[E Agora???] Como levar gasolina para as provas?

Espaço para troca de mensagens entre pilotos, trilheiros e visitantes. Enduro de Regularidade, Cross Country, Enduro FIM em 2 rodas é aqui mesmo.

Moderador:TCC

LucP
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens
Regularidade:Sim
FIM:Sim
XC:Não
MX:Não
Trilhas:Sim
[E Agora???] Como levar gasolina para as provas?

Mensagem por LucP » 01 Fev 2014, Sáb, 14:09

Tentei comprar gasolina para abastecer minha moto hoje e não consegui. EM NENHUM POSTO!

Segundo os frentistas e gerentes dos postos com quem conversei, é uma lei que existe já a algum tempo e realmente, fui procurar e a mardita é de 2012!
Mas não era obedecida, até o primeiro posto levar a primeira multa.

o caso é: NEM POR DECRETO... NEM "MOLHANDO" A MÃO DO FRENTISTA, vc consegue comprar gasolina, a não ser no próprio tanque da moto.
E como faz no caso de uma prova, onde praticamente todas as motos não tem autonomia para terminar a prova?

segundo eles, o governo determinou a compra de um determinado vasilhame para acondicionar o combustível. Espertos eles, não?

NÃO! Essa M... de vasilhame NÃO EXISTE PARA COMPRAR!!! Ainda, segundo um gerente com quem conversei, os vasilhames AINDA ESTÃO EM FASE DE TESTES para serem aprovados pelo INMETRO! A previsão? Não há!

alguém tem alguma ideia?
Levar a moto para abastecer 2 vezes? leva a primeira, volta pra casa, retira o combustível num galão e volta pra abastecer a segunda?

Também perguntei isso... E, segundo o gerente (apesar que daí já acho que o cara fez terrorismo comigo...), por ser uma lei FEDERAL, SE vc for flagrado transitando com combustível em galões numa BR, quem leva a multa é vc!

Abaixo a lei:

1º/10/2012 - A VENDA DE COMBUSTÍVEL EM SACOS PLÁSTICOS OU GARRAFAS PET É PROIBIDA!
De acordo com norma da ABNT é proibido vender e transportar combustível em saquinhos plásticos e garrafas Pet desde agosto de 2008 (NBR 15.594-1).
A venda de combustível fora do tanque do veículo só pode ser feita utilizando-se de recipientes metálicos ou não metálicos, rígidos, certificados e fabricados para este fim e que permitam o escoamento da eletricidade estática gerada durante o abastecimento. Os não metálicos devem ter capacidade máxima de 50 litros e atender aos regulamentos municipais, estaduais ou federais. O abastecimento deve ocorrer com o recipiente fora do veículo e apoiado sobre o piso, sendo o bico embutido ao máximo possível dentro dele. Ainda segundo a norma, para evitar que aconteça transbordamento no caso de dilatação do produto, os recipientes devem ser abastecidos em até 95% de sua capacidade. Além disso, o transporte de combustíveis feito pelo consumidor deve seguir as regras estabelecidas pela ANTT para transporte rodoviário de cargas perigosas (ANTT 420/2004).
O desrespeito a essa determinação pode trazer sérias consequências aos revendedores, incluindo a responsabilidade criminal por danos causados pelo combustível vendido dessa forma.

alguém tem mais alguma ideia?
A lei é explicita quanto a "saquinhos plásticos e garrafas pet", porém, nem num galão de gasolina consegui comprar...
Luciano Paz
Enduro de Regularidade

Cassius
Site Admin
Site Admin

Re: [E Agora???] Como levar gasolina para as provas?

Mensagem por Cassius » 02 Fev 2014, Dom, 9:22

Isso vai passar...

Há duas semanas atrás, um posto que não vou revelar aqui p/ não complicar a vida dele, não vendia combustível no galão nem a pedido do Papa mesmo. Os funcionários disseram que o dono do posto impôs uma regra onde qualquer multa neste sentido que ele recebesse, seria descontado do salário do frentista que abasteceu o galão. Ou seja, provavelmente, um mês ou mais de trabalho do cara. Sendo assim, é claro que ninguém conseguia abastecer mesmo. Só que ontem, abastecendo no mesmo posto que está numa zona rural, ví 3 galões na fila da bomba e resolvi esperar p/ ver o que aconteceria. 2 galões de 20 litros foram abastecidos sem problemas. Já um galãozinho de 5 litros, voltou embora vazio. Fui perguntar novamente ao frentista sobre a proibição e ele informou que os galões de 20 litros, mais reforçados e aparentemente próprios p/ transporte de combustível, mesmo sem selo do INMETRO, foram liberados pelo patrão. Só que é o seguinte, Luciano, vc com essa cara de repórter investigativo não vai conseguir abastecer nunca... haha... brincadeira.
Mas assim... vou esperar dar umas 11 horas da manhã e vou ligar para um amigo que faz trilhas e que tem uma rede de postos de combustível, prá perguntar sobre isso. Mais tarde posto aqui as informações que ele tem.

Outra coisa, a informação sobre o transporte de combustível é verdadeira. Não pode transportar combustível em veículos não apropriados. Agoras os "caras" podem se aproveitar dessa muvuca prá ganhar um "extra". Portanto, quem for viajar, leve o galão vazio.

Um abraço.
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"

Julio Gumy
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens
Regularidade:Não
FIM:Não
Trilhas:Não

Mensagem por Julio Gumy » 02 Fev 2014, Dom, 10:29

É lei para Inglês ver... Além das motos precisamos de gasolina para motosserras, roçadeiras e geradores. Vamos ver até onde vai isso.

Mauricio Lins
... + de 200 mensagens
... + de 200 mensagens

Mensagem por Mauricio Lins » 02 Fev 2014, Dom, 11:12

Oi,

Ontem à tarde fui no posto onde abasteço para completar o tanque do meu Super Gol 16V PauPraTodaObra e comentei com essa cara de bobão com Zé, o frentista.

-Zé, amanhã vou andar de moto e volto mais tarde abastecer os galões.

-Iiiiii Seu Mauricin, não vai dar pra abastecer galãozinho, ordem do patrão mas eu arrumo um galão de 20 litros de óleo de motor de caminhão e o Sr. limpa e traz pra abastecer, nesse pode.

-Venho mais tarde bem no fim da noite.

-Traz o de 20 litros q a gente abastece.

Também acho q a exigência desaparecerá em alguns dias, a não ser que quem vai fabricar o tal galão seja um político muito influente.

Prefiro os galões pequenos, de 5 litros por ser mais fácil tanto de abastecer como de misturar o óleo 2 tempos mas por enquanto vou comprar a gasolina no galão grande e transferir para os pequenos.

Logo, logo isso passa mas por enquanto temos que nos adaptar.

Att
Mauricio Lins
mauriciolins@hotmail.com
(41)9988-2705

LucP
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Mensagem por LucP » 02 Fev 2014, Dom, 11:31

Pois é Julio, pensei a mesma coisa... E quem depende de gasolina a granel pra trabalhar?
O nosso problema, é quem tem prova no domingo...

=(
Luciano Paz
Enduro de Regularidade

martines
Presidente
Presidente
XC:Sim
MX:Sim

Mensagem por martines » 02 Fev 2014, Dom, 12:00

para abastecer os meus caminhões euro 5 é necessário comprar ARLA EM galões de 20 lts meu consumo não é grande mas acredito que esses são certificados pelo inmetro. Vou verificar estamos vendendo os galões por 10,00 cada um . aguardem.....
martines
presidente
2014-2015/2016-2017

Cassius
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Cassius » 02 Fev 2014, Dom, 12:53

Essa pode ser uma boa saída, Martines!

Pessoal, as notícias não são boas. A determinação contra o abastecimento em galões sem o certificado da norma ABNT realmente está mantida e a multa p/ o posto pode variar, mas normalmente é de 10mil reais, mais do que eu imaginava. Então, o negócio é deixar o galão no carro e ir arriscando posto por posto durante esta semana, se não quiser levar a moto p/ abastecer duas vezes.
Esse meu amigo tbm informou que parece que dia 10 eles já terão o galão certificado à venda. Alguém tá rindo à toa.
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"

Lavonza
... + de 200 mensagens
... + de 200 mensagens

Mensagem por Lavonza » 03 Fev 2014, Seg, 10:17

LucP escreveu:Pois é Julio, pensei a mesma coisa... E quem depende de gasolina a granel pra trabalhar?
O nosso problema, é quem tem prova no domingo...

=(
LucP, recorta pra nos uns adesivos do imetro.
vou certificar meu galão!!!!
LAVONZA / -SE QUERES PAZ, PREPARA TE PARA A GUERRA - 96197930
Imagem

TCC_Adm.fórum
Site Admin
Site Admin
XC:Sim
MX:Sim
Contato:

Mensagem por TCC_Adm.fórum » 03 Fev 2014, Seg, 10:53

Eu abasteci um galão hj no Novo Mundo. O negócio é tentar eqto não temos uma solução.

LucP
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Mensagem por LucP » 03 Fev 2014, Seg, 12:30

Lavonza escreveu: LucP, recorta pra nos uns adesivos do imetro.
vou certificar meu galão!!!!
hahahah... fácil né?
martines escreveu:para abastecer os meus caminhões euro 5 é necessário comprar ARLA EM galões de 20 lts meu consumo não é grande mas acredito que esses são certificados pelo inmetro. Vou verificar estamos vendendo os galões por 10,00 cada um . aguardem.....
tamo no aguardo, Presidente.
TCC_Adm.fórum escreveu:Eu abasteci um galão hj no Novo Mundo. O negócio é tentar eqto não temos uma solução.
podia contar o santo tb né... não só o milagre.
em qual posto?
Luciano Paz
Enduro de Regularidade

Gilson
... + de 100 mensagens
... + de 100 mensagens
Trilhas:Não

Mensagem por Gilson » 03 Fev 2014, Seg, 12:31

Quando este problema aconteceu comigo, o frentista me disse que "ele não poderia encher o galãozinho.... mas que se eu abastecesse a moto e eu mesmo tirasse do tanque para o galão" não tinha problema!!!! É uma solução meio que gambiarra, como quase tudo no nosso país... mas fica aí a dica! Quando for abastecer a moto, leve o seu galão atual e uma mangueira, depois que vc tirar o necessário, complete novamente o tanque!!!! e ainda economiza os R$ 10zão que o Martinês Judeuberg quer cobrar no galãozinho do Arla!!! kkkkkkkkkk

LucP
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Mensagem por LucP » 03 Fev 2014, Seg, 12:47

Gilson escreveu:Quando este problema aconteceu comigo, o frentista me disse que "ele não poderia encher o galãozinho.... mas que se eu abastecesse a moto e eu mesmo tirasse do tanque para o galão" não tinha problema!!!! É uma solução meio que gambiarra, como quase tudo no nosso país... mas fica aí a dica! Quando for abastecer a moto, leve o seu galão atual e uma mangueira, depois que vc tirar o necessário, complete novamente o tanque!!!! e ainda economiza os R$ 10zão que o Martinês Judeuberg quer cobrar no galãozinho do Arla!!! kkkkkkkkkk
pois é... pelo que estou vendo, essa será a solução-gambiarra.

e rezar pra que a PRF não me pare...
Luciano Paz
Enduro de Regularidade

pitucco
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens

Mensagem por pitucco » 03 Fev 2014, Seg, 13:01

se o galão de arla for aceito, ta bem bom o preço, da uma olhada o quanto tão cobrando

http://www.brasilpostos.com.br/loja-vir ... mergencia/
Pitucco

alstr
... + de 100 mensagens
... + de 100 mensagens

Mensagem por alstr » 03 Fev 2014, Seg, 13:22

Gilson escreveu:Quando este problema aconteceu comigo, o frentista me disse que "ele não poderia encher o galãozinho.... mas que se eu abastecesse a moto e eu mesmo tirasse do tanque para o galão" não tinha problema!!!! É uma solução meio que gambiarra, como quase tudo no nosso país... mas fica aí a dica! Quando for abastecer a moto, leve o seu galão atual e uma mangueira, depois que vc tirar o necessário, complete novamente o tanque!!!! e ainda economiza os R$ 10zão que o Martinês Judeuberg quer cobrar no galãozinho do Arla!!! kkkkkkkkkk

Gilson

Acho mais fácil antes de abastecer já coloca a mangueira no tanque e no galão, de forma que ele fique mais baixo que o tanque, assim automaticamente a gasolina vai para o galão primeiro.... :))) :))) :)))

ALEMÃO
... + de 30 mensagens
... + de 30 mensagens

Mensagem por ALEMÃO » 03 Fev 2014, Seg, 14:11

Comprei podium ontem sem problemas....

Nos postos bandeira branca do pinheirinho estão vendendo normalmente...

Responder