Vida longa ao ENDURO de REGULARIDADE! Deixe sua sugestão.

Espaço para troca de mensagens entre pilotos, trilheiros e visitantes. Enduro de Regularidade, Cross Country, Enduro FIM em 2 rodas é aqui mesmo.

Moderator: TCC

Cassius
Site Admin
Site Admin
Regularidade: Sim
FIM: Sim
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Sim

Re: Vida longa ao ENDURO de REGULARIDADE! Deixe sua sugestão

Post by Cassius »

junior1978jr wrote:Muito bacana este debate, este é o caminho, mas vamos lá........
Em relação ao modelo de prova ideal, na minha opinião será muito difícil chegar em um denominador comum, pois oq é rápido para mim, pode ser lento para outro, oq é travado para mim pode ser tranquilo para outros, mas tb acho que as médias estão meio altas.....
Outra coisa que tenho percebido qdo falo em ENDURO DE REGULARIDADE para pilotos iniciantes, é um total desconhecimento e um pouco místico esta arte de andar de moto e olhar para planilha, nem sequer querem saber como se faz, mas o pq não querem começar???? Ai vem algumas questões que Cassius já citou: custo, tempo, etc.... Agora vem minha sugestão para tentar incentivar novos pilotos a começarem no ENDURO DE REGULARIDADE!!!!
Poderiamos "garimpar" alguns equipamentos de navegação usados (r2, toten, compas, velocimetro de bike, etc), montar na moto de algum piloto que queira ver como é, e sairia fazer um trajeto simples (prova do cursinho) junto com um piloto que já tenha uma experiência que possa tirar duvidas e ensinar a navegar de foma individual, após este "teste drive", tira o equipamento e monta para outro piloto(em outra data eh claro)....Problemas e soluções:

1- Da onde arrumar estes equipamentos???
Conto com a doação destes equipamentos de pilotos, lojas, enfim quem quiser, para o TCC (pois se o cara gostar vai querer comprar tudo novinho, dai as lojas lucram)

2- Quem iria montar estes equipamentos???
Falei com a oficina Triplo X, sempre parceira dos pilotos em todas modalidades e se disponibilizaram a fazer este trabalho.

3- Quando iria ser????
Penso em uma vez por mês, num sábado saindo da Orma por exemplo, mas é uma questão de combinar.

4- Quem iria fazer????
Pilotos mais experientes, com boa vontade que tem interesse de ver o ENDURO DE REGULARIDADE crescer, ensinar a pilotos que queiram aprender e que também tem interesse de ver o ENDURO DE REGULARIDADE crescer!!

5- Será que dá certo????
Realmente não sei, mas na metade deste ano mais ou menos, fiz exatamente isso com o piloto Eder Bueno, hj já faz prova sozinho, comprou os equipamentos e na ultima prova em Itapoa, fez um Honroso sétimo lugar!!!

Abraço a todos, e vamos dar sugestões!!!!

Tem idéias que são muito boas, mas que são bem difíceis de concretizar e infelizmente, esta é uma delas. Mas isso não significa que não possa acontecer. Seria perfeito.

1. Eu acho bem difícil que alguém tenha equipamentos de navegação para doar.

2. A triploX é, como sempre, uma parceira de visão e que aposta de olhos fechados nas ações do TCC, pq sabe que estas ações serão sempre pensando em agregar cada vez mais pilotos. Este é um ítem que acredito.

3. e 4. Uma vez por mês não é nada fácil, já que temos apenas 4 fds no mês, onde 1 ou 2 se faz provas e os outros vc está organizando a sua própria prova, mas se houver voluntários, nada seria melhor do que um acompanhamento personalizado. Creio que um trabalho como este, 2 vezes no ano, junto com o cursinho e talvez um mês antes do Madrugada, seria bem produtivo. O difícil é conseguir voluntários.

5. Dá certo, sim. Mesmo que sejam poucos, será investimento certo.
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

LucP wrote:hmmmm... complexo isso hein?

Já que perguntaram, lá vai:

E se fosse feito um cursinho diferente em 2014? Tipo, no sábado um teórico como é feito hoje e no domingo cedo, uma volta no trajeto, com todos os pilotos "aprendizes" + uns 4 ou 5 pilotos tochas... devagar... parando e explicando a planilha... num trecho pequeno... só pros caras entenderem na prática como funciona.
Como o cursinho geralmente é curto, larga a provinha depois do almoço... cada um por si e Deus por todos...
OU SEJA: um cursinho mesmo! Seria a mesma ideia do Junior, mas ao meu ver, mais viável e menos trabalhosa.

Não acho que a criação de uma média a mais resolva alguma coisa... Por exemplo: E no Jurão? Como faz? Larga duplas na média C, TT na D e Novatos na C de novo?
Vai ter que se calcular um tempo maior entre TT e Novatos e mesmo assim, a Novatos vai encostar no meio da prova... e vai ter que passar!
Outra: nas provas normais teria que inverter e fazer TT largar por último, e, aumentaria ainda mais o tempo de prova! (teríamos o Brasileiro com 12 horas e o Madrugada terminando perto do Faustão! ahahahahah)

Acho que se no experimental da prova andasse alguém "menos-tocha" tb, daria pra avaliar melhor a média B e C... Caberá ao diretor de prova avaliar o resultado do experimental pra ver se realmente bate com o que ele acha das médias.

A abertura do ciclocomputador no regulamento acho que seja um ponto positivo. Já é um parto achar quebra-queixo pra comprar... E Finder é relativamente caro pra usar, teoricamente, por um ano só. Ciclocomputador acha em qualquer padaria e é barato.

MAS como nem tudo são flores, imagino que essas alternativas sejam mais pra MANTER o piloto na trail e assim, fazer com que ele queira "fazer carreira" no enduro...

De começo, o principal problema que vejo no regularidade, em relação ao FIM por exemplo, é realmente o custo inicial da brincadeira... R2/Corona+odômetro é caro pra começar! Custos que vc não tem no FIM... logo...

Idéias:

Cassius, há uma estimativa de quantos pilotos realmente novos resolvem andar no regularidade por ano?
Tipo, temos como saber isso?

A R2 tem os equipamentos usados lá, certo? Todos, pelo que sei, são revisados e recolocados a venda.
SE a R2 quisesse meio que patrocinar o TCC e concedesse um desconto legal nesses equipamentos pra quem REALMENTE está começando, comprovando-se de alguma maneira, talvez ficasse mais viável pro cara começar.

outro ponto que vejo é que, pelo menos imagino na grande maioria, todos os pilotos que entram pro enduro, entram por influencia de alguém.
Em geral, a galera das equipes. Cabe a esses também o incentivo pra que continuem nas provas. Esse incentivo vai ser mais moral, óbvio, mas é um incentivo fundamental.

Baixar as médias tb acho complicado... mesmo que seja praticamente impossível pra grande maioria andar na média hoje em dia, pros que conseguem, as provas vão se tornar meio chatas. (rezo a Deus para que um dia eu consiga me enquadrar nesse seleto grupo...).
MAS, baixar um pouquinho faria com que mais gente andasse dentro dela e aumentaria a segurança na prova... pensando no "grupo", seriam provas mais eficientes e talvez, mais inteligentes, em que a diferença de pontos seriam menores e consequentemente, aumentaria a competitividade no campeonato geral. Com a média sendo menos problema, a navegação faria mais a diferença. Aí entram as mentes brilhantes dos diretores de roteiro. Vai dar ainda mais trabalho na organização, mas acho que vai fazer com que o campeonato seja mais divertido...

Quanto ao companheirismo que alguns falaram ali em cima, ACHO que se falta, posso dizer que deve ser nas categorias lá de cima... não na TT.
A galera da TT se ajuda um monte nas provas! principalmente pq a maioria ainda anda/navega tudo a mesma coisa, ou seja, mal. Então, vale mais a pena fazer uma boa amizade do que ganhar uns minutos lá na frente... pelo menos comigo foi assim. Sempre ajudei e sempre fui ajudado. E ganhei vários amigos com isso...

e vamos debatendo...
:;;;
JUNIOR MIKOSKI wrote:Na minha opinião acho que poderíamos unir as idéias e fazer um cursinho, com mais atrativos como o empréstimo dos equipamentos de navegação e formar grupos menores para que andem com pilotos bons e que vão parando durante a trilha e explicando a planilha em alguns lugares. E depois disso sim, na parte da tarde que façam a prova do cursinho.
Eu também acho que na parte teorica do cursinho falta mais explicação da pratica em si do Regularidade, esse é meu primeiro ano e fiz o cursinho no começo do ano, mas acho que tinha que ter mais explicações sobre o compass e o totem, pois quando fazemos o cursinho não sabemos nem ligar o equipamento quem dirá navegar!

Sobre as médias tambem acho muito altas, e seria uma idéia boa colocar pilotos menos Tocha para por a media C!

A ideia do cursinho “acompanhado” sempre foi a nossa intenção e é bem assim como vc visualiza mesmo, Luciano.
Teórico no sábado a tarde + circuito de uns 30 km monitorado por um “padrinho” a cada 5 pilotos, no domingo pela manhã + provinha normal naqueles mesmos 30 km/h, no mesmo sentido ou ao contrário, no domingo ä tarde.
O problema é a dificuldade de termos 10 ou 12 “padrinhos” voluntários. Mas esse cursinho é realmente o ideal. Os últimos cursinhos estão virando praticamente uma prova, por isso não temos voluntários. Na minha opinião temos que voltar o foco realmente a quem interessa que são os possíveis interessados em iniciar no Enduro.

Creio que as suas outras sugestões sobre média D, experimental por piloto de base e odômetro digital na TT, que são bem pertinentes, já tenham sido respondidas em posts anteriores e já estão em andamento.

Sobre a estimativa de pilotos novos, tenho comigo alguns números, sim.
No começo do ano, no evento do cursinho, há cerca de 30 a 40 novos interessados no enduro. Metade destes nunca participou de uma prova de enduro e a outra metade, participou uma ou duas vezes. Só que, durante a copa, apenas 2 ou 3 destes continuam. Esses números são de hj em dia. Eu mesmo comecei no enduro através de um cursinho, depois de ter participado do Madrugada. Até 10 anos atrás, 20% dos que iniciavam no cursinho, continuavam no enduro. Hoje este número é menor e talvez seja pq o cursinho hj seja genérico demais e necessite realmente de um acompanhamento personalizado.

Qto à R2, empresa é empresa. Sobrevive de lucro e são bem poucos os que sabem que às vezes é necessário sacrificar um peão para poder comer a rainha.

Um abraço e vamos debatendo.
laskoski
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens
FIM: Não

Post by laskoski »

Cassius wrote:
Qto à R2, empresa é empresa. Sobrevive de lucro e são bem poucos os que sabem que às vezes é necessário sacrificar um peão para poder comer a rainha.
Uma galera pensou sacanagem aqui.. ô pessoal de mente perversa!
laskoski
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Post by laskoski »

Cassius wrote:
Danilo Buzzo wrote:Muito legal este espaço para colocarmos nossas opiniões. Concordo com o Cirano! Se eh para fazer um enduro fim com planilha, melhor fazer sem ela que fica bem menos arriscado...
Deixo como ideia a criação de uma "pesquisa de satisfação" dos pilotos após as provas. Sem se identificar e com opções como "a prova estava boa, eu q preciso melhorar condicionamento físico" ou "não gostei pois tive q desatolar a moto 350 vezes".
Jah participei de organização de provas e sei q no fórum aberto as pessoas se sentem acanhadas de falar o que realmente pensam sobre a prova para não menosprezar o trabalho do organizador.
Vamos ter q nos remeter ao passado novamente... o TCC fez esta pesquisa certo ano, mas eu acho que fizemos errado e poderia ser feito novamente de outra maneira, só que precisamos de voluntários p/ isso e já vou explicar pq. A pesquisa que fizemos tinham aproximadamente 5 ítens para o piloto dar notas ao final de cada prova e, no final do ano, além de identificarmos as satisfações e as insatisfações dos pilotos, estas notas serviam tbm p/ eleger a melhor prova do ano. Só que foi aí o nosso erro. Retirávamos as 3 melhores notas e as 3 piores e fazíamos uma nota média para a prova. Só que, não sei se felizmente ou infelizmente, a prova do Cachorro Louco foi a que recebeu a maior média e aí, um organizador mais competitivo e vaidoso nos acusou de ter forjado o resultado p/ a minha equipe ganhar como melhor prova, apesar de todas as fichas das pesquisas estarem disponíveis p/ verificação. Aí nunca mais fizemos, pois é bastante trabalhoso fazer esta pesquisa e depois de todo trabalho, ainda presenciar falta de respeito, foi demais.

Sobre o fórum, todos sabem que não há como agradar a todo mundo. Sempre haverá aquele piloto que não vai gostar da prova, ou porque a média tá alta ou pq a média tá baixa demais. Ou pq não tem trilha ou pq teve trilha difícil demais e assim vai. A culpa nunca é do piloto que não tem preparo físico, que não se preocupa em sempre melhorar a pilotagem, que não quer investir em equipamento... não..., a culpa é do organizador que não faz uma prova pensando num piloto que tem 130 kg, não faz atividade física nenhuma, bebe como um condenado, fuma feito louco e não faz manutenção na moto. Se o organizador pensar em fazer uma prova p/ este piloto, quem vai desistir do esporte são os demais. As críticas construtivas são sempre bem vindas, mas há que se saber separar críticas construtivas de reclamações. Uma boa crítica construtiva é aquela que aponta o problema e sempre vem seguida de uma solução.
Estamos certos que vamos alcançar a medida certa (com o perdão do trocadilho...), por isso precisamos da opinião de todos.
Se precisarem de alguém neutro, que não faça parte de nenhuma equipe para ser responsável por este processo, eu tô dentro. Podemos discutir os critérios que serão avaliados e formular as perguntas que serão feitas com as equipes e aplicar no final de cada prova.
Mauricio Lins
... + de 200 mensagens
... + de 200 mensagens

Post by Mauricio Lins »

Também posso ajudar na pesquisa, tanto formulação, aplicação e tabulação dos dados.

Estou muito atento ao tópico e estou formulando o que dizer pois muitas das coisas que eu diria já foram ditas e respondidas.

Gosto muito do FIM por achar q é mais "descomplicado" mas o Regularidade é uma paixão de todo trilheiro.

Vida longa ao regularidade e vamos atrair mais pilotos responsáveis e que queiram praticar o esporte com responsabilidade, tirando o máximo de proveito destes momentos únicos que vivemos nas trilhas.
Mauricio Lins
[email protected]
(41)9988-2705
Rodrigo
Site Admin
Site Admin

Post by Rodrigo »

o cursinho poderia ou melhor deveria ser da orma aré bar do paulo e premiação e pódium lá mesmo para aguçar a curiosidade dos outros trilheiros e fazer essa integração, e só para iniciantes e novatos ideal seria dupla ou dividir da forma que for possivel. Só dos piras tenho certeza que a maioria ajudaria.
Equipe Piratrilhas
Campeão Sênior Copa TCC 2011
Digibyte Sistemas de Folha de Pagamento, Contabilidade e Fiscal
laskoski
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Post by laskoski »

Ótima ideia de trajeto e premiação.
Quanto a dupla, a ideia é o piloto ter um padrinho durante o pratico?
Se sim, acho que é um caminho para atrair mais pilotos para o cursinho.

Outra sugestão, o TCC subsidiar parte do custo das inscrições, reduzindo ou zerando a inscrição.
Próximo cursinho em um ginásio de esportes lotado....
Graziani
... + de 30 mensagens
... + de 30 mensagens
Trilhas: Não

Post by Graziani »

Ótimo essa ideia do Cassius debater o enduro de regularidade, como novato e tendo feito duas provas de regularidade e uma de FIM nesse ano, vou relatar minhas dificuldades e facilidades no início desse esporte.
A primeira dificuldade foi quanto a escolha do equipamento de navegação, eu como iniciante no esporte postei um tópico aqui e que na verdade me deixou mais na dúvida do que achar uma solução, enfim os amigos da orma me falaram da ajuda do Lorielse aqui em nossa capital e que isso para quem está começando faz toda diferença.
Meu primeiro enduro foi o Aroeira lugar lindo com trilhas fantásticas mas acredito que como primeiro enduro era para amar ou odiar, como tinha chovido muito foi muito difícil fiz só metade da prova.
O segundo foi o madrugada que andei somente uma hora e parei, não por problemas da prova e sim por problemas de piloto mesmo.
Minha sugestão principalmente para os estreantes é sobre a dificuldade da prova ou a quantidade de laços, realmente a primeira prova para aprender navegar e ao mesmo tempo pilotar é bem difícil. E talvez fazer um cursinho (por demanda) em Julho além do início do ano.
Abraço a todos
Guilherme Graziani
salau
... + de 500 mensagens
... + de 500 mensagens

Post by salau »

Olá a todos, estou adorando esses debates e pensando...nossa, todas as minhas ideias já foram expostas...rsrsrsrsrsrs :oO :oO :oO

Uma coisa é certo, temos que focar melhor no cursinho, o meu 1° foi o melhor. Foi com o professor Joelson, muito didático, detalhista nas tulipas, mostrando até o que era um PC taz...nunca mais esqueci... |2 |2 |2

Nosso cursinho tem que ser mais detalhista, especificar os detalhes da planilha, dicas de como marca-la, detalhes sobre os aparelhos compass e totem, nem precisa mostrar a planilha da prova, apenas detalhar uma tulipa, como é a marcação da velocidade, tempo, detalhes de como integrar 2 tulipas, isso abre a mente dos novos pilotos...

Pode contar comigo a ser um dos padrinhos no cursinho, isso sim é realmente essencial... :;;; :;;;

Em questões de prova, acredito que o mais fácil de fazer será o corte dos trechos difíceis para a média C, uma que não desgasta os pilotos iniciantes, agiliza a prova e o melhor de tudo, deixa os iniciantes com aquele gostinho de:
"puts...pena eu ser iniciante e não poder passar por aquele trecho..."

Eu ficava morrendo de curiosidade e com água na boca quando via os pilotos vindo de um corte para a minha média e eu tinha que desviar...acredito que a curiosidade dos novos pilotos pelos desafios em provas, vai acabar fazendo com que eles cresçam dentro do nosso esporte...
Categoria Sênior Enduro Regularidade
Xr 250 Tornado
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

laskoski wrote: Se precisarem de alguém neutro, que não faça parte de nenhuma equipe para ser responsável por este processo, eu tô dentro. Podemos discutir os critérios que serão avaliados e formular as perguntas que serão feitas com as equipes e aplicar no final de cada prova.
Mauricio Lins wrote:Também posso ajudar na pesquisa, tanto formulação, aplicação e tabulação dos dados.

Estou muito atento ao tópico e estou formulando o que dizer pois muitas das coisas que eu diria já foram ditas e respondidas.

Gosto muito do FIM por achar q é mais "descomplicado" mas o Regularidade é uma paixão de todo trilheiro.

Vida longa ao regularidade e vamos atrair mais pilotos responsáveis e que queiram praticar o esporte com responsabilidade, tirando o máximo de proveito destes momentos únicos que vivemos nas trilhas.
Fiquem ligados, Laskoski e Maurício, pois vamos precisar de vcs, sim, mas não é p/ comer a rainha...haha. A minha dúvida é se vcs poderão comparecer às provas p/ fazer a avaliação, já que não tenho visto o Laskoski nas provas desde que se machucou no cachorro louco e o Maurício tem optado mais pelo Enduro FIM, mas se puderem, o enduro agradece. Serão muito bem vindos. A Alynne até já deu uma boa idéia aqui que é usar um tablet no resultado das provas onde os pilotos possam votar. Os nossos diretores de TI que se virem p/ fazer o programa.
laskoski
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Post by laskoski »

Cassius, pode contar comigo.
Como não estou andando posso me dedicar a fazer algo pelo clube, estou precisando de um pretexto pra ficar mais perto das provas.
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

joaopurkote wrote:Não tenho uma grande sugestão ou idéia, mas vou expor algumas, talvez tudo que eu proponha já tenha sido feito no passado, pois este é o meu primeiro ano no regularidade e não possuo experiência o bastante para poder contribuir mais com o clube. Vou simplesmente relatar alguns pontos que passei durante o ano, que talvez possam ajudar o pessoal mais experiente a dar soluções viáveis.
Sou da TT e comecei este ano, fiz todas as provas da copa de regularidade e nenhuma do FIM. Iniciei no esporte pq sou apaixonado pelo off-road e desde 2012 acompanho o forúm do tcc. Fiz o cursinho de 2012, juntamente com mais dois amigos e decidimos nos preparar para correr o regularidade 2013, não sou de nenhuma equipe e conheço pouquíssimas pessoas do meio, mas como estava acompanhado de dois outros colegas nos encorajamos e decidimos entrar pra ver no que dava. Lembro do Martines no cursinho de 2012 indo falar conosco e dar dicas de como se comportar na prova e incentivando nossa presença (fomos com uns potinhos de plástico e canetas que enrolavam a planilha, e sem odometro nenhum), mas como eramos 3 fizemos a prova juntos e por isso nos lançamos no desafio, e gostamos o suficiente para no ano seguinte, 2013, correr toda a copa tcc. No meio do caminho conheci o cesar mutley, que me tirou muitas duvidas e contribuiu para não desistir no meio do caminho. Sempre que possível levei minha família nas provas e em todas as provas eles relataram o mesmo, não saber como ir para os neutros e como funcionava tudo, carros madrinha que iam embora sem perguntar quem gostaria de ir aos neutros e uma impressão de não fazermos parte de todo o espetáculo do enduro, isso faz as pessoas desistirem, pq quem leva seus pais, familiares para acompanhar uma prova, no início, lhes proporciona uma experiência confusa e frustrante. O regularidade é uma prova solitária, no sentido de que o piloto larga e o público não o vê mais, fica várias horas aguardando em um neutro o seu piloto, logo não há interesse do público em geral em acompanhar uma prova no regularidade e na minha opinião somos movidos por exemplos, o menininho deseja andar no motocross pq foi assistir uma prova e deseja ser igual ao piloto que ele viu andando e assim por diante, no regularidade isso não acontece por conta dos moldes da prova. No cachorro louco a largada e principalmente a chegada foram muito bacanas para o público, aquela subida foi emocionante para o público (minha irmã fala pra todo mundo que eu cai na subida final e que é muito legal e etc), ela se empolgou com aquela prova e isso faz as pessoas se interessarem e investirem na modalidade. E para o piloto tbm é muito importante passar pelo pessoal ao longo da prova (pelo mesmo pro iniciante).
Outro ponto que observei ser o impedimento da galera entrar no esporte, é a questão do receio em se perder durante a prova, a unica prova em que senti esta preocupação foi no madrugada, onde os organizadores me perguntaram várias vezes se eu estava perdido ou precisava de ajuda, acho que a competitividade na trail não deve ser incentivada, por exemplo: o organizador sabe quais são os numerais da trail e não custa nada em lugares onde o roteiro complica deixar um cara lá para evitar que o cara da trail se perca completamente e explique onde ele esta e como funciona aquele trecho. No cursinho deste ano ou ano passado, onde o neutro principal era no capivara, o piloto chegava ao bar e voltava pelo mesmo sentido, eu e meus amigos não entendemos e seguimos reto, fomos longe até se tocarmos que estávamos errados, e o engraçado é que o neutro estava cheio de pilotos e nenhum, gritou ou assoviou para nos alertar do erro grotesco que estávamos cometendo. Antes de entender completamente como funciona a prova o mais importante é conquistar o piloto para o meio, pq se não existir o pessoal de base, em breve os tocha não terão prova pra andar.
Bem interessante os seus pontos de vista, João!
Tem coisas que a gente não se preocupa muito, pq faz parte da rotina, mas prá quem é novo na área, realmente faz falta.
Essa questão do apoio parece bem resolvida com o organizador fazendo uma planilha de apoio, mas e se o pessoal de apoio nunca viu uma planilha antes? Bem... aí o negócio é seguir o carro madrinha. Todo diretor de prova já programa antecipadamente o horário de saída do Carro Madrinha, mas é ai que está a falha: esse horário não é divulgado o suficiente para que todos saibam. Isso é algo que poderia ser divulgado no próprio mapa de apoio. Assim o pessoal já ficaria esperto.
Vai uma dica para os pilotos em que o pessoal de apoio pretende acompanhar o carro madrinha: fique sempre de olho na UTI Móvel do Evento, pois ela é uma van fácil de identificar e ela sempre acompanha o Carro Madrinha rumo ao neutralizado principal.

Qto ao apoio acompanhar o piloto em alguma passagem, realmente é difícil, até por uma questão de segurança dos pilotos, pois para que isso aconteça, muitas vezes é necessário que os carros de apoio andem na contramão das motos nos acessos a estes locais. Isso era comum nos enduros há 10 ou 15 anos atrás, mas até por uma reivindicação dos próprios pilotos, os carros de apoio foram direcionados diretamente p/ os neutralizados de abastecimento. Particularmente, acho muito interessante que o apoio possa observar a passagem dos pilotos e procuro sempre um lugar que seja seguro p/ isso. Neste último cachorro Louco, o local de largada e chegada realmente nos favoreceu, mas normalmente não é possível.

Sobre o fato dos pilotos iniciantes terem medo de se perder, isso é bem verdade mesmo. Todos fomos iniciantes um dia e me parece bem comum esta sensação de ser fácil se perder, já que é algo desconhecido até então. Essa sensação só vai embora qdo vc entende perfeitamente como funciona a brincadeira. Acredito que um acompanhamento personalizado no cursinho minimizaria bastante essa sensação inicial. Fora isso, só me resta mais uma dica: ao identificar que vc não está no roteiro certo, tente retornar, com todo cuidado do mundo, à última referência q vc tem certeza que estava certo e siga novamente pela planilha. Se o erro persistir, mantenha-se no roteiro da prova e aguarde a equipe de fecha-trilhas.

Em relação aos cortes para as categorias de base, tudo depende da logística da prova e da característica de cada Diretor de Prova, mas o TCC tbm é a favor destes cortes e sugere a todas as equipes que os façam.

Obrigado pelas informações importantes e continue opinando.

Um abraço.
Mauricio Lins
... + de 200 mensagens
... + de 200 mensagens

Post by Mauricio Lins »

Cassius wrote:
laskoski wrote: Se precisarem de alguém neutro, que não faça parte de nenhuma equipe para ser responsável por este processo, eu tô dentro. Podemos discutir os critérios que serão avaliados e formular as perguntas que serão feitas com as equipes e aplicar no final de cada prova.
Mauricio Lins wrote:Também posso ajudar na pesquisa, tanto formulação, aplicação e tabulação dos dados.

Fiquem ligados, Laskoski e Maurício, pois vamos precisar de vcs, sim, mas não é p/ comer a rainha...haha. A minha dúvida é se vcs poderão comparecer às provas p/ fazer a avaliação, já que não tenho visto o Laskoski nas provas desde que se machucou no cachorro louco e o Maurício tem optado mais pelo Enduro FIM, mas se puderem, o enduro agradece. Serão muito bem vindos. A Alynne até já deu uma boa idéia aqui que é usar um tablet no resultado das provas onde os pilotos possam votar. Os nossos diretores de TI que se virem p/ fazer o programa.

Oi, Corro o campeonato de FIM e dou um apoio no Regularidade, como disse o Laskoski é mais um motivo para se aproximar do clube e poder interagir com todos.

Quanto às formas de aplicação da pesquisas podemos ver várias formas desde tablets no final da prova, papel, via site, por email... O importante é obter um dado que seja relevante e possa auxiliar na tomada de decisão de como conduzir as provas, trazendo cada vez mais pilotos.

É como sempre digo, "como piloto sou um excelente burocrata."

Contem comigo.
Mauricio Lins
[email protected]
(41)9988-2705
Guto
... + de 1000 mensagens
... + de 1000 mensagens
Regularidade: Não

Post by Guto »

Como em qualquer lugar, nada se cria, tudo se copia, alguém viu o Desafio que aconteceu em Friburgo onde o Bomba participou???

Fico a disposição para puxar uma turma em 2014...

http://www.motoraid.com.br/motoraid/not ... a-friburgo

E como sempre, o homem SHOWWWW Fernandinho aprontando as suas hahahahahah...
Campeão Paranaense Cat. Junior 2011
Campeão Copa TCC Cat. Sênior 2012
MXF Team Racing
Cat. Máster
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

MRF wrote:Olá a todos...

acho que 3 pontos básicos poderiam tornar mais atrativo o regularidade

1 Média - é meio que uma unanimidade que a média esta alta, mas até por ser regularidade, deveria ter trechos de alta - de média (maioria) e de baixa (testar a paciência do piloto)...

2 todos querem ganhar - essa é uma questão até abrangente, pois nas mudanças de categorias vemos que muitos chegam na máster e vão para over ou recuam para sênior, outros deixam de fazer prova para não ir para a categoria de cima (isso por sí só vai tirar pilotos de algumas provas) muitos pedem a inclusão de categoria (over 50 -open )... (todos querem ser competitivos)

Com o uso de gps as provas tem muitos pcs, e isso tem um problema terrível, 1 o piloto da uma errada no começo e foi a prova... outro a pontuação fica muito distante de um tocha e de um novato...(desmotivante)
muitos esportes são motivadores e movimentam as massas pelo motivo de nem sempre o favorito vencer...
o que mais motiva um piloto a ter todo o trabalho de fazer a prova, é poder ganhar (ou ter uma boa colocação)... pois para ir e fazer uma trilha ele não precisa pagar e ter todo o trabalho que o enduro tem...

3 Características de provas -eu e muitos amigos fazem a primeira prova de regularidade no Enduro da madrugada, na categoria duplas, tem provas que tem que ser mais divertida, como fizeram com o endurela, o primeiro jurão que fiz também achei legal, pois todos andavam na mesma média, e quando o resultado ficava disponível era possível comprar com os tocha, era o enduro em que todos eram iguais rsrsrs...

ta igual formula 1 só o Vetel ganha... muito chato
1.) Acredito que as médias possam ser melhor elaboradas, mas se tem uma coisa pior do q média alta, é uma média prá testar a paciência. É muito mais maçante e desgastante para o piloto andar se arrastando. Prova disso foi a média do Enduro da Madrugada dos 25 anos. O Diretor de Prova foi crucificado por 90% dos pilotos por causa da média baixa, então é assim... nem tanto ao céu, nem tanto à Terra. Entendo que o que vc quis dizer é “ter de tudo” e isso realmente é o ideal, mas o difícil é dimensionar a média ideal, já que cada piloto tem uma performance diferente do outro. A nossa intenção será agradar a maioria, mas certamente alguém ficará insatisfeito por causa das diferenças de desempenho de cada piloto dentro da mesma categoria.

2.) Concordamos plenamente que todos querem ser competitivos. Inclusive acho que qto mais categorias tivéssemos, melhor seria. Se pudéssemos subdividir as categorias, por exemplo, Máster Pró e Máster Expert, Over Máster e Over 40, muitos pilotos sairiam mais satisfeitos pq seriam mais competitivos, mas tudo tem um custo. Não se pode bancar uma categoria com 5 pilotos. É inviável ao organizador por causa dos troféus e sendo inviável financeiramente, não há quem queira organizar prá tirar dinheiro do próprio bolso. Sem contar a hierarquia dos campeonatos estaduais e nacionais que teriam categorias diferentes.

O fato de ter muitos PCs não pode ser levado como um ponto negativo. Se eu errei e passei 3 PCs atrasados por causa disso, o meu adversário tbm pode errar mais tarde e passar 3 PCs atrasados tbm. Ou é injusto que eu tenha errado e perdido mais pontos do que o meu adversário que não errou? Nos pcs manuais isso acontecia, lembra? Vc podia errar e levar sorte de não ter PC, mas pensando bem, é justo? Acho que os pcs por gps vieram para avaliar melhor os pilotos mais regulares. Se a prova tiver de tudo, média alta, média baixa, estradão, trilha técnica e etc, os melhores e mais regulares vencerão e não apenas aquele que acelera mais. O que não pode acontecer é virar loteria.

3.) A minha primeira prova tbm foi o Madrugada e tbm foi de duplas (só existiam duplas no madrugada.. rs), mas como trata-se de uma competição, não podemos confundir enduro com gincana. Acho que é unânime entre os pilotos que uma “Trilha do Horror” ou uma “Trilha das Bruxas” como tradicionalmente é feito no Madrugada, vem a somar e é muito divertido, mas como organizador de provas, eu sei que nem sempre as coisas saem como gostaríamos e às vezes, precisamos do efetivo da equipe organizadora em outros pontos que tem mais prioridade.
O Endurela sim, é uma gincana. Uma brincadeira para trazer a família ou a sua companheira para o seu hobby. Infelizmente, as notícias não são boas p/ 2014, já que a Ekiperdida, tradicional organizadora do Endurela, parece que “entregou os betes”. É mais uma equipe desestimulada que trocou o prazer de organizar pela incomodação de organizar. Não é fácil mesmo.

Qto ao Vetel, os méritos são todos dele. Sou a favor de que toda dedicação deve ser premiada, senão, prá que se dedicar? Fico feliz qdo o melhor vence, pq está vencendo o que mais trabalha para vencer. Só desta forma é que eu sei que tbm posso vencer. Se for na sorte, talvez eu vença uma vez ou outra, ou talvez nunca vença, mas se for na base da dedicação e trabalho, se eu me dedicar mais do que ele, eu posso vencê-lo. É isso que move os atletas. E pode contar que é isso que está na cabeça daqueles que estão entre os primeiros colocados: se ele pode, eu tbm posso.
Post Reply