Vida longa ao ENDURO de REGULARIDADE! Deixe sua sugestão.

Espaço para troca de mensagens entre pilotos, trilheiros e visitantes. Enduro de Regularidade, Cross Country, Enduro FIM em 2 rodas é aqui mesmo.

Moderator: TCC

marquinho
... + de 100 mensagens
... + de 100 mensagens
Regularidade: Não
FIM: Não
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Não

Re: Vida longa ao ENDURO de REGULARIDADE! Deixe sua sugestão

Post by marquinho »

OLA PESSOAL,

CONCORDO COM O CIRANO...

EXISTEM DUAS MANEIRAS DE SE FAZER UMA PROVA DE ENDURO:
1 PROVA COM MEDIA BAIXA E MENOS NEUTROS (EU PREFIRO ESTA).
2 PROVA RÁPIDA COM MAIS NEUTROS

AS CATEGORIAS MASTER E SÊNIOR COM CERTEZA PREFEREM AS PROVAS RÁPIDAS.....

COMO SUGESTÃO: FAZER AS PROVAS COM ESTAS DUAS CARACTERÍSTICAS, ASSIM ESTARÍAMOS AGRADANDO A TODOS E DESTA FORMA COMO O CIRANO FALOU NÃO PERDERÍAMOS TANTOS PILOTOS.

AO MEU VER O ENDURO DE REGULARIDADE TEM QUE SER MAIS TÉCNICO E COM MENOS VELOCIDADE, A DIFERENÇA ENTRE O PILOTO QUE FAZ PRIMEIRO OU SEGUNDO LUGAR SEMPRE VAI SER A MESMA PERDENDO 1 OU 1000 PONTOS.

ABRAÇO A TODOS :;;; :;;; :;;;

MARQUINHO
IRATI
Rodrigo
Site Admin
Site Admin
Regularidade: Sim
FIM: Sim
Trilhas: Sim

Post by Rodrigo »

TT pode largar por último se for o caso, não tem problema. Quanto ao tempo de prova basta cortar algum trecho para chegarem colados nas categoria da frente.

Essa questão de prova mais técnica é muito complicado na prática porque a média de velocidade sempre vai fazer parte. O que é mais técnico? Mais difícil? Isso significa mais enrosco e significa também que a média estará alta pra quem tem mais dificuldade de superar o trecho. Por mim tudo bem, acho uma boa opção, mas tem o que reclama que ficou numa subida.
Equipe Piratrilhas
Campeão Sênior Copa TCC 2011
Digibyte Sistemas de Folha de Pagamento, Contabilidade e Fiscal
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

Responderemos a todas as sugestões e lembro que, à princípio, o que eu responder aqui, será apenas uma opinião do diretor de enduro do clube, mas que deverá ser levada à reunião para a apreciação da maioria dos diretores de provas, organizadores e pilotos presentes para a formação final da opinião do TCC, ok?
Aproveito para ressaltar que qualquer pessoa interessada pode participar das reuniões do TCC todas às terças-feiras, inclusive, muitos pilotos de todas as categorias e que não tem cargos no TCC, estão semanalmente conosco como o Bomba, o Chemchem, Luciano Paz, Gustavo Cacha entre outros. Aguardamos a sua presença.
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

cezar wrote:Primeiramente gostaria de elogiar esta iniciativa de discutirmos(dar opiniões) pelo forun pois a grande maioria não frequenta as reuniões e não sabem como eu como funciona o TCC nas diversas atividades e as vezes criticamos sem saber. Tenho diversas duvidas e ao longo deste debates e opiniões vou poder tirar minhas duvidas e também tentar ajudar :;;; .Como um administrador de empresas e vendo que o TCC é uma entidade sem fins lucrativos pergunto :Enque o Tcc já ajuda e poderia ajudar financeiramente e fisicamente as equipes que organizam as provas?( Pessoal não estou criticando nem criando polemica mas para começarmos a sugerir sugestões para que aja interesse de equipes que não organizam provas possa saber o que o TCC faz )
Vamos lá, Cezar...

Vou aproveitar a sua pergunta e tentar responder outra bem parecida que ouvimos vez por outra: O que o TCC faz pelos pilotos?
Imaginem se não existisse o TCC em Curitiba. É fácil de imaginar, basta ver como é na grande maioria das outras cidades, ou seja, nós teríamos 1 (um) enduro de regularidade ao ano. É assim em União da Vitória, em Guarapuava, Cascavel, Toledo, Londrina, Maringá, Guaraniaçú, Reserva, Irati, São Bento do Sul, Joinville etc, etc, etc. Prá não ficar só em uma prova por ano, reuniu-se um grupo de pilotos dispostos a juntar vários outros pilotos e organizar uma copa. A este grupo de pilotos daqui de Curitiba deu-se o nome de Trail Clube de Curitiba.
Vale informar que, desde a sua fundação nos anos 80, o TCC não é uma empresa que recebe ou ganha salários para divertir o piloto, muito menos uma promotora de eventos que visa lucros. O TCC é uma reunião de pilotos que tem um único objetivo em comum: possibilitar a prática do ENDURO.
Se a equipe organizadora do clube arrecadar 10 mil prá fazer uma prova, será feita uma prova de 10 mil. Se arrecadar 500 mil, será feita uma prova de 500 mil. Ou seja, o Trail Clube de Curitiba é uma entidade sem fins lucrativos e nenhum diretor ou presidente recebe remuneração de qualquer forma. Não interessa ao clube gerar lucros. A única coisa que interessa ao TCC é reverter TODO o DINHEIRO que seja arrecadado, em pról do Enduro. E qdo cito Enduro, por favor, subentendam Regularidade e FIM.
Dito isso, minha opinião particular é que está havendo uma inversão de valores da parte de quem não conhece como funciona o TCC. Ao invés de questionarmos o que o clube pode fazer por mim, a pergunta a ser feita deveria ser: o que eu posso fazer pelo meu clube para que ele melhore? Já que o clube nada mais é do que a união dos pilotos para discutir as coisas do enduro em nossa região, organizar provas, elaborar regulamentos e etc, tudo para que não seja necessário os pilotos daqui da nossa região, precisarem se deslocar para outras cidades e estados para poder participar de um enduro. Essa é a função do TCC, facilitar a vida de todos nós, amantes do enduro. A Copa do Trail Clube de Curitiba é a única no país onde o piloto da cidade não precisa se deslocar mais do que 70 km de sua casa para participar das 15 provas promovidas pelo clube. Sendo assim, a questão sobre o que o clube faz pelo piloto, já está parcialmente respondida. O TCC possibilita ao seu associado que ele participe de 15 provas de enduro no ano, mais 2 cursinhos, no quintal de sua casa, sem precisar investir em hotel e viagem, por um investimento pequeno, comparado aos pilotos de outras cidades.
Isso é pouco? Depende de quanto se quer investir. Atualmente, é o que se pode fazer com o que se arrecada. Se a maioria dos sócios ativos do TCC acharem melhor que o valor da inscrição seja R$ 1.200,00 como é no Cerapió, por exemplo, certamente os benefícios aos pilotos serão muito maiores, pois 100% do dinheiro que entra para o Trail Clube de Curitiba, é ou será reinvestido no próprio ENDURO. Cabe aos sócios decidir se vale a pena aumentar o valor de uma inscrição para termos mais investimento.
Fazendo uma comparação grosseira, o TCC funciona como um churrasco entre amigos: um compra a carne, o outro leva o carvão, o Zé oferece sua churrasqueira, o João busca o pão, o Pedro traz a cerveja e no final, temos um grupo (leia-se clube) organizando um churrasco (leia-se copa). Chega um momento em que tanta gente gosta e participa do churrasco, que não tem mais como colaborar, então simplesmente, entra no “rachide” e divide as despesas. O TCC é assim. A diretoria e as equipes do TCC organizam um campeonato e nós, pilotos, apenas dividimos as despesas, pagando as inscrições.
Vou fazer umas continhas aqui p/ que todos tenham idéia do que eu to “falando”.
Do valor total de uma inscrição de prova, R$ 5,00 vão para as Ações Sociais, onde 100% deste valor é revertido na compra de produtos como brinquedos, doces, cobertores, cestas básicas, presentes e etc, que são devolvidos às equipes organizadoras para que sejam doados aos menos favorecidos na região de suas provas.
Apenas R$ 15,00 (quinze reais) da sua inscrição vão para o TCC. Este dinheiro DEVERIA SER para a manutenção do clube, mas, tomando como exemplo os últimos 2 enduros que tiveram menos de 110 inscritos: 110 x 15,00 = R$ 1.650,00. Foi aproximadamente esta a receita que o TCC obteve por estas provas. PORÉM, como é o TCC que paga a UTI móvel de todas as provas e ela custa R$ 1.600,00 por prova, praticamente todo o valor retornou à equipe organizadora.
Concluindo... quanto o TCC teve de receita das últimas provas? Menos de R$ 50,00 por prova. Isso mesmo, cinqüenta reais. Isso tudo prá pagar aluguel da sede, luz, água, limpeza, manutenção do site, do som, do inflável, das impressoras térmicas e ainda sobrar um pouco para ajudar na compra dos troféus do final do ano, filiação anual do clube na CBM e subsídio da festa de encerramento (decoração, aluguel de salão, segurança, contratação de uma Banda e etc).
Vc nunca viu um 50tão render tanto, né? Conclui-se então que a “dinherama” que nós pagamos na inscrição, na verdade, é uma merréca. Mal dá prá pagar os custos de uma prova de enduro. Sim, pq o restante do valor da sua inscrição, cerca de 65 reais, vai para a equipe organizadora pagar os custos da prova. E pode apostar que não paga. A equipe ainda tem que ir atrás de patrocinadores para cobrir as despesas essenciais.
Pois então... como é que o TCC vai fazer mais p/ o piloto, se o clube tem uma receita de 50 ou 100 reais por mês e gera uma despesa de aproximadamente 20 mil reais anuais? É aí que entram os patrocinadores da Copa. Na verdade, são eles que mantêm o clube. Por isso é tão importante que vc vá fazer a sua inscrição nas lojas credenciadas, que vc vá pegar a planilha no local indicado, que vc compareça ao briefing. Nós todos sabemos que é trabalhoso, mas nós precisamos destes patrocinadores e nós temos que prestigiar aqueles que nos prestigiam, pois sem eles, o clube não existe. E não existindo o clube, não existirá a Copa e assim por diante.
Atualmente, os contratos de patrocínio firmados com a Copa cobrem com pouca diferença, os custos de manutenção do TCC. O que significa que tudo que o clube faz é programado de acordo com o que arrecada.
O TCC não tem dinheiro em caixa? Tem, sim. Há alguns anos atrás, os sócios do TCC decidiram em assembléia que pagar aluguel (convertido em valores atuais, 18 mil reais no ano) era um desperdício e que o clube, com algum sacrifício, deveria adquirir uma sede própria. A partir daí, ficou convencionado que não pagaríamos mais aluguel e as reuniões do clube seriam sempre nas dependências particulares dos presidentes ou vices. Assim foi feito e realmente por anos, este dinheiro foi economizado e direcionado única e exclusivamente para a compra de uma sede própria. Só que, obviamente, a velocidade que um imóvel valorizou foi muito maior do que a velocidade que o TCC juntou dinheiro e este desejo continua frustrado. O fato é que o TCC ainda está atrás de uma sede própria, mas como o clube recentemente recebeu o título de Entidade sem Fins Lucrativos e de Utilidade Pública, temos motivos para crer que possamos conseguir esta sede por meios políticos e este dinheiro guardado, certamente poderá ser muito útil para uma reforma nesta tão sonhada sede própria. Caso não seja necessário, tanto melhor, esta poupança será revertida em pról do nosso esporte de qualquer forma e serão os próprios sócios ativos do TCC que decidirão o seu rumo.

Vamos agora à pergunta sobre o que o clube faz pelas equipes organizadoras.

Para um bom entendedor, já deu prá perceber pelas explicações anteriores, que atualmente, não sobra dinheiro no clube p/ maiores investimentos, mas é importante explicar que não sobra, justamente porque tudo é reinvestido no próprio enduro. Se o clube hoje tem seus custos fixos mensais, isso é justamente para facilitar a vida da equipe organizadora.
Por exemplo:
1.) Qto custa o aluguel de uma sala para a equipe organizadora guardar balão, pódio, troféus que sobram de uma prova p/ outra, equipamento de som, impressoras térmicas, banners, bampings, placas de direção e etc? Vamos chutar baixo: R$ 500,00
2.) Qto custa o aluguel de um equipamento de som para uma sexta à noite no sorteio e para um domingo inteiro desde a largada até o resultado? Vamos chutar baixo: R$ 700,00
3.) Qto custa para uma equipe organizadora ter um cadastro para enviar convites de sua prova para cerca de 3 mil pilotos potencialmente interessados? Vamos chutar baixo: R$ 300,00
4.) Qto custa para uma equipe organizadora ter um site com inscrições online e um fórum que movimenta 600 usuários por dia? Não tem preço, mas vamos computar uma manutenção mensal: R$ 200,00.
5.) Qto custa para uma equipe organizadora a impressão de 150 planilhas ou a aquisição de 2 impressoras térmicas? Vamos chutar baixo e bem diluído: R$ 500,00
6.) Qto custa para uma equipe organizadora a contratação de uma UTI móvel com 1 médico, 1 socorrista e 1 motorista para um domingo? Bem negociado, c/ pgto adiantado: R$ 1600,00
7.) Qto custa para uma equipe organizadora a confecção de 200 adesivos numerais para pilotos e organizadores? Vamos chutar baixo: R$ 400,00

Pois bem, tudo isso o clube oferece ao organizador a custo zero. Temos organizadores que já estão habituados a receber este apoio e não sabem o que é não tê-lo, por isso não dão o devido valor, mas a soma destes sete itens totaliza aproximadamente R$ 4.000,00 de economia para o organizador.
Não dá prá achar que o TCC não faz nada pelas equipes, dá?
É claro que nem todas as equipes precisariam de todos os itens, mas o TCC os disponibiliza para todas as equipes organizadoras em todas as provas. No mínimo, metade deste valor total é subsidiado pelo Trail Clube de Curitiba. Usa a equipe que precisa.

Tentei ser o mais claro possível, até repetitivo, mas estamos à disposição para outras dúvidas à respeito.
marquinho
... + de 100 mensagens
... + de 100 mensagens

Post by marquinho »

Rodrigo wrote:TT pode largar por último se for o caso, não tem problema. Quanto ao tempo de prova basta cortar algum trecho para chegarem colados nas categoria da frente.

Essa questão de prova mais técnica é muito complicado na prática porque a média de velocidade sempre vai fazer parte. O que é mais técnico? Mais difícil? Isso significa mais enrosco e significa também que a média estará alta pra quem tem mais dificuldade de superar o trecho. Por mim tudo bem, acho uma boa opção, mas tem o que reclama que ficou numa subida.

FALA RODRIGO, BELEZA???

QUANDO FALO DE PROVA TÉCNICA ESTOU SUGERINDO UMA PROVA NOS MOLDES ANTIGO COM ALGUNS "PCS" MANUAIS, COM PEGADINHA, EXEMPLO: COMO AQUELA DA PROVA AROEIRA DA TORRE |1 |1 |1 , NÃO PROVA COM ENRROSCO, OK????

VALEU :;;; :;;; :;;;

MARQUINHO
IRATI
JUNIOR MIKOSKI
... + de 200 mensagens
... + de 200 mensagens

Post by JUNIOR MIKOSKI »

Na minha opinião acho que poderíamos unir as idéias e fazer um cursinho, com mais atrativos como o empréstimo dos equipamentos de navegação e formar grupos menores para que andem com pilotos bons e que vão parando durante a trilha e explicando a planilha em alguns lugares. E depois disso sim, na parte da tarde que façam a prova do cursinho.
Eu também acho que na parte teorica do cursinho falta mais explicação da pratica em si do Regularidade, esse é meu primeiro ano e fiz o cursinho no começo do ano, mas acho que tinha que ter mais explicações sobre o compass e o totem, pois quando fazemos o cursinho não sabemos nem ligar o equipamento quem dirá navegar!

Sobre as médias tambem acho muito altas, e seria uma idéia boa colocar pilotos menos Tocha para por a media C!
joaopurkote
... + de 100 mensagens
... + de 100 mensagens

Post by joaopurkote »

Não tenho uma grande sugestão ou idéia, mas vou expor algumas, talvez tudo que eu proponha já tenha sido feito no passado, pois este é o meu primeiro ano no regularidade e não possuo experiência o bastante para poder contribuir mais com o clube. Vou simplesmente relatar alguns pontos que passei durante o ano, que talvez possam ajudar o pessoal mais experiente a dar soluções viáveis.
Sou da TT e comecei este ano, fiz todas as provas da copa de regularidade e nenhuma do FIM. Iniciei no esporte pq sou apaixonado pelo off-road e desde 2012 acompanho o forúm do tcc. Fiz o cursinho de 2012, juntamente com mais dois amigos e decidimos nos preparar para correr o regularidade 2013, não sou de nenhuma equipe e conheço pouquíssimas pessoas do meio, mas como estava acompanhado de dois outros colegas nos encorajamos e decidimos entrar pra ver no que dava. Lembro do Martines no cursinho de 2012 indo falar conosco e dar dicas de como se comportar na prova e incentivando nossa presença (fomos com uns potinhos de plástico e canetas que enrolavam a planilha, e sem odometro nenhum), mas como eramos 3 fizemos a prova juntos e por isso nos lançamos no desafio, e gostamos o suficiente para no ano seguinte, 2013, correr toda a copa tcc. No meio do caminho conheci o cesar mutley, que me tirou muitas duvidas e contribuiu para não desistir no meio do caminho. Sempre que possível levei minha família nas provas e em todas as provas eles relataram o mesmo, não saber como ir para os neutros e como funcionava tudo, carros madrinha que iam embora sem perguntar quem gostaria de ir aos neutros e uma impressão de não fazermos parte de todo o espetáculo do enduro, isso faz as pessoas desistirem, pq quem leva seus pais, familiares para acompanhar uma prova, no início, lhes proporciona uma experiência confusa e frustrante. O regularidade é uma prova solitária, no sentido de que o piloto larga e o público não o vê mais, fica várias horas aguardando em um neutro o seu piloto, logo não há interesse do público em geral em acompanhar uma prova no regularidade e na minha opinião somos movidos por exemplos, o menininho deseja andar no motocross pq foi assistir uma prova e deseja ser igual ao piloto que ele viu andando e assim por diante, no regularidade isso não acontece por conta dos moldes da prova. No cachorro louco a largada e principalmente a chegada foram muito bacanas para o público, aquela subida foi emocionante para o público (minha irmã fala pra todo mundo que eu cai na subida final e que é muito legal e etc), ela se empolgou com aquela prova e isso faz as pessoas se interessarem e investirem na modalidade. E para o piloto tbm é muito importante passar pelo pessoal ao longo da prova (pelo mesmo pro iniciante).
Outro ponto que observei ser o impedimento da galera entrar no esporte, é a questão do receio em se perder durante a prova, a unica prova em que senti esta preocupação foi no madrugada, onde os organizadores me perguntaram várias vezes se eu estava perdido ou precisava de ajuda, acho que a competitividade na trail não deve ser incentivada, por exemplo: o organizador sabe quais são os numerais da trail e não custa nada em lugares onde o roteiro complica deixar um cara lá para evitar que o cara da trail se perca completamente e explique onde ele esta e como funciona aquele trecho. No cursinho deste ano ou ano passado, onde o neutro principal era no capivara, o piloto chegava ao bar e voltava pelo mesmo sentido, eu e meus amigos não entendemos e seguimos reto, fomos longe até se tocarmos que estávamos errados, e o engraçado é que o neutro estava cheio de pilotos e nenhum, gritou ou assoviou para nos alertar do erro grotesco que estávamos cometendo. Antes de entender completamente como funciona a prova o mais importante é conquistar o piloto para o meio, pq se não existir o pessoal de base, em breve os tocha não terão prova pra andar.
laskoski
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Post by laskoski »

Concordo com o Silvio quanto às médias. Agora que o Enduro Fim já está mais do que sedimentado e tem os seus adeptos, poderíamos deixar as provas de Regularidade um pouco mais equilibradas quanto a velocidade / trechos técnicos.
Os trechos técnicos poderiam ter um neutro antes para administrar a fila de passagem, e um depois para o piloto recuperar o fôlego.
E se o piloto não for hábil o suficiente para passar? Um caminho alternativo para ele passar, obviamente sendo penalizado acima da média de pontos que os pilotos de sua categoria perderam. (Talvez não seja viável, dê muito trabalho e atrase a divulgação.)

Outra sugestão: investir mais na divulgação do Cursinho de Enduro, tentar atrair a mídia como é feito no Endurela.

São sugestões, teríamos que avaliar o retorno em número de pilotos e a viabilidade de implementar.
MRF
... + de 50 mensagens
... + de 50 mensagens

Post by MRF »

Olá a todos...

acho que 3 pontos básicos poderiam tornar mais atrativo o regularidade

1 Média - é meio que uma unanimidade que a média esta alta, mas até por ser regularidade, deveria ter trechos de alta - de média (maioria) e de baixa (testar a paciência do piloto)...

2 todos querem ganhar - essa é uma questão até abrangente, pois nas mudanças de categorias vemos que muitos chegam na máster e vão para over ou recuam para sênior, outros deixam de fazer prova para não ir para a categoria de cima (isso por sí só vai tirar pilotos de algumas provas) muitos pedem a inclusão de categoria (over 50 -open )... (todos querem ser competitivos)

Com o uso de gps as provas tem muitos pcs, e isso tem um problema terrível, 1 o piloto da uma errada no começo e foi a prova... outro a pontuação fica muito distante de um tocha e de um novato...(desmotivante)
muitos esportes são motivadores e movimentam as massas pelo motivo de nem sempre o favorito vencer...
o que mais motiva um piloto a ter todo o trabalho de fazer a prova, é poder ganhar (ou ter uma boa colocação)... pois para ir e fazer uma trilha ele não precisa pagar e ter todo o trabalho que o enduro tem...

3 Características de provas -eu e muitos amigos fazem a primeira prova de regularidade no Enduro da madrugada, na categoria duplas, tem provas que tem que ser mais divertida, como fizeram com o endurela, o primeiro jurão que fiz também achei legal, pois todos andavam na mesma média, e quando o resultado ficava disponível era possível comprar com os tocha, era o enduro em que todos eram iguais rsrsrs...

ta igual formula 1 só o Vetel ganha... muito chato
Marcelo Ribeiro
... + de 1000 mensagens
... + de 1000 mensagens

Post by Marcelo Ribeiro »

PRIMEIRO:
Parabens Cassius pela iniciativa, isso demonstra a preocupação com um esporte onde muitos são realmente amadores (no sentido de AMAR) e não deseja que a modalidade desapareça por falta de competidores;

SEGUNDO:
a tentativa de levantar informações através deste POST que orientem no crescimento do esporte até agora pelo menso não acho que tenha surtido bom efeito, pois percebemos aqui que a grande maioria dos que se manifestaram, demonstraram suas insatisfações ou então trouxeram sugestões que são discutidas com bastante repetição durante as reuniões no TCC.

TERCEIRO:
importante definir:
- como MANTER pilotos no esporte, ou, como TRAZER novos pilotos pro esporte.
São duas coisas bastante distintas e que merecem atenção e esforços bem diferenciados.

QUARTO:
Se pensarmos nos pilotos que estão se afastando da modalidade, acredito que uma maneira bem mais direta de medir a febre é TENTAR DESCOBRIR QUAL O MOTIVO QUE FEZ ESTE OU AQUELE PILOTO SE AFASTAR.
Isso ajudará a entender o motivo que fizeram pilotos apaixonados se afastarem, resolvemos uma parte do problema, que é MANTER PILOTOS.
Portanto, vc que andava regularmente nas provas do TCC e esta se afastando, AJUDE a entender os motivos que estao levando pilotos como vc a se afastar, basta dizer de forma sintética o motivo:
- medias altas;
- provas com muitas dificuldades;
- questao financeira;
- riscos/acidentes;
- etc;
(sugiro até um NOVO POST pra tratar do assunto PILOTOS SE AFASTANDO, PORQUE??)

QUINTO e ultimo:
PARABENS Cassius mais uma vez.
Realmente é bastante desgastante ouvir varias e varias vezes de muitas pessoas que o clube deveria investir mais nos pilotos.
Acredito que depois desta explicação "muito didática" que voce fez acima, até uma criança da 5a série que ja possui noção mais apurada de matematica, consegue concluir que o clube é quase inviavel;
Importante esclarecer sempre estes fatos, para quem esta de fora fica muito facil fazer suas criticas sem ter o conhecimento necessário sobre o assunto.

IMPORTANTE, sempre esclarecer, deixar a mostra os fatos para que não de chance para comentários ou pensamentos desnecessários sobre os fatos.
MARCELO RIBEIRO
Equipe LAVAILAMA
TIM: 9887-3336
António
Ex-presidente
Ex-presidente

Post by António »

Há muita ideia boa sendo lançada, como faz o João Purkote, por exemplo!
Há que se continuar com o "Toró de Palpites" e todos que sintam alguma vontade em opinar/sugerir devem fazê-lo.
Somo seres inteligentes e não podemos nos furtar em opinar/sugerir, ainda que já tenhamos nos sentido melindrados. Já fui "voto vencido" em muitas opiniões. Já me disseram que escrevo melhor que ando... Não mereceria comentário a minha decisão em andar na Over 50 – limito-me a informar que não foi para "papar" troféu! Aliás, não tenho tido muita motivação para andar – não fosse o Antony ter voltado, talvez tivesse até parado de andar.
Nenhuma ideia deve ser simplesmente descartada – que tal testá-la e verificar na prática como funciona?
Eu defendia a ideia de 3 categorias para pilotos com mais de 40 anos. Isto ocorreu, todavia, diferente dos moldes que eu preconizava. A criação da Open foi acertada, pois aumentou o número de pilotos, ou, pelo menos, permitiu que muitos não desistissem. A Over 40 ficou bastante competitiva. A Over 50 "agoniza" com a participação de poucos pilotos, tornando-a sem muita graça, pois só dava Vetel (até que o Overlangue desistiu), o Pirulito parou...

Aos 40 anos, o homem, ou a mulher, já está entrando numa fase mais tranquila, podendo investir mais em seu bem-estar, na sua diversão... vez que já não sofre tanto a pressão dos custos familiares inerentes a educação dos filhos...

Contudo, para pilotos com mais de 40, ocorre a desmotivação por parte dos pilotos que nunca ganham nada e por parte daqueles que não se sentem estimulados de forma desfiadora. Todos perdem. Se houvesse obrigação de subir para outra categoria por parte dos melhores colocados, isso seria diferente.

Andar disputando com piloto que anda menos além de não ser desafiador é perigoso!

Concluo que, para pilotos com mais de 40, deve haver a previsão de 3 categorias: Mestre; Maestro e Expert, andando-se nas médias A, B e C, respectivamente. Obrigatoriamente, 1/3 dos pilotos melhores colocados no ranking, devem andar no próximo ano na categoria "superior" – pilotos da Mestre devem ir para a Sênior, por exemplo, ainda que continuem competindo na média A.
Tem que haver percursos diferenciados para as 3 médias, ou 4. O percurso da média "C" deve ser transponível por qualquer mortal, andando com qualquer moto, sem ter que largar com pneu novo, por exemplo. Pode haver percurso ainda mais fácil, com média cumprível até por "mobiletes" com pneu comum – "D", facilitando o acesso de todo tipo de "trilheiro", sem equipamento de navegação. Seria a categoria TT. Não precisa baixar as médias de forma generalizada. Talvez até fosse necessário criar média e percurso para "Master Pró", com troféu só para o Campeão, caso não haja mais que 3 pilotos disputando.
O número de troféus deveria ficar condicionado para premiar até 1/3 do número de pilotos inscritos, até 6.ª feira da semana anterior à semana que antecede a prova – isso faria com que os pilotos se inscrevessem antes, facilitando o planejamento da equipe, diminuindo custos com a confecção de troféus desnecessários. Note-se que há categorias em que se faz maior número de troféus que o número de pilotos participantes. Isso não deveria ocorrer!!! No Madrugada último havia previsão de 5 troféus para 3 inscritos na Over 50. Em Campo Largo, ganhou troféu, na Over 50, piloto que sequer andou na prova.
Maior número de categorias = mais competitividade!!!
Caso haja categoria que só tenha 1 piloto – Categoria Master Pró, por exemplo – não há problema, pois em anos vindouros pode ser que surjam desafiantes e ela cresça. É acertada a decisão de se permitir que o piloto dispute em categoria inferior àquela que ele tenha disputado anteriormente, caso tenha ficado ausente, ou não tenha conseguido ficar bem no campeonato anterior, tal como é feito atualmente.
António
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

cezar wrote:Sugestão: Uso de equipamentos aferível para a Trail Turismo com ou sem programação.
Divulgação das provas em locais que reunem trilheiros , oficinas off , trilhoes, etc
Custo menor para os iniciantes na Trail Tur
Boas sugestões e que, inclusive, já estão sendo discutidas informalmente e virão à tona nas próximas reuniões.

Os pilotos da TT já podem se programar p/ o ano que vem poderem utilizar odômetro digital aferível ou não. Isso vem sendo bem aceito por todos pq, atualmente, custa mais caro p/ o piloto montar um odômetro mecânico, do que um odômetro digital. Como as 230 vem "peladas" neste sentido, comprar desmultiplicador, cabo e odômetro mecânico é mto mais complicado do que um odômetro digital. O intuito é facilitar a participação, então, qq odômetro serve, até de bicicleta.
Os programáveis continuarão não sendo permitidos, pois já existe a categoria Novato p/ quem é iniciante e tem equipamento de navegação.
Qto à divulgação, vc tbm está certo. Antigamente percorríamos as oficinas e locais de encontro de trilheiros p/ divulgar as provas, mas com a amplitude e facilidade da internet, deixamos de lado este trabalho "braçal", achando que alcançaríamos a todos os interessados, o que não é verdade. Nem cartazes em papel estão sendo mais impressos, o que é um erro. Temos que nos utilizar de todos os meios possíveis. Será sugerido às equipes organizadoras.
Vou até sugerir à nova gestão que no começo do ano seja confeccionado um cartaz/calendário com todos os eventos do TCC p/ que sejam colocados nas oficinas, lojas especializadas e pontos de encontro.

cezar wrote:Mais uma ... por hoje é só prometo!!!!!

O TCC poderia comprar os equipamentos de GPS para diminuir no valor das inscriçoes :;;;

Meus amigos é só sugestões :;;;
No passado, o TCC já comprou equipamentos de apuração para ele mesmo fazer os resultados e baratear este custo, mas nos demos mal, pois a velocidade que estes equipamentos eletrônicos precisam de manutenção e se tornam obsoletos, é muito grande, e em 2 ou 3 anos, é necessário trocar tudo e lá se foi o investimento. Além disso, os equipamentos por si só não adiantam muito, pois é necessário contratar um apurador de qq forma, ou seja, fazendo as contas, não vale a pena o incômodo e nem correr o risco de uma apuração não sair ou não ser fidedigna por não seguir um padrão.

Até mais!
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

Cirano wrote:Bom vou dar minha opinião curta e grossa.
converso com inúmeros pilotos no dia a dia, inclusive muitos que já pararam de andar nas provas de regularidade este ano e já me comunicaram que ano que vem não tem intenção de andar assim como pais que não querem mais que seus filhos andem nas provas....
motivo que identifiquei?!?!?!?!?! Reclamações mais ouvidas?!?!?!?!

MEDIAS INCRUMPRIVEIS PARA A MAIORIA DOS PILOTOS, TORNANDO O ESPORTE DE ALTO RISCO, POR ISTO QUE DESANIMAM...
quero deixar bem claro, que é o que eu identifiquem com as pessoas quais eu conversei. (inclusive somente no Italama encontrei 6 "ex" pilotos de enduro que estavam no evento e me falaram exatamente isto...

espero ter ajudado
Silvio Piratrilhas wrote:Prezados

Adoro o enduro...mas sendo sincero...gostava mais no passado, hoje estamos dando cacete nas motos... não temos mais desafios, o desafio é acelerar...

Lembro do meu primeiro Independencia em 2006, morro, parede, tronco de arvore...necessidade de ajuda do piloto logo atras de mim, companheirismo, perder muitos pontos... e daí... ??? vamos nos divertir...segunda tenho que trabalhar como muitos aqui...

Sou adepto dos desafios...dos sufocos...da necessidade do companheirismo, me ajude que te ajudo...

Vamos parar de apostar corrida (minha visão), as vezes umas acelerardas, mas vamos parar de correr riscos...já não temos mais 18 anos...
marquinho wrote:OLA PESSOAL,

CONCORDO COM O CIRANO...

EXISTEM DUAS MANEIRAS DE SE FAZER UMA PROVA DE ENDURO:
1 PROVA COM MEDIA BAIXA E MENOS NEUTROS (EU PREFIRO ESTA).
2 PROVA RÁPIDA COM MAIS NEUTROS

AS CATEGORIAS MASTER E SÊNIOR COM CERTEZA PREFEREM AS PROVAS RÁPIDAS.....

COMO SUGESTÃO: FAZER AS PROVAS COM ESTAS DUAS CARACTERÍSTICAS, ASSIM ESTARÍAMOS AGRADANDO A TODOS E DESTA FORMA COMO O CIRANO FALOU NÃO PERDERÍAMOS TANTOS PILOTOS.

AO MEU VER O ENDURO DE REGULARIDADE TEM QUE SER MAIS TÉCNICO E COM MENOS VELOCIDADE, A DIFERENÇA ENTRE O PILOTO QUE FAZ PRIMEIRO OU SEGUNDO LUGAR SEMPRE VAI SER A MESMA PERDENDO 1 OU 1000 PONTOS.

ABRAÇO A TODOS :;;; :;;; :;;;

MARQUINHO
IRATI
Rodrigo wrote:TT pode largar por último se for o caso, não tem problema. Quanto ao tempo de prova basta cortar algum trecho para chegarem colados nas categoria da frente.

laskoski wrote:Concordo com o Silvio quanto às médias. Agora que o Enduro Fim já está mais do que sedimentado e tem os seus adeptos, poderíamos deixar as provas de Regularidade um pouco mais equilibradas quanto a velocidade / trechos técnicos.
Os trechos técnicos poderiam ter um neutro antes para administrar a fila de passagem, e um depois para o piloto recuperar o fôlego.
E se o piloto não for hábil o suficiente para passar? Um caminho alternativo para ele passar, obviamente sendo penalizado acima da média de pontos que os pilotos de sua categoria perderam. (Talvez não seja viável, dê muito trabalho e atrase a divulgação.)

Outra sugestão: investir mais na divulgação do Cursinho de Enduro, tentar atrair a mídia como é feito no Endurela.

São sugestões, teríamos que avaliar o retorno em número de pilotos e a viabilidade de implementar.

Curta, grossa e certeira, Cirano!

Nós tbm identificamos esse fator das médias como sendo um "fato dificultador" e concordamos, porém, não basta simplesmente baixar as médias, pois é como já citaram aqui, velocidade média é algo muito relativo. Numa mesma média, há quem ache baixa e há quem ache alta. O que eu acho é que é preciso dimensionar melhor as médias. Normalmente, os organizadores estipulam uma média pensando na categoria master e depois, baixam 3 km/h para a média B e mais 3 km/h p/ a média C. Agora imaginem uma trilha técnica como o Valverde, por exemplo, onde o Bomba deve fazer a uma velocidade média próxima dos 33 km/h. Levando-se em conta o que é feito normalmente, um piloto Junior terá que andar a 30 km/h e um iniciante a 27 km/h, ou seja, um holocausto de estreantes, sabendo-se que há muitos pilotos da própria categoria master que não cumprem estes 27 km/h. Um piloto iniciante médio não faz o Valverde a mais de 15 km/h. Ou seja, nada impede que a média A continue exigindo 33 ou 30 km/h nesta trilha, mas a média B tem que ser próximo a 28 ou 25 km/h , média C, 23 a 20 km/h e média D, 18 a 15 km/h.
Outro fator que temos que desmistificar são os pequenos neutros. Para não deixar as categorias se distanciarem muito, convencionou-se que os neutros deveriam ser maiores para as médias mais altas, ajustando o “buraco” que se forma entre as categorias. Só que quem justamente precisa de mais tempo de neutro, tem menos. Calcule então, o qto rápidas estão sendo as médias para as categorias de base. Além de já chegarem atrasado no neutro por terem que andar como master p/ cumprirem uma média apenas 6 km/h mais baixa do que a média A, ainda tem menos tempo p/ recuperar.
Com os PCs manuais isso era compreensível, pois o pessoal que fazia PC ficava muito tempo parado em um lugar ermo, mas agora com os PCs por GPS, isso não é mais necessário.
Além disso, provas mais curtas para as categorias de base tbm é uma boa solução. Quer colocar uma trilha mais técnica, faça os pilotos mais técnicos passar por elas e poupe os que vão apenas sofrer fisicamente e exigir demais de suas motos.
Estas são outras sugestões que vamos apresentar aos diretores de prova daqui em diante.
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

Danilo Buzzo wrote:Muito legal este espaço para colocarmos nossas opiniões. Concordo com o Cirano! Se eh para fazer um enduro fim com planilha, melhor fazer sem ela que fica bem menos arriscado...
Deixo como ideia a criação de uma "pesquisa de satisfação" dos pilotos após as provas. Sem se identificar e com opções como "a prova estava boa, eu q preciso melhorar condicionamento físico" ou "não gostei pois tive q desatolar a moto 350 vezes".
Jah participei de organização de provas e sei q no fórum aberto as pessoas se sentem acanhadas de falar o que realmente pensam sobre a prova para não menosprezar o trabalho do organizador.
Vamos ter q nos remeter ao passado novamente... o TCC fez esta pesquisa certo ano, mas eu acho que fizemos errado e poderia ser feito novamente de outra maneira, só que precisamos de voluntários p/ isso e já vou explicar pq. A pesquisa que fizemos tinham aproximadamente 5 ítens para o piloto dar notas ao final de cada prova e, no final do ano, além de identificarmos as satisfações e as insatisfações dos pilotos, estas notas serviam tbm p/ eleger a melhor prova do ano. Só que foi aí o nosso erro. Retirávamos as 3 melhores notas e as 3 piores e fazíamos uma nota média para a prova. Só que, não sei se felizmente ou infelizmente, a prova do Cachorro Louco foi a que recebeu a maior média e aí, um organizador mais competitivo e vaidoso nos acusou de ter forjado o resultado p/ a minha equipe ganhar como melhor prova, apesar de todas as fichas das pesquisas estarem disponíveis p/ verificação. Aí nunca mais fizemos, pois é bastante trabalhoso fazer esta pesquisa e depois de todo trabalho, ainda presenciar falta de respeito, foi demais.

Sobre o fórum, todos sabem que não há como agradar a todo mundo. Sempre haverá aquele piloto que não vai gostar da prova, ou porque a média tá alta ou pq a média tá baixa demais. Ou pq não tem trilha ou pq teve trilha difícil demais e assim vai. A culpa nunca é do piloto que não tem preparo físico, que não se preocupa em sempre melhorar a pilotagem, que não quer investir em equipamento... não..., a culpa é do organizador que não faz uma prova pensando num piloto que tem 130 kg, não faz atividade física nenhuma, bebe como um condenado, fuma feito louco e não faz manutenção na moto. Se o organizador pensar em fazer uma prova p/ este piloto, quem vai desistir do esporte são os demais. As críticas construtivas são sempre bem vindas, mas há que se saber separar críticas construtivas de reclamações. Uma boa crítica construtiva é aquela que aponta o problema e sempre vem seguida de uma solução.
Estamos certos que vamos alcançar a medida certa (com o perdão do trocadilho...), por isso precisamos da opinião de todos.
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

Rodrigo wrote:Já que existe todo o trabalho "extra prova" vamos tornar um pouco mais fácil para o piloto:

Inscrição com desconto até quinta, bom pra equipe e pro piloto porque ele terá mais tempo de se inscrever e pegar planilha de uma vez só.
Mudança fácil e perfeitamente possível. Só depende da aprovação da maioria em reunião.
Inscrição na loja obrigatório apenas pra quem é de Curitiba, todos trabalham, tem seus compromissos, sacanagem o cara ter que vir lá de Almirante, Piraquara, Campo Largo por ex. só pra isso, acho que atrapalha. A perda pra loja será mínima.
Isso já deveria ter sido executado, pois foi discutido anteriormente. Falta apenas uma pré-disposição de realizar esta alteração no site p/ que os residentes fora de Curitiba recebam a conta bancária para depósito das inscrições ao invés de serem direcionados ao local de inscrição.
Se formos investir na TT criação obrigatória da média D e inscrição mais barata DESDE QUE consigamos enxugar alguns custos (ex. abaixo).
Eu sou a favor de invés de 10 troféus fazer 5 troféus e 10 medalhas, diminui a pressão do custo pra equipe/pilotos e aumenta o nr. de pilotos que serão chamados e premiados. Pode não ser troféu mas mesmo assim é motivo de satisfação e orgulho pro piloto.
Vamos procurar um ou mais velocímetro de bike que seja bom e barato, possível de usar pra indicar pra quem está começando e divulgar que o custo é baixo. Tentar fazer um roadbook baratinho também. "Kit navegação TCC: R$ ???"
Média D: será tbm sugerido ao organizador, mas creio que deva ser uma média apenas p/ o caso de terreno molhado. O fato de diminuir mais as médias, não só com diferenças de 3km/h de uma categoria p/ outra, mas de aproximadamente 5 ou 6 km/h nas trilhas, creio que melhore bastante este problema de médias altas. Outro ponto importante é fazer um experimental tbm com piloto novato e não só com piloto master, como é feito na maioria das equipes.

Talvez as medalhas sejam uma boa idéia, mas só os pilotos destas categorias é que podem ajudar com sua opinião neste quesito. Vamos aguardar seus pronunciamentos.
É melhor concorrer c/ 5 troféus e 10 medalhas, premiando 15 pilotos ou 10 troféus?

O kit navegação de iniciação do TCC é uma ótima ideia e está sendo discutida. Se tivermos tempo hábil p/ isso, a intenção é q o kit seja apresentado no cursinho em janeiro ou fevereiro. Deverá conter um odômetro digital aferível e um Roadbook manual que serão viabilizados pelo clube a preço de custo. Vamos trabalhar p/ que ele seja bem acessível. Se alguém tiver alguma ideia de equipamentos neste sentido, por favor, entrem em contato p/ podermos comparar vários orçamentos.
Lógico, nenhuma idéia sozinha é solução, mas sempre tem o que melhorar.

Putz na verdade tá difícil dar idéia, nada disso me impediu de não faltar uma prova desde que comecei, fazem 10 anos
O que as vezes me deixa com preguiça é essa parte "burocrática" mesmo, as provas em si pra mim estão todas excelentes, talvez diminuiria um pouco as médias
Esse tal de PC por gps deixou a gente preguiçoso pra fazer PC inteligente
Acho que as ideias estão surgindo e que o tópico vai cumprir com a sua função. Quanto mais, melhor.
Post Reply