Quanto custa um clube como o TCC? E uma prova?
Moderator: TCC
- Cassius
- Site Admin
- Posts: 4236
- Joined: 29 Jul 2004, Thu, 12:52
- Regularidade: Sim
- FIM: Sim
- XC: Não
- MX: Não
- Trilhas: Sim
Quanto custa um clube como o TCC? E uma prova?
Buenas, Senhores pilotos e colaboradores!
Estou abrindo este tópico para expor alguns números que acho muito importante que todos saibam, a título de informação mesmo, pq sei que as pessoas tem muitas dúvidas sobre o clube e até chegam a comentar em conversas informais que o TCC não ajuda as equipes organizadoras. Coisa de quem realmente não conhece o nosso clube e nem as pessoas que o gerenciam.
Quem toca seu próprio negócio, deve ter uma ideia das despesas que uma empresa gera, mas nem todos são obrigados a ter noção desses custos para se manter um clube como o nosso, que apesar de não ter fins lucrativos, é uma empresa, devido à dimensão que tomou.
Estou assinando esse post como piloto e não como administrador do fórum, porque não pretendo representar e nem falar pelo TCC, mesmo pq, o clube tem seu responsável financeiro e seu contador e eu faço questão de não me envolver com esta parte financeira, pq não tenho competência legal p/ isso e pq eu acho chato mesmo. Mesmo assim, vou postar aqui as informações que tenho como um piloto que comparece às reuniões e tem interesse por estes dados. Quem sabe, dentro dos quadros de nossos próprios associados, não conseguimos mais alguns colaboradores para baratear estes custos.
DESPESAS ANUAIS p/ manutenção de um Clube como o TCC (dados referentes à 2014)
Ítem......................... valor .....observação
Banco...................... 975,00 .....tarifas mensais + docs + teds
Site...................... 4.119,00 .....Domínio + tarifas mensais de downloads + mensalidade do técnico
Troféus.................. 7.980,00 .....Troféus e brindes para os melhores das Copa de FIM e Regularidade em 2014
Som e largada.......... 6.000,00 .....Transporte, montagem e desmotagem de Som, Balão, PF, pódio em todas as provas.
UTI..................... 19.840,00 .....UTI móvel/ambulância com médico, socorrista e motorista p/ 13 provas
Aluguél sede............ 4.800,00 .....400,00 x 12 meses
Compra de equip....... 3.911,00 .....Banners, WindFlags Equipes, fundo de pódio, placas de fim e etc
Manutenção equi....... 1.726,00 .....Som, balão, podio, impressoras e etc
Anuidade da CBM....... 1.400,00 .....filiação anual do clube na Confederação Brasileira de Motociclismo
Abonos de inscr........... 490,00 .....4 inscrições de pilotos TCC no camp. Paranaense (incentivo conf. Regul. 2014)
Reforma da sede....... 4.140,00 .....Divisórias, substituição do forro, compra de materiais de escritório e limpeza.
Contabilidade........... 2.400,00 .....mensalidade do contador (12 x 200)
Festa de 2014........... 4.400,00 .....aluguél do salão + som + cerimonialista
DESPESAS TOTAIS ANUAIS...... 62.181,00
Ou seja, um Clube como o TCC precisa de cerca de 60 mil reais de receita anual para sobreviver. Obviamente, eu não estou contando aqui com os custos de uma prova, pois cada prova deve ser paga pela arrecadação das inscrições. Assim como não estou contando com os custos do jantar de final de ano, já que cada um compra o seu ingresso e paga o seu jantar. E outros despesas tbm que as próprias provas pagam. Estas despesas que expus acima são as que não tem receita própria e que deveriam ser pagas com a arrecadação da mensalidade dos sócios. E quem são os sócios? Eu, você e todos que participam das provas do TCC.
- "Mas eu não pago mensalidade!"
Paga, sim. No ano passado, a cada inscrição que vc fez, R$ 15,00 (quinze reais) foram para a manutenção do TCC paga por vc. Ou seja, indiretamente, o piloto que paga a sua inscrição, está pagando a manutenção para que o TCC organize duas Copas p/ ele.
- "Mas estes 15 reais pagam a manutenção do clube?"
Infelizmente, não. Ano passado tivemos 770 pilotos inscritos nas seis etapas de FIM do TCC e 780 pilotos inscritos nas sete etapas de Regularidade. Ou seja, 1550 pilotos pagando 15 reais, gerou uma receita ao TCC de R$ 23.250,00.
- "Ué? Mas o clube não precisou de 62 mil em 2014?" Sim. Aí é que entram os administradores e gestores do TCC (leia-se Presidência e Diretoria). Além de não receberem um centavo sequer pelo trabalho que realizam, ainda tem que fazer o clube gerar, "do nada", 39 mil no ano para sobreviver, correndo atrás de patrocinadores para um esporte que não tem público. Como dizem por aí, Enduro é igual corrida de submarino, vc só vê a largada.
Resumindo, além da arrecadação da "mensalidade" dos pilotos, o clube teve também os seus parceiros, aqueles que acreditam no Enduro e que investem para que ele sobreviva. Os parceiros Master do TCC em 2014 foram: a JARVA RACING, a ADRENALINA MX e a 5CINCO gráficos. Estes merecem muito o nosso reconhecimento e o nosso prestígio, pois são eles que subsidiam a maior parte desta diferença entre receita e despesa do TCC. O que não subsidia, o clube arca. Nos últimos anos, em decorrência da diminuição do número pilotos, o TCC tem fechado o balanço anual no negativo, com despesas maiores do que as receitas. Por este motivo é que o clube não pode deixar de ter "caixa". Nos tempos de vacas magras, o TCC tem que sobreviver com o que arrecadou nas vacas gordas. E assim caminha o TCC, pois não queremos ter que organizar uma prova por ano, assim como fazem 99% de outros clubes.
No próximo post, aqui mesmo neste tópico, vou expor os custos médios para se organizar uma prova.
Até mais.
Estou abrindo este tópico para expor alguns números que acho muito importante que todos saibam, a título de informação mesmo, pq sei que as pessoas tem muitas dúvidas sobre o clube e até chegam a comentar em conversas informais que o TCC não ajuda as equipes organizadoras. Coisa de quem realmente não conhece o nosso clube e nem as pessoas que o gerenciam.
Quem toca seu próprio negócio, deve ter uma ideia das despesas que uma empresa gera, mas nem todos são obrigados a ter noção desses custos para se manter um clube como o nosso, que apesar de não ter fins lucrativos, é uma empresa, devido à dimensão que tomou.
Estou assinando esse post como piloto e não como administrador do fórum, porque não pretendo representar e nem falar pelo TCC, mesmo pq, o clube tem seu responsável financeiro e seu contador e eu faço questão de não me envolver com esta parte financeira, pq não tenho competência legal p/ isso e pq eu acho chato mesmo. Mesmo assim, vou postar aqui as informações que tenho como um piloto que comparece às reuniões e tem interesse por estes dados. Quem sabe, dentro dos quadros de nossos próprios associados, não conseguimos mais alguns colaboradores para baratear estes custos.
DESPESAS ANUAIS p/ manutenção de um Clube como o TCC (dados referentes à 2014)
Ítem......................... valor .....observação
Banco...................... 975,00 .....tarifas mensais + docs + teds
Site...................... 4.119,00 .....Domínio + tarifas mensais de downloads + mensalidade do técnico
Troféus.................. 7.980,00 .....Troféus e brindes para os melhores das Copa de FIM e Regularidade em 2014
Som e largada.......... 6.000,00 .....Transporte, montagem e desmotagem de Som, Balão, PF, pódio em todas as provas.
UTI..................... 19.840,00 .....UTI móvel/ambulância com médico, socorrista e motorista p/ 13 provas
Aluguél sede............ 4.800,00 .....400,00 x 12 meses
Compra de equip....... 3.911,00 .....Banners, WindFlags Equipes, fundo de pódio, placas de fim e etc
Manutenção equi....... 1.726,00 .....Som, balão, podio, impressoras e etc
Anuidade da CBM....... 1.400,00 .....filiação anual do clube na Confederação Brasileira de Motociclismo
Abonos de inscr........... 490,00 .....4 inscrições de pilotos TCC no camp. Paranaense (incentivo conf. Regul. 2014)
Reforma da sede....... 4.140,00 .....Divisórias, substituição do forro, compra de materiais de escritório e limpeza.
Contabilidade........... 2.400,00 .....mensalidade do contador (12 x 200)
Festa de 2014........... 4.400,00 .....aluguél do salão + som + cerimonialista
DESPESAS TOTAIS ANUAIS...... 62.181,00
Ou seja, um Clube como o TCC precisa de cerca de 60 mil reais de receita anual para sobreviver. Obviamente, eu não estou contando aqui com os custos de uma prova, pois cada prova deve ser paga pela arrecadação das inscrições. Assim como não estou contando com os custos do jantar de final de ano, já que cada um compra o seu ingresso e paga o seu jantar. E outros despesas tbm que as próprias provas pagam. Estas despesas que expus acima são as que não tem receita própria e que deveriam ser pagas com a arrecadação da mensalidade dos sócios. E quem são os sócios? Eu, você e todos que participam das provas do TCC.
- "Mas eu não pago mensalidade!"
Paga, sim. No ano passado, a cada inscrição que vc fez, R$ 15,00 (quinze reais) foram para a manutenção do TCC paga por vc. Ou seja, indiretamente, o piloto que paga a sua inscrição, está pagando a manutenção para que o TCC organize duas Copas p/ ele.
- "Mas estes 15 reais pagam a manutenção do clube?"
Infelizmente, não. Ano passado tivemos 770 pilotos inscritos nas seis etapas de FIM do TCC e 780 pilotos inscritos nas sete etapas de Regularidade. Ou seja, 1550 pilotos pagando 15 reais, gerou uma receita ao TCC de R$ 23.250,00.
- "Ué? Mas o clube não precisou de 62 mil em 2014?" Sim. Aí é que entram os administradores e gestores do TCC (leia-se Presidência e Diretoria). Além de não receberem um centavo sequer pelo trabalho que realizam, ainda tem que fazer o clube gerar, "do nada", 39 mil no ano para sobreviver, correndo atrás de patrocinadores para um esporte que não tem público. Como dizem por aí, Enduro é igual corrida de submarino, vc só vê a largada.
Resumindo, além da arrecadação da "mensalidade" dos pilotos, o clube teve também os seus parceiros, aqueles que acreditam no Enduro e que investem para que ele sobreviva. Os parceiros Master do TCC em 2014 foram: a JARVA RACING, a ADRENALINA MX e a 5CINCO gráficos. Estes merecem muito o nosso reconhecimento e o nosso prestígio, pois são eles que subsidiam a maior parte desta diferença entre receita e despesa do TCC. O que não subsidia, o clube arca. Nos últimos anos, em decorrência da diminuição do número pilotos, o TCC tem fechado o balanço anual no negativo, com despesas maiores do que as receitas. Por este motivo é que o clube não pode deixar de ter "caixa". Nos tempos de vacas magras, o TCC tem que sobreviver com o que arrecadou nas vacas gordas. E assim caminha o TCC, pois não queremos ter que organizar uma prova por ano, assim como fazem 99% de outros clubes.
No próximo post, aqui mesmo neste tópico, vou expor os custos médios para se organizar uma prova.
Até mais.
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
- Cassius
- Site Admin
- Posts: 4236
- Joined: 29 Jul 2004, Thu, 12:52
- Regularidade: Sim
- FIM: Sim
- XC: Não
- MX: Não
- Trilhas: Sim
Re: Quanto custa um clube como o TCC?
Seguem as despesas médias p/ organização de uma PROVA de REGULARIDADE do TCC:
Ítem......................... valor .....observação
Troféus.................. 4.920,00 .....+/- 82 Troféus p/ pilotos, organizadores e patrocinadores.
Apuração................ 2.750,00 .....R$ 1.150 + 16,00 por piloto (+/- 100 pilotos)
Mensalidade............. 2.200,00 .....22 reais por piloto para manutenção do clube (+/- 100 pilotos)
Alvará da CBM.......... 1.550,00 .....licença e supervisão para a organização de prova de paranaense.
Aluguel de largada..... 1.500,00 .....aluguél do local de largada, chegada e/ou premiação.
UTI/ambulância........ 1.200,00 .....UTI móvel com médico, socorrista e motorista (16.800,00 pagos no começo do ano)
Extras................... 1.000,00 .....Xerox planilhas apoio, construção de pontes, hora de trator, brindes p/ proprietários e etc.
Jalecos..................... 660,00 .....165 jalecos de identificação de pilotos e organizadores
Ação Social................ 500,00 .....R$ 5,00 por piloto para compra de brinquedos e cestas p/ ação social (+/- 100 pilotos).
Numerais.................. 495,00 .....165 adesivos numerais de identificação de pilotos e organizadores
Som, Balão e PV.......... 400,00 .....Transporte, montagem e desmotagem de Som, Balão, Parque de Vistoria, pódio e banners.
Planilhas................... 208,00 .....52 bobinas térmicas para a impressão de planilhas
Almoço UTI................. 75,00 .....3 ou 4 almoços para os profissionais da UTI móvel
Bampings................... 50,00 .....10 rolos de fitas laranjas e/ou vermelhas p/ demarcação
TOTAL .................. R$ 17.508,00
É claro que tudo depende de cada equipe organizadora. Tem equipes que não precisam alugar um local de largada, por exemplo, mas em contrapartida, pode ser que tenham que pagar uma plantação inteira pq os pilotos destruíram na passagem. Ou pode ser que os troféus custem mais caros. Tudo depende, mas estes são os custos médios para se organizar uma prova de enduro de regularidade da Copa TCC. O enduro FIM não foge muito deste valor, já que o levantamento da prova não entra nestes custos, ou seja, a equipe organizadora... os caras que saem prá trilha todo fds por 5 meses,... NÃO COBRAM NADA para fazer o levantamento de roteiro e tudo mais que é necessário para ser concluído. Fazem apenas pelo prazer de fazer uma prova para seus parceiros de esporte se divertirem.
Se vocês pegarem este valor total das despesas e dividirem pelo número médio de pilotos inscritos que estamos levando em conta (+/- 100 pilotos), concluirão que, se fossemos apenas dividir os custos entre os pilotos inscritos, cada piloto teria que pagar R$ 175,00. Ou seja, a inscrição deveria custar, no mínimo, R$ 175,00 para uma prova de 150 km.
E porque não custa? Porque a equipe organizadora, além do levantamento da prova, ainda corre atrás de patrocínio para você poder pagar mais barato a inscrição. E além disso, o TCC subsidia muitos destes custos. São eles:
UTI/ambulância............... 1.200,00 .....UTI móvel com médico, socorrista e motorista.
Numerais......................... 495,00 .....negociados em troca de propaganda e anúncio no site.
Som, Balão e PV................. 400,00 .....Transporte, montagem e desmontagem de Som, Balão, Parque de Vistoria, pódio e banners.
Impressoras ............. quanto custa? .....Imprimir planilhas (Empréstimo e manutenção sem custos ao organizador).
Site ....................... quanto custa? .....P/ divulgação, convite, informações e inscrição online da prova (Empréstimo e manut. s/ custos ao organizador)
Mailing ................... quanto custa? .....P/ divulgação, convite e informações da prova (Empréstimo e manutenção sem custos ao organizador).
Desconto na Apuração ..quanto custa? .....valor negociado para todas as provas da Copa
Som, balão, pódio .......quanto custa?.....compra, manutenção e depreciação ((Empréstimo e manutenção sem custos ao organizador).
Será que é pouco o que o TCC colabora com o organizador, sr. falador?
Estou à disposição no que puder ou souber responder.
Um abraço e até mais.
Vida longa ao Enduro e ao TCC!
Ítem......................... valor .....observação
Troféus.................. 4.920,00 .....+/- 82 Troféus p/ pilotos, organizadores e patrocinadores.
Apuração................ 2.750,00 .....R$ 1.150 + 16,00 por piloto (+/- 100 pilotos)
Mensalidade............. 2.200,00 .....22 reais por piloto para manutenção do clube (+/- 100 pilotos)
Alvará da CBM.......... 1.550,00 .....licença e supervisão para a organização de prova de paranaense.
Aluguel de largada..... 1.500,00 .....aluguél do local de largada, chegada e/ou premiação.
UTI/ambulância........ 1.200,00 .....UTI móvel com médico, socorrista e motorista (16.800,00 pagos no começo do ano)
Extras................... 1.000,00 .....Xerox planilhas apoio, construção de pontes, hora de trator, brindes p/ proprietários e etc.
Jalecos..................... 660,00 .....165 jalecos de identificação de pilotos e organizadores
Ação Social................ 500,00 .....R$ 5,00 por piloto para compra de brinquedos e cestas p/ ação social (+/- 100 pilotos).
Numerais.................. 495,00 .....165 adesivos numerais de identificação de pilotos e organizadores
Som, Balão e PV.......... 400,00 .....Transporte, montagem e desmotagem de Som, Balão, Parque de Vistoria, pódio e banners.
Planilhas................... 208,00 .....52 bobinas térmicas para a impressão de planilhas
Almoço UTI................. 75,00 .....3 ou 4 almoços para os profissionais da UTI móvel
Bampings................... 50,00 .....10 rolos de fitas laranjas e/ou vermelhas p/ demarcação
TOTAL .................. R$ 17.508,00
É claro que tudo depende de cada equipe organizadora. Tem equipes que não precisam alugar um local de largada, por exemplo, mas em contrapartida, pode ser que tenham que pagar uma plantação inteira pq os pilotos destruíram na passagem. Ou pode ser que os troféus custem mais caros. Tudo depende, mas estes são os custos médios para se organizar uma prova de enduro de regularidade da Copa TCC. O enduro FIM não foge muito deste valor, já que o levantamento da prova não entra nestes custos, ou seja, a equipe organizadora... os caras que saem prá trilha todo fds por 5 meses,... NÃO COBRAM NADA para fazer o levantamento de roteiro e tudo mais que é necessário para ser concluído. Fazem apenas pelo prazer de fazer uma prova para seus parceiros de esporte se divertirem.
Se vocês pegarem este valor total das despesas e dividirem pelo número médio de pilotos inscritos que estamos levando em conta (+/- 100 pilotos), concluirão que, se fossemos apenas dividir os custos entre os pilotos inscritos, cada piloto teria que pagar R$ 175,00. Ou seja, a inscrição deveria custar, no mínimo, R$ 175,00 para uma prova de 150 km.
E porque não custa? Porque a equipe organizadora, além do levantamento da prova, ainda corre atrás de patrocínio para você poder pagar mais barato a inscrição. E além disso, o TCC subsidia muitos destes custos. São eles:
UTI/ambulância............... 1.200,00 .....UTI móvel com médico, socorrista e motorista.
Numerais......................... 495,00 .....negociados em troca de propaganda e anúncio no site.
Som, Balão e PV................. 400,00 .....Transporte, montagem e desmontagem de Som, Balão, Parque de Vistoria, pódio e banners.
Impressoras ............. quanto custa? .....Imprimir planilhas (Empréstimo e manutenção sem custos ao organizador).
Site ....................... quanto custa? .....P/ divulgação, convite, informações e inscrição online da prova (Empréstimo e manut. s/ custos ao organizador)
Mailing ................... quanto custa? .....P/ divulgação, convite e informações da prova (Empréstimo e manutenção sem custos ao organizador).
Desconto na Apuração ..quanto custa? .....valor negociado para todas as provas da Copa
Som, balão, pódio .......quanto custa?.....compra, manutenção e depreciação ((Empréstimo e manutenção sem custos ao organizador).
Será que é pouco o que o TCC colabora com o organizador, sr. falador?
Estou à disposição no que puder ou souber responder.
Um abraço e até mais.
Vida longa ao Enduro e ao TCC!
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
- Guto
- ... + de 1000 mensagens
- Posts: 1175
- Joined: 18 Aug 2004, Wed, 14:48
- Regularidade: Não
- FIM: Não
- XC: Não
- MX: Não
- Trilhas: Não
- Location: Quatro Barras
Re: Quanto custa um clube como o TCC? E uma prova?
Muito bom Cassuis, no cursinho de FIM mostrei alguns números que não fogem dos seus, resumindo, além do TCC custear boa parte dos custos, ainda tem os custos do levantamento de uma Prova que não são mostrados.
Campeão Paranaense Cat. Junior 2011
Campeão Copa TCC Cat. Sênior 2012
MXF Team Racing
Cat. Máster
Campeão Copa TCC Cat. Sênior 2012
MXF Team Racing
Cat. Máster
- Mauricio Lins
- ... + de 200 mensagens
- Posts: 230
- Joined: 12 Apr 2011, Tue, 19:13
- Regularidade: Sim
- FIM: Sim
- XC: Não
- MX: Não
- Trilhas: Sim
- Location: Curitiba-PR
Re: Quanto custa um clube como o TCC? E uma prova?
Professor Cassius and all,
Cassius você deve estar muito incomodado com os comentários porque deve ter dado muito trabalho esse levantamento, sei porque sou da área contábil, e pelo que percebo são números razoáveis, mas...
...quem está sempre contestando e deveria ler, vai ler? E se ler vai entender?
Já participei de outro clube e os custos eram muito maiores pois ninguém doava nada, nem seu tempo, nem em levantamento, nada, tudo era cobrado. Não sei se é comparável mas em 2005 a inscrição para uma prova de FIM era R$ 250,00 e de Regularidade R$ 300,00.
O grande problema, pelo que percebo, são recalques antigos e que se não foram superados à época não serão superados mais e sempre vai ficar aquela histórinha...
Por isso sempre digo e repito, o TCC tem reuniões em dia e local certos, todos podem participar, por isso participem, interajam, inteirem-se dos assuntos que estão sendo discutidos e os rumos que NOSSO clube está tomando e caso não seja o que se espera tente mudar mas no local certo, com as pessoas certas, bater boca no Fórum ou lá no Capivara não resolvem.
Não faço parte da Diretoria, AINDA não sou organizador e sim apenas um interessado no TCC pois vejo que sem ele não seria possível dar continuidade às provas como se apresentam hoje e para mim são excelentes.
Att
Cassius você deve estar muito incomodado com os comentários porque deve ter dado muito trabalho esse levantamento, sei porque sou da área contábil, e pelo que percebo são números razoáveis, mas...
...quem está sempre contestando e deveria ler, vai ler? E se ler vai entender?
Já participei de outro clube e os custos eram muito maiores pois ninguém doava nada, nem seu tempo, nem em levantamento, nada, tudo era cobrado. Não sei se é comparável mas em 2005 a inscrição para uma prova de FIM era R$ 250,00 e de Regularidade R$ 300,00.
O grande problema, pelo que percebo, são recalques antigos e que se não foram superados à época não serão superados mais e sempre vai ficar aquela histórinha...
Por isso sempre digo e repito, o TCC tem reuniões em dia e local certos, todos podem participar, por isso participem, interajam, inteirem-se dos assuntos que estão sendo discutidos e os rumos que NOSSO clube está tomando e caso não seja o que se espera tente mudar mas no local certo, com as pessoas certas, bater boca no Fórum ou lá no Capivara não resolvem.
Não faço parte da Diretoria, AINDA não sou organizador e sim apenas um interessado no TCC pois vejo que sem ele não seria possível dar continuidade às provas como se apresentam hoje e para mim são excelentes.
Att
- António
- Ex-presidente
- Posts: 1483
- Joined: 29 Jul 2004, Thu, 13:10
- Regularidade: Não
- FIM: Não
- XC: Não
- MX: Não
- Trilhas: Não
Re: Quanto custa um clube como o TCC? E uma prova?
Dizia um grande administrador da General Motors: custo é que nem cabelo, tem que ser cortado sempre...
Diz uma lei básica de macroeconomia: quanto maior o valor e um bem ou serviço, menos "compradores" haverão...
É muito difícil resolver esta equação de custo/benefício, pois cada qual vê com os seus próprios olhos e bolso – os diretores do TCC tem uma visão, pilotos outra e patrocinadores uma terceira...
Eu, por meu turno, não terei condições de fazer provas de FIM, ou Cross Country, como fiz no passado, com o intuito principal de "colaborar" com os organizadores, pois sou obrigado a pensar com o meu bolso atual. Há anos eu não participo da CCVV de Regularidade. A persistir essa tendência de alta no valor das inscrições, terei de rever meus conceitos. Tentei ver o regulamento de como ficou o Regularidade para decidir se me filiarei, ou não – não fui competente em encontrá-lo. Eis um feed back que não será muito apreciado, mas externo-o com o respeito e consideração de sempre, para que possa contribuir de alguma forma com o TCC, clube que muito aprecio. Em épocas de crise, tem que ser criativo!!! Há os que vendem lenços aos que choram e assim ganham com a crise. Já aviso que eu não preciso de lenços, rsrsrs.
Diz uma lei básica de macroeconomia: quanto maior o valor e um bem ou serviço, menos "compradores" haverão...
É muito difícil resolver esta equação de custo/benefício, pois cada qual vê com os seus próprios olhos e bolso – os diretores do TCC tem uma visão, pilotos outra e patrocinadores uma terceira...
Eu, por meu turno, não terei condições de fazer provas de FIM, ou Cross Country, como fiz no passado, com o intuito principal de "colaborar" com os organizadores, pois sou obrigado a pensar com o meu bolso atual. Há anos eu não participo da CCVV de Regularidade. A persistir essa tendência de alta no valor das inscrições, terei de rever meus conceitos. Tentei ver o regulamento de como ficou o Regularidade para decidir se me filiarei, ou não – não fui competente em encontrá-lo. Eis um feed back que não será muito apreciado, mas externo-o com o respeito e consideração de sempre, para que possa contribuir de alguma forma com o TCC, clube que muito aprecio. Em épocas de crise, tem que ser criativo!!! Há os que vendem lenços aos que choram e assim ganham com a crise. Já aviso que eu não preciso de lenços, rsrsrs.
António
- Cassius
- Site Admin
- Posts: 4236
- Joined: 29 Jul 2004, Thu, 12:52
- Regularidade: Sim
- FIM: Sim
- XC: Não
- MX: Não
- Trilhas: Sim
Re: Quanto custa um clube como o TCC? E uma prova?
Excelente, Guto! Soubemos que fez citação sobre isso e já percebemos que está surtindo efeito.Guto wrote:Muito bom Cassuis, no cursinho de FIM mostrei alguns números que não fogem dos seus, resumindo, além do TCC custear boa parte dos custos, ainda tem os custos do levantamento de uma Prova que não são mostrados.

"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
- Cassius
- Site Admin
- Posts: 4236
- Joined: 29 Jul 2004, Thu, 12:52
- Regularidade: Sim
- FIM: Sim
- XC: Não
- MX: Não
- Trilhas: Sim
Re: Quanto custa um clube como o TCC? E uma prova?
É isso aí, Mauricio! Dá trabalho, sim, mas eu já tô acostumado com ele.
Já dizia Marthin Luther King, resumidamente, "o que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons." Se eu me incomodasse com comentários, já estaria fora há muitos anos, pq os comentários maldosos chegam muito rápido aos nossos ouvidos. Só q o clube é democrático e seus sócios podem escolher quem é que eles querem para representá-los. Não estou na diretoria do TCC, simplesmente, pq eu quero. Estou porque me coloquei à disposição e fui escolhido, então não devo me incomodar com a opinião de meia dúzia, se mais de 90% confia a mim essa representatividade. Acho até saudável não ser unanimidade. O que me incomoda no momento é o silêncio dos bons. São colaboradores que estão deixando de ser, por estarem cansados de dar o seu melhor e no entanto, o que chega a eles são as críticas. Os agradecimentos, nunca. A mim e a outros que desde sempre tbm colaboram com o TCC, não faz falta, pois não faço por ninguém em especial, faço pelo meu esporte. Talvez estejamos blindados por uma alto estima que nos engana, mas que continue assim.
Qto as suas perguntas, gostei delas, principalmente a segunda. A resposta da primeira é que não sei se vão ler. Mas uma coisa eu sei: se eu não escrever, ninguém vai ler.
Gostei da segunda pq a intenção é que todos entendam, e se vc achou que é possível não entender, preciso saber como fazê-los entender. Me ajuda aeh!... haha
Já dizia Marthin Luther King, resumidamente, "o que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons." Se eu me incomodasse com comentários, já estaria fora há muitos anos, pq os comentários maldosos chegam muito rápido aos nossos ouvidos. Só q o clube é democrático e seus sócios podem escolher quem é que eles querem para representá-los. Não estou na diretoria do TCC, simplesmente, pq eu quero. Estou porque me coloquei à disposição e fui escolhido, então não devo me incomodar com a opinião de meia dúzia, se mais de 90% confia a mim essa representatividade. Acho até saudável não ser unanimidade. O que me incomoda no momento é o silêncio dos bons. São colaboradores que estão deixando de ser, por estarem cansados de dar o seu melhor e no entanto, o que chega a eles são as críticas. Os agradecimentos, nunca. A mim e a outros que desde sempre tbm colaboram com o TCC, não faz falta, pois não faço por ninguém em especial, faço pelo meu esporte. Talvez estejamos blindados por uma alto estima que nos engana, mas que continue assim.
Qto as suas perguntas, gostei delas, principalmente a segunda. A resposta da primeira é que não sei se vão ler. Mas uma coisa eu sei: se eu não escrever, ninguém vai ler.
Gostei da segunda pq a intenção é que todos entendam, e se vc achou que é possível não entender, preciso saber como fazê-los entender. Me ajuda aeh!... haha
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
- Cassius
- Site Admin
- Posts: 4236
- Joined: 29 Jul 2004, Thu, 12:52
- Regularidade: Sim
- FIM: Sim
- XC: Não
- MX: Não
- Trilhas: Sim
Re: Quanto custa um clube como o TCC? E uma prova?
Mestre António, seja bem vindo às vacas magras!António wrote:Dizia um grande administrador da General Motors: custo é que nem cabelo, tem que ser cortado sempre...
Diz uma lei básica de macroeconomia: quanto maior o valor e um bem ou serviço, menos "compradores" haverão...
É muito difícil resolver esta equação de custo/benefício, pois cada qual vê com os seus próprios olhos e bolso – os diretores do TCC tem uma visão, pilotos outra e patrocinadores uma terceira...
Eu, por meu turno, não terei condições de fazer provas de FIM, ou Cross Country, como fiz no passado, com o intuito principal de "colaborar" com os organizadores, pois sou obrigado a pensar com o meu bolso atual. Há anos eu não participo da CCVV de Regularidade. A persistir essa tendência de alta no valor das inscrições, terei de rever meus conceitos. Tentei ver o regulamento de como ficou o Regularidade para decidir se me filiarei, ou não – não fui competente em encontrá-lo. Eis um feed back que não será muito apreciado, mas externo-o com o respeito e consideração de sempre, para que possa contribuir de alguma forma com o TCC, clube que muito aprecio. Em épocas de crise, tem que ser criativo!!! Há os que vendem lenços aos que choram e assim ganham com a crise. Já aviso que eu não preciso de lenços, rsrsrs.
No meu caso os custos tbm são comparáveis aos cabelos, pois estão sempre caindo e bem ralos...haha
Brincadeiras à parte, às vezes tomamos um rumo que nos parece ir contra todos os fatos, mas na verdade é porque estamos fechados naquele nosso problema que não nos deixa enxergar mais longe.
Eu tbm sou da época que uma inscrição de prova custava 15 dólares, mas será que conseguiríamos 30 pessoas p/ fazer pc, apurar o resultado "na mão" e fazer a premiação na quarta-feira, como era antigamente? Será que os pilotos aceitariam um troféu feito com pinhão usado ou outra peça de moto qualquer pintada à mão? Não tínhamos ambulância. Não havia uma lei que exigisse uma UTI móvel. Não fazíamos ação social. A largada era em um poste qualquer. Não tinha som, balão, estrutura de largada e etc. Vale a pena enxugar estes custos? Particularmente, não acredito. Está aí o Cerapió para provar. R$ 1.200,00 de inscrição e os parques de vistorias lotados. Sou a favor de uma inscrição de 1.200 reais? Claro que não sou. Sou a favor de um valor justo. Um valor que o organizador não precise fazer um empréstimo depois da prova para poder pagar seus custos. Tem como enxugar? Tem, sim. Mas bem pouco, pq uma organização, vc sabe como é. Vc enxuga de um lado e aparece algo que vc não contava de outro lado.
Certamente, alguns vão deixar de fazer a inscrição de uma prova de paranaense que custará 150 reais. Mas tem o outro lado dessa moeda, pois tbm é certo q se tivermos inscrições custando 60 reais, poderemos ter 200 inscritos, mas não teremos quem organize. Não adianta termos 200 pilotos sem ter quem organize prova prá eles andarem. Eu quero não precisar ter que viajar para outras cidades p/ poder participar de enduro. Aí sim, vai ficar caro.
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
- Cassius
- Site Admin
- Posts: 4236
- Joined: 29 Jul 2004, Thu, 12:52
- Regularidade: Sim
- FIM: Sim
- XC: Não
- MX: Não
- Trilhas: Sim
Re: Quanto custa um clube como o TCC? E uma prova?
Desculpem-me, senhores. Cometi um erro no valor do troféus no orçamento de uma prova. Acabei colocando o mesmo valor pago pelo TCC, porém somadas as duas modalidades de FIM e Regularidade, o que elevou o valor total. Agora está corrigido, segundo o preço levantado pelo maior fornecedor das equipes.
Até mais.
Até mais.
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
- Alynne Almeida
- ... + de 300 mensagens
- Posts: 342
- Joined: 29 Apr 2008, Tue, 17:06
- Regularidade: Sim
- FIM: Não
- XC: Não
- MX: Não
- Trilhas: Sim
- Location: Curitiba
Re: Quanto custa um clube como o TCC? E uma prova?
Já que estamos falando de custos valores e pilotos
Antes de abrir mão da diretoria de TI do clube, fiz um levantamento do numero de pilotos de FIM e Regularidade nos ultimos anos 2009 à 2014.
Segue abaixo para conhecimento de todos.
Antes de abrir mão da diretoria de TI do clube, fiz um levantamento do numero de pilotos de FIM e Regularidade nos ultimos anos 2009 à 2014.
Segue abaixo para conhecimento de todos.
Falo a língua dos loucos porque não conheço a mórbida coerência dos lúcidos!!!
- Cassius
- Site Admin
- Posts: 4236
- Joined: 29 Jul 2004, Thu, 12:52
- Regularidade: Sim
- FIM: Sim
- XC: Não
- MX: Não
- Trilhas: Sim
Re: Quanto custa um clube como o TCC? E uma prova?
Vale informar que este levantamento da Alynne, somou todos os pilotos que fizeram suas inscrições online. Após este levantamento feito por ela, fiz outro apenas com os pilotos que efetivamente pagaram a inscrição no ano passado e foram 770 pilotos de FIM e 780 de Regularidade.Alynne Almeida wrote:Já que estamos falando de custos valores e pilotos
Antes de abrir mão da diretoria de TI do clube, fiz um levantamento do numero de pilotos de FIM e Regularidade nos ultimos anos 2009 à 2014.
Segue abaixo para conhecimento de todos.
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
- OVERLANGUE
- ... + de 100 mensagens
- Posts: 145
- Joined: 12 Mar 2007, Mon, 23:08
- Regularidade: Sim
- FIM: Não
- XC: Não
- MX: Não
- Trilhas: Sim
Re: Quanto custa um clube como o TCC? E uma prova?
Prezados, bom dia,
lendo os relatos, acho tudo muito salutar quando a intenção é boa.
Direta ou indiretamente estou neste meio há 30 anos (ou mais...). A história, vira e mexe é sempre a mesma.
Já fui pedra e tambem já fui vidraça. Um dia é da caça e o outro é do caçador...
Aperta aqui, empurra ali... é o jogo da vida é o jogo dos negócios.
Cada cabeça uma sentença. Nunca agradaremos à gregos e troianos.
Falar é fácil... dificil é fazer.
Uma coisa é certa, quem está no dia a dia do TCC tem uma visão. Quem está do lado de fora, ou lá no Bar da Capivara, obviamente tem outra.
Para ajudar... são poucos os abnegados. Para criticar.... (?)
Achei fantastica a ideia do Cassius bem como dos que se manifestaram.
Tivemos altos e baixos ao longo de todos estes anos. Passamos por crises e tempestades mas sobrevivemos.
A ideia básica é esta. Fazendo um comparativo esdruxulo: "Se alimentarmos bem a nossa "vaca leiteira" (leia-se TCC), ela nos dará leite no pior dos invernos".
Caro ou barato, contra fatos e numeros não existem argumentos.
A vida continua, e "vamo que vamo".
Vida longa ao TCC
lendo os relatos, acho tudo muito salutar quando a intenção é boa.
Direta ou indiretamente estou neste meio há 30 anos (ou mais...). A história, vira e mexe é sempre a mesma.
Já fui pedra e tambem já fui vidraça. Um dia é da caça e o outro é do caçador...
Aperta aqui, empurra ali... é o jogo da vida é o jogo dos negócios.
Cada cabeça uma sentença. Nunca agradaremos à gregos e troianos.
Falar é fácil... dificil é fazer.
Uma coisa é certa, quem está no dia a dia do TCC tem uma visão. Quem está do lado de fora, ou lá no Bar da Capivara, obviamente tem outra.
Para ajudar... são poucos os abnegados. Para criticar.... (?)
Achei fantastica a ideia do Cassius bem como dos que se manifestaram.
Tivemos altos e baixos ao longo de todos estes anos. Passamos por crises e tempestades mas sobrevivemos.
A ideia básica é esta. Fazendo um comparativo esdruxulo: "Se alimentarmos bem a nossa "vaca leiteira" (leia-se TCC), ela nos dará leite no pior dos invernos".
Caro ou barato, contra fatos e numeros não existem argumentos.
A vida continua, e "vamo que vamo".
Vida longa ao TCC
Um abração
Marcos "Over" Werlang
Marcos "Over" Werlang
-
- ... + de 200 mensagens
- Posts: 271
- Joined: 12 Aug 2008, Tue, 11:55
- Regularidade: Não
- FIM: Sim
- XC: Sim
- MX: Não
- Trilhas: Sim
- Contact:
Re: Quanto custa um clube como o TCC? E uma prova?
Boa tarde,
Como administrador e interessado nos assuntos do clube fiz uma conta aqui, me corrijam se estiver muito errada...
A Jarva e a Adrenaliza pagam 1200 por mês de patro para eles o que dá 28.800,00 no ano
além disso há o aluguel de espaço de banners no site só ai já fecha 30.000,00
Com o numero de pilotos que a Alynne apresentou em 2014 (855 + 825= 1680) e calculando 20,00 por piloto que é a taxa do TCC temos um faturamento com pilotos de 33.600,00
Somando os dois faturamentos acima temos 63.600,00, com a despesa de 62.181,00 apresentada temos um resultado positivo 1.419
Se fizermos a mesma conta para 2013 foram 2459 o que dá 49.180, em 2013 o patro das lojas foi de 1.000,00 mês fechando + 24.000 totalizando 73180
Com o faturamento acima e a despesa apresentada tivemos um resultado de 10.999
Então como não sou apenas falador, afinal já organizei uma das maiores provas de fim do clube dos ultimos 4 anos, fiz por conta o cursinho de fim nos ultimos 4 anos e já cheguei a organizar 3 provas em 1 ano para ajudar o campeonato, e mesmo assim não houve sequer o respeito à isso neste ano ( mas isso é outra história...) gostaria de perguntar de forma simples;
1 - Quais medidas o clube tomou para divulgar seus campeonatos nos ultimos 3 anos (não estou falando de provas e sim de Campeonatos)
2- Quais foram os reenvestimentos feitos para a organização de provas ou outros eventos ?
3- Quais foram os incentivos dados para que crescesse o número de pilotos nos eventos ?
4- Qual na opinião de vocês foi a ação que trouxe o maior número de pilotos às copas do TCC ?
5- Vocês acreditam que os resultados de pilotos de 2014 seriam os mesmos se dos 11.000,00 lucrados em 2013 fossem reinvestidos 5.000,00 em premiações reais aos pilotos?
Pessoalmente posso dizer que acho as provas do TCC (ao menos de FIM) excelentes de sempre adoro parabenizar os organizadores que se superam mas escuto muito que o TCC está em crise que está dificil e .... como diria o chavão;
Repetir uma ação várias e várias vezes esperando resultados diferentes é a definição de loucura...
Como administrador e interessado nos assuntos do clube fiz uma conta aqui, me corrijam se estiver muito errada...
A Jarva e a Adrenaliza pagam 1200 por mês de patro para eles o que dá 28.800,00 no ano
além disso há o aluguel de espaço de banners no site só ai já fecha 30.000,00
Com o numero de pilotos que a Alynne apresentou em 2014 (855 + 825= 1680) e calculando 20,00 por piloto que é a taxa do TCC temos um faturamento com pilotos de 33.600,00
Somando os dois faturamentos acima temos 63.600,00, com a despesa de 62.181,00 apresentada temos um resultado positivo 1.419
Se fizermos a mesma conta para 2013 foram 2459 o que dá 49.180, em 2013 o patro das lojas foi de 1.000,00 mês fechando + 24.000 totalizando 73180
Com o faturamento acima e a despesa apresentada tivemos um resultado de 10.999
Então como não sou apenas falador, afinal já organizei uma das maiores provas de fim do clube dos ultimos 4 anos, fiz por conta o cursinho de fim nos ultimos 4 anos e já cheguei a organizar 3 provas em 1 ano para ajudar o campeonato, e mesmo assim não houve sequer o respeito à isso neste ano ( mas isso é outra história...) gostaria de perguntar de forma simples;
1 - Quais medidas o clube tomou para divulgar seus campeonatos nos ultimos 3 anos (não estou falando de provas e sim de Campeonatos)
2- Quais foram os reenvestimentos feitos para a organização de provas ou outros eventos ?
3- Quais foram os incentivos dados para que crescesse o número de pilotos nos eventos ?
4- Qual na opinião de vocês foi a ação que trouxe o maior número de pilotos às copas do TCC ?
5- Vocês acreditam que os resultados de pilotos de 2014 seriam os mesmos se dos 11.000,00 lucrados em 2013 fossem reinvestidos 5.000,00 em premiações reais aos pilotos?
Pessoalmente posso dizer que acho as provas do TCC (ao menos de FIM) excelentes de sempre adoro parabenizar os organizadores que se superam mas escuto muito que o TCC está em crise que está dificil e .... como diria o chavão;
Repetir uma ação várias e várias vezes esperando resultados diferentes é a definição de loucura...
- Cassius
- Site Admin
- Posts: 4236
- Joined: 29 Jul 2004, Thu, 12:52
- Regularidade: Sim
- FIM: Sim
- XC: Não
- MX: Não
- Trilhas: Sim
Re: Quanto custa um clube como o TCC? E uma prova?
Bom dia, Leo! Que tristeza saber que vc achou que eu estava falando de vc. Claro que já havia chegado ao clube que vc é um dos que não compreendem muito bem as ações do TCC, mas falador eu não concordo que vc seja. Sabemos que vc ficou chateado com o fato de ter sido sondado sobre a possibilidade de fazer novamente o cursinho de FIM e não termos confirmado isso, mas além de tudo que o clube já oferece, achamos injusto termos que dar mais uma "ajuda de custo" ao instrutor, sendo que todos estes anos os instrutores sempre o fizeram por amor ao esporte, exemplo do Guto este ano, que juntamente com o Gringo, Lavonza e cia, organizaram um dos melhores cursinhos de FIM do TCC. Pena vc não ter participado como colaborador tbm. Tenho certeza que seria ainda melhor.
Mas vamos ao assunto principal.
Claro que vou corrigí-lo, pois quem não convive semanalmente com o clube, não pode ter informações corretas sobre ele, não é mesmo?
Começando pela primeira informação equivocada: a Jarva e a Adrenalina não pagam 1200 reais por mês ao TCC, durante o ano. As pessoas que lhe informaram isso, ou queriam te dar uma falsa impressão de que já investem muito e não teriam mais p/ investir no seu projeto, ou que o clube recebe muito, mas certamente são pessoas que não comparecem às reuniões e muito menos às prestações de contas do clube. Ou seja, esta arrecadação de 28.800,00 por ano destas empresas, apesar de ser um desejo do TCC, é pura fantasia. Deve ser influência do carnaval. Mas apesar dos números não serem verdadeiros, elas investem muito nas nossas Copas sim, e somos muito gratos por este investimento. O valor real é R$ 22.000,00.
Mais duas informações desencontradas já no terceiro parágrafo. Parece que vc esqueceu de ler um post logo após o da Alynne, mas eu vou copiar aqui p/ facilitar.
A outra informação errada é que não foram 20,00 por piloto de arrecadação para manutenção do TCC, mas sim, R$ 15,00, como demonstra o segundo post, que tbm foi esquecido de ser lido. Os 20 que vc está se referindo é pq vc deve estar somando os R$ 5,00 de ação social, mas que vão integralmente para a compra de doces, cestas e agasalhos, que são retornados às equipes para que façam a distribuição.
Sendo assim, desmistificamos mais um número fantasioso de R$ 33.600,00 de arrecadação dos pilotos. O número real foi 1550 pilotos x 15,00, totalizando R$ 23.250,00.
Veja que só nestes 3 equívocos de informação, lá se vão R$ 17.150,00 de diferença de arrecadação, que já seriam suficientes para quebrar qualquer clube.
Vamos então às questões enumeradas:
1) Os últimos 3 anos foi o período em que o clube mais investiu em divulgação. Trouxemos revistas especializadas (PROMOTO) para a cobertura de algumas provas. Fechamos parcerias com programas de televisão (SportTime). Proporcionamos incentivos financeiros (inscrição) aos primeiros colocados da copa de regularidade para participarem de provas fora de Curitiba e até buscamos patrocínio para alguns pilotos (inclusive vc) para participarem de provas de renome no país. Vc pode até estranhar e não saber desta informação, mas os primeiros passos p/ negociação de patrocínio aos pilotos com FPRM e Protork, foram dados pelo TCC, inclusive com indicação de nomes. Não fazemos isso p/ que o piloto saiba mesmo, mas sim, p/ divulgar os nossos pilotos e consequentemente as nossas Copas. Gostaríamos de fazer mais, mas hj, infelizmente, não temos um departamento de Marketing, pois não temos alguém especialista que se disponha a trabalhar por amor ao esporte.
2) Os reenvestimentos para organização de provas são constantes, mas o organizador nem toma muito conhecimento disso, pois o que ele recebe do TCC já está tudo pronto: balão, parque de vistoria, pódio, som no briefing, som na largada, adesivos numerais, UTI móvel, fórum e inscrição online à disposição e etc. Não precisa se incomodar com estas coisas. O TCC compra, transporta, monta, desmonta, faz a manutenção e qdo está ruim, compra novo outra vez.
3) O incentivo para que pudéssemos ter mais pilotos participando da Copa, sempre foi a qualidade de nossas provas e de nossos organizadores. Sem contar que NENHUMA cidade do Brasil e me arrisco a dizer, do mundo, oferece 16 provas de enduro no ano para seus associados, sem precisar viajar para fazer o seu esporte. É claro que isso não foi suficiente para mantermos a quantidade de pilotos, mas isso não é culpa do clube, já que as provas em todo o país diminuíram muito o número de participantes e ainda assim, invejam muito o número que conseguimos manter.
4) Acho que já foi respondido na pergunta anterior. A qualidade das nossas Copas é o que atrai pilotos de outras cidades, além, é claro, dos cursinhos que organizamos há 29 anos e que hj serve de exemplo de investimento futuro para outros clubes.
5) Como já demonstramos que os números são equivocados, não há como investir com equívocos, mas esteja certo que se sobrou um milhão em 2013, todo o dinheiro foi, é ou será investido no esporte, o que significa dizer que o investimento é 100% para os praticantes do enduro. Se pudéssemos investir mais, tenha certeza que investiríamos. O nosso sonho seria um dia poder cobrar 30 reais de inscrição das categorias de base e no final da prova, devolver estes 30 reais a eles, em vale compras nos nossos patrocinadores. Quem sabe um dia conseguiremos isso.
Sou sincero em dizer que estou cansado. Esta semana mesmo presenciei um momento em que um grande colaborador do TCC, se não o maior, externou sua vontade de largar tudo. Mas eu sei e, provavelmente, ele sabe tbm, que se ele largar tudo, as coisas vão ficar bem difíceis para o TCC e para o enduro de regularidade no Paraná. Sendo assim, ele respira fundo e segue. Porém, nada impede que esta gestão seja substituída. Basta que os sócios não votem nela nas próximas eleições.
Paciência, bando de loucos!
Mas vamos ao assunto principal.
Claro que vou corrigí-lo, pois quem não convive semanalmente com o clube, não pode ter informações corretas sobre ele, não é mesmo?
Começando pela primeira informação equivocada: a Jarva e a Adrenalina não pagam 1200 reais por mês ao TCC, durante o ano. As pessoas que lhe informaram isso, ou queriam te dar uma falsa impressão de que já investem muito e não teriam mais p/ investir no seu projeto, ou que o clube recebe muito, mas certamente são pessoas que não comparecem às reuniões e muito menos às prestações de contas do clube. Ou seja, esta arrecadação de 28.800,00 por ano destas empresas, apesar de ser um desejo do TCC, é pura fantasia. Deve ser influência do carnaval. Mas apesar dos números não serem verdadeiros, elas investem muito nas nossas Copas sim, e somos muito gratos por este investimento. O valor real é R$ 22.000,00.
Mais duas informações desencontradas já no terceiro parágrafo. Parece que vc esqueceu de ler um post logo após o da Alynne, mas eu vou copiar aqui p/ facilitar.
Ou seja, existiram sim, 1680 pilotos inscritos no site, como a Alynne levantou, só que inscritos no site não significa PAGOS. Se inscreveram, mas não pagaram e não participaram da prova. Resumindo, 1550 pilotos efetivamente pagaram suas inscrições.Vale informar que este levantamento da Alynne, somou todos os pilotos que fizeram suas inscrições online. Após este levantamento feito por ela, fiz outro apenas com os pilotos que efetivamente pagaram a inscrição no ano passado e foram 770 pilotos de FIM e 780 de Regularidade.Alynne Almeida wrote:Já que estamos falando de custos valores e pilotos
Antes de abrir mão da diretoria de TI do clube, fiz um levantamento do numero de pilotos de FIM e Regularidade nos ultimos anos 2009 à 2014.
Segue abaixo para conhecimento de todos.
A outra informação errada é que não foram 20,00 por piloto de arrecadação para manutenção do TCC, mas sim, R$ 15,00, como demonstra o segundo post, que tbm foi esquecido de ser lido. Os 20 que vc está se referindo é pq vc deve estar somando os R$ 5,00 de ação social, mas que vão integralmente para a compra de doces, cestas e agasalhos, que são retornados às equipes para que façam a distribuição.
Sendo assim, desmistificamos mais um número fantasioso de R$ 33.600,00 de arrecadação dos pilotos. O número real foi 1550 pilotos x 15,00, totalizando R$ 23.250,00.
Veja que só nestes 3 equívocos de informação, lá se vão R$ 17.150,00 de diferença de arrecadação, que já seriam suficientes para quebrar qualquer clube.
Vamos então às questões enumeradas:
1) Os últimos 3 anos foi o período em que o clube mais investiu em divulgação. Trouxemos revistas especializadas (PROMOTO) para a cobertura de algumas provas. Fechamos parcerias com programas de televisão (SportTime). Proporcionamos incentivos financeiros (inscrição) aos primeiros colocados da copa de regularidade para participarem de provas fora de Curitiba e até buscamos patrocínio para alguns pilotos (inclusive vc) para participarem de provas de renome no país. Vc pode até estranhar e não saber desta informação, mas os primeiros passos p/ negociação de patrocínio aos pilotos com FPRM e Protork, foram dados pelo TCC, inclusive com indicação de nomes. Não fazemos isso p/ que o piloto saiba mesmo, mas sim, p/ divulgar os nossos pilotos e consequentemente as nossas Copas. Gostaríamos de fazer mais, mas hj, infelizmente, não temos um departamento de Marketing, pois não temos alguém especialista que se disponha a trabalhar por amor ao esporte.
2) Os reenvestimentos para organização de provas são constantes, mas o organizador nem toma muito conhecimento disso, pois o que ele recebe do TCC já está tudo pronto: balão, parque de vistoria, pódio, som no briefing, som na largada, adesivos numerais, UTI móvel, fórum e inscrição online à disposição e etc. Não precisa se incomodar com estas coisas. O TCC compra, transporta, monta, desmonta, faz a manutenção e qdo está ruim, compra novo outra vez.
3) O incentivo para que pudéssemos ter mais pilotos participando da Copa, sempre foi a qualidade de nossas provas e de nossos organizadores. Sem contar que NENHUMA cidade do Brasil e me arrisco a dizer, do mundo, oferece 16 provas de enduro no ano para seus associados, sem precisar viajar para fazer o seu esporte. É claro que isso não foi suficiente para mantermos a quantidade de pilotos, mas isso não é culpa do clube, já que as provas em todo o país diminuíram muito o número de participantes e ainda assim, invejam muito o número que conseguimos manter.
4) Acho que já foi respondido na pergunta anterior. A qualidade das nossas Copas é o que atrai pilotos de outras cidades, além, é claro, dos cursinhos que organizamos há 29 anos e que hj serve de exemplo de investimento futuro para outros clubes.
5) Como já demonstramos que os números são equivocados, não há como investir com equívocos, mas esteja certo que se sobrou um milhão em 2013, todo o dinheiro foi, é ou será investido no esporte, o que significa dizer que o investimento é 100% para os praticantes do enduro. Se pudéssemos investir mais, tenha certeza que investiríamos. O nosso sonho seria um dia poder cobrar 30 reais de inscrição das categorias de base e no final da prova, devolver estes 30 reais a eles, em vale compras nos nossos patrocinadores. Quem sabe um dia conseguiremos isso.
Sou sincero em dizer que estou cansado. Esta semana mesmo presenciei um momento em que um grande colaborador do TCC, se não o maior, externou sua vontade de largar tudo. Mas eu sei e, provavelmente, ele sabe tbm, que se ele largar tudo, as coisas vão ficar bem difíceis para o TCC e para o enduro de regularidade no Paraná. Sendo assim, ele respira fundo e segue. Porém, nada impede que esta gestão seja substituída. Basta que os sócios não votem nela nas próximas eleições.
Paciência, bando de loucos!
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
-
- ... + de 200 mensagens
- Posts: 271
- Joined: 12 Aug 2008, Tue, 11:55
- Regularidade: Não
- FIM: Sim
- XC: Sim
- MX: Não
- Trilhas: Sim
- Contact:
Re: Quanto custa um clube como o TCC? E uma prova?
Boa tarde Cassius,
Já participei de algumas conversas e vi embates sobre as possibilidades de melhora e mudanças, mas como para todas os argumentos realmente são muito sólidos e os fatos continuam os mesmos...
Em suma digo o que posso para evitar qualquer discussão desnecessária e sem resultado, que bom saber que o TCC está no caminho planejado e satisfatório, que bom que tudo o que pode ser feito está sendo feito e que bom que os parceiros do TCC continuam firmes, vida longa ao TCC, vida longa ao Enduro...
Já participei de algumas conversas e vi embates sobre as possibilidades de melhora e mudanças, mas como para todas os argumentos realmente são muito sólidos e os fatos continuam os mesmos...
Em suma digo o que posso para evitar qualquer discussão desnecessária e sem resultado, que bom saber que o TCC está no caminho planejado e satisfatório, que bom que tudo o que pode ser feito está sendo feito e que bom que os parceiros do TCC continuam firmes, vida longa ao TCC, vida longa ao Enduro...