[Opinião] Marca de biela e pistão / procedimento retífica e

Conversas, dúvidas e dicas pra manter nossas companheiras !

Moderator: TCC

Post Reply
kakohelton
... + de 50 mensagens
... + de 50 mensagens
Posts: 63
Joined: 03 Jan 2011, Mon, 11:42
Regularidade: Não
FIM: Não
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Não

[Opinião] Marca de biela e pistão / procedimento retífica e

Post by kakohelton »

Pessoal, boa tarde!

Creio que alguém possa me auxiliar e me alertar de riscos que posso correr na minha jornada.
To montando um motor da dt 180. As primeiras dúvidas são quanto as marcas de componentes (motor será usado na trilha)

Biela:
WXP
TXK
KTK

Sei qual é mais caro (TXK) mas as experiências que já tiveram podem me ajudar a poupar grana e escolher algo bom também.

Pistão:
KMP
Metal leve

Sei que metal leve tende a ser melhor, mas esse KMP não guenta a tocada mesmo?


Procedimento de retifica/brunimento:
Verifiquei que hoje o pistão usada é 0,50. Irei retificar a camisa e brunir pois mesmo que não hja riscos, terei de trocar o pistão. Podem verificar a sequencia abaixo?:
- Primeiramente comprar pistão 0,75
- Encaminhar para retifica pistão+camisa e pedir para abrir 0,035mm além da dimensão do pistão


Montagem da biela+virabrequim:

Existe um valor mínimo da abertura do virabrequim ou basta eu ir testando se a biela está com movimento livre? pelo que percebi quando demontei o pino que fixa a bile a no vira ficava rente em ambos os lados. Irei fixar o pino em um dos lados até encostar, montar a biela + arruelas e depois ir baixando o outro lado do vila até garantir que a biela tem movimento livre. Certo?

E ultimo, no pino há um furo para lubrificação do rolamento agulha da biela, esse furo deve ficar em algum sentido específico?


Obrigado pessoal.

Grande abraço.
MaskaMatto
... + de 200 mensagens
... + de 200 mensagens
Posts: 296
Joined: 03 Mar 2011, Thu, 9:10
Regularidade: Não
FIM: Não
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Sim

Re: [Opinião] Marca de biela e pistão / procedimento retífic

Post by MaskaMatto »

Bboa tarde amigo,

Não sou mecânico, mas já montei alguns motores 2t, principalmente agrale. então vai algumas dicas:

1º) Leva a camisa, pistão, virabrequim, e biela em uma boa retifica, para conferir as medidas e ver se apenas brunir a camisa resolver ou precisa dar um passe e aumentar a medida. (recomendo a Retifica Paulista ou a Servio que é mais barata).

2º) Com base no diagnostico, compra o pistão e biela se for necessário, e leva novamente para retifica, para dar o passe na camisa conforme o pistão e montar a biela. A montagem da biela/pino/virabrequim precisa ser balanceada, ou o motor fica ruim e vibrando.

Na ultima vez que fiz isso acho q gastei uns 35,00 para fazer a camisa e 40 para montar a biela.

Recomendo o uso de biela TXK e pistão metal leve, mas o pistão KMP é muito semelhante, e aguenta bem. Basta a moto estar bem regulado ar/combustível com escape descarbonizado.

já que vc vai fazer isso, já troque todos os rolamentos, juntas e tal.

O motorzinho 2t é simples e tem poucas peças, vale a pena comprar peças de boa qualidade.

:;;;
motos esport - chega rapido
motos custon - chega inteiro
motos trial - chega em qualquer lugar

a escolha é sua...
cezar
... + de 500 mensagens
... + de 500 mensagens
Posts: 683
Joined: 18 Oct 2009, Sun, 19:19

Re: [Opinião] Marca de biela e pistão / procedimento retífic

Post by cezar »

Olá amigo, biela pode ser a txk e pistão e anéis kmp. melhor custo beneficio .
Faça a retifica sim, com certeza vai para 1.00mm
faça a troca da biela sim, troque tambem rolamentos do virabequim e retentores
Todo este serviço é feito em Retifica de motores de Motos

OBS>EM MOTORES 2 TEMPOS NÃO EXISTE FURO NO PINO PARA LUBRIFICAÇÃO!!!

Cezar Muttley 3078 7133
KAVERNA RETIFICA DE MOTOS
kakohelton
... + de 50 mensagens
... + de 50 mensagens
Posts: 63
Joined: 03 Jan 2011, Mon, 11:42
Regularidade: Não
FIM: Não
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Não

Re: [Opinião] Marca de biela e pistão / procedimento retífic

Post by kakohelton »

Pessoal, só para dar um retorno ao nosso forum.

Comprei pistão metal leve e fiz a retifica do cilindro.

Para leigos (como eu era), a sequencia deve ser:
Enviar cilindro para retificar, aguardar termino para saber medida do pistão, comprar pistão e voltar na retifica para eles fazerem o passe final.

Como o César já havia falado acima, precisou pular de 0,50 direto para 1mm

A biela foi TKX a escolhida. Paguei a montagem na retifica também (biela no vira).

O Kaverna possui os melhores preços, mas ficou longe pra mim. Mas obrigado pelo apoio Cézar.

Finalizei a montagem do motor e ficou bom. Só nos cuidados iniciais para posteriormente forçar ele de verdade.

Qualquer dúvida sobre esse motor acho que já posso ajudar. O próximo será de uma XR200.

Enviem MP se quiserem alguma ajuda.

Abraços

Helton
Post Reply