Para motos refrigeradas a água
Moderator: TCC
- saverio
- ... + de 300 mensagens
- Regularidade: Não
- FIM: Não
- XC: Não
- MX: Não
- Trilhas: Sim
Para motos refrigeradas a água
Tenho uma rmx 250 e adaptei uma idéia do site "endurohp.eng.br" "como transformar uma moto de cross em moto de enduro".
Trata-se de um reservatório de fluido de freio adaptado atrás do radiador direito da moto, no qual o caninho de descarda do radiador entra por baixo do recipiente e o excesso sai por cima.
Aprovado totalmente e sem restrições pois nunca mais tive problemas de perda de fluidos e quando o motor esfria, o líquido retorna automaticamente para o interior do radiador.
Se alguem quiser fazer tal adaptação, garanto que não vai se arrepender. Dentro do site tem algumas idéias boas e que não alteram em nada ou quase nada o peso da moto.
O que é bom deve ser divulgado!
Trata-se de um reservatório de fluido de freio adaptado atrás do radiador direito da moto, no qual o caninho de descarda do radiador entra por baixo do recipiente e o excesso sai por cima.
Aprovado totalmente e sem restrições pois nunca mais tive problemas de perda de fluidos e quando o motor esfria, o líquido retorna automaticamente para o interior do radiador.
Se alguem quiser fazer tal adaptação, garanto que não vai se arrepender. Dentro do site tem algumas idéias boas e que não alteram em nada ou quase nada o peso da moto.
O que é bom deve ser divulgado!
"Seja realista, busque o impossível" Albert Camus
- Guga Ramone
- ... + de 300 mensagens
- Trilhas: Não
Re: Para motos refrigeradas a água
Esse é o site do Leo Cascão, o cara é gente finíssima.
Recomendo a leitura desse site, tem MUITA informação útil por lá.
http://www.endurohp.eng.br/
Ao amigo saverio, vc usou o reservatório de fluido de freio de fusca mesmo? Poderia colocar uma foto de como prendeu ele na moto?
Valeu!
Recomendo a leitura desse site, tem MUITA informação útil por lá.
http://www.endurohp.eng.br/
Ao amigo saverio, vc usou o reservatório de fluido de freio de fusca mesmo? Poderia colocar uma foto de como prendeu ele na moto?
Valeu!
XR 200 - Lander - DT 180 - RMX 250 - Tornado
Em busca da trilha perfeita!
Eu não patrocino o crime, não compro peças roubadas!
- saverio
- ... + de 300 mensagens
Foi o reservatório de plástico mais duro. Existem 2 tipos, um deles com uma borrachinha na tampa que é de um plástico mais mole. Para prender, utilizei fita metálica perfurada que pode ser comprada em lojas que vendem equipamento para instalações elétricas e utilizei o próprio parafuso que fixa o radiador no quadro. Na tampa adaptei um terminal para mangueiras e colei com Araldite 24 hs. Se você ver no site do Enduro hp e ver na foto, ficou quase a mesma coisa.
- saverio
- ... + de 300 mensagens
Facilitando para encontrar a foto, basta entrar no site, clicar em "ir para', e após, clicar em "CR, YZ, RM, KX", ao longo do texto dá para acessar diversas idéias que podem ser incorporadas às motos. A foto do reservatório está em um dos últimos ítens do texto.
- Guga Ramone
- ... + de 300 mensagens

- saverio
- ... + de 300 mensagens
Quero ver se em breve posto fotos de um sistema de arrefecimento que estou colocando no radiador do lado esquerdo da moto, movido por 02 coolers de computador. Vou testar bastante nas minhas férias, tentando pegar os mais diversos tipos de trilhas para ver se o mesmo aguenta o tranco. Farei testes com o próprio sistema elétrico da moto e também, no caso de motos sem magneto, com baterias de 9V, aquelas pequenas para ver a durabilidade da mesma. No retorno, eu digo qual foi o resultado.
- Guga Ramone
- ... + de 300 mensagens
Só lhe diria prá ter cuidado com esses coolers genérios de computador, pois os mesmos não são à prova d'água...
Sobre a RMX, o mecânico me falou para utilizar apenas o fluido de radiador (em específico o da Texaco), sem misturá-lo com água, q a ferveção acaba e não dá problema na moto.
Sobre a RMX, o mecânico me falou para utilizar apenas o fluido de radiador (em específico o da Texaco), sem misturá-lo com água, q a ferveção acaba e não dá problema na moto.
Last edited by Guga Ramone on 08 May 2009, Fri, 17:41, edited 1 time in total.
- saverio
- ... + de 300 mensagens
Na verdade eu já uso quase 90% de aditivo no radiador, a água é só para completar de vez em quando. Quanto aos coolers, paguei em um ferro velho de informática R$ 5,00 cada um e relação custo/benefício ainda vale a pena. Em trilhas muito travadas, em que tenha que esperar bastante para seguir em frente, eu desligo a moto pois, graças a Deus, ela pega muito bem. Ela vai longe mas não é graças à "corda"!
Grande "Saveiro"
Quem es tu????
Tbm sou de Araucária..
Moro no industrial e vc???
Nelson Veloso..
Quem es tu????
Tbm sou de Araucária..
Moro no industrial e vc???
Nelson Veloso..
- saverio
- ... + de 300 mensagens
Referente ao teste que fiz no último final de semana em que fizemos as poças, pedra lisa, milharal, igrejinha, abelhinha experimentando os coolers ligados com uma simples bateria de 9 volts, o funcionamento foi perfeito. Após passar por uma lavagem em um lava car com alta pressão e água quente, bastou ligar a chave que os coolers funcionaram normalmente. E garanto a todos que ajudaram e muito. Quando voltar de férias, hoje vim ao serviço apenas para pegar alguns documentos, quero postar fotos do sistema.
Nelson, moro no bairro estação, aqui em Araucária. Se não for fazer trilhas em Almirante Tamandaré ou Balsa Nova neste final de semana, geralmente vou dar umas voltas aqui no Autódromo. Qualquer coisa, basta dar um chego na Mercearia da Lídia que fica na João Assef que fica bem fácil de me encontrar, afinal também gosto de uma cervejinha quando não estou andando de moto ou dirigindo!
Nelson, moro no bairro estação, aqui em Araucária. Se não for fazer trilhas em Almirante Tamandaré ou Balsa Nova neste final de semana, geralmente vou dar umas voltas aqui no Autódromo. Qualquer coisa, basta dar um chego na Mercearia da Lídia que fica na João Assef que fica bem fácil de me encontrar, afinal também gosto de uma cervejinha quando não estou andando de moto ou dirigindo!
-
- ... + de 10 mensagens
Tenho uma rmx e umas dicas que talvez ajudem a evitar a ferveção.
depois de um atoleiro ou subidão, se possível, não desligar a moto e andar numa marcha alta, sem acelerar muito, pra temperatura estabilizar, também não ficar parado acelerando enquanto espera outros passarem num sufoco, é melhor desligar a moto.
Quando andar em trilhas bem travadas evitar usar muito 1ª marcha, quando possível usar 2ª ou 3ª e deixar o motor trabalhar numa rotação mais baixa.
Isso é pra quando não precisar acelerar, porque quando precisar senta a mão, que a moto foi feita pra isso!!!
depois de um atoleiro ou subidão, se possível, não desligar a moto e andar numa marcha alta, sem acelerar muito, pra temperatura estabilizar, também não ficar parado acelerando enquanto espera outros passarem num sufoco, é melhor desligar a moto.
Quando andar em trilhas bem travadas evitar usar muito 1ª marcha, quando possível usar 2ª ou 3ª e deixar o motor trabalhar numa rotação mais baixa.
Isso é pra quando não precisar acelerar, porque quando precisar senta a mão, que a moto foi feita pra isso!!!