Não perca o último Enduro do ano: TIJUCAS do SUL

Espaço para troca de mensagens entre pilotos, trilheiros e visitantes. Enduro de Regularidade, Cross Country, Enduro FIM em 2 rodas é aqui mesmo.

Moderator: TCC

User avatar
Cassius
Site Admin
Site Admin
Posts: 4236
Joined: 29 Jul 2004, Thu, 12:52
Regularidade: Sim
FIM: Sim
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Sim

Não perca o último Enduro do ano: TIJUCAS do SUL

Post by Cassius »

Cachorros Loucos e Iguanas se uniram para realizar o

I Enduro F.I.M. de Tijucas do Sul
6º Enduro FIM do Cachorro Louco
1º Enduro FIM dos Iguanas

Data: dia 5 de dezembro, válido pela 5ª e última etapa da Copa TCC de Enduro padrão F.I.M. 2010 (Federação Internacional de Motociclismo).

Inscrições:
De 29 de novembro a 3 de dezembro, limitadas a 150 motos.
Valor: R$ 75,00
P/ pilotos de Curitiba: Jarva Racing, Rua João Negrão, 1274 - Fone: (41) 3232-2121.
P/ pilotos de outras cidades: via depósito bancário no Itaú. F: (41) 3345-9755 Cassius
Dia 4 de dezembro, sábado: R$ 100,00

Categorias (troféus)
• CATEGORIA E1 (5): motos 2T acima de 175cc e 4T de 251cc;
• CATEGORIA E2 (5): motos 2T até 175cc e 4T até 250cc;
• CATEGORIA E3 (5): Over 35, pilotos acima de 35 anos;
• CATEGORIA E4 (10): força livre nacional, exceto DRz400;
• CATEGORIA E5 (10): Junior, Novato e TrailTurismo do regularidade c/ qq moto;
• CATEGORIA E4 LIGHT (5): Nacional 2T e 4T até 225cc, exceto Crf230 e Xtz230 (DT180, DT200, Agrale, XR 200, XT 225, etc).
• CATEGORIA CIDADE (5): pilotos sem experiência anterior em enduros c/ qq moto.
• NOVIDADE: possibilidade de abertura da CATEGORIA E50 (2): pilotos nascidos até 1960. Caso seja de seu interesse, faça sua inscrição na E3 ou na E5 e comunique a direção de prova sobre o desejo de participar na cat. E50. Se tivermos 5 participantes inscritos, a cat. E50 será aberta automaticamente.

Sorteio:
Data: 3 de dezembro de 2010
Local: Jarva Racing
Sorteio de ordem de largada, entrega de numeral, jaleco e Briefing.

Percurso:
Cat. E1 e E2: quatro voltas de 26 km, sendo a primeira volta de reconhecimento.
Demais categorias: três voltas de 26 km, sendo a primeira volta de reconhecimento.
Por volta:
Enduro Teste 1: 800 metros (Especial cronometrada de média 29 km/h)
Enduro Teste 2: 4300 metros (Especial cronometrada de média 38 km/h)
Enduro Teste 3: 2400 metros (Especial cronometrada de média 35 km/h)
Enduro Teste 4: 2800 metros (Especial cronometrada de média 36 km/h)
Enduro Teste 5: 3150 metros (Especial cronometrada de média 40 km/h)

Obs.: Não teremos Cross Teste e nem Extreme Teste. As Especiais Cronometradas serão todas em trilhas abertas, sem raízes e sem troncos.

Largada, Vistoria e Chegada:
Local: Tijucas do Sul, Bar do Mario, próximo ao Saltinho. (Planilha SJP – Largada e São Bento – Largada em breve)
Data: 5 de dezembro de 2010 - Piloto 01 às 10:00:00.
O PC de vistoria se encerra as 09:45:00 h.

Demais Regras:
Ficam mantidas todas as demais regras contidas nos regulamentos da Copa TCC/2010 de Enduro F.I.M., não contraproducentes ao presente Regulamento Particular.

Organização e supervisão:
Federação Paranaense de Motociclismo
Trail Clube de Curitiba
Equipe Cachorro Louco
Equipe Iguanas


Informações:
Cassius Fernandes (Diretor de Prova) – (41) 9977-7227
Flavio Montini (Diretor Técnico) - (41) 7812-9673
Aramis J. Cruz (Diretor Geral) - (41) 9148-9949
http://www.trailclubedecuritiba.com.br
Attachments
cartaz-enduro-fim-cachorro_louco-2010.jpg
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
Evandro Faria Rocha
... + de 500 mensagens
... + de 500 mensagens
Posts: 578
Joined: 03 Apr 2007, Tue, 14:45
Regularidade: Não
FIM: Não
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Não
Location: santa felicidade

Re: Não perca o último Enduro do ano (Cachorros + Iguanas)

Post by Evandro Faria Rocha »

vai ter o video convite ?
User avatar
Cassius
Site Admin
Site Admin
Posts: 4236
Joined: 29 Jul 2004, Thu, 12:52
Regularidade: Sim
FIM: Sim
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Sim

Re: Não perca o último Enduro do ano (Cachorros + Iguanas)

Post by Cassius »

Evandro Faria Rocha wrote:vai ter o video convite ?
Não teremos video convite, mas no fds que antecede a prova pretendemos filmar as especiais que serão cronometradas e postar aqui no tópico, com a pretensão de mostrar aos pilotos como as trilhas são limpas e gostosas de acelerar. :;;;
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
RafaelK
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens
Posts: 361
Joined: 17 Nov 2009, Tue, 0:09

Re: Não perca o último Enduro do ano (Cachorros + Iguanas)

Post by RafaelK »

RLL Rally confirmada!

A não ser que o organizador precise de ajuda!
Gastei metade da minha fortuna com Motos e Mulheres, o restante desperdicei..
http://www.rllrally.wordpress.com
Rafael Kruka
User avatar
Cassius
Site Admin
Site Admin
Posts: 4236
Joined: 29 Jul 2004, Thu, 12:52
Regularidade: Sim
FIM: Sim
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Sim

Re: Não perca o último Enduro do ano (Cachorros + Iguanas)

Post by Cassius »

RafaelK wrote:RLL Rally confirmada!

A não ser que o organizador precise de ajuda!
Tudo sob controle, Rafael. Obrigado!

Não será um evento com a lindíssima estrutura de largada como foi o Enduro de vcs, pois infelizmente, o espaço é pequeno, mas tenho certeza que os pilotos da RLL Rally vão se deliciar com o circuito..... treinão para o Rally do Amigos. :;;;
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
WINDER MOTOS
... + de 500 mensagens
... + de 500 mensagens
Posts: 827
Joined: 31 Aug 2004, Tue, 16:08

Re: Não perca o último Enduro do ano (Cachorros + Iguanas)

Post by WINDER MOTOS »

entamm anão de jardim com certeza :;;;
User avatar
Cassius
Site Admin
Site Admin
Posts: 4236
Joined: 29 Jul 2004, Thu, 12:52
Regularidade: Sim
FIM: Sim
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Sim

Re: Não perca o último Enduro do ano (Cachorros + Iguanas)

Post by Cassius »

WINDER MOTOS wrote:entamm anão de jardim com certeza :;;;
Contamos com a presença dos arruaceiros Anões... com ou sem capacete, empinando ou não. :)))
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
User avatar
Cassius
Site Admin
Site Admin
Posts: 4236
Joined: 29 Jul 2004, Thu, 12:52
Regularidade: Sim
FIM: Sim
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Sim

Re: Não perca o último Enduro do ano (Cachorros + Iguanas)

Post by Cassius »

Seguem as planilhas para chegar no local da largada partindo de São José dos Pinhais e partindo de Agudos do Sul de quem vem de São Bento.

Como já fui consultado sobre como chegar de quem vem de Joinville, basta vir pela BR 376, sentido Curitiba, passa a Repressa Vossoroca e logo que passar o Posto da Balança desativado, 300m mais à frente, verá à esquerda a BR que vai para Tijucas do Sul. Mantenha à esquerda, retorne e a partir deste ponto, basta seguir a planilha que vem de São José dos Pinhais a partir da referência 36,20 na placa ITAMBÉ.
Attachments
Planilha_LargadaFIM_SJP-TIJ[1].jpg
Planilha_LargadaFIM_SBS-TIJ[1].jpg
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
Montini
... + de 50 mensagens
... + de 50 mensagens
Posts: 88
Joined: 31 Aug 2010, Tue, 18:07

Re: Não perca o último Enduro do ano (Cachorros + Iguanas)

Post by Montini »

Boa tarde!

Quero convidar em especial , meus amigos das categorias t,t , novatos e junior
que tem um certo receio de andar no enduro fim .
A nossa prova de enduro fim , sera uma prova sem dificuldades chovendo ou nao
o terreno igual ao terreno da nossa prova e regularidade.
Com trilhas muito limpas e roteiro espetacular .
Para todos que nunca fizeram enduro fim , eu FLAVIO MONTINI me proponho a
explicar como funciona a prova .

Espero todos dia 5 de dezembro para o ultimo enduro do ano . :;;;

AGUARDO CONTATO
[email protected]
User avatar
Cassius
Site Admin
Site Admin
Posts: 4236
Joined: 29 Jul 2004, Thu, 12:52
Regularidade: Sim
FIM: Sim
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Sim

Re: Não perca o último Enduro do ano (Cachorros + Iguanas)

Post by Cassius »

Como funciona o Enduro F.I.M.?

Como existem 4 ou 5 modalidades de Enduro no Brasil e em diversos países, para diferenciar das outras, esta modalidade é chamada de Enduro F.I.M., que nada mais é do que a sigla da Federação Internacional de Motociclismo. Ficou designada assim por que esta é a única modalidade de Enduro que tem um campeonato mundial.
Então vamos ao que interessa. Levem em conta as informações e distâncias do I Enduro de Tijucas.
Imagine uma pista com circuito de 26 km, largando de um ponto e chegando no mesmo ponto novamente. Este circuito é composto por estradões, caminhos abandonados, carreiros, pastos, reflorestamento, trilhas etc. Todo este roteiro a ser seguido pelo piloto é sinalizado por placas com setas, bumpings, bandeiras ou fitas que indicam a direção a seguir, isto é, o caminho é identificado visualmente pelo piloto sem a necessidade de mapa ou planilha. Obviamente, não é bandeirado como uma pista, pois o circuito não é fechado ao trânsito normal nos deslocamentos e seriam necessários 58km de fitas, mas as marcações são perfeitamente identificáveis. Dentro deste circuito de 26 km, há trechos de deslocamento, onde o trânsito de veiculos e pedestres é normal e portanto, os pilotos devem obedecer as leis de trânsito locais (não é prá acelerar) e trechos cronometrados (estes sim, valem tempo e são fechados). Ou seja, não é como o crosscountry que você larga com a mão no fundo e acelera o tempo todo em todo percurso. No FIM, vc vai acelerar apenas em pequenos trechos que vão de 800 a 4200 metros e que estão sinalizados (inicio e final) com placas ou faixas dentro do roteiro. Entre estes trechos cronometrados, vc deve andar devagar, numa velocidade compatível com as leis de trânsito. No final, soma-se o tempo de todas as especiais cronometradas e o piloto que fizer em menor tempo (e não tiver penalização), vencerá.
A cada minuto largam 3 pilotos dos CHs (controle de horário), mas vc não vai precisar disputar curva com eles, nem seguir a ordem, basta vc largar do CH na sua hora marcada, ou dentro do minuto especificado no seu cartão. Se no seu cartão está escrito CH1 10:34, vc tem que passar naquele ponto das 10:34:00 às 10:34:59. Não tem segredo e é muito fácil.

Mas o que é e pra que servem os CHs (controle de horário)? Os CHs são 2 pontos em cada volta que vc tem que respeitar o seu horário para passar por eles. Um ponto é no local da largada (toda vez que vc largar para uma nova volta vai ter que passar por ele) e o outro ponto é no meio de cada volta. Eles servem p/ que a prova siga um fluxo normal no que diz respeito à ordem de largada, ou seja, p/ que não haja atropelos, piloto 50 andando com o 2, categorias misturadas, estas coisas. Se não houvesse os tempos fixos p/ cada piloto largar nos CHs, haveria um acúmulo de pilotos andando ao mesmo tempo, no mesmo lugar, o que acarretaria muito trânsito e em conseqüência disso, atrasos e acidentes. Os CHs ímpares (1, 3, 5, 7) são sempre no mesmo lugar, isto é, na largada e só mudam de número para poderem ser identificados a cada volta. Os CHs pares (2, 4, 6) tbm são no mesmo lugar e ficam no meio de cada volta, ou seja, se cada volta tem 26 km, o CH par fica aproximadamente no Km 13 de cada volta.

Nos testes cronometrados, que é onde vc vai acelerar, cada piloto larga sozinho, a cada ± 20 segundos, por ordem de chegada no início do teste ou como queiram. Nas largadas das especiais não é preciso respeitar ordem nem horário algum. O piloto é que administra o seu momento de largar. Só não pode esquecer que ele tem hora para passar no CH que está lá na frente. Cada inicio e final de especial sempre estará identificado com uma placa ou banner.
Resumindo:
Larga no CH1 no seu horário da cartela e já entra no INICIO da ESPECIAL 1 de 800 metros.
Acelera na especial cronometrada e encontra o banner de FINAL de ESPECIAL 1.
Desloca tranquilamente por 4.200m e encontra o banner de INICIO de ESPECIAL 2 de 4.300m.
Acelera na especial cronometrada e encontra o banner de FINAL de ESPECIAL 2.
Desloca tranquilamente por 1.900m e encontra o banner de INICIO de ESPECIAL 3 de 2.400m.
Acelera na especial cronometrada e encontra o banner de FINAL de ESPECIAL 3.
Desloca tranquilamente por 300m e encontra o CH2 onde vc deve aguardar a sua hora para passar por ele.
Larga no CH2 no seu horário da cartela, desloca 3.300m e encontra o banner de INICIO da ESPECIAL 4 de 2.800m.
Acelera na especial cronometrada e encontra o banner de FINAL de ESPECIAL 4.
Desloca tranquilamente por 350m pela "Laje da Lápide" e encontra o INICIO da ESPECIAL 5 de 3.150m.
Acelera na especial cronometrada e encontra o banner de FINAL de ESPECIAL 5.
Desloca tranquilamente por 2.800m e encontra novamente o CH ímpar que agora é o nº3, juntamente com o seu apoio.
Agora é só esperar o seu tempo na cartela p/ iniciar mais uma volta.
A primeira volta completa é de reconhecimento e não valem os tempos cronometrados das especiais, só valem os tempos de passagem nos CHs. Esta primeira volta serve p/ vc conhecer o circuito.

Estamos ligados aqui no fórum no horário comercial, de hora em hora, para sanar todas as suas dúvidas.

Até mais.
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
User avatar
Clinica/Daniel
... + de 30 mensagens
... + de 30 mensagens
Posts: 50
Joined: 24 Sep 2010, Fri, 19:10
Regularidade: Não
FIM: Não
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Não
Contact:

Re: Não perca o último Enduro do ano (Cachorros + Iguanas)

Post by Clinica/Daniel »

Dae moçada!
Quero saber se vai ser como em provas de FIM que ja em outros lugares é permitido conhecer o local antes da prova?
Valeu!
:;;;
Geraldo Castro
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens
Posts: 414
Joined: 25 Oct 2005, Tue, 9:55
Regularidade: Não
FIM: Não
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Não
Location: CURITIBA- PR
Contact:

Re: Não perca o último Enduro do ano (Cachorros + Iguanas)

Post by Geraldo Castro »

Daniel,

O enduro padrão FIM, contempla o reconhecimento do trajeto sim, a pé poderá passear pelo Km sem problema, depende da organização de prova, até mesmo no sábado ( dia anterior a prova ) e o reconhecimento com moto, é feito durante a 1ª volta da prova, todos os pilotos fazem a primeira volta como reconhecimento, mas com um tempo a ser cumprido, determinado pelo Km de prova e atribuido ao tempo de cada piloto no CH.

A primeira volta completa é de reconhecimento e não valem os tempos cronometrados das especiais, só valem os tempos de passagem nos CHs. Esta primeira volta serve p/ vc conhecer o circuito.

Espero ter ajudado,

até lá...

Geraldo
Se cair, caia de pé ...
User avatar
Cassius
Site Admin
Site Admin
Posts: 4236
Joined: 29 Jul 2004, Thu, 12:52
Regularidade: Sim
FIM: Sim
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Sim

DÚVIDAS FREQUENTES

Post by Cassius »

Dúvidas frequentes:

1) Posso treinar no circuito de FIM antecipadamente?

Não pode. Aliás, não pode nem saber qual é o circuito antes da data do evento.
O que pode, no dia anterior à prova, é andar a pé no circuito.
A 1ª volta serve justamente para reconhecimento do roteiro.


2) O que acontece se eu passar no CH fora do meu horário da cartela?

Vc será penalizado em 60 segundos a cada minuto adiantado ou atrasado que passe pelo CH (sempre lembrando que CH não é incio de trecho cronometrado. CH é como se fosse um neutralizado que tem hora p/ vc largar)
Por exemplo: o seu horário de passagem no CH éra 10:34 e vc vacilou e passou 10:33:59. Não importa que passou apenas 1 segundo adiantado, vai levar 60 segundos de penalização, pois o que importa são os minutos e não os segundos. Para efeito de apuração de resultado, o seu horário éra 10:34 e vc passou 10:33.

3) E se eu furar um pneu e passar no CH4 com 4 minutos de atraso? Vou ter que recuperar estes 4 minutos nos deslocamentos para passar no CH5 no horário da minha cartela?

NÃO. Esta pergunta é muito importante e muitos pilotos ainda não conhecem essa regra.
Se vc passar no CH4 c/ 4 minutos atraso, levará uma penalização de 240 pontos, mas não precisa recuperar este tempo nos próximos CHs. A partir do CH5 o seu horário da cartela deverá ser atrasado também em 4 minutos.
Exemplo:
O seu horário no CH4 éra 10:34 e vc passou 10:38.
Sendo assim, se o seu horário do CH5 marcado na cartela é 11:20, vc deverá passar nele às 11:24 para não perder mais pontos ainda. Se o CH6 é 12:05, vc deve passar 12:09. Se o CH7 é 13:00, deve atrasar 4 minutos e passar 13:04 e assim sucessivamente até o final da prova.
Ou seja, atrasou ou adiantou "X" minutos em um CH, vc deve atrasar ou adiantar os mesmos "X" minutos em todos os outros CHs. Por isso é importante saber qtos minutos vc passou errado no CH, para manter estes minutos em todos os outros.

4) Mas se eu atrasar estes 4 minutos, tirar o tempo e passar no próximo CH no meu horário da cartela?

Se fizer isso, vc vai perder mais pontos ainda. Perderá os 240 pontos por passar atrasado no CH4 e ainda perderá mais 240 pontos por adiantar 4 minutos no PC5.

Porque isso? Justamente para evitar que os atrasos sejam recuperados nos deslocamentos. Atrasou, tá atrasado. Não precisa e nem adianta querer recuperar.

Até as próximas dúvidas.
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
User avatar
Clinica/Daniel
... + de 30 mensagens
... + de 30 mensagens
Posts: 50
Joined: 24 Sep 2010, Fri, 19:10
Regularidade: Não
FIM: Não
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Não
Contact:

Re: Não perca o último Enduro do ano (Cachorros + Iguanas)

Post by Clinica/Daniel »

Dae moçada!!
So tenho mais uma duvida... kkk
Em que categoria me increvo, sou novato no mundo do enduro e ando de DR.
Valeu!
User avatar
Cassius
Site Admin
Site Admin
Posts: 4236
Joined: 29 Jul 2004, Thu, 12:52
Regularidade: Sim
FIM: Sim
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Sim

Re: Não perca o último Enduro do ano (Cachorros + Iguanas)

Post by Cassius »

Clinica/Daniel wrote:Dae moçada!!
So tenho mais uma duvida... kkk
Em que categoria me increvo, sou novato no mundo do enduro e ando de DR.
Valeu!

Olá Daniel!

Pela sua moto vc pode se inscrever na E1 e por ser novato, na E5 ou na cat. Cidade.
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
Post Reply