Aê moçada.....na última trilha aconteceu o seguinte.....tava desatolando a bichinha até q senti um cheiro forte....percebi q a marcha não estava engatada e quando fui engatá-la o pedal estava duro e não engatava a primeira...resultado...fui rebocado até em casa. Me falaram que pode ser os discos da embragem....ou o q será ?? Algo sério ?? Como sei q tenho q trocar meus discos e separadores ?? A moto liga numa boa, só qdo piso pra engatar a 1ª marcha ela não engata... tô qerendo eu mesmo arrumá-la...o q fazer ??
abraço !
Embreagem XTZ
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Re: Embreagem XTZ
bom, meu amigo,vamos ver se posso te ajudar...
antes de achar se é embreagem voce olhou no eixo do pinhão?
pois é nas XTZ,ele tem o costume de degolar o encaixe da engrenagem, veja se ao engatar a marcha o eixo gira e o pinhão não, coloque sua moto em um cavalete para a roda traseira erguer e engate a primeira, se a roda não traciona mesmo livre do chao, ai o problema pode ser mais serio.... mas se ela traciona um pouco, tente freiar ela em movimento,sem acionar a alavanca de embreagem e com a marcha engatada, se ela parar a roda e não morrer o motor com certeza é a embreagem mas há diferença com o motor frio e quente, com o motor frio ela pode ter força, mas quando esta quente ai sim começa a patinar....se esta fraca, com certeza os discos se foram...
compre discos novos,de preferencia de uma marca boa,fisher por exemplo, os separadores não são nessesários trocar, a não ser que ao desmontar a campana da embreagem estes estejam azulados. é interessante efetuar a troca do cabo de embreagem, pois se o mesmo estiver preso a alavanca de embreagem não vai retornar direito e os discos novos com certeza irão "fritar" denovo, outro ponto muito importante, no caso para a XTZ na trilha é a relação que voce esta usando, se for original ainda, o motor vai forçar mais a embreagem nas horas de sufoco, e sua embreagem ira de desgastar prematuramente,se ela for já com uma coroa bem maior, ai sem problemas, adquira tambem uma junta da tampa de embreagem e é claro, um litro de oleo 4 tempos.
troca dos discos:
não há segredos para a troca, esgote o oleo do motor, se ela for partida as pedal, retire-o,solte o pedal de freio tambem, pois ele atrapalha bastante, depois remova todos os parafusos da tampa da embreagem, "descole" a tampa da carcaça do motor, não precisa tirar o escape, ele não atrapalha, retire os parafusos da campana, ai voce já terá acesso aos discos, retire-os e verifique os separadores se estão azulados, pegue os discos novos e mergulhe no oleo novo, vá montando eles conforme voce retirou os velhos, um disco, e um separador e assim por diante,monte a campana,vá de leve com a mão nesta hora,pois se voce apertar muito estes parafusos eles quebram bem na cabeça, ai será mais dificil para voce,use o bom censo e aperte um pouco, o aquecimento do motor irá travar eles, não se preocupe,ai com o cabo de embreagem no lugar, acione a maçaneta, e veja se a campana "abre" (ou desencosta) dos discos com uma folga de mais de um milimetro, se está ok,remova a junta velha coloque a nova, sempre encaixando-a nos pinos guia da carcaça do motor, monte a tampa, cuidado ao encaixar o eixo da partida(se ela for a pedal) e comece a repertar os parafusoa em X, não aperte todos do mesmo lado primeiro,monte os pedais e coloque o restante de oleo novo no motor. acredito que já esta boa a sua maquina, espero que não se sinta ofendido por ter escrevido este passo-a-passo, mas do jeito que voce descreveu na mensagem acho que nunca fez este serviço antes.
beleza irmão, espero ter te ajudado um pouco, qualquer duvida mande outra mensagem neste mesmo tópico, um abraço e até mais....
dilson pedroso
"só os fortes sobrevivem"
antes de achar se é embreagem voce olhou no eixo do pinhão?
pois é nas XTZ,ele tem o costume de degolar o encaixe da engrenagem, veja se ao engatar a marcha o eixo gira e o pinhão não, coloque sua moto em um cavalete para a roda traseira erguer e engate a primeira, se a roda não traciona mesmo livre do chao, ai o problema pode ser mais serio.... mas se ela traciona um pouco, tente freiar ela em movimento,sem acionar a alavanca de embreagem e com a marcha engatada, se ela parar a roda e não morrer o motor com certeza é a embreagem mas há diferença com o motor frio e quente, com o motor frio ela pode ter força, mas quando esta quente ai sim começa a patinar....se esta fraca, com certeza os discos se foram...
compre discos novos,de preferencia de uma marca boa,fisher por exemplo, os separadores não são nessesários trocar, a não ser que ao desmontar a campana da embreagem estes estejam azulados. é interessante efetuar a troca do cabo de embreagem, pois se o mesmo estiver preso a alavanca de embreagem não vai retornar direito e os discos novos com certeza irão "fritar" denovo, outro ponto muito importante, no caso para a XTZ na trilha é a relação que voce esta usando, se for original ainda, o motor vai forçar mais a embreagem nas horas de sufoco, e sua embreagem ira de desgastar prematuramente,se ela for já com uma coroa bem maior, ai sem problemas, adquira tambem uma junta da tampa de embreagem e é claro, um litro de oleo 4 tempos.
troca dos discos:
não há segredos para a troca, esgote o oleo do motor, se ela for partida as pedal, retire-o,solte o pedal de freio tambem, pois ele atrapalha bastante, depois remova todos os parafusos da tampa da embreagem, "descole" a tampa da carcaça do motor, não precisa tirar o escape, ele não atrapalha, retire os parafusos da campana, ai voce já terá acesso aos discos, retire-os e verifique os separadores se estão azulados, pegue os discos novos e mergulhe no oleo novo, vá montando eles conforme voce retirou os velhos, um disco, e um separador e assim por diante,monte a campana,vá de leve com a mão nesta hora,pois se voce apertar muito estes parafusos eles quebram bem na cabeça, ai será mais dificil para voce,use o bom censo e aperte um pouco, o aquecimento do motor irá travar eles, não se preocupe,ai com o cabo de embreagem no lugar, acione a maçaneta, e veja se a campana "abre" (ou desencosta) dos discos com uma folga de mais de um milimetro, se está ok,remova a junta velha coloque a nova, sempre encaixando-a nos pinos guia da carcaça do motor, monte a tampa, cuidado ao encaixar o eixo da partida(se ela for a pedal) e comece a repertar os parafusoa em X, não aperte todos do mesmo lado primeiro,monte os pedais e coloque o restante de oleo novo no motor. acredito que já esta boa a sua maquina, espero que não se sinta ofendido por ter escrevido este passo-a-passo, mas do jeito que voce descreveu na mensagem acho que nunca fez este serviço antes.
beleza irmão, espero ter te ajudado um pouco, qualquer duvida mande outra mensagem neste mesmo tópico, um abraço e até mais....
dilson pedroso
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Re: Embreagem XTZ
Com certeza essas dicas estão me ajudando muito.....mas como tenho certeza que são meus discos de embreagem o problema ??? Como sei exatamente q o problema é com eles......pode acontecer de trocar os discos e o problema persistir.
Abraço
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