Trilhas Enduro FIM Piratrilhas em Bocaiúva do Sul.

Espaço para troca de mensagens entre pilotos, trilheiros e visitantes. Enduro de Regularidade, Cross Country, Enduro FIM em 2 rodas é aqui mesmo.

Moderator: TCC

Rodrigo Stelle
... + de 10 mensagens
... + de 10 mensagens

Trilhas Enduro FIM Piratrilhas em Bocaiúva do Sul.

Post by Rodrigo Stelle »

Srs. Pilotos. |1 |1 |1

Neste Final de ano na entrega de Brinquedos para a população de Bocaíuva do Sul aos redores onde foram organizados os Enduro Fim e Enduro de Regularidade, recebemos varias reclamações dos moradores locais de bagunça com motocicletas de trilhas na Região.
Como é de praxe, após o encerramento das atividades enduristiscas na região, damos um tempo ao terreno, ou seja não vamos para região para as trilhas voltarem as condições normais.

Mas tivemos um surpresa, constatamos que há muitos pilotos batendo na região do Enduro Fim.

O Enduro Fim é uma prova que judia muito do terreno, por ser quatro voltas no mesmo local, por isso peço para que estes pilotos anarquistas parem de andar e incomodar a população local ao redor destes terrenos.

Diante destes fatos, gera um desanimo total na equipe em organizar os Enduros Fim, pois os pilotos de Enduro de Regularidade normalmente respeitam as trilhas, mas alguns pilotos de Enduro Fim, acabam se aproveitando das trilhas abertas para incomodar a população local.

Então peço a todos que parem de andar na região do enduro fim, porque vamos acabar perdendo a autorização de andar naquelas terras, que foi tão dificil de conseguir, e como sempre as porteiras vão se fechar.

Saudações Enduristas e uma boa virada de Ano a Todos.
Rodrigo Stelle
tirdo
... + de 500 mensagens
... + de 500 mensagens

Re: Trilhas Enduro FIM Piratrilhas em Bocaiúva do Sul.

Post by tirdo »

Infelizmente temos até videos postados no youtube, acreditamos que depois destes comentários os mesmos ou até outros que estão com intensão de andar em trilhas aonde passam as provas tanto da nossa equipe como de outras tenham mais respeito, pois não é fácil conseguir trilhas e logo apos perde-las.

UM FELIZ ANO NOVO A TODOS
PIRATRILHAS
Silvio Piratrilhas
... + de 200 mensagens
... + de 200 mensagens

Post by Silvio Piratrilhas »

Moçada

Do jeito que a coisa está indo logo não teremos lugar para andar, este tipo de atitude é o que dificulta a continuidade do nosso esporte, as áreas de nossa região estão cada vez mais fechadas, sendo sempre necessário o pedido de autorização para utilização das mesmas.

Tenho certeza que estamos no meio de pessoas de bom senso.

abs a todos e esperamos as provas de 2012.

Grato a todos
Gilson
... + de 100 mensagens
... + de 100 mensagens
Regularidade: Sim
FIM: Não
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Não

Post by Gilson »

Pois é amigos!

A mesma coisa tem acontecido em Campo Largo. A cada ano que passa temos mais dificuldades para organizar provas pelos mesmos motivos (reclamação de moradores e proprietário de terrenos). Alguns, infelizmente são pilotos de regularidade, mas a maioria são trilheiros mesmo, aquelas pessoas que nunca participam/organizam de prova nem de regularidade nem de FIM, e não tem a menor idéia da dificuldade em conseguir e principalmente, manter trilhas/carreiros abertos para passagem de provas e até mesmo para diversão em trilhas.

Cabe a todos nós, que estamos no meio, encontrarmos uma forma de conscientizar estes pilotos, principalmente na função que os pais deles falharam, que é educação/bom senso. Eles tem que entender que barulho de escapamento de moto só é legal para quem está acelerando, e não para quem está em casa, a mesma coisa para excesso de velocidade em ruas e estradas ...

Vamos pensando em alguma solução... para o bem de todos nós...

Gilson
Equipe Aroeira
Araujo
... + de 10 mensagens
... + de 10 mensagens
Regularidade: Não
Trilhas: Sim

Post by Araujo »

Feliz ano novo aos amigos trilheiros! Aqui em São José dos Pinhais também fecharam quase todas as trilhas,eu imagino que pelos mesmos motivos aqui relatados(porteiras abertas e bagunça).Porém devo discordar do sr.Gilson quando este se refere aos "trilheiros e pessoas que nunca participaram de provas",acho que me enquadro neste grupo,desculpe-me se eu faço uma trilhinha no final de semana para descontrair ,achei que a trilha era para todos. Imaginem o estrago que uma prova com 200 pilotos faz num terreno!Abraço à todos.
Aramis
... + de 200 mensagens
... + de 200 mensagens

Post by Aramis »

Em Tijucas tambem não está diferente, infelizmente não é só os trilheiros não, é piloto de FIM e de Regularidade tbem, nestas férias de fim de ano foi um caos nesta região. Férias para alguns, mas trabalho rural normalmente não tem ferias não e imaginem em plena quarta feira, o proprietário andando com seus animais nas estradinhas e outros "animais" com suas motos em alta velocidade se deparando de frente com o ''dono" das terras e causando aquele estrago?, então isso foi só um caso, teve porteiras abertas, cerca cortadas, motos na plantação, enfim....... E pasmem, o individuo estava com a planilha do madrugada, o que falo para este proprietário quando eu precisar de suas trilhas novamente?, pois nesta trilha fizemos o FIM e o Madrugada.

Como dica, devemos colocar no regulamento deste ano, a entrega da planilha juntamente com o GPS, pois quem não termina a prova, leva a planilha e como não andou, geralmente vai querer voltar, foi o que aconteceu.
Aramis Jose
Cassius
Site Admin
Site Admin
FIM: Sim

Post by Cassius »

Araujo wrote:Feliz ano novo aos amigos trilheiros! Aqui em São José dos Pinhais também fecharam quase todas as trilhas,eu imagino que pelos mesmos motivos aqui relatados(porteiras abertas e bagunça).Porém devo discordar do sr.Gilson quando este se refere aos "trilheiros e pessoas que nunca participaram de provas",acho que me enquadro neste grupo,desculpe-me se eu faço uma trilhinha no final de semana para descontrair ,achei que a trilha era para todos. Imaginem o estrago que uma prova com 200 pilotos faz num terreno!Abraço à todos.
É pessoal a coisa tá feia, mas realmente não podemos generalizar. Não são todos os "Jeepeiros" que estragam as trilhas e nem todos os Trilheiros que deixam as porteiras abertas. Tem muito jeepeiro que faz um grande trabalho de consciência social, muitas vezes pára p/ conversar com os proprietários e assim como nós, ajuda as comunidades durante o ano. Também tenho certeza que o nosso amigo Araújo não é do tipo de trilheiro que faz arruaça, senão nem entraria no nosso site p/ postar a sua opinião, mas uma coisa é fato e precisa ser entendida, infelizmente, hoje em dia, as trilhas não são para todos, pois as trilhas tem dono e muitas delas são propriedades fechadas. É preciso entender que os proprietários sabem o que a passagem de 200 motos pode causar, mas mesmo assim eles permitem, pois eles são conhecidos, se não, amigos da equipe organizadora e sabem que podem contar com ela em caso de algum dano. Porém, não é porque passa uma prova com 200 motos na minha chácara, que no próximo final de semana qualquer um pode ir lá, abrir o portão da minha casa e vasculhar os caminhos dentro de minha propriedade, pois eu não sei quem está entrando e não quero que o meu terreno seja cortado por uma estrada pública. As provas tem o consentimento dos proprietários para passar e não vejo problema que todos possam passar, mas desde que todos tenham consentimento.
Estou certo que todos entenderão este ponto de vista.

Um abraço e muita trilha consentida em 2012.
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
jtoledo
... + de 100 mensagens
... + de 100 mensagens

Post by jtoledo »

É isso ai Cassius, sou trilheiro e federado também, mas não arruaceiro ou baderneiro como esta citado aqui neste fórum, respeito o direito dos outros, quando não é permitido entrar em propriedade alheia não entro e companheiro que tiver comigo também não, as trilhas desde que seja passagem livre não é direito só dos enduros e ou qualquer prova similar, se tiver alguém que seja Federado e fazendo o que esta citado neste fórum, porque não puni-lo, suspende cassa a carteira de federado, perda de pontos no próximo enduro, se tem gente andando com planilha é só ver onde esta a falha, é só numerar a planilha e anotar para qual numero de piloto foi cedida, quem não entregar mesmo que não tenha concluído a prova será punido, tem que entregar, nem que seja no TCC se não é punido com perda de pontos ou qualquer punição que o TCC achar necessário. desculpe o desabafo é que foi generalizada a critica e nem todos são como esta citado. obrigado
PIOTTO
... + de 100 mensagens
... + de 100 mensagens

Post by PIOTTO »

quando surgiu as 230 eu profetizei o comeco dessa bagunca, antigamente para se ter uma moto de trilha compra-se a moto, muda isso muda aquilo, ou seja era um saco, agora com as 230 e pegar na loja e acelerar, e o progresso e temos que nos acostumar com ele, temos sim e que fazer um trabalho de consciencia com pilotos, trilheiros, e moradores, donos de terrenos etc, esse final de 2011 a equipe aroeira no jantar de encerramento das atividades convidou os moradores e donos de terrenos para a confraternizacao, resultado, um dono de terreno quando viu todo o trabalho social, e trabalho que da para fazer uma prova e melhor ainda o lucro da prova, que quando nao se tira dinheiro do bolso ai sim deu lucro, colocou o caseiro da propriedade para limpar trilhas abandonadas para ser usado em 2012, passou de dono de terreno a AMIGO DA EQUIPE, quando nos referimos e me incluo nesse meio que os trilheiros, os jipeiros, as gaiolas, e pilotos do tcc tambem, abrem cerca, abrem portao e nao fecham, passam acelerando com tudo em frente a casa de moradores infelizmente e verdade, planilhas no final da prova tem que ser recolhida, isso era legal se nao existisse o gps, pois coloco na saida da prova e tenho todo o percurso, pra que planilha entao. Em campo largo estamos passando aos moradores rostos, paramos para conversar e deixar um telefone ou algo que possam entrar em contato com alguem da equipe, NAO RESOLVE TOTALMENTE O PROBLEMA, mais passa confianca para usarmos o terreno, nao quero de maneira nenhuma causar polemica, defender ou acusar alguem, quero apenas tentar ajudar a preservar esse esporte.
LucP
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Post by LucP »

se posso opinar, pelo menos em parte do problema acho que a idéia de termos planilhas numeradas seria uma idéia razoável. Não sei da dificuldade pra se fazer isso, mas não imagino ser tão complicado... sei lá... creio que seria mais fácil de controlar...

Agora, quanto a passarem pelas propriedades fazendo algazarra, não faço idéia de como chegar a todo mundo que passa pelas trilhas... Mesmo porque, em teoria, não é necessariamente por que o cara faz trilha que ele conhece o TCC ou pior, é federado.
Como passar o recado a todo mundo?
Luciano Paz
Enduro de Regularidade
Gilson
... + de 100 mensagens
... + de 100 mensagens

Post by Gilson »

Araujo wrote:Feliz ano novo aos amigos trilheiros! Aqui em São José dos Pinhais também fecharam quase todas as trilhas,eu imagino que pelos mesmos motivos aqui relatados(porteiras abertas e bagunça).Porém devo discordar do sr.Gilson quando este se refere aos "trilheiros e pessoas que nunca participaram de provas",acho que me enquadro neste grupo,desculpe-me se eu faço uma trilhinha no final de semana para descontrair ,achei que a trilha era para todos. Imaginem o estrago que uma prova com 200 pilotos faz num terreno!Abraço à todos.
Araújo... e demais Amigos!

Desculpe-me se não fiz me entender direito... obviamente não estou generalizando, mas estou afirmando que muitas trilhas estão sendo fechadas por má condutas de alguns trilheiros sim... ou seja, motoqueiros sem noção, o que não deve ser o seu caso,... e nem o Afinal, a maioria das queixas que ouvimos não é em relação ao pessoal que passa de bicicleta ou a cavalo e sim de moto ou jeep... E lógico que as trilhas são para todos e ninguém está falando em privatizar/fechar as trilhas... o objetivo da discussão é conscientizar aqueles que vao fazer trilhas, andar de moto, de jeep, para a necessidade de se relacionar com os proprietario e moradores de forma a garantir que a diversão vai continuar para todos... só isso... :;;;

Ah, e estamos falando das pessoas que nao respeitam os moradores/proprietários.. o que eu sei que não é o caso da imensa maioria dos frequentadores deste site ....
Marco Antonio Jr
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Post by Marco Antonio Jr »

Sempre que levamos gente nova para as trilhas levamos em consideração os "10 mandamentos do trilheiro":

1 - TER UMA MOTO EM CONDIÇÕES DE TRILHA.

2 - TER UMA MOTO COM PELO MENOS O Nº. DO CHASSI.

3 - TRANSITAR PELAS VIAS PÚBLICAS COM A MÁXIMA ATENÇÃO.

4 - NÃO SUBIR NAS CALÇADAS e NÃO AVANÇAR O SINAL VERMELHO.

5 - OBEDECER A POLÍCIA MILITAR E A SINALIZAÇÃO DO TRÂNSITO.

6 - ANDAR SEMPRE EM FILA, OBEDECER QUEM ESTÁ PUXANDO A TRILHA.

7 - NÃO TER O PESCOÇO DURO, OLHAR SEMPRE O COMPANHEIRO ATRÁS.

8 - AJUDAR O RÔIA A VENCER AS BARREIRAS.

9 - SEMPRE FECHAR AS PORTEIRAS e COLCHETES.

10 – RESPEITAR HOJE E SEMPRE SEMPRE OS 10 MANDAMENTO DOS TRILHEIRO.

O que me desanima no esporte as vezes é encontrar alguns pilotos que por serem "enduristas" se acham os donos das trilhas (uma minoria, é claro). Todos pilotos de enduro são trilheiros (ou já foram?!), todos devem ser respeitados, a conscientização deve ser de todos. Por que rotular (trilheiros = arruaceiros)?

Uma semana após o Enduro Piratrilhas do ano passado, entrei em contato com o Tirdo, perguntando se seria possível trilhar naqueles caminhos e fui informado que os proprietários não autorizavam a passagem, nesta situação coube a nos, trilheiros, respeitar as recomendações. Essa deveria se a atitude de todos, não?

Em 2011, um dos nossos objetivos foi aproximar os trilheiros aos enduros, no FIM Aroeira levamos 4 estreantes. Realmente não entendo a atitude de alguns descriminarem trilheiros, seria como eu marginalizar os jipeiros, um incidente: no intervalo de um ano, o MESMO troller "atropelou", em dias diferentes, 3 trilheiros que estavam conosco - eu, meu pai, e o Gustavo Lenz (cacha), por este motivo vou generalizar, tachar os jipeiros como uma "raça" que não respeita ninguém? Teve organizador esse ano que não quis me dar referências de lugares para eu fotografar a prova, por que? Sou um profissional, não vou levar um comboio pra trilhar onde passou a prova, não sem antes pedir alguma autorização...
PIOTTO
... + de 100 mensagens
... + de 100 mensagens

Post by PIOTTO »

gilson, cuidado, tudo o que voce esta falando esta sendo interpretado da pior maneira, quando vc se refere a isso ou aquilo eu sei que e de uma forma ampla, pois vc nao tem o nome o cpf e o endereco dos supostos mal elementos, ta dificil de entender............
Marco Antonio Jr
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Post by Marco Antonio Jr »

O Marcio Gaideski me falou de alguns problemas que teve com proprietários de terras onde passa trilhas, e também tivemos a infelicidade de encontrar com pessoas armadas fechando trilha. Campo largo, por exemplo, é uma região que tem muitas trilhas que tem porteiras para abrir e fechar, inúmeras vezes chegamos a determinadas trilhas e a porteira já estava aberta, ou seja, alguém abriu e não fechou. Neste caso nós fechamos porém, conversando com um chacreiro de lá, ficamos sabendo de uma vez que ninguém fechou o colchete e um cavalo dele foi encontrado próximo a rodovia (mais de 20 km de distância). Se queremos ter trilha pra andar daqui 10 anos, devemos respeitar agora, senão daqui algum tempo estará tudo fechado...
Cassius
Site Admin
Site Admin

Post by Cassius »

Então, meus amigos... não será aqui no site do TCC que vamos alcançar as pessoas que precisamos educar. Eu tenho a impressão que todos aqui, trilheiros ou enduristas, tem consciência do problema, pois desde que existe este site, isso é discutido no fórum e de tanto bater, é impossível que algum de nós ainda deixe uma porteira aberta.
Vamos aproveitar o tópico e tentar arranjar meios para que esta nossa preocupação chegue ao seu objetivo.
A primeira idéia precisa ser discutida entre as cabeças pensantes deste site, mas já foi lançada pelo Jtoledo:

1- Numerar as planilhas: é um controle difícil, mas acredito que nem seja preciso numerá-las. Basta marcar o numeral do piloto que entregou a planilha. Isso já era o propósito qdo esta medida foi instituída, mas os organizadores, onde me incluo, se folgaram e deixaram de fazer este controle, apenas recolhendo a planilha sem anotar de quem. É simples, tem-se uma lista com a ordem de largada e quem entrega a planilha no final da prova é riscado da lista. Sobrarão os que não entregaram a planilha. Estes devem ser punidos com desclassificação da prova, ou seja, além de perderem os pontos do ranking, não poderão jogar fora como descarte. E quem não participa da Copa ou nunca pontua? Vamos discutir... quem tal colocar os nomes deles aqui no site?

2- O TCC poderia mandar fazer umas centenas de placas com sugestões como esta: "Cuidado com os animais. Mantenha a porteira fechada. Diminua a velocidade próximo às casas."
Essas placas poderiam ser distribuidas entre nós todos que somos colaboradores p/ que espalhassemos pelas trilhas.

3- Tbm poderíamos fazer adesivos educativos como já foi feito anos atrás, para colocar nos carros ou motos.

4- ??

Enfim, precisamos insistir neste tema para tentar alcançar o maior número de pessoas possível.
Attachments
TCC_adesivoPLamaTras.jpg
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"
Post Reply