Apuração de Enduro por GPS

Espaço para troca de mensagens entre pilotos, trilheiros e visitantes. Enduro de Regularidade, Cross Country, Enduro FIM em 2 rodas é aqui mesmo.

Moderator: TCC

Post Reply
DIEGO PANGRACIO
... + de 500 mensagens
... + de 500 mensagens
Regularidade: Sim
FIM: Sim
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Sim

Apuração de Enduro por GPS

Post by DIEGO PANGRACIO »

Guimarães entra para a História

O Enduro dos Guimarães entra para a história do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade como a primeira prova válida pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade a ter PCs via GPS. 100% de acerto, nenhum erro seguer, nenhum back up foi utilizado, nenhum recurso, nenhuma reclamação de piloto referente a resulta, enfim sucesso total. Tudo isso demonstra a dedicação de uma equipe que a mais de um ano vem quebrando a cabeça em busca de soluções confiáveis e transparentes. O software desenvolvido pelo Andre Gut Gut, usando Datalogger da Compass esta aprovadíssimo pelo comissário de Enduro da CBM Alex Neves, que veio em loco conferir toda a apuração e se surpreendeu com a rapidez e precisão do sistema Matogrossense. "Acabamos de quebrar paradigmas e abrimos a porta para uma nova era no Campeonato Brasileiro, sabíamos que nosso sistema era bastante confiável e estamos colhendo o fruto deste trabalho" comentou a organização do Enduro.
O Campeonato Matogrossense de Enduro de Regularidade de 2009 utiliza este sistema com total sucesso, com esta são 4 etapas com 100% de acerto.
Fonte: Luiz Fernando Gondim

Segue o link (http://www.endurodosguimaraes.com.br/le ... a-historia)
Diego Pangracio
Equipe Aroeira
----------------
Guga Ramone
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens
Regularidade: Não
FIM: Não
Trilhas: Não

Re: Apuração de Enduro por GPS

Post by Guga Ramone »

A Totem tb disponibiliza o sistema "Rastro", mas não sei se já está homologado.

GPS é o futuro desse esporte, acho q não dá pra fugir disso. Tomara q o preço se torne mais acessível, para que em todas as provas possa ser utilizado esse esquema, agilizando cada vez mais e tornando as apurações mais ágeis e menos suscetíveis a erros.
XR 200 - Lander - DT 180 - RMX 250 - Tornado
Em busca da trilha perfeita!

Eu não patrocino o crime, não compro peças roubadas!
Daniel Albini
... + de 200 mensagens
... + de 200 mensagens

Post by Daniel Albini »

Fecho tcc.... vamos comprar umas 200 maquininhas dessas e cabou-se os problemas.... diz q é só por o tal gps no bolso dos pilotos e tchau....
parece simples.... mas é o futuro!!!..
hhauhauahua....
Daniel Albini
--------------------
Equipe Anões De Jardim
BORBOLETA
... + de 500 mensagens
... + de 500 mensagens

Post by BORBOLETA »

Este ano, quando fiz de moto o transparaná, o jeep clube utilizou um sistema identico porém da totem.
achei fantastico, pois existiam trechos de 200 km, com 200, ou até 400 pontos de aferição, tornando bem mais regular a pilotagem.
É fornecido um equipamento que fica no veiculo, e emite o sinal.
tudo via satelite.
como nunca voce sabe onde este ponto, chegava-se ao cumulo, de não se parar para trocar pneus, para evitar perder tempo.
Com este sistema, não teve pc, todos eram virtuais, ou seja apenas marca-se em alguns pontos algumas referencias, com fitas.
Talves fosse interressante conversar com o pessoal organizador do transparaná, 2009, para saber maiores detalhes.
Não tenho duvida que é o futuro, já pensou uma prova nossa de 120 km, com 240 pc, antes do rio, dentro do rio, e após o rio, rs...rs..rs....rs....

e o mais importante, não pega borboleta.

abraços.
Guga Ramone
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Post by Guga Ramone »

BORBOLETA wrote:e o mais importante, não pega borboleta.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :lol: :lol: :lol:
XR 200 - Lander - DT 180 - RMX 250 - Tornado
Em busca da trilha perfeita!

Eu não patrocino o crime, não compro peças roubadas!
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

BORBOLETA wrote:Este ano, quando fiz de moto o transparaná, o jeep clube utilizou um sistema identico porém da totem.
achei fantastico, pois existiam trechos de 200 km, com 200, ou até 400 pontos de aferição, tornando bem mais regular a pilotagem.
É fornecido um equipamento que fica no veiculo, e emite o sinal.
tudo via satelite.
como nunca voce sabe onde este ponto, chegava-se ao cumulo, de não se parar para trocar pneus, para evitar perder tempo.
Com este sistema, não teve pc, todos eram virtuais, ou seja apenas marca-se em alguns pontos algumas referencias, com fitas.
Talves fosse interressante conversar com o pessoal organizador do transparaná, 2009, para saber maiores detalhes.
Não tenho duvida que é o futuro, já pensou uma prova nossa de 120 km, com 240 pc, antes do rio, dentro do rio, e após o rio, rs...rs..rs....rs....

e o mais importante, não pega borboleta.

abraços.
Certamente é o futuro sim, Borboleta, mas infelizmente, as notícias sobre a apuração do Transparaná não foram nada boas.
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
Zé Ricardo
... + de 500 mensagens
... + de 500 mensagens

Post by Zé Ricardo »

Essa realmente vai ser a solução de apuração p/ Enduros de regularidade. Porém existem alguns impeditivos a serem considerados. Um deles é o custo do equipamento de GPS. Um Gps normal já tem um custo significativo. Um dedicado, onde além do hardware existe o desenvolvimento do Software específico, acaba tendo um custo maior. Há uns 2 anos atrás eu visitei a fábrica da Totem e essas considerações foram ditas pelo Peninha (proprietário da Totem).

Com isso, o valor da apuração também vai encarecer. Com o esforço do TCC, temos uma das tachas de inscrição mais baratas do Brasil. Fora de Ctba o valor médio é de R$90,00 por prova. P/ quem já foi ou é organizador de enduro de regularidade tem idéia do que eu estou falando e da dor de cabeça que é.

Outro problema, o GPS pode ser preso tanto na moto qto no piloto. Mas se vcs repararem no número de pilotos que desistem e vão embora antes do final da prova, o que aconteceria com o rastreador desse piloto? Quem arcaria com o prejuizo de 2 ou 3 equipamentos sumidos por prova? Ha, tem jeito: cobra uma caução do piloto na inscrição e tá resolvido!!! Dai começa a choradeira que além da inscrição tem que se pagar mais uma caução e dalhe discussão. Isso tudo se o equipamento não for entregue pelo piloto no final da prova. E nos casos de perda ou destruição completa em caso de tombos ou acidentes??? Ai já são 2 problemas: o do organizador em repor o GPS e o do piloto que a partir desse pto não terá mais pontuação.

No caso dos Jipes esses problemas são minimos devido ao local de instalação do equipamento e do volume de carros que não se compara ao de um Enduro. Falando especificamente do caso do TCC e do Campeonato Paranaense, a média de pilotos em uma prova gira em torno de 120 pilotos. Eu já vi provas do Paulista onde haviam apenas de 60 a 80 pilotos inscritos.

Na minha opinião, o "tar"do GPS é a solução de todos os problemas. Mas acho que até termos algo no mercado que consiga atender a todos ainda vai demorar.
T+
Zé Ricardo
Lessandro
... + de 1000 mensagens
... + de 1000 mensagens

Post by Lessandro »

Larga mao de ser pessimista Zé, A inscricao do Enduro dos Guimarães nem foi tão cara assim, apenas 180 reais! :))) :)))
Concordo com tudo dito ai, mas acho que por enquanto o mais importante é testar a eficacia da apuraçao, afinal tem piloto ganhando prova por apenas 1 ponto, ou seja 1 segundo em 5-6 hrs de prova, A parada tem que ser precisa!
O custo sempre tem a tendencia de ir baixando, um dia agente chega la, e acho que em 2010 ja vai ter alguma provinha dessas por aqui, Ate acho que precisamos ja pensar em regulamento, eu por exemplo sou a favor de um limite máximo de PCs, mais que 100 acho exagero! :oO
Alberini
Marcelo Nogueira
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Post by Marcelo Nogueira »

Instalação...