Vida longa ao ENDURO de REGULARIDADE! Deixe sua sugestão.

Espaço para troca de mensagens entre pilotos, trilheiros e visitantes. Enduro de Regularidade, Cross Country, Enduro FIM em 2 rodas é aqui mesmo.

Moderator: TCC

Post Reply
laskoski
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens
Regularidade: Sim
FIM: Não
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Sim

Re: Vida longa ao ENDURO de REGULARIDADE! Deixe sua sugestão

Post by laskoski »

Proponho que piloto que já tenha experiência (de Novato eterno até Master) não possa andar na prova, a menos que seja como padrinho.

Desta forma fica um ganha-ganha, pois o padrinho não pagaria para andar na prova, mas em contrapartida contribui como TCC ajudando a um estreante.
Isso somado ao subsídio na inscrição (realmente Tio, inscrição de graça seria o caos) atrairia mais trilheiros para o Cursinho e aumentaria ainda mais a qualidade.
JUNIOR MIKOSKI
... + de 200 mensagens
... + de 200 mensagens

Post by JUNIOR MIKOSKI »

Cassius wrote:
Alynne Almeida wrote:to dentrooooooo se os afilhados não tiverem problemas de uma madrinha.. :;;
Padrinhos para o Cursinho 2014:

1) Rodrigo
2) Salau
3) Junior Mikoski
4) Cassius
5) Gutoooooo
6) Banana
7) Alynne
8 ) ?
Irei com certeza!!! Apesar de ser um Novato, e não ter muita experiência, acho que tenho como ajudar (pelo menos os iniciantes).
A proposta do Laskoski é muito boa também, só poderá andar no cursinho quem for realmente iniciante, e o piloto que já tenha experiência (de Novato eterno até Master) só poderá andar se for Padrinho. Desta forma a competição entre os "experientes" seria fazer o máximo possível para que um de seus afilhados ganhe a prova!! Olhe aí: o desafio está lançado quem será o melhor Padrinho do TCC?????????????? :))) :))) :))) :))) :))) :))) :)))

A questão de ranquear as Duplas também é excelente!! pode por meu nome e do Zé Bolota para 2014!!
Se precisar de ajuda para formular o curso teórico também estou a disposição, não que eu seja bom em didática ou oratória, mas senti na pele algumas dificuldades e acho que posso contribuir com alguma coisa para que sejamos cada vez melhores!!

VIDA LONGA ao ENDURO de REGULARIDADE
Cassius
Site Admin
Site Admin
FIM: Sim

Post by Cassius »

laskoski wrote:Proponho que piloto que já tenha experiência (de Novato eterno até Master) não possa andar na prova, a menos que seja como padrinho.

Desta forma fica um ganha-ganha, pois o padrinho não pagaria para andar na prova, mas em contrapartida contribui como TCC ajudando a um estreante.
Isso somado ao subsídio na inscrição (realmente Tio, inscrição de graça seria o caos) atrairia mais trilheiros para o Cursinho e aumentaria ainda mais a qualidade.
Boa proposta tbm, Laskoski! Eu acho que vamos encontrar alguma resistência de nossos próprios parceiros dentro do TCC neste sentido, pois há correntes que defendem ser um desperdício fazer uma prova p/ 30 ou 40. Confesso que já pensei assim tbm, mas como estamos sempre aprendendo, hj acredito que seja um sacrifício necessário para o crescimento do esporte.
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

JUNIOR MIKOSKI wrote: Irei com certeza!!! Apesar de ser um Novato, e não ter muita experiência, acho que tenho como ajudar (pelo menos os iniciantes).
A proposta do Laskoski é muito boa também, só poderá andar no cursinho quem for realmente iniciante, e o piloto que já tenha experiência (de Novato eterno até Master) só poderá andar se for Padrinho. Desta forma a competição entre os "experientes" seria fazer o máximo possível para que um de seus afilhados ganhe a prova!! Olhe aí: o desafio está lançado quem será o melhor Padrinho do TCC?????????????? :))) :))) :))) :))) :))) :))) :)))

A questão de ranquear as Duplas também é excelente!! pode por meu nome e do Zé Bolota para 2014!!
Se precisar de ajuda para formular o curso teórico também estou a disposição, não que eu seja bom em didática ou oratória, mas senti na pele algumas dificuldades e acho que posso contribuir com alguma coisa para que sejamos cada vez melhores!!

VIDA LONGA ao ENDURO de REGULARIDADE
Não vamos desperdiçar voluntários. Todos os interessados entrarão na lista à princípio, mas o que nós queremos mesmo são pilotos graduados engajados neste nosso propósito. Não posso acreditar que o TCC terá que escalar pilotos novatos para ensinar iniciantes.

1) Rodrigo
2) Salau
3) Junior Mikoski
4) Cassius
5) Gutoooooo
6) Banana
7) Alynne
8 ) Jr. Mikoski
9) ?
Evandro M Grandi
... + de 100 mensagens
... + de 100 mensagens

Post by Evandro M Grandi »

To dentro, e ainda sugiro que o padrinho empreste ao treinando equipamento de navegação (r2+compass/toten) para o cursinho. :;;;

Evandro
deividxlx
... + de 200 mensagens
... + de 200 mensagens
Regularidade: Não

Post by deividxlx »

eu, como um aspirante não praticante mas envolvido e interessado no assunto, vou dar minha humilde opinião.

1- O enduro em si, tem um custo elevado para se iniciar (gasolina moto 30,00; transporte moto com carro 50,00 no mínimo; equipamentos, navegadores 300,00 usadinho; inscrição 80,00). considerando que não sera comprado um toten ou compass e que o nevegador se compra 1 vez só, é gasto no mínimo 150,00 por prova, sem contar comida, família, cerveja, etc etc .isso levando em consideração que quem faz trilha gasta 20 reais de gasolina por semana.

2- Muito nem mesmo tem transporte para as motos.

3- Se um amigo iniciasse junto, ai sim seria uma facilidade para começar, dividindo gasto, se divertindo entre conhecido (tirandosarro) sei que o pessoal acolhe muito bem os iniciante, mas alguém conhecido faz a diferença, pq sozinho o cara desanima.

4- E acho a maior questão - o comprometimento de ir em todas as provas, ranquear, disputar um campeonato. pq na trilha vc vai a hora que vc quer, não se preocupa com nada , pode ir 2 vez ao ano se for o caso.

*** Colocar troféu até o 10 colocado acho que incentivaria o iniciante do enduro a competir e pegar gosto por troféu.

é so oque eu penso.........
Last edited by deividxlx on 03 Dec 2013, Tue, 8:43, edited 1 time in total.
Cirano
... + de 500 mensagens
... + de 500 mensagens

Post by Cirano »

Cassius wrote:
banana.rmx wrote:Tô dentro,só nao marquem o cursinho na semana pós carnaval :oo :oo :oo abraxx

1) Rodrigo
2) Salau
3) Junior
4) Cassius
5) Gutoooooo
6) Banana
7) ?

to dentro
C. TULIO
SENIOR - CRF 250X...
Piratrilhas Race Team
Rodrigo
Site Admin
Site Admin

Post by Rodrigo »

Evandro M Grandi wrote:To dentro, e ainda sugiro que o padrinho empreste ao treinando equipamento de navegação (r2+compass/toten) para o cursinho. :;;;

Evandro
Boa idéia, pior que ontem a noite estava pensando nisso

O problema é o sensor .. muitas vezes trocamos o nosso por precaução antes do inicio do ano seria legal guardar eles, inclusive falar isso na Orma e Trplo X

Outra coisa, nem sei como é o plano mas o melhor seria um teórico ali na Orma, aberto a todos e depois ja sai pra prova
Equipe Piratrilhas
Campeão Sênior Copa TCC 2011
Digibyte Sistemas de Folha de Pagamento, Contabilidade e Fiscal
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

Evandro M Grandi wrote:To dentro, e ainda sugiro que o padrinho empreste ao treinando equipamento de navegação (r2+compass/toten) para o cursinho. :;;;

Evandro
Boa Evandro!

Quem puder, pode e deve emprestar o seu equipamento de navegação.
Só tem um problema, só o aparelho não basta, pois quem não tem o aparelho, tbm não tem o imã na roda e nem o sensor.
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

deividxlx wrote:eu, como um aspirante não praticante mas envolvido e interessado no assunto, vou dar minha humilde opinião.

1- O enduro em si, tem um custo elevado para se iniciar (gasolina moto 30,00; transporte moto com carro 50,00 no mínimo; equipamentos, navegadores 300,00 usadinho; inscrição 80,00). considerando que não sera comprado um toten ou compass e que o nevegador se compra 1 vez só, é gasto no mínimo 150,00 por prova, sem contar comida, família, cerveja, etc etc .isso levando em consideração que quem faz trilha gasta 20 reais de gasolina por semana.

2- Muito nem mesmo tem transporte para as motos.

3- Se um amigo iniciasse junto, ai sim seria uma facilidade para começar, dividindo gasto, se divertindo entre conhecido (tirandosarro) sei que o pessoal acolhe muito bem os iniciante, mas alguém conhecido faz a diferença, pq sozinho o cara desanima.

4- E acho a maior questão - o comprometimento de ir em todas as provas, ranquear, disputar um campeonato. pq na trilha vc vai a hora que vc quer, não se preocupa com nada , pode ir 2 vez ao ano se for o caso.

*** Colocar troféu até o 10 colocado acho que incentivaria o iniciante do enduro a competir e pegar gosto por troféu.

é so oque eu penso.........
Blz, Deivid!

1-) Os custos são realmente um empecilho, mas qto a isso não se tem muito o que fazer, pois qq esporte a motor demanda de investimento. Mesmo assim, dos esportes a motor, o Enduro é dos mais baratos.

2-) Infelizmente, sendo uma trilha ou sendo um enduro, o transporte da moto é mais um custo que tem que ser levado em conta.

3-) Vc tem razão, sozinho será sempre mais difícil mesmo.

4-) Esta é uma característica muito particular de cada pessoa. Conheço uma centena de pilotos que não gostam de fazer trilha e participam apenas de provas. Ou seja, eles tem prazer deste comprometimento de ir em todas as provas, ranquear, disputar um campeonato e etc. Assim como há tbm aqueles que não gostam deste comprometimento, são menos competitivos e preferem as trilhas, então é uma questão de escolha. O meu hobby deve ser aquele que me dá prazer. Não temos a intenção de trazer todos os trilheiros p/ o enduro, justamente por causa de suas preferências, mas sim, gostaríamos que todos, pelo menos, experimentassem o enduro. Temos certeza que uma boa parcela iria gostar muito do regularidade.

Sobre os troféus, as categorias novato e TT já são premiadas até a 10 ª colocação, a não ser que hajam menos de 10 participantes.

Um abraço e obrigado.
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

Cirano wrote:

to dentro

1) Rodrigo
2) Salau
3) Junior Mikoski
4) Cassius
5) Gutoooooo
6) Banana
7) Alynne
8 ) Jr. Mikoski
9) Evandro
10) Cirano
11) Marcelo Alves
12) ?
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

Rodrigo wrote:

Evandro
Boa idéia, pior que ontem a noite estava pensando nisso

O problema é o sensor .. muitas vezes trocamos o nosso por precaução antes do inicio do ano seria legal guardar eles, inclusive falar isso na Orma e Trplo X

Outra coisa, nem sei como é o plano mas o melhor seria um teórico ali na Orma, aberto a todos e depois ja sai pra prova
Á princípio, precisamos definir inicialmente como será a parte prática do cursinho.

Se formos fazer um acompanhamento personalizado pela manhã e cada um por si, à tarde, não dá prá premiar lá no Bar do Paulo como vc sugeriu, pq nós teríamos que largar do Orma pela manhã, fazer o acompanhamento até o Bar do Paulo e voltar novamente ao Orma p/ a largada da tarde.
Então temos 3 opções:

1-) Largamos cedo no Orma e fazemos o acompanhamento até o Bar do Paulo. Aí, à tarde, os pilotos largam cada um por si do Bar do Paulo e a chegada e premiação é no Orma.
ou
2-) Fazemos tudo no Bar do Paulo: largada, etapa acompanhada da manhã, almoço, largada à tarde, chegada e premiação.
ou
3-) Tudo no Orma.

Cada opção tem os seus prós e os seus contras.

O empecilho da opção 1 é que, ou o roteiro terá muito estradão (60 km ida e volta) ou ele será um pouco longo demais p/ um cursinho neste moldes (100 km de ida e volta).

Já a opção 2, além de toda a concentração do evento ser longe para quem quer motivar os trilheiros a participar, não sei se o Bar do Paulo vai comportar a quantidade de carros que estará envolvida (cerca de 70 carros).

A opção 3 é a mais fácil, mas tbm é a que fazemos todos os anos. Acho que precisamos mudar um pouco.

Mais isso prá debater.
Vida difícil essa de diretor de enduro. Ainda tenho que fazer o ranking depois do madrugada, discutir e elaborar as mudanças dos regulamentos de enduro do ano que vem, encaixar as datas das provas no calendário sem bater com copa do mundo, eleições, rally dos sertões, Independência, feriados, campeonato brasileiro, campeonato paranaense, aniversário da minha mãe, etc, etc, etc... ufa... não é fácil ganhar 10mil por mês....brincadeira, viu Mutley?
laskoski
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Post by laskoski »

Cassius wrote: Á princípio, precisamos definir inicialmente como será a parte prática do cursinho.

Se formos fazer um acompanhamento personalizado pela manhã e cada um por si, à tarde, não dá prá premiar lá no Bar do Paulo como vc sugeriu, pq nós teríamos que largar do Orma pela manhã, fazer o acompanhamento até o Bar do Paulo e voltar novamente ao Orma p/ a largada da tarde.
A idéia não era ter o acompanhamento personalizado durante todo o cursinho, inclusive durante a prova para socorrer em tempo real o aluno que estiver em dificuldade?
cezar
... + de 500 mensagens
... + de 500 mensagens

Post by cezar »

Fala.... Cassius, pode por meu nome ia tambem fora encher o saco (paciência) dos outros, gosto tambem de ajudar e não sou contra remunerar quem trabalha como vc e os outros que adm o TCC .
António
Ex-presidente
Ex-presidente
Regularidade: Não
Trilhas: Não

Post by António »

Cassius wrote:
António wrote:Há muita ideia boa sendo lançada, como faz o João Purkote, por exemplo!
Há que se continuar com o "Toró de Palpites" e todos que sintam alguma vontade em opinar/sugerir devem fazê-lo.
Somo seres inteligentes e não podemos nos furtar em opinar/sugerir, ainda que já tenhamos nos sentido melindrados. Já fui "voto vencido" em muitas opiniões. Já me disseram que escrevo melhor que ando... Não mereceria comentário a minha decisão em andar na Over 50 – limito-me a informar que não foi para "papar" troféu! Aliás, não tenho tido muita motivação para andar – não fosse o Antony ter voltado, talvez tivesse até parado de andar.
Nenhuma ideia deve ser simplesmente descartada – que tal testá-la e verificar na prática como funciona?
Eu defendia a ideia de 3 categorias para pilotos com mais de 40 anos. Isto ocorreu, todavia, diferente dos moldes que eu preconizava. A criação da Open foi acertada, pois aumentou o número de pilotos, ou, pelo menos, permitiu que muitos não desistissem. A Over 40 ficou bastante competitiva. A Over 50 "agoniza" com a participação de poucos pilotos, tornando-a sem muita graça, pois só dava Vetel (até que o Overlangue desistiu), o Pirulito parou...

Aos 40 anos, o homem, ou a mulher, já está entrando numa fase mais tranquila, podendo investir mais em seu bem-estar, na sua diversão... vez que já não sofre tanto a pressão dos custos familiares inerentes a educação dos filhos...

Contudo, para pilotos com mais de 40, ocorre a desmotivação por parte dos pilotos que nunca ganham nada e por parte daqueles que não se sentem estimulados de forma desfiadora. Todos perdem. Se houvesse obrigação de subir para outra categoria por parte dos melhores colocados, isso seria diferente.

Andar disputando com piloto que anda menos além de não ser desafiador é perigoso!

Concluo que, para pilotos com mais de 40, deve haver a previsão de 3 categorias: Mestre; Maestro e Expert, andando-se nas médias A, B e C, respectivamente. Obrigatoriamente, 1/3 dos pilotos melhores colocados no ranking, devem andar no próximo ano na categoria "superior" – pilotos da Mestre devem ir para a Sênior, por exemplo, ainda que continuem competindo na média A.
Tem que haver percursos diferenciados para as 3 médias, ou 4. O percurso da média "C" deve ser transponível por qualquer mortal, andando com qualquer moto, sem ter que largar com pneu novo, por exemplo. Pode haver percurso ainda mais fácil, com média cumprível até por "mobiletes" com pneu comum – "D", facilitando o acesso de todo tipo de "trilheiro", sem equipamento de navegação. Seria a categoria TT. Não precisa baixar as médias de forma generalizada. Talvez até fosse necessário criar média e percurso para "Master Pró", com troféu só para o Campeão, caso não haja mais que 3 pilotos disputando.
O número de troféus deveria ficar condicionado para premiar até 1/3 do número de pilotos inscritos, até 6.ª feira da semana anterior à semana que antecede a prova – isso faria com que os pilotos se inscrevessem antes, facilitando o planejamento da equipe, diminuindo custos com a confecção de troféus desnecessários. Note-se que há categorias em que se faz maior número de troféus que o número de pilotos participantes. Isso não deveria ocorrer!!! No Madrugada último havia previsão de 5 troféus para 3 inscritos na Over 50. Em Campo Largo, ganhou troféu, na Over 50, piloto que sequer andou na prova.
Maior número de categorias = mais competitividade!!!
Caso haja categoria que só tenha 1 piloto – Categoria Master Pró, por exemplo – não há problema, pois em anos vindouros pode ser que surjam desafiantes e ela cresça. É acertada a decisão de se permitir que o piloto dispute em categoria inferior àquela que ele tenha disputado anteriormente, caso tenha ficado ausente, ou não tenha conseguido ficar bem no campeonato anterior, tal como é feito atualmente.
Tenho a impressão que com a Over40 ou Mestre, como queira chamar, andando na média A, estaríamos na contramão do que a grande maioria está pleiteando no momento, que é a diminuição das médias. Pelo menos, eu e todos os que conversei a respeito na Over40, optamos por esta categoria, justamente porque a média horária é mais compatível aos nossos reflexos um tanto qto desgastados pelo tempo...haha.
Sobre a obrigação de subir de categoria, há sim, esta obrigação, pois segundo o regulamento, os 3 melhores OPEN ...(se não me engano são 3 ou 2), são obrigados a subir p/ a OVER. Assim como é possível ir da OVER p/ a OPEN tbm.
Quanto ao desestímulo de continuar, precisaríamos identificar exatamente qual é o motivo, no seu caso, por exemplo. Creio que os pilotos com mais de 40 anos estão muito bem servidos em termos de opções de categorias, mesmo pq, não são muito mais de 25 pilotos. Não sei se entendi perfeitamente, mas o texto nos dá a impressão q a causa do seu desestímulo seria a falta de concorrência e se for isso mesmo, particularmente, não entendo de que forma a divisão da Over em 3 categorias poderia ajudar. No meu entender, nos moldes de hj, a falta de concorrência na over50 certamente seria sanada se vc optasse pela OPEN40 ou OVER40. Sem contar que 3 categorias OVER40 fariam sumir de vez a OVER50. Imagine vc que já há pilotos pleiteando a categoria OVER60, e eu acho muito legal isso. Se dependesse só de mim, seria constituída.
No restante, concordo plenamente.
1. Denominações: Mestre; Maestro, Expert – em termos de marketing, auto-estima, etc., ficaria bem melhor a terminologia, não!? Pelo menos não soaria pejorativamente, tal como ora ocorre, vez que muitos pilotos relutam em assumir a Over – vide seu caso, do Joelson, do Cláudio Hiert... O caso do Sandro Hofmann pode servir como exemplo – já ouvi ele, várias vezes falando em disputar na Over e, no ano seguinte... ainda mostra-se competitivo na Master. Ele seria campeão da categoria Mestre, com certeza – e não seria nada pejorativo a terminologia, ao contrário do que ocorre com o termo Over 40! Também andaria na média A e sentiria como está em comparação com outros da Master – aí, caso sentisse necessidade, ou buscasse se desafiar, poderia voltar para a Master, ou disputar na Sênior, no ano seguinte... O importante: foi campeão, tem que subir (talvez até a 3.ª colocação), para que outros pilotos também possam ter chance de subir no pódio. A Maestro seria composta por pilotos que hoje disputam na Over 40, ou Over 50, com média B – caso haja algum que se ache na condição de andar na "A", ou prefira a média "C", faculta-se a ele a escolha. Nos anos seguintes tudo vai se arrumando... A categoria Expert, seria basicamente composta por piloto hoje na Open e todos outros com mais de 40 que ainda não tenham sido graduados. Importante, por essa via, todo piloto com mais de 40 pode chegar a disputar na Master, mesmo sem passar pela Júnior. Acredito que, após experimentado e comprovado o sucesso, poderia estas terminologias chegar ao Brasileiro e daí tudo seguiria o Regulamento Geral. Por enquanto, além de ser adotado pelo TCC, valeria fazer "lobby", para que isso fosse adotado também pela FPRM – daí, não haveria conflitos entre regulamentos. Creio que valeria a pena que mais pilotos interessados se manifestassem, para que não se polarize o debate. Eu creio que pode ser melhorado o que está e não estou pensando "particularmente"!

2. Subir de categoria: há para a Open, mas não para outras – tem que ter uma pimentinha para que não nos acomodemos!

3. Desestímulo: é sempre pessoal – assim como algo pode estimulá-lo, este mesmo algo pode me desestimular e vice-versa. Mas que daria um estímulo extra, subir, ou cair, isso daria – vide campeonato nacional atual!

4. Quantidade de troféus: não muda nada para o organizador – pode ser apenas 3, para cada uma das categorias. O que não pode é ter que oferecer 3, pelo regulamento; a organização oferece 5; e participam apenas 3 pilotos – esse é um dos desestímulos que senti no Madrugada último e estou expondo, apesar de já ter prometido para mim mesmo, que o melhor a fazer é me recolher à minha insignificância e deixar que o enterro siga em frente...

5. Sempre pode-se argumentar contrariamente, inclusive, citando-se regulamentos do brasileiro, do paranaense... Mas, então, como inovar, como se desenvolver!?

6. Eu comecei este ano sem muitas pretensões e "me encostei" na Over 50. Como no Paranaense o regulamento não previa esta, como fez o do TCC, "me encostei" na Open. Fui campeão desta, sendo que o estímulo veio apenas quando o Kiko, de Guarapuava, começou a encará-la disputando-a. Mesmo assim, não esquentei com pneus, com treinamentos, ou outros preparativos necessários à boa performance.

Particularmente falando: não me atrai o fato de largar numa prova, com o pensamento de já ganhá-la; também, não é nem humano exigir de um piloto que irá largar, mas nunca vencer!

Quanto maior o número de categoria, de fato, é melhor. Citei a possibilidade de Master Pró, porque já ouvi várias vezes no meio, tal aspiração. Também, não se pode exigir de simples mortais, que não se dedicam a treinamentos e preparos mais intensos, para fazer frente a pilotos como o Bomba, ou o Sandro. Quem quiser chegar lá, que se dedique! Creio que não importa se largar apenas um piloto como Master Pro; ou com Mestre; Maestro...? O que eu não posso aceitar é que se delete uma ideia sem que esta seja, ao menos, experimentada!!!

A continuar, tal como foi este ano, os moldes da Copa TCC e do Paranaense, muito provavelmente, continuarei desestimulado, salvo que algum "tempero" diferente venha a me atrair. A exemplo do que sucedeu em 2013, não pretendo organizar provas, pois estou sem tempo para tanto. Aliás, este fato, é mais um fator de desestímulo, pois quem não organiza deve descartar os 3 piores resultados, enquanto organizadores descartam 2. Quando se opta em estimular pilotos a organizar provas, ao mesmo tempo, pode se estimular os pilotos que não tem tal oportunidade – seja por sua escolha, seja porque não faz parte de equipes, etc.

A sabedoria estará sempre no meio termo!!! Espero estar exercendo-a e assim contribuir para a evolução, não só minha, mas de todos.
António
Post Reply