Lembrei de outra alteração que, inclusive, os pilotos do cursinho já sentiram "na pele".TCC_Adm.fórum wrote:- A mudança mais significativa p/ 2014 é que, a partir da segunda etapa da Copa TCC de FIM, os 20 melhores colocados do ranking geral largarão na frente, sem sorteio, independente da moto ou da categoria. No ranking geral entrarão todos os pilotos inscritos nas provas e será divulgado juntamente com o ranking de cada categoria, mas servirá apenas para definir a ordem de largada dos 20 primeiros na próxima prova.
Essa medida visa proporcionar mais segurança aos pilotos, uma vez que os mais rápidos da Copa não largarão misturados aos mais lentos, apesar de concorrerem nas mesmas categorias, evitando ultrapassagens forçadas. Ou seja, entre os 20 primeiros a largar, estarão os pilotos que fazem tempos muito parecidos.
Vamos usar o piloto BlazusiaK como exemplo. Ele fará a Copa TCC com uma CRF230. Na primeira prova, ele será sorteado dentro da categoria E4. A partir da segunda, se ele estiver em segundo lugar no ranking geral, ele largará com a ordem de largada e numeral 2, apesar de continuar concorrendo na categoria E4.
- Outra alteração é que provavelmente a categoria E4light deixará de existir. O número reduzido de participantes nas últimas provas não sustentou a categoria para 2014. Os pilotos desta categoria poderão migrar para a categoria E5B (estreante nacional), independente do resultado de 2013.
- Aproveitando o tópico, uma dúvida comum é qto a mudança de categoria: Se um piloto foi campeão na E5B (estreante nacional) em 2013 e comprou uma importada para a temporada 2014, em que categoria poderá andar? Como ele é estreante com moto importada, ele poderá andar a Copa 2014 na E5A (estreante importada), ou, se preferir, poderá andar tbm na E1 ou E2, mas atenção, definida a categoria, ele não poderá mais resgatar os pontos para descate para outra categoria se quiser mudar depois no meio do campeonato.
Por exemplo: o piloto fez a primeira prova na E5A, mas achou que tem muito inscrito e a partir da segunda prova, se inscreve na E2. Participando de toda a copa na E2, a primeira etapa que ele andou na E5A não poderá ser usada como descarte.
Até mais.
- Entre as placas de INICIO de RADAR e FIM de RADAR, o piloto que andar por 10 segundos com uma velocidade superior a 20% dos 40km/h permitidos, ou seja, 48 km/h, será penalizado com 60 pontos para cada vez que isso ocorrer. Trocando em miúdos, na zona de radar, se vc andar por 10 segundos a 50km/h, vc será penalizado com 60 pontos.
- O mesmo acontecerá nos estradões e em TODO DESLOCAMENTO da prova. Mesmo sem placa de radar, se o piloto andar por 10 segundos com uma velocidade superior a 60 km/h, será penalizado com 60 pontos para cada vez que isso ocorrer.
Teve piloto no cursinho que foi penalizado nas 3 voltas no mesmo lugar, levando 180 pontos, ou seja 3 minutos a mais somados no seu tempo total cronometrado das especiais.
Alertamos que, apesar dos anos anteriores poucos organizadores penalizavam o excesso de velocidade, pois isso demorava um pouco mais a apuração, este ano não vai depender do organizador. O próprio sistema de apuração vai penalizar direto o piloto, já que o seu GPS mede a sua velocidade a cada 1 segundo.