Junior86 wrote:Olá amigos, bom eu sou novo no fórum então vou me apresentar.
Meu nome é Junior eu tenho 24 anos, e moro no bairro vista alegre, em Curitiba mesmo.
Bom assim, eu ainda não pratico nenhuma atividade offroad, apenas gosto muito e estou louco pra começar a fazer trilhas d emoto, porém não tenho ideia de por onde começar, assim eu ainda nem ando de moto muito bem, aprendi a andar faz uns 6 meses só.
Então eu gostaria de dicas por onde começar, que moto comprar pra começo (não queria gastar muito, então gostaria de uma opção mais acessível no começo), equipamentos, locais, bom resumindo tudo, por que sinceramente ainda não sei nada!
Aguardo ajuda dos amigos, e desde já muito grato galera!
Valeu, abraço a todos!

Desculpe-nos o atraso, Junior!
Seja bem vindo, mas se prepare, pq desse mundo aqui, não é fácil sair.
Só que tem uma coisa importante, prá vc não se arrepender e a sua carreira de piloto off-road não terminar prematuramente, vc tem que se equipar. A segurança está sempre em primeiro lugar e eu acho que até mesmo antes de ter uma moto, tem equipamentos que vc deve adquirir primeiro prá não correr o risco de experimentar uma estradinha de terra sem estar equipado. E são eles: Capacete fechado, bota de cano longo, joelheira, luvas, óculos, camisa de manga longa e calça resistente.
Capacete: vc já deve ter. Pode ser qualquer um que seja fechado, portanto, aqueles sem queixeira não servem.
Bota: tem q ser de cano longo, prá dar sustentação ao tornoselo e proteger a canela. A própria moto, através do pneu dianteiro, joga pedras nas canelas, então estas tem q estar protegidas. Sete léguas não serve, pois além de ser maleável demais, a bota tem que ser ajustável na perna prá dar rigidez ao conjunto e mais firmeza aos pés. Antigamente começavamos com cuturnos, em conjunto com caneleiras, mas hoje tem muitas outras opções de botas baratas e até usadas que vc pode procurar aqui mesmo nos classificados do fórum.
Joelheira: em qualquer tombinho besta, as mãos e os joelhos são os primeros a experimentar a dureza do solo. E o joelho é, particularmente, muito sensível. Bateu, ralou. E ralar uma vez não é nada, pior ainda é ralar em cima do ralado. Qdo a gente tá machucado parece que aquela ferida vira ímã, tudo bate nela.
Luvas: qualquer uma serve tbm, até aquelas de pano. Fora os tombos, as mãos também levam pedradas direto, assim como as canelas, sem contar os galhos e as folhas que cortam a pele ao passarem em velocidade.
Óculos: Não é preciso comentar que os olhos devem estar protegidos de pedriscos, insetos, poeira e etc. Inclusive, é muito comum pequenos galhos e folhas baterem na altura do rosto. Os óculos de moto mesmo são os ideais, pq assim protegem todo o rosto e sua estrutura é fabricada pensando nesse tipo de proteção mesmo. Na falta deles, no começo, até óculos de sol é melhor do que nada.
Camisa: As mangas longas são essenciais para proteger dos arranhões. Nem só por causa de tombos, mas tbm porque galhos e folhas raspam direto nos braços em trilhas mais fechadas e não estando protegidos, no final da trilha, seus braços estarão muito riscados e arranhados. O sol tbm é um bom motivo prá usar mangas longas, já q o vento não nos deixa perceber que a pele está queimando.
Calça: A calça tem a mesma função de proteção da camisa, mas ela deve ser mais resistente porque as pernas estão sempre mais expostas à vegetação mais baixa do que os braços. Uma calça jeans é o mínimo. Com o tempo a gente aprende que é preciso unir resistência, mobilidade e ventilação, aí damos muito valor às calças apropriadas.
Isso é o mínimo do mínimo prá vc dar uma passeada longe do asfalto, porém, prá fazer trilha, um
colete tbm é essencial.
Se fosse chutar, diria que só lhe falta a bota e o colete, mas se vc acha que tem off-road na veia, já vai pensando em cotoveleira, cinta abdominal e um protetor de pescoço, porque com o tempo vc vai descobrindo que estes equipamentos te livram de boas.
A moto.
Chegou a hora da bichinha que vai virar uma extensão do seu corpo. É ela que vai te fazer passar dos 40 km/h naqueles 20 cm de carreiro, abrir caminho em riachos, flutuar sobre pedras, saltar valas, cruzar montanhas e etc. Eu amo esse equipamento... um abraço, parceira

... então, é preciso escolher bem, seja uma baratinha prá começar ou uma gringa "born to race". O importante é que, sendo novo na área, vc não deve comprar sem ajuda. Vale a pena contratar um mecânico especialista em off-road para dar um aval.
Tudo depende de qto se tem disponível. Vou levar em conta o mais baratinho possível, então posso lhe indicar as DT180 e 200 e a XR200. Já te informo que não é fácil encontrar destas motinhas em bom estado, mas encontra.
Vc deve tomar muito cuidado com motos de leilão que normalmente são bem atrativas pelo preço, mas nunca esqueça que elas devem ter os números dos chassis e documentos. Há muitos anúncios de motos como sendo de leilão, mas na verdade, são frutos de contravenções e tem busca e apreensão nas costas. O problema não é perder mil, mil e tantos reais, o problema é vc ser conivente, estimulando essas ações e correr o risco de ser enquadrado por receptação.
Daí prá frente, tem um livro e uma biblioteca prá escrever, mas sempre estaremos à disposição p/ dar aquele empurrãozinho, nem que seja na poça...haha...inclusive, tenho alguns equipamentos usados bem baratinhos: capacetes de cinquentão, calça de 30, luvas de vintão, camisa de 5 e etc.
Um abraço.