Sertões 2010

Espaço para troca de mensagens entre pilotos, trilheiros e visitantes. Enduro de Regularidade, Cross Country, Enduro FIM em 2 rodas é aqui mesmo.

Moderator: TCC

Elon Cesar Isfer Garcia
... + de 200 mensagens
... + de 200 mensagens

Re: Sertões 2010

Post by Elon Cesar Isfer Garcia »

Grande Marcelo,
Manda bala aí nos Sertões.

Tenho alguns amigos que estão correndo também este ano:

CARRO 335 - ELCIO BARDELI / ERIC FRANÇOZI - Mitsubishi L200 - Categoria Super Production.
Dupla aqui de Curitiba. Na caminhonete e no ônibus tem a marca da TINTAS DACAR.
Eles correm o Mitsubishi Cup e é a primeira vez que estão no Sertões.

Além, é claro, do Bina e o Thiago Peretti nas motos.

Abraços e boa sorte!
Elon
martines
Presidente
Presidente
Regularidade: Sim
FIM: Sim
XC: Sim
MX: Sim
Trilhas: Sim

Post by martines »

FALANDO EM BINA.
ATUALIZDO ATÉ 13/10 21:00 HORAS
Posição Número Nome Categoria Largada Parcial 1 Parcial 2 Chegada

1º 301 Jean Azevedo/Emerson Cavassin (1)T1 11:40:00.0 00:25:03.0 02:35:49.8
2º 303 Guilherme Spinelli /Youssef Haddad (2)T1 10:43:00.0 00:24:30.8 0 02:37:49.6
3º 310 Marlon Koerich/Deco Muniz (3)T1 10:41:00.0 00:25:04.4 02:39:05.5

DE UMA OLHADINHA NOS TEMPOS E NO ACUMULADO ?????/
martines
presidente
2000/2001/2002/2003 / 2010/2011/2014-2015/2016-2017
2024-2025
RafaelK
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Post by RafaelK »

fotos da especial de hoje já no blog:

www.rllrally.wordpress.com

sds
Gastei metade da minha fortuna com Motos e Mulheres, o restante desperdicei..
http://www.rllrally.wordpress.com
Rafael Kruka
Cassius
Site Admin
Site Admin
XC: Não
MX: Não

Post by Cassius »

Olá amigos!

O Marcelo passou alguns dias em lugares que mal havia energia elétrica e prá piorar, o seu notebook sofreu avarias. Porém, muito entusiasmado com a oportunidade e com o evento, ele continua tentando nos mandar notícias. O hôme tá em Palmas e me ligou hoje à noite no esforço de não nos deixar na mão. Estou colando aqui o que me mandou por email. Amanhã posto as fotos.

Dia 12/8 Caldas Novas – Alto do Paraíso

O Sertão mostrou sua cara. Tivemos de tudo: frio, calor, vento, muito vento, terra batida, areia e algo que nunca tinha experimentado antes, talco!!!!

Saímos cedo, pois o GPS mostrava um dia de 690 km. O rali foi para um lado, Anai, e nos fomos para outro, Alto do Paraíso, cidade mística do interior de Goiás. Só para vocês terem um idéia do quão mística a cidade é, tem um cara, ex-medico de São paulo, que mora lá há alguns anos, que abandonou a medicina, fez um curso de mecânico e hoje é ..... mecânico de disco voador em Alto Paraíso.. O cara é completamente surtado.Tem de tudo por aqui!!! Mas a cidade é uma graça. Tem um monte de restaurantes pequenos, gente transada e dezenas de cachoeiras. Viemos para cá direto para passar dois dias.. O rali chega amanha a noite.

Andamos 400km de asfalto com muito vento. E que vento. A moto ficava totalmente de lado, com rajadas que te jogavam para o lado e o fato de estarmos usando capacete de trilha e andarmos a 130km/h (no asfalto), fazia com que a cabeça ficasse para todos os lados, o que cansa. Mas andamos bem e chegamos em Niquelandia as 14 horas.

No ano passado, o grupo fez o mesmo caminho chagando em Niquelandia. Nos foi oferecido as seguintes opções a partir dali: Trilha da Onça – 212 km de trilhas cruzando o Rio Tocantins, ou estrada sem asfalto – 158 km para Alto Paraíso.

Nos dividimos em dois grupo e eu tinha que escolher a trilha. Foi sensacional! Não era uma trilha fechada. De fato, era uma trilha – tipo estrada do interior com muito pouco trafego, com muita erosão, pedras e talco!!! Talco, é a areia mais fina que existe e aparece de repente. Se você não enfia a mão a moto trava e você cai. Depois de ter andado 400 km de asfalto estava me sentindo cansado, mas depois de 212 km de trilhas o cansaço foi embora e me e senti ótimo. Todos acharam o maximo.

Dia 13/8 – Alto do Paraíso.

O rali chegou as 14 horas na cidade. Pela manha fomos ao Vale da Lua, um lugar de formação rochosa onde a erosão desenhou as rochas e a água é um cristal. Tomamos um banho de cachoeira, a segunda do dia, pois cedo, já havíamos feito uma caminha da de 3km pelo terreno do hotel ate uma cachoeira.

Para nossa equipe, o dia foi ruim. O Glauco, um dos pilotos, levou um tombo besta e quebrou a clavícula por não saber ajustar o Leaf Brace, aquele protetor de pescoço. No dia anterior, o Carlos Ambrosio já havia quebrado a clavícula da mesma forma. O piloto francês, Davi Casteau, juntou todos os pilotos que usam esta proteção e deu uma aula de como ajustá-lo. O problema fica nos calços que você tem que colocar.

O Zé Helio, nossa grande esperança nos Sertões, correndo de BMW 450, fundiu o motor. A mangueira da bomba de óleo soltou, ele não viu e o motor foi para o céu!

O Zanol ganhou a especial e o Coma ficou em segundo. O Coma esta em primeiro na geral. O Zanol esta bem, mas todos do meu grupo acham que ele não termina pois anda de Sertões como se estivesse numa pista de enduro Fim e aqui é diferente. Tem que andar com a cabeça.

Por fim - nota para o pessoal do TCC – conheci o piloto Curitibano Tiago, que esta muito bem, tranquilo com muita vontade de terminar. Encontrei o Bruno Leite, que esta na equipe técnica e se matando de trabalhar. E encontrei o Bocao, Fabio, Milani e o Velho!

O que eu vou escrever agora é a pedido do Fabio e Milani: Em Pirinopolis, eles encontraram dois coroas trilheiros de XT 660. O Velho ficou todo empolgado. Conversa vai , conversa vem, eles convidaram o grupo para no dia seguinte fazerem uma volta numas estradas locais com eles. Durante o dia, segundo o Fabio comentou, um dois Xtzeiros, se encantou com o Velho e perguntou se ele era de Pelotas - Ate então eles não conversado sobre suas origens – e começou a chamar o Velho meu de Pelotas!!! O resto da estória, o Fabio conta para vocês depois ....

Marcelo Taulois
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

Novas fotos do Marcelo nos Sertões...
Attachments
Taulois_5657.jpg
Taulois_5543_edited.jpg
Taulois_5474.jpg
Taulois_5445.jpg
Taulois_5437_edited.jpg
Taulois_5384.jpg
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

Hey, Marcelo, se vc conseguir entrar aqui no fórum e ler esta msg, mande um abraço p/ o Dario Julio, piloto do Regularidade que tá se dando bem nos Sertões. Diga que o estamos acompanhando também, torcendo muito pelo sucesso dele na prova e parabenizando por estar entre os cinco primeiros colocados.
Acelera aí, Taulois!!!
Marcelo Taulois
... + de 100 mensagens
... + de 100 mensagens
FIM: Não

Post by Marcelo Taulois »

Cassius e Atilio

O Galo Cinza (vulgo Dario Lopes) manda um abraço.

Meu computador pifou. Estou escrevendo do Iphone, mas é muito dificil. Vou mandar emails dele para o Cassius e ele coloca no site.

Hoje foi tudo bem, tirando o meu pneu da frente que furou!

A noite manda o sumario do dia 15, pois estou dois dias atrasado ...

Um abraço
Marcelo Taulois
KTM 450/990
Over 40
Equipe Encalha
RafaelK
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Post by RafaelK »

Ae galera, acompanhando de longe, tem mais algumas fotos lá no blog.

Pessoal do enduro mandando muito bem no sertão!

Pena que o Zé teve problemas! no novo post tem até link para os vídeos da globo.

vejam lá
Rafael Kruka
Marcelo Taulois
... + de 100 mensagens
... + de 100 mensagens

Pessoal,

Colocamos 50 fotos no site

http://www.casademaquinasktm.com.br/cas ... lection=36

Um abraco.

Marcelo
Marcelo Taulois
KTM 450/990
Over 40
Equipe Encalha
RafaelK
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Post by RafaelK »

Show as fotos Marcelo!
Rafael Kruka
Marcelo Taulois
... + de 100 mensagens
... + de 100 mensagens

Caros amigos,

Primeiramente, parabens a quem participou do Cachorro Louco hoje!!!

Infelizmente fiquei sem notebook durante o rali e não consegui escrever mais. Cheguei ontem a noite e terminei os mais de 4500 km acompanhando rali como planejei, sem nenhum tombo, sem nenhuma quebra, só um pneu furado e bastante feliz! Quem sabe, no ano que vem vou fazer o rali!!!

Seque aqui meus comentarios finais:

A moto KTM 990

É dificil de convencer voces de como esta moto é leve, versatil, apesar dos seus 190 kg (sem gasolina) e 990 cilindradas. Ela faz quase tudo que uma moto de trilha faz. É de uma agilidade atroz na areia, no talco e nas pedras. Andar em pé tambem facilita muito sua dirigibilidade, mas sentado, parece um sofá - sua bunda não doi!

Marc Coma
O Coma estava correndo na equipe Offrush, junto com o Davi Casteau, Dario Lopes, Lenilson, etc etc. O LImonta, que liderava nosso grupo, trabalha na offrush e portanto tinhamos acesso a equipe, hospitality e pilotos.
Na sexta a tarde, fiquei no mesmo hotel que Coma e conversei muito com ele a noite. Falamos, digo, indaquei sobre a diferença brutal entre ele e os demais pilotos. Parecia que ele andava a 70% da sua capacidade. Não que os Brasileiros fossem devagar, muito pelo contrario, eram rapidos demais, mas não conseguiam ter uma estratégia de prova. Ele tinha. Alem diso, o cara era um exemplo de disciplina e profissionalismos, alem de ser extremante simpatico e dar atenção a todos. Em Terezina, ele chegou as tres da tarde, tomou um banho, comeu algo e sentou num toldo preparado com uma mesa somente para os pilotos da Equipe. Eu estava la dentro, pois neste dia chegamos mais cedo. Eram uma cinco da tarde. Ele, o Casteau, Dario e Lenilson sentaram e começaram a estudar a planinha do dia seguinte recem entregues a eles. Em uma hora, os Brasileiros ja tinham acabado. O Casteau ficou mais um pouco. O Coma, de headphone e Ipod para ninguem incomodar, marcou sua planilha e começou a enrolar e desenrolar, bem devagar a sua frente. Eu sai e fui jantar. As dez da noite, passei la de novo. Ele estava na mesma posição, só que agora, enrolava e desenrolava sua planilha com uma velocidade incrivel e não mexia os olhos. Na sexta a noite perguntei se ele tinha ficado cinco horas estudando a planilha e ele me rspondeu da seguinte forma "minha profissão é ser piloto de Rali, não faço mais nada e sou pago para isso. Treino cinco dias por semana, de manha a tarde, da mesma forma que voce vai ao seu trabalho. É meu dever saber cada detalhe da planilha e quase que memoriso ela. Alem disso, nunca ganhei os sertoes, só falta esta prova". O cara, memorisa cada tulipa da planilha!
Dois dias antes desta conversa, das motos no pelotão da frente, isto dito a mim diretamente pelo Zanol, só o Coma e o Zé Hélio não cairam num buraco marcado com tres curecas. Isto é estudar planilha
Ele corria com uma 690 e me disse que a moto era meio grande para os Sertoes. Seu mecanico, David, jantava com a gente e dormia no nosso caminhao da KTM. O cara tinha um jogo de pneu montado para cada dia do rali. A noite, só drenava e completava o fluido de freio por que disse que o Coma é paranoico com o freio. A moto dele não quebrou.

Jalapão

No Jalapao, andamos um dia na frente do rali e ainda ficamos um dia a mais. Num certo dia, andamos 714 KM, sendo que 114 destes numa especial de um rali passado só de areia.
Andar na areia é coisa que o pessoal do TCC nao esta muito acustumado. Tem que andar rapido, nao pode parar de acelerar um minuto e se andar abaixo de 60 km/h, a moto perde o controle. Na 990, a situaçao é pior pois a moto é mais pesada e nao tinhamos amortecedor de direção. Andavamos entre 80 e 100 km/h. A frente da moto nao para de mexer. A gente senta atras, fica em pe e joga o peso nas pedaleiras e reza! Depois de um tempinho voce pega o jeito....Das nove motos, tivemos seis que cairam neste dia. Eu, não sei como, sobrevivi!
O Jalapao é lindo e suas estradas interminaveis. Vale muito a pena uma viage para la de moto.

Pneus

Andamos 4500 km e 50% em asfalto. Qual o pneu a ser usado? O pessoal era experiente e sugeriu as seguintes opções:
. Michelin Dessert - R$1200 o par. Muito bom, faz muito barrulho e dura os 4500km na traseira. Otimo na areia.
. Metzeler Karoo T - R$800 o par. Muito bom no asfalto e OK no offroad, mas dura 2500 km no maximo.
. Pirreli Scorpio Rallye - R$ 1000 o par. O melhor deles. Dura uns 6000 km e é muito bom na areia e asfalto. É uma sinfonia de tanto barrulh que faz.
. Metzeler Karoo - R$700 o par. Muito bom no offroad mais muito mole. Dura 2000km no maximo.

Roupa

Usei a roupa Rallye da KTM, com o colete da Alpine Stars por baixo e o item mais importante, uma camisa Solo, segunda pele, de manga comprida que mantem voce muito fresco. Apesar dos constantes 34 a 38 graus, confesso na senti calor.
O duro foi trocar pneu neste calor. Tivemos sete pneus furados e todos trocados na hora. inhamos camaras reserva e uma bomba eletrica.
Andei de protetor de pescoço de espuma e joelheira Asterisk todo dia.

A aventura de acompanhar os sertoes foi unica. Cheguei bem e com certeza estarei lá no ano que vem. Alguem quer me acompanhar???

Um abraço e obrigado pelo incentivo.

Nota: Colocamos 174 fotos no site http://www.casademaquinasktm.com.br entre em fotos e passeio sertoes 2010.
Marcelo Taulois
KTM 450/990
Over 40
Equipe Encalha
RafaelK
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Post by RafaelK »

Marcelo

Sensacional o seu relato sobre o Coma e sobre sua experiencia.

Já com 2011 na cabeça, seguimos...

Abraço
Rafael Kruka
Lessandro
... + de 1000 mensagens
... + de 1000 mensagens

Post by Lessandro »

Tbem curti bastante saber todos esses detalhes Marcelo, valeu por compartilhar com agente essa sua experiencia show de bola!

Uma coisa que me deixou curioso, porque durante o Rally vcs nao deveriam tomar agua ou suco, mas sim somente bebidas industrializadas?
Alberini
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

Que tesão, Marcelo! Experiência ímpar mesmo. Parabéns!

Já sabíamos que estudar a planilha de regularidade te deixa "segundos à frente sem andar adiantado", mas este relato do Coma é uma fantástica prova de profissionalismo. Não é de graça que os caras mandam muito.
Marcelo Taulois
... + de 100 mensagens
... + de 100 mensagens

Vamos la. Se tem uma coisa que voce vai achar em qualuqer birosca no interior do sertao brasileiro 'e uma Coca Cola gelada! Agua com gas nao 'e problema. O problema 'e saber a procedencia da agua sem gas e gelo. Ent~ao, o Waldyr da KTM no briefing em Goiania nos orientou a nao tomar sucos, agua sem gas e gelo. O resta estava ok. Nos nem tomavamos agua de rio cristalino! Ninguem teve dor de barriga!

Na hora de comer, o mesmo esquema. Sempre comida simples de ser digerida e nada de muito tempero. Arroz, feijao, carne, carne, carne etc... Se o restaurante fosse bom, comiamos verduras. No cafe da manha, muita fruta e evitavamos ovos e comida pesada.

Durante o dia, todo mundo tinha dois litros de agua no Camelback, que era reenchido varias vezes. Nosso carro de apoio tinha agua gelada. Comiamos gel de carboidrato, nada mais do que 300 calrias por dia e barras de cerais. Nao dava fome, s'o a noite.

A melhor coisa era parar num posto de gasolina e tomar um banho de torneira de pia. Eu me ensopava e apos colocar a jaqueta, ficava bem fresco.

Depois em conto mais ...

Um abraco
Marcelo Taulois
KTM 450/990
Over 40
Equipe Encalha
Post Reply