O que é e como funciona o Enduro FIM

Espaço para troca de mensagens entre pilotos, trilheiros e visitantes. Enduro de Regularidade, Cross Country, Enduro FIM em 2 rodas é aqui mesmo.

Moderador:TCC

Avatar do usuário
Cassius
Site Admin
Site Admin
Mensagens:4236
Registrado em:29 Jul 2004, Qui, 12:52
Regularidade:Sim
FIM:Sim
XC:Não
MX:Não
Trilhas:Sim
O que é e como funciona o Enduro FIM

Mensagem por Cassius » 24 Out 2011, Seg, 22:06

O que é o Enduro F.I.M.?
O FIM é a modalidade de enduro mais difundida em todo o mundo, principalmente na Europa, sendo que o campeonato mundial tem mais de 25 anos de existência. Lá fora chamam apenas de Enduro, mas como aqui temos o Enduro de Regularidade que é muito praticado, p/ não confundir, instituiu-se o nome FIM, que nada mais é do que a sigla da Federação Internacional de Motociclismo, já que trata-se de uma modalidade internacional.

Como funciona?
Existem algumas variações na quilometragem e número de voltas, mas aqui no TCC temos um padrão que consiste no seguinte: Imagine um circuito oval de aproximadamente 25 km, largando de um ponto e chegando no mesmo ponto novamente. Este circuito pode ser composto por ruas de asfalto, estradões de terra, caminhos abandonados, carreiros, pastos, reflorestamento, enfim, trilhas. Todo este roteiro a ser seguido pelo piloto é sinalizado por setas indicadoras de direção, bumpings, bandeiras, fitas e etc, isto é, todo o caminho é identificado visualmente pelo piloto. Obviamente, não é “bumpiado” como uma pista, pois seriam necessários 50km de fitas, mas as marcações são perfeitamente identificáveis.
Dentro deste circuito de 25 km, há trechos de deslocamento e trechos cronometrados, ou seja, não é como o cross country que você larga com a mão no fundo e acelera o tempo todo em todo percurso. No Enduro FIM, vc vai acelerar apenas em pequenos trechos que vão de 1 a 7 km normalmente, e que estão sinalizados no meio do circuito com placas de inicio e fim de especial. Fora destes trechos cronometrados, vc deve andar mais devagar, numa velocidade compatível com as leis de trânsito, passeando mesmo, afinal, são trechos onde há trânsito normal de veículos, pessoas e animais. No final, soma-se o tempo de todas as especiais cronometradas e o piloto que fizer em menor tempo (e não tiver penalização), vencerá.
A cada minuto largam 3 pilotos dos CHs (controle de horário), mas vc não vai precisar largar no gate, disputar curva, nem seguir a ordem, basta vc largar do CH na sua hora marcada, independente de ordem. Não tem problema o nº3 largar na frente do nº1 e nem o 2 largar atrás do 3, o importante é cada piloto passar pelo CH dentro daquele minuto especificado na sua cartela.
Nos testes cronometrados, que é onde vc vai acelerar, cada piloto larga sozinho, a cada ± 20 segundos, por ordem de chegada no início do teste, não importando a ordem numérica.

Vamos exemplificar: vc e mais 2 pilotos largam do CH1 (largada) e deslocam tranquilos, juntos ou não, por 500 metros até encontrarem a placa de INICIO de teste cronometrado (iT1) ou início de Especial (iE1). Faz a especial que tem 4 km e lá no final dele tem uma placa de final de teste (fT1 ou fE1). Cruzando por ela, vc desloca novamente por 3 km e encontra outra placa, agora de inicio de teste 2 (iT2). Percorre o teste e encontra outra placa que o finaliza (fT2). Desloca tranqüilo. Faz outro teste (it3 - fT3). Desloca outra vez até encontrar o CH2 (controle de Horário 2) no meio do circuito. No CH, vc deve esperar a hora e minuto certo (estará escrito na sua cartela que vc receberá antes da largada) para largar novamente. Vcs 3 largam outra vez no mesmo minuto, deslocam até um novo teste (iT4 - fT4) e assim por diante até chegar na largada novamente (CH3) para mais uma volta. O CH serve para segurar o piloto dentro da volta. Se não houvesse o CH com horários certos para cada piloto largar, em 2 ou 3 voltas, os primeiros a largar estariam passando os últimos, o que geraria uma mistura de categorias que poderia ser prejudicial à segurança da prova. Aqui no TCC, cada volta gira em torno de 70 ou 80 minutos, e este tempo é propositalmente calculado para que seja suficiente para o piloto descansar a cada parada nos CHs. Basta calcular que o piloto deve andar a aproximadamente 20 km por hora para conseguir passar nos CHs dentro do tempo estipulado. Tranquilo.
Normalmente são 3 ou 4 voltas neste circuito de 25 Km, onde a primeira volta é de reconhecimento e não valem os tempos dos testes cronometrados, valem somente os horários de passagem nos CHs (Controles de Horários). Lembro que nos testes cronometrados, o circuito é todo "fechado" pra vc poder acelerar tranqüilo, porém, atenção nunca é demais, pois animais soltos costumam não acatar os pedidos dos organizadores para não entrarem no roteiro.
Já nos deslocamentos, o circuito é aberto ao trânsito normal de veículos e pessoas, portanto, vc deve seguir as leis de trânsito e andar na velocidade condizente, sob pena de ser penalizado pela organização, pois o seu GPS informa a sua velocidade aos organizadores, de 1 em 1 segundo e vc pode ser penalizado por superar a velocidade permitida no local que, normalmente, em estradas rurais, a velocidade máxima é de 40 km/h.

E pra que servem os CHs? Como já foi dito, servem p/ que a prova siga um fluxo normal no que diz respeito à ordem de largada, ou seja, p/ que não haja atropelos, piloto 50 andando com o 02, categorias misturadas, estas coisas. Se não houvesse os tempos fixos p/ cada piloto largar nos CHs, haveria um acúmulo de pilotos andando ao mesmo tempo, no mesmo lugar, o que acarretaria muito trânsito e em conseqüência disso, atrasos e acidentes.

O que levar?
Fora o que se leva normalmente numa trilha, ajuda muito vc ter um relógio digital com a hora do dia de acordo com a organização e um lugar que vc possa guardar a sua cartela com os horários de passagem nos CHs. Alguns pilotos costumam colar a cartela na moto com fita transparente no p/lama traseiro, na espuma do guidão ou onde achar mais conveniente. É praxe aqui na Copa TCC, que todo CH tenha um relógio para que o piloto possa se orientar de acordo com o seu horário de largada, porém, já pensou se ele para de funcionar? Não é difícil isso acontecer naqueles dias de dilúvio, por isso a sugestão de sempre ter um relógio digital aferido com o horário da prova.

O texto é grande, eu sei, mas na prática essas informações serão assimiladas bem mais facilmente.

Ande sempre equipado e boa prova.

Estamos à disposição.


Cassius Vinicius Fernandes
Diretor Técnico de Enduro
TCC - Trail Clube de Curitiba
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"

BARA
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens
Mensagens:349
Registrado em:24 Jul 2006, Seg, 16:52

Re: O que é e como funciona o Enduro FIM

Mensagem por BARA » 25 Out 2011, Ter, 10:14

É " Terrificus ", mais uma vez a didática está perfeita!!!!!!!!

Parabéns !!!!!

Já pensou em ......................................................................................................................................dar aulas? kkkkkkkkkk

Avatar do usuário
Cassius
Site Admin
Site Admin
Mensagens:4236
Registrado em:29 Jul 2004, Qui, 12:52
Regularidade:Sim
FIM:Sim
XC:Não
MX:Não
Trilhas:Sim

Re: O que é e como funciona o Enduro FIM

Mensagem por Cassius » 26 Out 2011, Qua, 9:46

BARA escreveu:É " Terrificus ", mais uma vez a didática está perfeita!!!!!!!!

Parabéns !!!!!

Já pensou em ......................................................................................................................................dar aulas? kkkkkkkkkk
Obrigado, professor!

Nunca pensei, pq tenho exemplos próximos que desistiram de dar aulas para..... vender bomba!! :D
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"

Avatar do usuário
Alynne Almeida
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens
Mensagens:342
Registrado em:29 Abr 2008, Ter, 17:06
Regularidade:Sim
FIM:Não
XC:Não
MX:Não
Trilhas:Sim
Localização:Curitiba

Re: O que é e como funciona o Enduro FIM

Mensagem por Alynne Almeida » 25 Jan 2012, Qua, 10:46

Categorias Validas para 2012

• ENDURO 1 (E1): motos 2T acima de 175cc e 4T de 251cc à 650cc;
• ENDURO 2 (E2): motos 2T até 125cc e 4T até 250cc;
• ENDURO 3A (E3A): Over 35, pilotos nascidos até 1977;
• ENDURO 3B (E3B): Over 45, pilotos nascidos até 1967;
• ENDURO 4 (E4): força livre nacional, exceto DRz400.(desde CRF230 e TTR230 até XT660);
• ENDURO 5A (ESTREANTES IMPORTADA): Motos importadas de cilindra livre, Pilotos sem experiência que estão começando no enduro. Vale salientar que os 3 primeiros colocados do ranking final da copa serão obrigados a andar na categoria de origem da moto, não sendo permitida a sua participação na categoria estreantes em outros anos, devido ao índice técnico do piloto.
• ENDURO 5B (ESTREANTES NACIONAL): Motos nacionais de cilindra livre, exceto DRz400.(desde CRF230 e TTR230 até XT660). Pilotos sem experiência que estão começando no enduro. Vale salientar que os 3 primeiros colocados do ranking final da copa serão obrigados a andar na categoria de origem da moto, não sendo permitida a sua participação na categoria estreantes em outros anos, devido ao índice técnico do piloto.
• ENDURO 4 LIGHT (E4light): Nacional 2T e 4T até 220cc (DT180, DT200, Agrale, XR 200, XT 225, etc) Essa categoria será constituída por motos ate 220 cilindradas, desde que haja 05 (cinco) inscritos na etapa. Caso não haja o número mínimo de inscritos, estes poderão optar pelas categorias disponíveis.
Caso na 1º etapa da Copa não atinja o numero mínimo de pilotos, não haverá campeonato pra tal categoria, nem a obrigatoriedade dos organizadores de disponibilizar a mesma em suas provas.
• QUADRI: quadriciclos de cilindrada livre. Esta categoria será válida desde que haja 05 (cinco) inscritos na etapa. Caso na 1º etapa da Copa não atinja o numero mínimo de pilotos, não haverá campeonato pra tal categoria, nem a obrigatoriedade dos organizadores de disponibilizar a mesma em suas provas.
Falo a língua dos loucos porque não conheço a mórbida coerência dos lúcidos!!!

donizeti
... - de 10 mensagens
... - de 10 mensagens
Mensagens:6
Registrado em:04 Abr 2012, Qua, 10:34
Regularidade:Sim
FIM:Sim
XC:Não
MX:Não
Trilhas:Sim

Re: O que é e como funciona o Enduro FIM

Mensagem por donizeti » 17 Abr 2012, Ter, 15:12

Amigo Cassius, me permita reproduzir seu texto e distribuir por aqui. Sua explicação foi clara e pontual.
abs
Donizeti

Avatar do usuário
Cassius
Site Admin
Site Admin
Mensagens:4236
Registrado em:29 Jul 2004, Qui, 12:52
Regularidade:Sim
FIM:Sim
XC:Não
MX:Não
Trilhas:Sim

Re: O que é e como funciona o Enduro FIM

Mensagem por Cassius » 17 Abr 2012, Ter, 16:29

donizeti escreveu:Amigo Cassius, me permita reproduzir seu texto e distribuir por aqui. Sua explicação foi clara e pontual.
abs
Donizeti
Fique a vontade, Donizeti.

Um abraço, meu amigo.
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"

Avatar do usuário
Lessandro
... + de 1000 mensagens
... + de 1000 mensagens
Mensagens:1320
Registrado em:10 Set 2004, Sex, 15:19
Regularidade:Sim
FIM:Sim
XC:Não
MX:Não
Trilhas:Sim
Localização:Curitiba-Pr

Re: O que é e como funciona o Enduro FIM

Mensagem por Lessandro » 21 Jun 2012, Qui, 18:55

Esta em boa hora de subir esse Topico! :;;;
Alberini

Avatar do usuário
Francisco Ferreira
... + de 200 mensagens
... + de 200 mensagens
Mensagens:218
Registrado em:10 Jul 2013, Qua, 18:01
Regularidade:Sim
FIM:Sim
XC:Não
MX:Não
Trilhas:Sim

Re: O que é e como funciona o Enduro FIM

Mensagem por Francisco Ferreira » 20 Mai 2014, Ter, 9:20

Parabéns Cassius, nossa equipe está começando a engatinhar nos enduros e partir para uma coisa mais séria, este seu tópico e com o complemento da Alyne vai nos ajudar muito, nossos pilotos ainda estão meios "chucros", com este tópico ficará mais fácil, obrigado e grande abraço!
Se ela fizesse sexo seria o homem mais feliz do mundo

Avatar do usuário
Cassius
Site Admin
Site Admin
Mensagens:4236
Registrado em:29 Jul 2004, Qui, 12:52
Regularidade:Sim
FIM:Sim
XC:Não
MX:Não
Trilhas:Sim

Re: O que é e como funciona o Enduro FIM

Mensagem por Cassius » 20 Mai 2014, Ter, 17:21

Francisco Ferreira escreveu:Parabéns Cassius, nossa equipe está começando a engatinhar nos enduros e partir para uma coisa mais séria, este seu tópico e com o complemento da Alyne vai nos ajudar muito, nossos pilotos ainda estão meios "chucros", com este tópico ficará mais fácil, obrigado e grande abraço!
Valeu, Francisco! :;;;
É assim mesmo que se inicia na modalidade. Juntam-se os amigos, competem entre si e daqui a pouco, qdo perceberem que é tranquilo e pegarem o jeito, a galera percebe que pode competir de igual prá igual com os demais pilotos.
Sejam muito bem vindos!
"ENDURO: é preciso estar segundos à frente, sem andar adiantado!"

Responder