Thiago Garbellotto wrote:No link que o Zé Ricardo postou acima diz:
"Valor do curso moto, R$ 150,00 por piloto moto.
Valor do curso carro, R$ 250,00 navegador e piloto."
Sou mais o cursinho do TCC!!! Com teoria, Prática e Troféu!!!
Mas que porcaria de curso hein

, alem do valor alto ele oferece somente 2hs de teoria e 1 hora de pratica!
Nada como 2 dois dias de evento, meio periodo de teorico no Sabado e um prova de verdade no Domingo!
E mesmo assim é obvio que falta tempo pra passar mais coisas...
Na minha opiniao o fato de ser uma prova com premiacao e aberta a outras categorias, nao atrapalha em nada o curso aos iniciantes. A minha primeira prova de Enduro foi um cursinho em 2003 e na epoca achei otimo o formato, pois era uma inscricao barata, aprendi a teoria, fiz trilha (oque na epoca era minha principal vontade) e aprendi a navegar sozinho.
Nos outros pontos que o Ze citou eu acho que ja funciona praticamnete da mesma maneira:
Zé Ricardo wrote:
Então, só para encerrar a minha opiniao sobre o formato do cursinho:
1 - Parte teórica: aberta a todos os pilotos que tenham interesse (master, senior, over, junior, TT, novato, aposentado, pensionista, mochileiro, mala, etc.)
Ja é assim, desde que feita a inscricao
2 - Parte prática: voltada àqueles pilotos que tenham dúvidas e queiram participar.
Ja é assim, inclusive aberta a categoria graduados, que ja serve de aquecimento pro comeco da temporada
3 - Na parte prática levar algumas motos e equipamentos para explicar aos iniciante diferentes técnicas de preparação da moto, equipamentos e truques usados pelos mais experientes, dicas do que se fazer e do que nao se fazer, etc.
Isso eu ja acho muito assunto para um fim de semana só
4 - Na parte prática incluir uma demonstração dos principais equipamentos de navegação usados pela maioria dos pilotos assim como de road book´s existente, desde os mais sofisticados até a famosa tábua de carne p/ prender a planilha.
Achei interessante, mas para nao favorecer uma marca ou outra, talvez o fabricante deveria ter interesse em faze-lo, assim como o Lorielse como representante da Totem vai fazer
5 - Sem premiação e sem apuração (isso é um curso nao uma competição)
Eu particularmente, nao vejo problemas em ser uma competicao...
6 - Se houver numerais de provas anteriores, esses podem ser usados no cursinho (corte de custos). Jaleco nao precisa.
Boa ideia dos numerais, acho ate que ja foi feito algumas vezes, mas quanto ao jaleco, acredito ser necessario sempre que possivel para identificar os pilotos perante a sociedade (Policia, moradores..) e mostrar organizacao.
7 - Percurso simples com muita navegação, sem média horária e com um bate-papo no final da trilha onde o iniciante possa tirar suas dúvidas com pilotos mais experientes.
Ja é assim, mas com media (de preferencia baixa), pois acho que é um item fundamental no aprendizado do regularidade. A ideia do bate papo é boa, mas ahco que qq piloto tem essa liberdade com os mais experientes, principalmente nesse dia
8 - Vários pilotos experientes acompanhando os iniciantes durante o percurso.
Ja é assim, principalmente fechando a trilha
9 - Data do curso: uma semana antes da primeira prova do campeonato. Assim o iniciante terá tempo de assimilar as informacoes e por em prática na semana seguinte.
Essa nao achei boa, pois ja vi muita reclamacao sobre provas em seguida, que nao da tempo de arrumar a moto, ou fica pesado $$$ no mesmo mes...
10 - Convidar os iniciante p/ irem à reuniao do TCC durante a semana para que os mesmos conheçam e participem de ao menos uma reuniao e que aproveitem p/ tirarem algumas dúvidas que por acaso apareçam após o curso.
Ja é assim...
Prever um outro curso igual a esse antes do Enduro da Madrugada, pois essa prova atrai um número considerável de pilotos iniciantes sem prática nenhuma em Regularidade.
Boa Ideia..
Eu creio que esse formato trará nao mais do que 20 pilotos p/ o evento. Mas esses pilotos serão os que realmente têm interesse em aprender para competir em uma prova de verdade. Outros que perderão o interesse no cursinho, na verdade tinham mais interesse em competir e levar um trofeu para casa do que participar do curso.
Eu acho que 20 pilotos é ruim, pois acho mais facil "fisgar" um novo aficcionado entre 80 pilotos, do que entre 20, e uma das melhores "iscas" com certeza sao os trofeus
Inclusive no curso que o Juca Bala vem dar em CTBA é bom perguntar se vai ter numeral, planilha, troféu, apuração, categorias, percurso da prova (ou curso?), médias de seco e molhado, ordem de largada e o principal: o que vc vai aprender no curso!!!!
Acho que sao coisas distintas, é um curso exclusivo de tecnicas de pilotagem e normalmente de alto nivel e nao pra quem esta aprendendo...