È Flavio, parabens pelo resultado.
Muitos perderam esse PC " eu perdi" mas, nao perdi o PC depois do troller na pontinha. Perdi 40 seg no Pc e cheguei zerado nele.
Ainda bem que o cara que "desenhou" a prova colocou a câmera filmando, quem sabe agora ele vendo o vídeo no UTHUBE como ele falou ele possa adimitir que faltou uma referência!!
Eu também perdi não só o PC mas o 1° lugar da prova por um erro de planilha se é que isso pode ser chamado de erro, o qual apenas 12 Pilotos dos 150 que fizeram a prova conseguiram acertar!
Salve o GPS pois com a marcação dos PCS por este modo acabam este tipo de Gincana, talvez por isso as provas da copa Vila Velha não sejam apuradas por GPS mas isto é tecnologia e a tecnologia só acompanha que acompanha ela e não está anos Luz atrasado!!!
Há perdi mais uma coisa também:
Perdi a vontade de fazer as provas da Copa Vila Velha a qual faço a tres anos, e acho que mais alguns pilotos daqui de Campo Largo e Curitiba perderam!!!
O PIOR É QUE ALEM DE NAO MARCAREM UMA REFERENCIA NA PLANILHA, ELES AINDA FICAM DANDO RISADA E CONTANDO QUANTOS PERDERAM O PC!
E PENSANDO QUE FIZERAM UMA PEGADINHA MUITO INTELIGENTE!
QUANDO NA VERDADE DEVERIAM ESTAR PENSANDO O PORQUE QUE TANTOS NAO PASSAM NO LUGAR CERTO!!!
E NA FILMAGEM TEM ALGUNS PILOTOS QUE SÓ PASSAM POR BAIXO PORQUE TEM OUTRO PARADO NO TRILHO DE CIMA!!!
OU SEJA PASSOU NO PC POR ACASO!!!
PARABENS AOS 12 QUE PASSARAM!!! POR ACASO OU POR ESTAR NAVEGANDO BEM MELHOR QUE OS OUTROS 130 PILOTOS!!!NA MINHA OPNIAO FALTOU UMA REFERENCIA ALI!!!
MAIS TAMBEM NAO POSSO DEIXAR DE FALAR QUE A PROVA TAVA EXCELENTE! TRILHAS,DESENHOS,MEDIA!!!
Last edited by EMERSON PEREIRA on 18 Oct 2010, Mon, 21:55, edited 2 times in total.
EMERSON PEREIRA wrote:O PIOR É QUE ALEM DE NAO MARCAREM UMA REFERENCIA NA PLANILHA, ELES AINDA FICAM DANDO RISADA E CONTANDO QUANTOS PERDERAM O PC!
E PENSANDO QUE FIZERAM UMA PEGADINHA MUITO INTELIGENTE!
QUANDO NA VERDADE DEVERIAM ESTAR PENSANDO O PORQUE QUE TANTOS NAO PASSAM NO LUGAR CERTO!!!
E NA FILMAGEM TEM ALGUNS PILOTOS QUE SÓ PASSAM POR BAIXO PORQUE TEM OUTRO PARADO NO TRILHO DE CIMA!!!
OU SEJA PASSOU NO PC POR ACASO!!!
PARABENS AOS 12 QUE PASSARAM!!! POR ACASO OU POR ESTAR NAVAGANDO BEM MELHOR QUE OS OUTROS 130 PILOTOS!!!
Eu iria ficar na minha, mas não consegui.
Já perdi PC mais ou menos desse jeito em provas da Copa Vila Velha.
Já perdi também em provas daqui, quando tinha que passar no meio de dois "quadradinhos" desenhados na planilha.
Também já fiquei brabo, reclamando que deveria ter tulipa desenhada antes...
Com a apuração feita por GPS, este tipo de situação não ocorre. PC's desse tipo, como do 14 desta prova; do PC 15 da prova de Mandirituba, organizada pela equipe Anões, válida pelo sul brasileiro e outros, não são possíveis de se fazer usando-se GPS.
O organizador é quem decide qual estratégia adotar. Para fazer o tipo de PC que foi feito, a estratégia adotada foi a correta.
O Enduro, em algumas situações, é encarado como um "jogo". Quando se pensa o Enduro como jogo, adotando-se "pegadinhas", a melhor apuração é através de PC's físicos. Quando não é por GPS, em ambos lados há jogadores, cada qual adotando suas estratégias. O piloto recebe a planilha com antecedência e "tenta" adivinhar aonde estarão alocados os PC's, marcando-os na planilha. Conforme a estratégia que adote, pode escolher andar adiantado, por exemplo. O organizador, sabedor disso, pode colocar PC's escondidos; logo após neutros...
Achei a "pegadinha" do rio bem inteligente. Eu só não caí, porque tive a tranquilidade de parar a moto, analisar a planilha, comparar com o odômetro e olhar bem o local, para notar que a planilha mandava sair do rio apenas no 2,44, à direita.
Ora, quem não passou corretamente no PC, saiu em 2,42, à esquerda e atravessou o rio em 2,44.
Não adianta chorar, espernear, pois fatalmente iremos perder PC's desse tipo. Não é à toa que colocaram até filmadora para não deixar dúvidas quanto ao fato do piloto ter passado, ou não, corretamente no PC.
Há organizadores que preferem não esquentar a cabeça e evitar o desgaste. Caso assim desejem, devem evitar este tipo de situação. Ocorre que, mesmo sem querer fazer a "pegadinha" esta acaba ocorrendo em razão de erros cometidos por pilotos, os quais abrem trilhas onde não havia.
Este é o sabor do Enduro. Alguns não gostam enquanto outros se divertem.
Eu hoje escolho me divertir e até rio dos meus próprios erros. Assim, tenho me sentido muito melhor que quando agia mais competitivamente, exigindo perfeição por parte dos organizadores – é claro que só existiria esta perfeição caso eles pensassem e se comportassem como eu, o que raramente acontecia.
Sou campeão em perder PC, largar com pneu meia vida e ficar em subida lisa, pegar programação, ou chegar em cima da hora para largar e até depois dessa hora...
Pensando em perfeição, a melhor prova seria sempre aquela em que a gente ganha.
Como são poucos os pilotos campeões, para a grande maioria, então a prova seria uma porcaria!?
Que tal se divertir mais e cobrar menos, seja de nós mesmos, seja dos outros!?
Que bom que tem gente se ferrando para organizar provas para nós andarmos!
Costumo andar em provas perto de Curitiba, copa Vilha Velha, Copa Norte sempre no intuito de aprender pois ainda sou muito novato apesar da idade em andar de moto especialmene em enduro. As opinioes sobre o PC do rio divergem bastante, ainda bem que cada um pode dar a sua. A minha é que o PC poderia ter ficado na subidinha depois do 2,44, relamente pra medir a regularidade do piloto, mas, o proposito do PC nao era essa né? O Unico piloto da Junior que pegou o PC, só pegou o PC pq viu os organizadores tirando saro dizento que ele iria perder o PC. " vai perder, vai perder... nao perdeu... Ele nao perdeu por causa da gente" ( palavra de quem estava filmando). Contudo a prova estava sensacional, trilhas maravilhosas, medias muito legal. Ja pensaram se nao tivesse os comentarios sobre PC, quantos elogios teriam os organizadores? E viva os enduros.
Poderiam tambem ter mantido o PC do subidao, esse sim seria o divisor de aguas da prova.
É a primeira vez que faço prova em P.G. e achei as trilhas incríveis, uma prova excelente. Além disso prefiro prova sem gps.
A idéia da pegadinha do PC foi muito boa e não daria pra fazer se fosse só GPS, o problema é que quando fazemos um PC desse tipo (e eles sabiam porque estavam filmando) tem que ser muito bem feito e realmente faltou uma referência ali pra evitar problemas.
O fato de na ref anterior dizer entre no rio não quer dizer que depois não pudesse sair do rio seguindo por uma trilha maior, principal. Isso é o normal em qualquer trilha, sem referência siga sempre pela principal.
Outro detalhe, fiz a primeira etapa na média errada, anunciar só pelo som (que eu não ouvia onde estava) uma mudança tão importante não dá, tinha que ter um aviso do lado da ordem de largada.
Apesar desse 2 erros na minha opnião tiveram 100 acertos, como eu disse, prova sensacional, parabéns a equipe. Tomara que ano que vem seja igual.
PQP!!! Que pegadinha ridicula... Parece pegadinha malandro! So pq não passava dentro do corguinho. O que importa é que tava passando na frente do PC. Joga a moto em cima deles! Por essas e outra que prefiro o FIM. kkkkk
Essa foi daquelas, só que fica aquela questão, não faltou alguma coisa? No video não aparece as plaquinhas de sinalização, o Flavio até pergunta, mas o cara que tava filmando diz: "Você é quem esta com o planilha"
Não é obrigatório o PC (posto de controle) dizer onde é a marcação...?? O piloto tem o roteiro, mas não tem as marcações de pc, e ao que me recordo era necessário caso questionado o pc este informar onde era a marcação.
Mas isso tudo são detalhes frente a dedidcação de que o organizador teve para desenvolver todo o Enduro, só uma pena deixar um detalhe tão importante de lado, oque faz alguns esquecerem as belas trilhas que fizeram e apenas lembrarem da dor do pczinho 14
Parabéns a todos que fizeram a prova em todos os sentidos, eu que não fui nessa, acreditem gostaria até de ter perdido este PC
Pena que andei tão pouco nesta prova (aproximadamente 30min.) pois estava bem "animado" para concluí-la. No entanto, apenas lamento quando tive o pronto atendimento do pessoal da ambulância, os quais, extremamente simpáticos, não observaram que estava com a perna fraturada.