cezar wrote:Primeiramente gostaria de elogiar esta iniciativa de discutirmos(dar opiniões) pelo forun pois a grande maioria não frequenta as reuniões e não sabem como eu como funciona o TCC nas diversas atividades e as vezes criticamos sem saber. Tenho diversas duvidas e ao longo deste debates e opiniões vou poder tirar minhas duvidas e também tentar ajudar

.Como um administrador de empresas e vendo que o TCC é uma entidade sem fins lucrativos pergunto :Enque o Tcc já ajuda e poderia ajudar financeiramente e fisicamente as equipes que organizam as provas?( Pessoal não estou criticando nem criando polemica mas para começarmos a sugerir sugestões para que aja interesse de equipes que não organizam provas possa saber o que o TCC faz )
Vamos lá, Cezar...
Vou aproveitar a sua pergunta e tentar responder outra bem parecida que ouvimos vez por outra: O que o TCC faz pelos pilotos?
Imaginem se não existisse o TCC em Curitiba. É fácil de imaginar, basta ver como é na grande maioria das outras cidades, ou seja, nós teríamos 1 (um) enduro de regularidade ao ano. É assim em União da Vitória, em Guarapuava, Cascavel, Toledo, Londrina, Maringá, Guaraniaçú, Reserva, Irati, São Bento do Sul, Joinville etc, etc, etc. Prá não ficar só em uma prova por ano, reuniu-se um grupo de pilotos dispostos a juntar vários outros pilotos e organizar uma copa. A este grupo de pilotos daqui de Curitiba deu-se o nome de Trail Clube de Curitiba.
Vale informar que, desde a sua fundação nos anos 80, o TCC não é uma empresa que recebe ou ganha salários para divertir o piloto, muito menos uma promotora de eventos que visa lucros. O TCC é uma reunião de pilotos que tem um único objetivo em comum: possibilitar a prática do ENDURO.
Se a equipe organizadora do clube arrecadar 10 mil prá fazer uma prova, será feita uma prova de 10 mil. Se arrecadar 500 mil, será feita uma prova de 500 mil. Ou seja, o Trail Clube de Curitiba é uma entidade sem fins lucrativos e nenhum diretor ou presidente recebe remuneração de qualquer forma. Não interessa ao clube gerar lucros. A única coisa que interessa ao TCC é reverter TODO o DINHEIRO que seja arrecadado, em pról do Enduro. E qdo cito Enduro, por favor, subentendam Regularidade e FIM.
Dito isso, minha opinião particular é que está havendo uma inversão de valores da parte de quem não conhece como funciona o TCC. Ao invés de questionarmos o que o clube pode fazer por mim, a pergunta a ser feita deveria ser: o que eu posso fazer pelo meu clube para que ele melhore? Já que o clube nada mais é do que a união dos pilotos para discutir as coisas do enduro em nossa região, organizar provas, elaborar regulamentos e etc, tudo para que não seja necessário os pilotos daqui da nossa região, precisarem se deslocar para outras cidades e estados para poder participar de um enduro. Essa é a função do TCC, facilitar a vida de todos nós, amantes do enduro. A Copa do Trail Clube de Curitiba é a única no país onde o piloto da cidade não precisa se deslocar mais do que 70 km de sua casa para participar das 15 provas promovidas pelo clube. Sendo assim, a questão sobre o que o clube faz pelo piloto, já está parcialmente respondida. O TCC possibilita ao seu associado que ele participe de 15 provas de enduro no ano, mais 2 cursinhos, no quintal de sua casa, sem precisar investir em hotel e viagem, por um investimento pequeno, comparado aos pilotos de outras cidades.
Isso é pouco? Depende de quanto se quer investir. Atualmente, é o que se pode fazer com o que se arrecada. Se a maioria dos sócios ativos do TCC acharem melhor que o valor da inscrição seja R$ 1.200,00 como é no Cerapió, por exemplo, certamente os benefícios aos pilotos serão muito maiores, pois 100% do dinheiro que entra para o Trail Clube de Curitiba, é ou será reinvestido no próprio ENDURO. Cabe aos sócios decidir se vale a pena aumentar o valor de uma inscrição para termos mais investimento.
Fazendo uma comparação grosseira, o TCC funciona como um churrasco entre amigos: um compra a carne, o outro leva o carvão, o Zé oferece sua churrasqueira, o João busca o pão, o Pedro traz a cerveja e no final, temos um grupo (leia-se clube) organizando um churrasco (leia-se copa). Chega um momento em que tanta gente gosta e participa do churrasco, que não tem mais como colaborar, então simplesmente, entra no “rachide” e divide as despesas. O TCC é assim. A diretoria e as equipes do TCC organizam um campeonato e nós, pilotos, apenas dividimos as despesas, pagando as inscrições.
Vou fazer umas continhas aqui p/ que todos tenham idéia do que eu to “falando”.
Do valor total de uma inscrição de prova, R$ 5,00 vão para as Ações Sociais, onde 100% deste valor é revertido na compra de produtos como brinquedos, doces, cobertores, cestas básicas, presentes e etc, que são devolvidos às equipes organizadoras para que sejam doados aos menos favorecidos na região de suas provas.
Apenas R$ 15,00 (quinze reais) da sua inscrição vão para o TCC. Este dinheiro DEVERIA SER para a manutenção do clube, mas, tomando como exemplo os últimos 2 enduros que tiveram menos de 110 inscritos: 110 x 15,00 = R$ 1.650,00. Foi aproximadamente esta a receita que o TCC obteve por estas provas. PORÉM, como é o TCC que paga a UTI móvel de todas as provas e ela custa R$ 1.600,00 por prova, praticamente todo o valor retornou à equipe organizadora.
Concluindo... quanto o TCC teve de receita das últimas provas? Menos de R$ 50,00 por prova. Isso mesmo, cinqüenta reais. Isso tudo prá pagar aluguel da sede, luz, água, limpeza, manutenção do site, do som, do inflável, das impressoras térmicas e ainda sobrar um pouco para ajudar na compra dos troféus do final do ano, filiação anual do clube na CBM e subsídio da festa de encerramento (decoração, aluguel de salão, segurança, contratação de uma Banda e etc).
Vc nunca viu um 50tão render tanto, né? Conclui-se então que a “dinherama” que nós pagamos na inscrição, na verdade, é uma merréca. Mal dá prá pagar os custos de uma prova de enduro. Sim, pq o restante do valor da sua inscrição, cerca de 65 reais, vai para a equipe organizadora pagar os custos da prova. E pode apostar que não paga. A equipe ainda tem que ir atrás de patrocinadores para cobrir as despesas essenciais.
Pois então... como é que o TCC vai fazer mais p/ o piloto, se o clube tem uma receita de 50 ou 100 reais por mês e gera uma despesa de aproximadamente 20 mil reais anuais? É aí que entram os patrocinadores da Copa. Na verdade, são eles que mantêm o clube. Por isso é tão importante que vc vá fazer a sua inscrição nas lojas credenciadas, que vc vá pegar a planilha no local indicado, que vc compareça ao briefing. Nós todos sabemos que é trabalhoso, mas nós precisamos destes patrocinadores e nós temos que prestigiar aqueles que nos prestigiam, pois sem eles, o clube não existe. E não existindo o clube, não existirá a Copa e assim por diante.
Atualmente, os contratos de patrocínio firmados com a Copa cobrem com pouca diferença, os custos de manutenção do TCC. O que significa que tudo que o clube faz é programado de acordo com o que arrecada.
O TCC não tem dinheiro em caixa? Tem, sim. Há alguns anos atrás, os sócios do TCC decidiram em assembléia que pagar aluguel (convertido em valores atuais, 18 mil reais no ano) era um desperdício e que o clube, com algum sacrifício, deveria adquirir uma sede própria. A partir daí, ficou convencionado que não pagaríamos mais aluguel e as reuniões do clube seriam sempre nas dependências particulares dos presidentes ou vices. Assim foi feito e realmente por anos, este dinheiro foi economizado e direcionado única e exclusivamente para a compra de uma sede própria. Só que, obviamente, a velocidade que um imóvel valorizou foi muito maior do que a velocidade que o TCC juntou dinheiro e este desejo continua frustrado. O fato é que o TCC ainda está atrás de uma sede própria, mas como o clube recentemente recebeu o título de Entidade sem Fins Lucrativos e de Utilidade Pública, temos motivos para crer que possamos conseguir esta sede por meios políticos e este dinheiro guardado, certamente poderá ser muito útil para uma reforma nesta tão sonhada sede própria. Caso não seja necessário, tanto melhor, esta poupança será revertida em pról do nosso esporte de qualquer forma e serão os próprios sócios ativos do TCC que decidirão o seu rumo.
Vamos agora à pergunta sobre o que o clube faz pelas equipes organizadoras.
Para um bom entendedor, já deu prá perceber pelas explicações anteriores, que atualmente, não sobra dinheiro no clube p/ maiores investimentos, mas é importante explicar que não sobra, justamente porque tudo é reinvestido no próprio enduro. Se o clube hoje tem seus custos fixos mensais, isso é justamente para facilitar a vida da equipe organizadora.
Por exemplo:
1.) Qto custa o aluguel de uma sala para a equipe organizadora guardar balão, pódio, troféus que sobram de uma prova p/ outra, equipamento de som, impressoras térmicas, banners, bampings, placas de direção e etc? Vamos chutar baixo: R$ 500,00
2.) Qto custa o aluguel de um equipamento de som para uma sexta à noite no sorteio e para um domingo inteiro desde a largada até o resultado? Vamos chutar baixo: R$ 700,00
3.) Qto custa para uma equipe organizadora ter um cadastro para enviar convites de sua prova para cerca de 3 mil pilotos potencialmente interessados? Vamos chutar baixo: R$ 300,00
4.) Qto custa para uma equipe organizadora ter um site com inscrições online e um fórum que movimenta 600 usuários por dia? Não tem preço, mas vamos computar uma manutenção mensal: R$ 200,00.
5.) Qto custa para uma equipe organizadora a impressão de 150 planilhas ou a aquisição de 2 impressoras térmicas? Vamos chutar baixo e bem diluído: R$ 500,00
6.) Qto custa para uma equipe organizadora a contratação de uma UTI móvel com 1 médico, 1 socorrista e 1 motorista para um domingo? Bem negociado, c/ pgto adiantado: R$ 1600,00
7.) Qto custa para uma equipe organizadora a confecção de 200 adesivos numerais para pilotos e organizadores? Vamos chutar baixo: R$ 400,00
Pois bem, tudo isso o clube oferece ao organizador a custo zero. Temos organizadores que já estão habituados a receber este apoio e não sabem o que é não tê-lo, por isso não dão o devido valor, mas a soma destes sete itens totaliza aproximadamente R$ 4.000,00 de economia para o organizador.
Não dá prá achar que o TCC não faz nada pelas equipes, dá?
É claro que nem todas as equipes precisariam de todos os itens, mas o TCC os disponibiliza para todas as equipes organizadoras em todas as provas. No mínimo, metade deste valor total é subsidiado pelo Trail Clube de Curitiba. Usa a equipe que precisa.
Tentei ser o mais claro possível, até repetitivo, mas estamos à disposição para outras dúvidas à respeito.