Pessoal preciso de uma ajuda e opinião de que já passou por algo assim:
Existem Velas do Tipo Resistiva que são usadas , no meu caso certa vez utilizei na minha CRF 230, e quando instalei
o Compass para Navegar durante um Enduro, o mesmo veio a apagar insistentemente cada vez que ligava a moto.
Descobri através de amigos que a Vela Resistiva interfere em aparelhos eletromagnéticos ligados junto a bateria , após retornar a vela original, o problema foi resolvido.
Em relação às Velas do Tipo Iridium junto com Cabo Ibooster, que são vendidos ao exemplo da CRF 230, alguém já usou?
Algum relato sobre este tipo de Vela também interferir em aparelhos eletrônicos?
Abraço e agradeço por qualquer ajuda.
Vela Iridium e Ibooster X Navegador Compass
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Vela Iridium e Ibooster X Navegador Compass
Gastão - Equipe Feras do Porto
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Re: Vela Iridium e Ibooster X Navegador Compass
Olá amigo, na verdade as velas resistivas NÃO interferem em aparelhos eletrônicos por ter um resistor, que tem como função reduzir ruidos e frequencias eletromagnéticas produzidas pelo sistema de ignição . Basicamente é isto, externamente são iguais as convencionais.
Vela de Iridium; iridiun é um metal extremamente duro e de altíssimo grau de fusão (2.500 *C) com baixa condutividade .Fundido com cobre,zinco e platina se torna excelente condutor de energia . Basicamente maior durabilidade alta transferencia de energia com menos tensão.
Resumindo: maior vida útil , faíscas maiores em tempo certos de explosão (maior aproveitamento de combustivel e possivel performance ) que dependendo do motor mais economia e respostas mais rápidas na aceleração e pequeno aumento de potência.
Quanto a os cabos é um complemento só isto .
Possivelmente vai sim interferir nos aparelhos de navegação e outros tipos de eletrônicos.
Vela de Iridium; iridiun é um metal extremamente duro e de altíssimo grau de fusão (2.500 *C) com baixa condutividade .Fundido com cobre,zinco e platina se torna excelente condutor de energia . Basicamente maior durabilidade alta transferencia de energia com menos tensão.
Resumindo: maior vida útil , faíscas maiores em tempo certos de explosão (maior aproveitamento de combustivel e possivel performance ) que dependendo do motor mais economia e respostas mais rápidas na aceleração e pequeno aumento de potência.
Quanto a os cabos é um complemento só isto .
Possivelmente vai sim interferir nos aparelhos de navegação e outros tipos de eletrônicos.
- Cassius
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Re: Vela Iridium e Ibooster X Navegador Compass
Olá Gastão!
O que acontece é justamente o contrário. As velas NÃO RESISTIVAS é que interferem nos aparelhos eletrônicos e as RESISTIVAS é que devem ser utilizadas no enduro de regularidade por causa do Compass. A vela original da CRF230 é resistiva, por isso não interfere no aparelho. Provavelmente a vela que vc experimentou como resistiva, na verdade, não é resistiva.
Outra coisa que vc tem que ficar bem esperto é que uma vela não resistiva pode tbm interferir no GPS que vc carrega para apuração da sua prova. Então, no enduro, seja FIM ou Regularidade, é muito importante a utilização de vela resistiva.
O mesmo acontece com as velas de Iridium. Todas as velas de Iridium deveriam ser resistivas, pois normalmente são utilizadas em motores de alta performance e veículos de alta performance geralmente utilizam equipamentos eletrônicos, mas infelizmente, nem todas são resistivas. Como a função delas é produzir uma super faísca, da mesma forma, elas produzem um super campo elétromagnético ou sei lá como chama, interferindo em certos equipamentos. Por isso é que de vez em qdo "dá pau" na apuração de um ou de outro piloto. Culpa do gps? Não, da moto que tá utilizando uma vela de Iridium não resistiva.
Pelo que li da Iridium DPR8EIX-9 prá crf230, ela é resistiva, mas vai saber, né? Se foi comprada num site chinês, pode ser que não seja. Tem que fazer o que vc fez mesmo: experimentar.
Um abraço.
O que acontece é justamente o contrário. As velas NÃO RESISTIVAS é que interferem nos aparelhos eletrônicos e as RESISTIVAS é que devem ser utilizadas no enduro de regularidade por causa do Compass. A vela original da CRF230 é resistiva, por isso não interfere no aparelho. Provavelmente a vela que vc experimentou como resistiva, na verdade, não é resistiva.
Outra coisa que vc tem que ficar bem esperto é que uma vela não resistiva pode tbm interferir no GPS que vc carrega para apuração da sua prova. Então, no enduro, seja FIM ou Regularidade, é muito importante a utilização de vela resistiva.
O mesmo acontece com as velas de Iridium. Todas as velas de Iridium deveriam ser resistivas, pois normalmente são utilizadas em motores de alta performance e veículos de alta performance geralmente utilizam equipamentos eletrônicos, mas infelizmente, nem todas são resistivas. Como a função delas é produzir uma super faísca, da mesma forma, elas produzem um super campo elétromagnético ou sei lá como chama, interferindo em certos equipamentos. Por isso é que de vez em qdo "dá pau" na apuração de um ou de outro piloto. Culpa do gps? Não, da moto que tá utilizando uma vela de Iridium não resistiva.
Pelo que li da Iridium DPR8EIX-9 prá crf230, ela é resistiva, mas vai saber, né? Se foi comprada num site chinês, pode ser que não seja. Tem que fazer o que vc fez mesmo: experimentar.
Um abraço.
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"