", com troféu só para o Campeão, caso não haja mais que 3 pilotos disputando.
O número de troféus deveria ficar condicionado para premiar até 1/3 do número de pilotos inscritos, até 6.ª feira da semana anterior à semana que antecede a prova – isso faria com que os pilotos se inscrevessem antes, facilitando o planejamento da equipe, diminuindo custos com a confecção de troféus desnecessários. Note-se que há categorias em que se faz maior número de troféus que o número de pilotos participantes. Isso não deveria ocorrer!!! No Madrugada último havia previsão de 5 troféus para 3 inscritos na Over 50. Em Campo Largo, ganhou troféu, na Over 50, piloto que sequer andou na prova.
Maior número de categorias = mais competitividade!!!
Caso haja categoria que só tenha 1 piloto – Categoria Master Pró, por exemplo – não há problema, pois em anos vindouros pode ser que surjam desafiantes e ela cresça. É acertada a decisão de se permitir que o piloto dispute em categoria inferior àquela que ele tenha disputado anteriormente, caso tenha ficado ausente, ou não tenha conseguido ficar bem no campeonato anterior, tal como é feito atualmente.
Não é má idéia!Rodrigo wrote:o cursinho poderia ou melhor deveria ser da orma aré bar do paulo e premiação e pódium lá mesmo para aguçar a curiosidade dos outros trilheiros e fazer essa integração, e só para iniciantes e novatos ideal seria dupla ou dividir da forma que for possivel. Só dos piras tenho certeza que a maioria ajudaria.
Acho que Dupla não seria bem o caso. Seria ótimo se tivéssemos um piloto iniciante p/ 1 piloto padrinho, mas isso só depende da quantidade de colaboradores dispostos a serem padrinhos.laskoski wrote:Ótima ideia de trajeto e premiação.
Quanto a dupla, a ideia é o piloto ter um padrinho durante o pratico?
Se sim, acho que é um caminho para atrair mais pilotos para o cursinho.
Outra sugestão, o TCC subsidiar parte do custo das inscrições, reduzindo ou zerando a inscrição.
Próximo cursinho em um ginásio de esportes lotado....
Não é má idéia!Cassius wrote:Rodrigo wrote:o cursinho poderia ou melhor deveria ser da orma aré bar do paulo e premiação e pódium lá mesmo para aguçar a curiosidade dos outros trilheiros e fazer essa integração, e só para iniciantes e novatos ideal seria dupla ou dividir da forma que for possivel. Só dos piras tenho certeza que a maioria ajudaria.
Não esquente a cabeça, Guilherme, pq a escolha do equipamento de navegação é uma dificuldade que muitos encontram até na categoria Master. Prova disso é que uns usam Compass e outros, Totem. Na época, qdo vc abriu o tópico, eu já imaginei que vc ficaria ainda mais confuso, pq nesta questão, não há unanimidade mesmo. Pior ainda é qdo vc quer comprar uma moto. Vc vai receber sugestões desde DT180 até Husaberg 450.Graziani wrote:Ótimo essa ideia do Cassius debater o enduro de regularidade, como novato e tendo feito duas provas de regularidade e uma de FIM nesse ano, vou relatar minhas dificuldades e facilidades no início desse esporte.
A primeira dificuldade foi quanto a escolha do equipamento de navegação, eu como iniciante no esporte postei um tópico aqui e que na verdade me deixou mais na dúvida do que achar uma solução, enfim os amigos da orma me falaram da ajuda do Lorielse aqui em nossa capital e que isso para quem está começando faz toda diferença.
Meu primeiro enduro foi o Aroeira lugar lindo com trilhas fantásticas mas acredito que como primeiro enduro era para amar ou odiar, como tinha chovido muito foi muito difícil fiz só metade da prova.
O segundo foi o madrugada que andei somente uma hora e parei, não por problemas da prova e sim por problemas de piloto mesmo.
Minha sugestão principalmente para os estreantes é sobre a dificuldade da prova ou a quantidade de laços, realmente a primeira prova para aprender navegar e ao mesmo tempo pilotar é bem difícil. E talvez fazer um cursinho (por demanda) em Julho além do início do ano.
Abraço a todos
Guilherme Graziani
Padrinhos para o Cursinho 2014:banana.rmx wrote:Tô dentro,só nao marquem o cursinho na semana pós carnaval![]()
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abraxx
Cassius wrote:Padrinhos para o Cursinho 2014:banana.rmx wrote:Tô dentro,só nao marquem o cursinho na semana pós carnaval![]()
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abraxx
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7) ?
"Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". Cortar laços e desviar trilhas muito técnicas p/ as categorias de base, nos parece essencial p/ o futuro sucesso de qualquer prova, principalmente em caso de chuva.salau wrote:Olá a todos, estou adorando esses debates e pensando...nossa, todas as minhas ideias já foram expostas...rsrsrsrsrsrs![]()
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Uma coisa é certo, temos que focar melhor no cursinho, o meu 1° foi o melhor. Foi com o professor Joelson, muito didático, detalhista nas tulipas, mostrando até o que era um PC taz...nunca mais esqueci...![]()
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Nosso cursinho tem que ser mais detalhista, especificar os detalhes da planilha, dicas de como marca-la, detalhes sobre os aparelhos compass e totem, nem precisa mostrar a planilha da prova, apenas detalhar uma tulipa, como é a marcação da velocidade, tempo, detalhes de como integrar 2 tulipas, isso abre a mente dos novos pilotos...
Pode contar comigo a ser um dos padrinhos no cursinho, isso sim é realmente essencial...![]()
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Em questões de prova, acredito que o mais fácil de fazer será o corte dos trechos difíceis para a média C, uma que não desgasta os pilotos iniciantes, agiliza a prova e o melhor de tudo, deixa os iniciantes com aquele gostinho de:
"puts...pena eu ser iniciante e não poder passar por aquele trecho..."
Eu ficava morrendo de curiosidade e com água na boca quando via os pilotos vindo de um corte para a minha média e eu tinha que desviar...acredito que a curiosidade dos novos pilotos pelos desafios em provas, vai acabar fazendo com que eles cresçam dentro do nosso esporte...
Padrinhos para o Cursinho 2014:Alynne Almeida wrote:to dentrooooooo se os afilhados não tiverem problemas de uma madrinha..
Blz, Ricardo!Ricardobres wrote:Olá Cássius...andei muito nas provas de uns 12 anos atrás, parei e voltei há uns dois anos. Me inscrevi em duas provas, fiz a primeira e desisti depois de 1 hora de prova, e na segunda, demorei um pouco mais, acho que 1h e meia rsrsrsrsrsrs. Desisti por não conseguir andar na média, e isso acabou me desmotivando a me inscrever em outras provas. Fiz o madrugada do ano passado na categoria duplas, não terminamos a prova, meu dupla quebrou logo depois do neutro principal. Adoro o enduro de regularidade, mas nas médias que estão sendo colocadas, não participo mais de provas, pois sou competitivo, e vou participar para ganhar e não para me divertir, se for se divertir, faço uma trilhinha.
Por esse motivo, sou adepto a diminuição das médias e deixar as provas mais técnicas.