Suspensão invertida

Conversas, dúvidas e dicas pra manter nossas companheiras !

Moderator: TCC

Post Reply
Giacomel
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens
Regularidade: Sim
FIM: Não
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Sim

Suspensão invertida

Post by Giacomel »

Alguém tem uma dica de como regular uma suspensão dianteira invertida para trilha e enduro?
Mulher feia e urubú, comigo é na pedrada...
* Husqvarna wr125
Cassius
Site Admin
Site Admin
FIM: Sim

Re: Suspensão invertida

Post by Cassius »

Olá Giacomel!

Qual é a moto, ano e modelo? Há qto tempo foi a última tróca de óleo?
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
Giacomel
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Post by Giacomel »

Então, essa semana instalei uma susp de crf250 2009 na minha crf230. Essa suspensão estava preparada para andar no velocross e fez uma prova apenas.
* Husqvarna wr125
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

Giacomel wrote:Então, essa semana instalei uma susp de crf250 2009 na minha crf230. Essa suspensão estava preparada para andar no velocross e fez uma prova apenas.
Se ela estava realmente preparada p/ velocross pode ser que ela não esteja tão ruim, porém, isso depende de uma série de fatores como por exemplo, o peso do ex-dono, o estilo de pilotagem, se é agressivo ou se tem uma tocada mais "redonda". Tbm depende do preparador. Tem meca que gosta de deixar a suspa bem dura, prá escorregar mesmo e outros que seguem a cartilha: "chão duro, suspensão macia. Chão macio, suspensão dura."
O importante no seu caso é saber que o óleo é novo, pq não adianta nada trabalhar em cima de óleo que já perdeu suas propriedades.
Eu acho q este tópico pode ser muito proveitoso e portanto, vamos por partes.
A primeira coisa a fazer deveria ser o SAG, mas antes disso, seria interessante vc medir o curso de utilização da sua suspensão dianteira da seguinte forma: passe uma fita hellerman na canela de cada garfo, bem próximo aos guarda-pós dos retentores. Nem muito apertado, nem muito frouxo, de forma que ao trabalhar a suspensão, descendo a bengala, esta consiga empurrar a hellerman p/ baixo, deixando-a parada no final do curso utilizado. Desta forma, ao final de uma trilha, vc verá se a sua suspensão está utilizando todo o curso oferecido ou não. Se a hellerman estiver um pouco p/ baixo da metade da canela, é porque a suspensão está dura. Se ela estiver no final da canela, é porque está mole demais. Na minha opinião, o certo seria que ela ficasse uns 10 cm do final.
Faça o teste e nos informe.
Na próxima vez eu posto como fazer a regulagem do sag.
Até mais.
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
Giacomel
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Post by Giacomel »

Então, fiz o enduro de Palmeira e cheguei à conclusão de que a troca de suspensão, no caso da 230, a moto muda completamente, a dianteira fica na mão, muito melhor nas curvas, no amortecimento, se alguém está em dúvida para trocar, aí está minha experiência, excelente.
Não pus a Hellerman, mas fiz o seguinte, depois de ler alguns artigos da internet a respeito dessa suspensão, girei no máximo a compressão, sentido horário e voltei 6 clicks, girei o máximo do retorno também no sentido horário e voltei 4 clicks. Pro tereno igual ao de palmeira achei que ficou muito bom (Estava acostumado com a original). Agora preciso trabalhar na suspensão traseira, mesmo tendo feito uma regulagem na original, a moto empina em qualquer subida, tinha que ir dosando o acelerador, no começo tomei uns tombos bonitos.
* Husqvarna wr125
Mário
... + de 200 mensagens
... + de 200 mensagens
Regularidade: Não
Trilhas: Não

Post by Mário »

Giacomel wrote:Então, fiz o enduro de Palmeira e cheguei à conclusão de que a troca de suspensão, no caso da 230, a moto muda completamente, a dianteira fica na mão, muito melhor nas curvas, no amortecimento, se alguém está em dúvida para trocar, aí está minha experiência, excelente.
Não pus a Hellerman, mas fiz o seguinte, depois de ler alguns artigos da internet a respeito dessa suspensão, girei no máximo a compressão, sentido horário e voltei 6 clicks, girei o máximo do retorno também no sentido horário e voltei 4 clicks. Pro tereno igual ao de palmeira achei que ficou muito bom (Estava acostumado com a original). Agora preciso trabalhar na suspensão traseira, mesmo tendo feito uma regulagem na original, a moto empina em qualquer subida, tinha que ir dosando o acelerador, no começo tomei uns tombos bonitos.
Giacomel, se gostou da suspensão invertida vai gostar mais ainda se colocar um amortecedor especial na traseira também. Na minha 230 tenho uma dianteira de CRF250X e na traseira uma de XR400, e ficou ótima. Veja na foto. Dá para colocar uma de CR85 com mola BBR, para pilotos de até 90-95 Kg. Tenho uma de CR85 e uma de XR400 para vender. R$ 1.250,00 cada. A adaptação é muito fácil e te passo todas as dicas. Se quiser uma de CR85 com mola original tenho por R$ 950 reais, aí pode usar a mola original da CRF230, mas tem que cortar um pedaço da mola. Mário - 47-9113-5840.
Attachments
.
.
.
.
Giacomel
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Post by Giacomel »

Obrigado pela dica!
Vou arrumar a suspensão traseira sim, mas deixa eu capitalizar um pouco antes.

A propósito, muito bonita tua 230, quanto tu pagou nessa carenagem de farol?
* Husqvarna wr125
Mário
... + de 200 mensagens
... + de 200 mensagens

Post by Mário »

A carenagem é original de CRF250/450-X. Paguei caro, importei por uns 400 reais (preço, frete e imposto) mas é original honda.
PHS
... + de 1000 mensagens
... + de 1000 mensagens

Post by PHS »

a susp. traseira eh soh colocar amortecedor de xr 400 ,nao precisa mexer no filtro ,da certinho,na frente se colocar a susp da crf 150 r.
Mário
... + de 200 mensagens
... + de 200 mensagens

Post by Mário »

Isso. A beteria tem que ir pra dentro da caixa do filtro de ar.
LucP
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Post by LucP »

quero fazer isso na minha tb... gastei uma graninha na minha suspensão tempos atras...achei que tinha ficado ótima!
Até andar em uma com invertida... :(
uma suspensão bem feita muda a moto completamente. Fica muito melhor, sem dúvida... mas não se compara a uma invertida na minha opinião.
Luciano Paz
Enduro de Regularidade
PHS
... + de 1000 mensagens
... + de 1000 mensagens

Post by PHS »

Giacometti ,vi a foto da susp. traseira da tua crf 230 gostaria de saber se adptou ou ficou original a colocacao deu certo. me oriente ,obrigado.
Jsimbalista
... + de 200 mensagens
... + de 200 mensagens
XC: Sim
MX: Sim

Post by Jsimbalista »

PHS wrote:Giacometti ,vi a foto da susp. traseira da tua crf 230 gostaria de saber se adptou ou ficou original a colocacao deu certo. me oriente ,obrigado.
PHS,

De uma olhada neste tópico...

viewtopic.php?f=11&t=23997

at+

Jeffferson
Post Reply