ATENÇÃO VOCE PILOTO DE ENDURO FIM (SEU INTERESSE)...

Espaço para troca de mensagens entre pilotos, trilheiros e visitantes. Enduro de Regularidade, Cross Country, Enduro FIM em 2 rodas é aqui mesmo.

Moderator: TCC

Post Reply
Elcio/Feijão

ATENÇÃO VOCE PILOTO DE ENDURO FIM (SEU INTERESSE)...

Post by Elcio/Feijão »

Sei que logo em seguida virão cobranças de, porque nao leva essa ideia em pauta para as reuniões.. mas acredito que se voce piloto de Enduro FIM, achar que a ideia abaixo podera melhorar as provas de enduro fim, poderemos fazer um abaixo assinado para essa mudança, pois sei que nao temos como juntar varios pilotos na reuniao do TCC.. ou se a grande maioria apoiarem a ideia...postando aqui.. nosso presidente podera se " sensibilizar" e adotar essa mudança...

Mudanças para o FIM .. inicia no TCC.....

As nossas provas de Enduro de regularidade são distribuídas em duas etapas por prova.. se
o cara anda bem na primeira e quebra na segunda.. nao perde todo o "
investimento " feito para aquela prova.... tornando a copa mais
competitiva
Isso nao ocorre no FIM... o cara anda todas as especiais bem .. e
na ultima quebra ou cai.... acaba com todo o investimento da semana que
antecede a prova e o do fim de semana!!!

Sugestão:
A prova de Enduro FIM ser dividida em duas etapas por prova ,
pegamos uma prova como exemplo(4 Voltas):
Colocaria a volta de reconhecimento com PCs de passagens( ch’s,
inicio e fim das especiais (1 minuto de penalização por passagem) e mais o
tempo da primeira volta como uma etapa, e as outras duas como segunda
etapa
, se a prova tiver 5 voltas , podera ser utilizada voltas 2 e 3 para
a primeira etapa, e 4 e 5 segunda etapa, para a premiação do dia.. usa-se
a mesma regra do enduro , o tempo total.. mas não teria mais problema de
se o cara não completar alguma voltas, ser DESCLASSIFICADO( isso pode
revoltar o piloto que se prepara a semana toda, envolve a família no fim
de semana, e por não completar uma das voltas por qualquer que seja o
problema, perde a chance de ter uma boa posição).

Sei que as regras são as seguidas do PARANAENSE E BRASILEIRO, mas..
quem sabe o TCC INOVA, e eles acabam vindo atrás...
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Pare e pense!!!
NUNCA SUBESTIME UMA IDEIA !
Conta-se que o Governador da Carolina do Norte certa vez cumprimentou
Thomas Edison pelo seu gênio criativo.
"Não sou um grande inventor", retrucou Edison. "Mas você tem mais de 1.000
invenções patenteadas em seu nome", declarou o governador.
"Sim, mas poucas delas posso reivindicar como absolutamente originais,"
respondeu Edison.
"Acho que não estou entendendo", observou o governador.
"Bem", explicou Edison, "Sou uma ótima esponja. Absorvo ideias onde posso e
as coloco em prática. Depois eu as aperfeiçoo até que se tornem algo de
valor. Minhas ideias são em geral ideias que outras pessoas tiveram, mas
não as desenvolveram”.
WINDER MOTOS
... + de 500 mensagens
... + de 500 mensagens

Re: ATENÇÃO VOCE PILOTO DE ENDURO FIM (SEU INTERESSE)...

Post by WINDER MOTOS »

acho interessante mas vai complicar no ranking :?: ja temos dois ranking prontos ,E NADA DO F.I.M ENTÃO DE SER MAIS complicado :;;;
Lessandro
... + de 1000 mensagens
... + de 1000 mensagens
Regularidade: Sim
FIM: Sim
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Sim

Post by Lessandro »

Eu achei interessante a ideia, talvez nao seja a melhor solucao, mas concordo que algum tipo de mudanca possa ser feita nem que seja pro proximo ano, ja que agora o campeonato de 2013 ja comecou ne?
Outras ideias sao: Descartar o pior resultado de uma especial? Descartar o pior resultado de uma etapa / prova (Essa parece que ja estava em analise) ?
Mas acho que tudo tem que ser discutido com cautela, ate pra noa fujir muito do regulamento do Brasileiro....
Alberini
Elcio/Feijão

Post by Elcio/Feijão »

Sobre o RANKING!! depende da opiniao dos pilotos... se poderá ser adotado na proxima prova, ou proximo ano!... ou nao ser adotado.. vamos lá pilotos.. sintam-se à vontade para opinar, sua critica sera bem vinda :;;; .. desde que construtiva!!!! :))) :)))
o que eu nao gostaria e de que essa ideia seja adotada ou rejeitada por uma duzia de pilotos que participam das reuniões semanais!!
Ricardo Magnago
... + de 100 mensagens
... + de 100 mensagens
Regularidade: Não
FIM: Não
Trilhas: Não

Post by Ricardo Magnago »

Senhores,

O TCC ao longo dos anos teve suas provas de enduro de regularidade reconhecidas e respeitadas no estado e nacionalmente devido ao know-how , esforço das equipes e membros e o fiel seguimento dos regulamentos superiores ( CBM e FPRM).

O campeonato brasileiro ao que me lembro, foi dividido em 2 etapas pois faltavam organizadores para prova de tal proporção. Assim como as distâncias entre cidades, visto ao tamanho continental do país. Assim se seguiu com o camp. paranaense.

Criar de baixo para cima regulamentos por sí somente seria afrontar os regulamentos da Federação e Confederação, órgão máximo do esporte no país.

Além do mais criaríamos "normas" muito particulares nesta modalidade o que poderia dificultar a vinda de de campeonatos estaduais ou nacionais. Afinal teríamos 2 regulamentos distintos, qual deles deve ser empregado e em qual prova. Isto não falo somente as alterações sugeridas pelo Sr, mas para todas que vão chocar-se contra os regulamentos superiores. Não estou levando a idéia em si nesta consideração , mas o simples conflito que criaria.

Temos sim que colocar em prática as demais normais do Enduro FIm para que não nos descolemos da realidade das provas país afora.

SOU CONTRA ! Esta idéia e outras devem ser levada a CBM para que ela sim promova de cima para baixo possíveis alterações.

Abraços
Ricardo _ Tornadinho
Elcio/Feijão

Post by Elcio/Feijão »

Nos somos "Brasileiros".. sempre esperando que alguem la de cima faça algo por nós..( não estou falando de DEUS, pois este sim todo dia faz algo por nos)
Que tal começarmos mudar de baixo para cima.. afinal .. quem sabe o que eh melhor para o piloto? nos que aceleramos todos os fins de semana? ou engravatados que aceleraram suas agrales explorer zero km(ano93/94)... vinte anos atras.....
Se não me engano , no BRASILEIRO de ENDURO de REGULARIDADE o resultado foi pontuado de formas diferentes..... esse nao seria problema para mudanca no FIM.
Pilotos .. postem suas ideias... façamos uma tempestade de ideias.. pois mais absurda que possa parecer.. juntando com outra e outra.. poderemos INOVAR....
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

Eu, particularmente, não concordo com dividir em etapas, por 2 motivos:

1-) O Enduro se chama assim, pq seu nome vem da palavra inglesa "Endurance" que significa resistência. Esta deveria ser a característica principal da modalidade enduro. Resistência não só de pilotos, mas de equipamentos tbm. O enduro não pode perder essa sua essência, pois senão, daqui a pouco alguém vai achar uma boa idéia dividir cada volta por uma etapa e aí estaremos brincando de velocross disfarçado de enduro.
Caiu? Quebrou? A culpa é de quem? Do regulamento que não prevê isso? Então o regulamento tem que te dar uma chance de alcançar o cara que não caiu e não quebrou? Acho que não!
É claro que não podemos exigir de pilotos amadores como nós, resistência de piloto profissional, mesmo pq, 100% de nossos pilotos não são profissionais, mas dividir uma prova em duas, não vai medir quem foi o melhor do dia, muito pelo contrário, vai penalizá-lo. Quem se prepara mais tem que ser recompensado e não, penalizado. E nós temos muitos exemplos disso no regularidade, que eu tbm não concordo que seja dividido em duas etapas. Por mim, o regularidade voltaria a ser uma etapa por dia.
Prova disso está aí, no último enduro do Jurão. Teve piloto que foi o melhor do dia, perdeu menos pontos, ganhou a prova e está em segundo no ranking pq a prova é dividida em duas etapas. Quer um absurdo maior do que este? Vc ganhou, mas está em segundo.

2-) O feitiço pode virar contra o feiticeiro.
Tudo bem que se vc quebra numa etapa, vc ainda tem a outra para ganhar alguns pontos, mas e se vc quebra na primeira etapa e não consegue consertar para a segunda? O que acontece? Vc vai perder duas etapas e não apenas uma, fazendo seus adversários se distanciarem ainda mais de vc nos pontos.

Partiu, União da Vitória....
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
Ricardo Magnago
... + de 100 mensagens
... + de 100 mensagens
Regularidade: Não
FIM: Não
Trilhas: Não

Post by Ricardo Magnago »

Cassius,

Gostei da ponderação.

Também discordo da divisão em 2 etapas no Paranaense e no TCC. Acredito que no brasileiro (regularidade) seja necessário, para diminuir número de provas e assim todos possam fazer todas as provas. Eu estava certo ou errado no porque começou esta historia de 2 etapas?

Fui
Ricardo _ Tornadinho
joelson prescendo
... + de 500 mensagens
... + de 500 mensagens

Post by joelson prescendo »

Ricardo Magnago wrote:Cassius,

Gostei da ponderação.

Também discordo da divisão em 2 etapas no Paranaense e no TCC. Acredito que no brasileiro (regularidade) seja necessário, para diminuir número de provas e assim todos possam fazer todas as provas. Eu estava certo ou errado no porque começou esta historia de 2 etapas?

Fui
Aiiiiiiiii......acho que participei diretamente desta mudança. "todas as mudanças são temporárias", o importante é ponderar e sempre buscar a melhor mudança, mesmo que seja retornar a mudança.

OPA! confundiu tudo...-não vou mudar.

Joelson
Elcio/Feijão

Post by Elcio/Feijão »

Cassius wrote:Eu, particularmente, não concordo com dividir em etapas, por 2 motivos:

1-) O Enduro se chama assim, pq seu nome vem da palavra inglesa "Endurance" que significa resistência. Esta deveria ser a característica principal da modalidade enduro. Resistência não só de pilotos, mas de equipamentos tbm. O enduro não pode perder essa sua essência, pois senão, daqui a pouco alguém vai achar uma boa idéia dividir cada volta por uma etapa e aí estaremos brincando de velocross disfarçado de enduro.
Caiu? Quebrou? A culpa é de quem? Do regulamento que não prevê isso? Então o regulamento tem que te dar uma chance de alcançar o cara que não caiu e não quebrou? Acho que não!
É claro que não podemos exigir de pilotos amadores como nós, resistência de piloto profissional, mesmo pq, 100% de nossos pilotos não são profissionais, mas dividir uma prova em duas, não vai medir quem foi o melhor do dia, muito pelo contrário, vai penalizá-lo. Quem se prepara mais tem que ser recompensado e não, penalizado. E nós temos muitos exemplos disso no regularidade, que eu tbm não concordo que seja dividido em duas etapas. Por mim, o regularidade voltaria a ser uma etapa por dia.
Prova disso está aí, no último enduro do Jurão. Teve piloto que foi o melhor do dia, perdeu menos pontos, ganhou a prova e está em segundo no ranking pq a prova é dividida em duas etapas. Quer um absurdo maior do que este? Vc ganhou, mas está em segundo.

2-) O feitiço pode virar contra o feiticeiro.
Tudo bem que se vc quebra numa etapa, vc ainda tem a outra para ganhar alguns pontos, mas e se vc quebra na primeira etapa e não consegue consertar para a segunda? O que acontece? Vc vai perder duas etapas e não apenas uma, fazendo seus adversários se distanciarem ainda mais de vc nos pontos.

Partiu, União da Vitória....
===============================================================
Sobre o resultado JURÃO!! isso ocorre porque a premiaçao sai pelo geral total de pontos perdidos, quando poderia ser soma dos pontos ganhos na posicao que o piloto ficou na primeira e segunda etapa!
COMPLICADO? não quando um apurador de provas domina o EXCELL.. que com algumas formulas nos dará pronto ja o ranking, em vez de um resultado de quem fez mais ou menos pontos.

Resistência das motos e pilotos: bla.bla.bla.. seguir regulamentos internacionais....considerando que o regulamento para eles(gringos), considera que nenhum piloto esteja com MOTOS com mais de um ano de USO, pois o preço desses brinquedos faz com que todos possam trocar de maquinas anualmente, portanto resistencia das motos nao seria parametro para achar o melhor piloto...Já aqui.. claro que isso ja coloca o "PILOTO" que "se preparou melhor" com um "pequeno"percentual de chance de chegar ao final da prova com a maquina inteira.
PILOTAGEM... isso sim vai depender de braço, preparo, é o que fica divertido discutir com amigos... lembro que para o Airton(....) como nao tinha uma boa maquina, sempre antes das provas rezava para que chovesse, para assim poder mostrar o tão bom tinha braços para pilotar em condições dificeis, e para os concorrentes isso era um pesadelo pois tinhas as melhores maquinas, motorzao, suspenção equipamentos de ponta... e bastava uma chuva la vinha ele.. fazendo ultrapassagens incriveis deixando todos comendo poeira.. ou melhor agua...
Entao.. seguimos aqui com essa discussão ( saudavel).. mas to vendo que muitos leem.. sera que é medo de escrever? sera que de eu postar uma enquete tera mais opinião.. ou levar no proximo (FIM ) uma lista para coletar assinaturas de voces pilotos ??
abraços a todos e boa leitura...

Ah... so para lembrar os mais esquecidos.. o AYTON que me referi acima.. eh do meu eterno IDOLO AYTON SENNA DO BRASIL
guips
... + de 100 mensagens
... + de 100 mensagens

Post by guips »

Srs. A modalidade não deve divergir do modelo atual imposto pela FIM , onde como já disseram antes , a moto , o piloto e sua equipe devem ser testados ao extremo , sendo este , provas de especiais cada vez maiores e mais técnicas , com menor velocidade , favorecendo a técnica e preparo antes de qualquer coisa .
Cada vez que for feita uma alteração para beneficio de todos, esta deve seguir em conjunto ao regulamento internacional , pois somente assim teremos pilotos e equipes para acompanhar a evolução.
Ja acompanhei uma etapa de um campeonato mundial de enduro e nesta percebi que temos muito bem organizadas a estrutura em geral , faltando assim somente uma aumento do grau de dificuldade técnica das provas .Tudo que temos aqui , barraca de lanches , apuração , tudo mesmo ,é muito semelhante ao que existe lá fora ... :;;; :;;; :;;; :;;; :;;;
Guilherme S.A.Carreirão
EQUIPE AROEIRA
www.enduroaroeira.com.br
Post Reply