Cassius wrote:Não sei, não, mas tenho a impressão que os outros diretores e gestores do TCC não estão gostando muito deste formato do cursinho...
O cursinho não é a solução de tudo, tipo não estamos desesperados. Mas acho que é válido experimentar um formato diferente, se for melhor ótimo, que bom que acertamos. Se o resultado não for o esperado não tem problema, pelo menos tentamos e sabemos qual o melhor caminho.
Cassius wrote:Outra coisa que preciso relatar aqui é que tenho recebido alguns emails de pilotos com opiniões contrárias sobre a média horária, mas que não querem se expor no fórum, pq não lhes interessa polemizar. Para estes, o maior problema mesmo é a falta de preparo físico e o sedentarismo dos pilotos. Relato pq toda a opinião é válida e temos que levá-las em consideração.
Apesar disso, vale ressaltar que o que está sendo proposto aqui não é uma queda geral das médias, mas sim, ter mais critério com relação às diferenças de médias, principalmente nas categorias de base.
Vamos ser claros, fora isso tem a questão da habilidade que é nato de cada um. Mas realmente o que vejo é alterar média principalmente a C. Temos o lado que é uma diversão e ninguém é profissional mas também não deixa de ser uma competição onde os melhores vencem e nisso vai desde o piloto que sempre leva troféu até aquele que nunca vai ganhar um troféu.
kkkkk Olha Salau, seria uma honra ter vc como padrinho pois você é um exímio piloto e navegador que vai dar trabalho na Senior! e ainda tenho muito o que aprender!!
Planilhar eu sei, o meu problema se enquadra no quesito "preparo físico" o qual já está sendo resolvido com academia 3x por semana e pedaladas!! Acredito que as médias não são incumpríveis para novatos.... o problema são médias elevadas em trechos mais técnicos com tempo reduzido de neutro em relação às outras categorias...... acho que o Cassius matou a charada!!
Como manter os pilotos? Com atitudes como essa de procurar melhorar o enduro sempre!! Eu mesmo quis desistir muitas vezes, mas meus amigos deram força, e ao invés de desistir, vou me preparar melhor para o próximo ano!!!
kkkkk Olha Salau, seria uma honra ter vc como padrinho pois você é um exímio piloto e navegador que vai dar trabalho na Senior! e ainda tenho muito o que aprender!!
Planilhar eu sei, o meu problema se enquadra no quesito "preparo físico" o qual já está sendo resolvido com academia 3x por semana e pedaladas!! Acredito que as médias não são incumpríveis para novatos.... o problema são médias elevadas em trechos mais técnicos com tempo reduzido de neutro em relação às outras categorias...... acho que o Cassius matou a charada!!
Como manter os pilotos? Com atitudes como essa de procurar melhorar o enduro sempre!! Eu mesmo quis desistir muitas vezes, mas meus amigos deram força, e ao invés de desistir, vou me preparar melhor para o próximo ano!!!
Vale lembrar que a iniciativa de melhorar não deve vir somente do Clube e dos Organizadores, o Esporte que fazemos exige um mínimo de preparo físico. Trechos técnicos as vezes necessitam de médias mais rápidas para serem transpostas, do contrário, até o mais preparado fisicamente vai ficar ali mesmo...
No ano em que fui Campeão Paranaense na Junior, em Cascavel eu desisti no final da Prova, pois aquele dia não estava em um bom dia, a moto não pegava na hora da largada, meu Totem não funcionou, precisei emprestar um, larguei com o horário do dia errado, além de ter viajado a noite toda e não ter dormido direito... para mim as médias estavam "incumpríveis". É nessa hora que precisa parar e avaliar o que está errado, você Piloto ou a Prova...
Campeão Paranaense Cat. Junior 2011
Campeão Copa TCC Cat. Sênior 2012
MXF Team Racing Cat. Máster
Uma coisa que vi no madrugada foi o seguinte, não foi só um não...varios pilotos no intuito de não perder tempo, de cumprir médias e etc., esquecem de pensar, analisar, olhar ao redor a melhor oprção.
Sei que isso vem com a experiencia, porem poderíamos passar um pouco mais para os novatos sobre técnicas de pilotagem, como atravessar uma poça, como passar uma lama, como subir umas pedras...
Revendo alguns dias atrás o monologo do roia, é mais ou menos aquilo.
As vezes muitos caem, atolam em lugares bobos, talvez um pouco da experiencia por exemplo do Tio Cassius, bomba, antonio, over e outros pudessem contribuir para uma diversão maior para os novatos e não só para uma corrida contra o tempo...
O roteiro do Curso poderia ter algum lugar bem técnico para os Padrinhos poderem mostrar alguma técnica de pilotagem também... Alguma sugestão Cassius?
Campeão Paranaense Cat. Junior 2011
Campeão Copa TCC Cat. Sênior 2012
MXF Team Racing Cat. Máster
Guto wrote:O roteiro do Curso poderia ter algum lugar bem técnico para os Padrinhos poderem mostrar alguma técnica de pilotagem também... Alguma sugestão Cassius?
Pô.... Guto, ai vc me quebra as pernas..kkkkk dai vou passar de padrinho para aluno
Legal galera! Gostei disso. Pelo menos tenho algum apoio se eu for escrachado na reunião que trataremos sobre este tópico...haha.
Gostei pq percebo que a maioria tá entendendo a nossa intenção e o que pretendemos fazer.
Neste tópico com 8 páginas (por enquanto), a meu ver, tiramos duas conclusões bem nítidas:
1_) Podemos começar o propósito de arrecadar mais pilotos p/ o regularidade, alterando a formatação do cursinho. FOCANDO todas as atenções naquele que está se mostrando interessado, ou seja, o cara que se inscreveu para aprender. E como faremos isso? Dando um acompanhamento personalizado a eles onde interessa, ou seja, dentro da prova. 1 por 1 seria ideal, mas 3, 4 ou 5 pilotos para 1 instrutor é muito melhor do que largar a boiada e seja o que Deus quiser.
É como citaram aí, vamos ver se dá certo. Não temos nada a perder. Se não der certo, voltamos ao formato original. Se os pilotos gostarem, eles serão nossos porta-vozes para trazer ainda mais interessados.
2_) As médias de velocidade, principalmente para as categorias de base, estão desproporcionais à iniciação do piloto. Não é que o Novato acelere menos do que o Master. Conheço novatos que andam mais do que a maioria dos Master, mas o fato é que lhes falta a experiência de roteirar e navegar ao mesmo tempo que aceleram. Isso não é algo que se aprende de um dia p/ o outro. É preciso participar de provas. Só o piloto vivenciando as situações é que vai acumular experiências p/ tomar decisões mais rápidas e acertadas. E tomando decisões mais rápidas, a cada prova ele perderá menos tempo. Então temos que proporcionar este tempo, diminuindo as médias e aumentando os neutros. Com a evolução, eles vão querer médias mais altas e vão desejar subir de categoria.
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
Guto wrote:O roteiro do Curso poderia ter algum lugar bem técnico para os Padrinhos poderem mostrar alguma técnica de pilotagem também... Alguma sugestão Cassius?
Até tem trecho técnico lá perto do Bar do Fox, Guto, mas tenho minhas ressalvas sobre estas demonstrações no cursinho de regularidade! Além de não termos tempo hábil para isso, há uma grande diferença de "confiança" entre um piloto mais experiente e um que está começando, e simplesmente ver o instrutor subir um barranco, não vai fazê-lo subir tbm. O máximo que vai acontecer é fazê-lo acreditar que ele tbm pode subir. E aí é que mora o perigo diante do desafio, se não tiver por trás disso, toda uma preparação teórica, explicando os "comos" e os "porques". Particularmente, acho que o nosso foco deve ser navegação e roteiro.
Podemos inclusive, sugerir um curso de pilotagem que talvez seja dado no cursinho de FIM em janeiro. Aí sim, depois de conhecer as técnicas teoricamente, pode-se partir para a prática, degrau por degrau.
Assim penso eu.
Eu ajudo no curso também , ou serei ajudado kkkkk !!!! Quanto ao nível das provas temos que ressaltar que nunca fomos campeão Brasileiro nas categorias Master , Sênior (campeão e vice ) over 40 todos Paranaense , graças ao nível técnico das nossas provas !!!!! Então pergunto este e um esporte para formar campeões ??