Jaleco nas Provas do TCC

Espaço para troca de mensagens entre pilotos, trilheiros e visitantes. Enduro de Regularidade, Cross Country, Enduro FIM em 2 rodas é aqui mesmo.

Moderator: TCC

Rafael Stelle
... + de 50 mensagens
... + de 50 mensagens

Jaleco nas Provas do TCC

Post by Rafael Stelle »

Pessoal, na organização da nossa prova, que será a primeira do ano válida pela Copa TCC, nos deparamos com um assunto que ja foi muito debatido neste forum, os JALECOS de prova.

Aí veio a pergunta: Será que na era da apuração realizada por GPS ele ainda é necessário???

Pelo que tomei conhecimento, o Campeonato Paranaense ja não utiliza mais.

Ao meu ver, na era GPS o jaleco ja perdeu sua função, servindo apenas para o piloto que está atrás identificar quem está à sua frente (ótimo para quem está borboleteando), de resto, o numeral na frente da moto supre todas as demais necessidades.

Ademais, estamos observando no nosso esporte o surgimento de equipes sendo patrocinadas, como é o caso da Equipe Jarva, por exemplo, e quem vem a apoiar um piloto, no mínimo vai querer ver a sua logomarca e as suas cores estampada na camisa do competidor, coisa que o Jaleco, no mínimo, atrapalha.

Sendo assim, pergunta-se aos pilotos, organizadores e administradores do TCC:

SERÁ QUE O JALECO AINDA É NECESSÁRIO??

Opinem.

Abraço a Todos.

Rafael Stelle

Piloto Piratrilhas
Ricardo Magnago
... + de 100 mensagens
... + de 100 mensagens
Regularidade: Não
FIM: Não
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Não

Re: Jaleco nas Provas do TCC

Post by Ricardo Magnago »

Ja dei minha opiniao sobre jaleco e mantenho para 2011, era ela :

Assunto do Tópico: Re: COLETES DE PROVASEnviado: 19 Mar 2010, Sex, 11:33

Gostaria de deixar uma sugestao :

Ao inves de usarmos jalecos, usarmos numeros em um pedaco de tecido presos por alfinetes de seguranca, como provas de rallie. Motivos :

- Colete rasga
- Colete solta o elastico
- Colete enrosca em arvores
- Colete nao promove o nome dos patrocinadores. Alguem ja leu todas aquelas logos e nome de empresas patrocinadas e
dos amigos tambem?
- Colete custa $$$, muito mais que um simples quadrado com numero !

Quem pode citar mais pontos pros e pontos contra ?

Sds.

... + de 500 mensagens
... + de 500 mensagens

Post by cezar »

Na minha opinião, com uso do gps dispensaria o uso dos coletes e assim tambem dificultaria para os borboletas .
Thiago Garbellotto
... + de 200 mensagens
... + de 200 mensagens

Post by Thiago Garbellotto »

Com a era GPS, uma das poucas vantagens do jaleco é que ele representa mais organização perante a comunidade, donos de terras, autoridades de trânsito, etc...
Tirando isso, Fim Ao Jaleco :;;;
Ai ai... Como eu queria andar de moto.
Alysson
... + de 500 mensagens
... + de 500 mensagens
Regularidade: Sim
Trilhas: Sim

Post by Alysson »

Na minha opnião o jaleco é DISPENSÁVEL.

Acho que fica de bom tamanho apenas para a Equipe Organizadora da prova :;;;

Abraços
ALYSSON
JUNIOR
Cassius
Site Admin
Site Admin
FIM: Sim

Post by Cassius »

Antes de tudo, ressalto que esta é uma opinião particular e não reflete a opinião do Clube, já que esta depende única e exclusivamente da vontade da maioria dos diretores de prova do TCC. É importante a discussão, pois talvez eu não esteja observando algo relevante que outros estejam, mas cabe a mim defender a utilização do jaleco pelos motivos que exponho a seguir.

Quais as principais funções do jaleco?

1) Identificação pelo PC. Enquanto haviam PCs manuais, o jaleco era essencial para uma melhor visualização e identificação do piloto por parte do PC. Hoje em dia, na copa TCC, não se utilizam mais PC manuais, portanto, por este quesito, não haveria necessidade.

2) Patrocinadores da prova ou da Copa. Já é tão escasso o espaço de marketing no enduro de regularidade, retirando-se o jaleco então, este será diminuido ainda mais. Estamos tratando específicamente de Jalecos, aí há correntes que acham q atrapalha, que não dá valor ao patrocinador do piloto e etc, mas se ao invés de jalecos, estivessemos usando camisas de trilha? Será que ouviríamos as mesmas razões para abolí-la? Eu não acredito. No entanto, a função é a mesma. Tbm acho que 20 patrocinadores num jaleco não tráz retorno de marketing a ninguém, mas esta é uma estratégia de cada organizador. Há quem seja imediatista e ache que 50,00 x 20 é melhor do que 400,00 x 2. Quem tem seus patrocinadores como parceiros, prefire ter menos, mas ter sempre.

3) Uniformização dos pilotos. Esta é, na minha opinião, a maior razão de existir o jaleco. Estamos tratando de eventos amadores onde 10 ou 20 organizadores precisam zelar por 200 pilotos. O organizador precisa poder bater o olho e identificar quem está na prova e quem não está. Se não utilizássemos jalecos, os enduros estariam infestados de borboletas, tirando proveito de todo o trabalho de 6 meses de uma equipe organizadora sem investir um centavo em inscrição. Só um organizador que já enfrentou problemas relativos a isso é q pode dar o devido valor a um jaleco.
Fora isso, esta uniformização, p/ quem vê de fora, demonstra "organização". O público, os moradores locais, os donos de propriedades e todos enfim, prontamente identificam que não se trata de um grupo de baderneiros, mas algo organizado e portanto, dentro das normas.

É certo que o jaleco está se tornando caro ao organizador, mas eu ainda acho que a falta dele pode custar mais caro, uma vez que lembrarmos do que um organizador pode ser responsabilidado por um ato irresponsável de um borboleta.
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
Lorielsi
Ex-presidente
Ex-presidente

Post by Lorielsi »

Vou com a resposta do Cassio, más acredito que os Jalecos poderiam ser para o ano inteiro, sendo confeccionados pelo clube e disponibilizados as equipes, independente da prova. Elaborar com um material mais resistente e cobrar uma taxa antecipada na inscrição que seria devolvida no ato da devolução do Jaleco. Caso não entregue o Jaleco, a taxa ficaria para o clube confeccionar um novo.

att.
Lorielsi M. dos Santos
Equipe OFF Enduro
PROTORK / MOTUL / ORMA MOTOS / OFF MOTOS
TRAIL CLUBE DE CURITIBA / FPRM
Rodrigo
Site Admin
Site Admin

Post by Rodrigo »

Lorielsi wrote:Vou com a resposta do Cassio, más acredito que os Jalecos poderiam ser para o ano inteiro, sendo confeccionados pelo clube e disponibilizados as equipes, independente da prova. Elaborar com um material mais resistente e cobrar uma taxa antecipada na inscrição que seria devolvida no ato da devolução do Jaleco. Caso não entregue o Jaleco, a taxa ficaria para o clube confeccionar um novo.

att.
Uma proposta parecida, até já tenho idéia de valores, sai +- R$ 10,00 cada jaleco.

Resumindo:

Cor do jaleco diferenciada pra cada categoria;
Possibilidade de um grande patrocínio para diminuir ou zerar custo;
Piloto compra seu jaleco, portanto é responsável por lavar, cuidar, etc, é um equipamento dele;
Caso esqueça terá para ser vendido no dia da prova;
Se largar sem, penalização;

Vantagens:

Diminuição do custo para as equipes;
Um trabalho a menos;
Diminuição do lixo gerado;
Equipe Piratrilhas
Campeão Sênior Copa TCC 2011
Digibyte Sistemas de Folha de Pagamento, Contabilidade e Fiscal
Ricardo Magnago
... + de 100 mensagens
... + de 100 mensagens
Regularidade: Não

Post by Ricardo Magnago »

Cassio,

La vou eu mais uma vez:

Concordo que eh escasso o espaco para marketing com as atuais ferramentas usadas: jaleco, cartaz de prova, number plate, etc,etc, enfim, tudo que usamos hoje.

Agora pense, qual o retorno que estes "patrocinadores" tem ? Eles nos doam dinheiro isto sim! Nao podemos chamar de patrocinio algo que na real nao tem retorno algum para quem abriu a carteira.

Imagine uma largada assim : http://www.flickr.com/photos/fenixdigit ... otostream/

Agora podemos avistar o nome do nosso patrocinador, assim como a comunidade em geral. Se eh que alguem vai nos ver no meio do mato.

Este eh apenas um exemplo de material que pode ser usado para divulgar MARCA/nome/etc, pode ter fundo branco e apenas plotado e retirado a cada prova/mudanca de patrocinador.

Qual o ultimo press release feito pelo tcc? Para quem foi enviado ? Radio, TV, revista ? Prefeito da cidade onde evento foi realizado ?

Cassio,

Nao estou criticando, mas tentando mais uma vez uma linha diferente para o mesmo assunto: recursos para as provas de enduro de regularidade e FIM do TCC.

A galera das lojas de moto quando nos veem sem duvida saem correndo. Este mercado esta em crise, nao acredite que vamos continuar com as cotas names por muito tempo.

Mas que tal tentarmos outras empresas? Financeiras, prefeituras, secretarias de esporte municipal e estadual, Rede de mercados da regiao, Industrias de produto regional ? Nao podemos mais viver desta antiga formula.

Dentro do TCC existem muitas cabecas pensantes que unidas podem gerar sinergia. basta olhar nos modelos mais desenvolvidos e procuram um pouco de inspiracao, ou banchmarketing ou "copy and paste" : six days, AMA, Sertoes Series, Copa TNT, Copa Pakato.

Ah, pra ganhar dinheiro, tem que gastar dinheiro antes. Nao adianta pegar patrocinio, gastar tudo na prova e nao reverter nenhum centavo de volta ao patrocinador.

Me disponho mais uma vez a colaborar com o TCC,
Ricardo _ Tornadinho
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

Lorielsi wrote:Vou com a resposta do Cassio, más acredito que os Jalecos poderiam ser para o ano inteiro, sendo confeccionados pelo clube e disponibilizados as equipes, independente da prova. Elaborar com um material mais resistente e cobrar uma taxa antecipada na inscrição que seria devolvida no ato da devolução do Jaleco. Caso não entregue o Jaleco, a taxa ficaria para o clube confeccionar um novo.

att.
Na teoria, a idéia parece boa, mas se me permite, vou expor alguns contras:

1) A manutenção geral dos jalecos como lavar, trocar elásticos, costurar e substituir novos jalecos acabariam custando mais caro do que confeccionar jalecos descartáveis.

2) Como se já não bastasse as que tem, somaria mais algumas funções e responsabilidades p/ o organizador, pois ele terá que recolher os jalecos, devolver o dinheiro ao piloto, levar 200 jalecos p/ a lavanderia, mandar fazer a manutenção nos danificados, mandar confeccionar os destruidos e sumidos, pegá-los novamente e deixar tudo no TCC na mesma semana à disposição da próxima equipe organizadora.

Bah!!!... pago o dobro pelos descartáveis...hahaha
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

Rodrigo wrote:

att.
Uma proposta parecida, até já tenho idéia de valores, sai +- R$ 10,00 cada jaleco.

Resumindo:

Cor do jaleco diferenciada pra cada categoria;
Possibilidade de um grande patrocínio para diminuir ou zerar custo;
Piloto compra seu jaleco, portanto é responsável por lavar, cuidar, etc, é um equipamento dele;
Caso esqueça terá para ser vendido no dia da prova;
Se largar sem, penalização;

Vantagens:

Diminuição do custo para as equipes;
Um trabalho a menos;
Diminuição do lixo gerado;

Lá vou eu novamente como legítimo representante "do cara dos contra"...haha.

1) cor do jaleco diferenciada = apesar da uniformização ser um pouco prejudicada, seria uma boa idéia p/ o organizador poder administrar melhor "cortes" de planilha e pilotos com médias diferenciadas.

2) 10 reais por jaleco = 2 mil reais de investimento inicial que não vão gerar economia ao organizador ou ao TCC.

3) Possibilidade de um grande patrocinador = já temos estes grandes patrocinadores (Jarva e Adrenalina), cujo contrato já prevê a exposição de suas logos no jaleco, portanto, não vai gerar novos recursos ao organizador ou ao TCC.

4) Piloto compra seu jaleco = não acho justo que o piloto tenha mais este ônus e que ainda possa ser penalizado pela falta do jaleco. E os pilotos eventuais que vem de fora e participam de apenas uma prova?

5) Diminuição nos custos das equipes = já demonstrei ali na outra resposta que não há diminuição de custos.

6) Menos trabalho ao organizador = igualmente demonstrado que o organizador terá até mais trabalho.

7) Dimnuição do lixo gerado = concordo.
Lorielsi
Ex-presidente
Ex-presidente

Post by Lorielsi »

Me convenceu, realmente o formato ideal é o que temos!!!!!! :;;; :P
Lorielsi M. dos Santos
Equipe OFF Enduro
PROTORK / MOTUL / ORMA MOTOS / OFF MOTOS
TRAIL CLUBE DE CURITIBA / FPRM
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

Ricardo Magnago wrote:Cassio,

La vou eu mais uma vez:

Concordo que eh escasso o espaco para marketing com as atuais ferramentas usadas: jaleco, cartaz de prova, number plate, etc,etc, enfim, tudo que usamos hoje.

Agora pense, qual o retorno que estes "patrocinadores" tem ? Eles nos doam dinheiro isto sim! Nao podemos chamar de patrocinio algo que na real nao tem retorno algum para quem abriu a carteira.
Grande, Ricardo!

Sinceramente, eu não concordo com isso. Ninguém é bonzinho o suficiente p/ investir 18 mil reais anuais no TCC em troca de nenhum retorno. Te digo o que é fato: há 15 anos atrás qdo nós dois pensávamos em equipamentos off-road, lembrávamos de MOTOCYCLE. Lembra disso? Ela era parceira do TCC. Infelizmente, a parceira encheu o peito e achou que não precisava mais do TCC. Deixou de ser parceira e hoje...? No lugar dela entraram Star News e Adrenalina. Aos poucos, ambas foram tomando seu espaço. O Edinaldo da Adrenalina, com sua visão empresarial e marketing agressivo, desde que entrou, nunca sequer cogitou largar a parceria com o TCC, diferente da Star News que desfez a parceria e por consequencia disso, não comercializa mais equipamentos off-road, pois não adiantaria mesmo comercializar, já q a marca "Adrenalina" é que se transformou e em sinônimo de equipamentos off-road. A Adrenalina cresceu e junto com ela, o TCC. Veio então a contratação do Jefferson pela JARVA e este, inteligente como é, e tendo como escola, a própria Adrenalina, sempre entendeu que o caminho mais curto para estar na cabeça do piloto é ser parceiro do TCC. E hoje, se vc perguntar a qq piloto off-road, onde comprar, vc certamente ouvirá: na Adrenalina ou na Jarva. Isso chama-se RETORNO DE PATROCÍNIO, ou simplesmente, parceria. E eu ponho a minha mão no fogo como nenhum deles pretende deixar de ser parceiro do TCC.

Imagine uma largada assim : http://www.flickr.com/photos/fenixdigit ... otostream/

Agora podemos avistar o nome do nosso patrocinador, assim como a comunidade em geral. Se eh que alguem vai nos ver no meio do mato.

Este eh apenas um exemplo de material que pode ser usado para divulgar MARCA/nome/etc, pode ter fundo branco e apenas plotado e retirado a cada prova/mudanca de patrocinador.
Talvez vc não tenha prestado atenção, mas nós temos isso. O Dircel é reponsável por montar cerca de 10 placas/banners com os patrocinadores. Estas placas normalmente dão forma ao parque fechado e outras afunilam a largada.

Qual o ultimo press release feito pelo tcc? Para quem foi enviado ? Radio, TV, revista ? Prefeito da cidade onde evento foi realizado ?
O último release feito pelo TCC foi semana passada, graças à colaboração da Alynne que é muito agilizada e veste a camisa do TCC e do motociclismo off-road com muita paixão. Foi enviado um release relativo às ações sociais do clube a revistas como a PROMOTO e à midias especializadas, que inclusive renderam elogios em twitters de repórters de renome no motociclismo nacional como o Leo Corrosivo e o Adauto. Prefeitos de Mandirituba, Bocaiúva do Sul e de Colombo estiveram presentes em nossos eventos no ano passado.
Cassio,

Nao estou criticando, mas tentando mais uma vez uma linha diferente para o mesmo assunto: recursos para as provas de enduro de regularidade e FIM do TCC.

A galera das lojas de moto quando nos veem sem duvida saem correndo. Este mercado esta em crise, nao acredite que vamos continuar com as cotas names por muito tempo.

Mas que tal tentarmos outras empresas? Financeiras, prefeituras, secretarias de esporte municipal e estadual, Rede de mercados da regiao, Industrias de produto regional ? Nao podemos mais viver desta antiga formula.

Dentro do TCC existem muitas cabecas pensantes que unidas podem gerar sinergia. basta olhar nos modelos mais desenvolvidos e procuram um pouco de inspiracao, ou banchmarketing ou "copy and paste" : six days, AMA, Sertoes Series, Copa TNT, Copa Pakato.

Ah, pra ganhar dinheiro, tem que gastar dinheiro antes. Nao adianta pegar patrocinio, gastar tudo na prova e nao reverter nenhum centavo de volta ao patrocinador.

Me disponho mais uma vez a colaborar com o TCC,

Concordo com toda esta última parte e tenho certeza que o TCC gostaria muito de contar com a sua experiência na área.

Um grande abraço.
salau
... + de 500 mensagens
... + de 500 mensagens

Post by salau »

sem jaleco nem pensar, vai parecer um monte de trilheiro maluco perdido pelas trilhas...

e ao invés de jaleco porque não disponibilizam camisas?

Como é que nos enduros do Jurão e do cachorro louco ao invés de jaleco é disponibilizado uma bela camisa? como eles conseguem e as outras equipes não se o valor da inscrição é a mesma?
Categoria Sênior Enduro Regularidade
Xr 250 Tornado
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

salau wrote:sem jaleco nem pensar, vai parecer um monte de trilheiro maluco perdido pelas trilhas...

e ao invés de jaleco porque não disponibilizam camisas?

Como é que nos enduros do Jurão e do cachorro louco ao invés de jaleco é disponibilizado uma bela camisa? como eles conseguem e as outras equipes não se o valor da inscrição é a mesma?

É essa a idéia mesmo, Salau. Que bom que tem outras pessoas que tbm enxergam assim.

Com relação às camisas, tenho certeza que todas as equipes organizadoras gostariam de fazer as camisas de trilha ao invés de jalecos, mas sou obrigado a confessar que é um stress danado se comprometer com esse "algo a mais" oferecido pela prova. E o motivo é muito simples: o valor total das inscrições não paga a confecção das camisas, isto é, a receita é bem inferior à despesa, se a equipe decidir pelas camisas. Resumindo, é preciso captar cerca de 4 ou 5 mil reais de patrocínio a mais, o que, lógicamente, é muito difíci. Por isso são poucas as provas que correm o risco de pagar do bolso estes custos extras.

Um abraço.
Post Reply